Vídeos para e-commerce: por que fazer?

Vídeos para e-commerce: por que fazer?

1184
0

Vivemos em uma era na qual consumidores estão cada vez mais conectados com a tecnologia, buscando por informações mais completas e ao mesmo tempo práticas. Dessa forma, vídeos para e-commerce vêm se destacando, uma vez que a comunicação se dá de forma direta e fluída.

Em uma pesquisa realizada pelo Google em 2017, 86% dos entrevistados afirmaram assistir a vídeos na web. Entre eles, 99% acessa majoritariamente publicações do YouTube. Além disso, segundo o estudo, o consumo de materiais audiovisuais cresceu mais de 90% no Brasil, o que demonstra grande tendência no e-commerce.

Como se não bastasse, vídeos ajudam os clientes a observar produtos com mais detalhes, por diferentes ângulos e considerando informações de fato relevantes. A empresa também tem a possibilidade de aumentar a evidência de sua marca por meio de edições especiais, utilizando temas atuais.

Então, que tal entender mais sobre os principais motivos para investir em vídeos, ideias de pautas e dicas de gravação? Vamos lá! Boa leitura!

Motivos para investir em vídeos para seu site

Que os vídeos são importantes para incrementar a presença online nós já sabemos, mas como eles podem ser benéficos numericamente para um site? Listamos o que você é capaz de conseguir se valendo dessa ferramenta. Veja:

1. Aumentar o tráfego do seu site, atraindo novos consumidores

Vídeos são uma ótima forma de chamar atenção de possíveis clientes. Com isso, o aumento do tráfego no seu site pode ser beneficiado, o que trará maior possibilidade de conversão. Um sonho, não é mesmo?!

2. Elevar a taxa de conversão de clientes

Fazer a taxa conversão crescer é uma tarefa que necessita esforço na maior parte do tempo, uma vez que há falta do contato físico com o consumidor. Entretanto, com a utilização de vídeos, a oportunidade de mostrar o seu produto com mais detalhes é muito maior, conseguindo, de certo modo, reduzir o “problema” de relacionamento e feedback.

3. Transmitir autoridade no assunto abordado

Vídeos servem também para mostrar além dos produtos. Transmitir autoridade sobre o assunto abordado impacta positivamente na maneira como os clientes avaliam o seu negócio, uma vez que sentem mais segurança na marca. Portanto, mostre todo o seu know how para cativar ainda mais a confiança do público!

Além de compreender todas as vantagens, saber o que falar nos vídeos é de extrema importância. Então, vamos aprender mais sobre os tipos de assunto que você pode abordar nos conteúdos. Continue lendo!

Tipos de vídeo mais comuns

Falar sobre o seu produto? Sobre a sua empresa? A respeito de uma área? Deixe a criatividade levar! Aqui, elaboramos uma lista com alguns exemplos para adequar à sua corporação.

1. Reviews

Reviews são uma ótima forma de se conectar com o público e conseguir atingir novos expectadores. Além disso, figuram como oportunidade de mostrar as funcionalidades dos produtos. Portanto, veicule detalhes e informações relevantes aos consumidores. Dica: se possível, pergunte ao seu público que tipo de review ele quer ver!

2. Dicas/tutoriais

Ao fazer um vídeo sobre dicas, não deve ser abordado um produto em específico, mas sim indicações e insights que ajudem o consumidor a resolver algum problema do dia a dia. Com isso, você tem a chance de mostrar sua expertise em diferentes temas e se tornar mais presente na vida dos compradores. Faça um mapa de empatia para entender as necessidades e dores dos seus clientes.

3. Lives

Lives no Facebook, Instagram ou YouTube sempre chamam atenção do público e fazem com que você se torne mais presente e visto nas redes sociais. Nas lives, você pode falar sobre um tema específico ou trazer algum especialista da área. O importante é engajar o público!

4. Depoimento de clientes

Gravar um vídeo com depoimento de clientes é uma opção de fazer publicidade com opiniões reais. Esse tipo de depoimento atrai atenção de potenciais clientes, uma vez que os novos consumidores acreditam mais na opinião de outros do que em anúncios publicitários de agência. Ou seja, faça de tudo para que seus clientes propagem o chamado ”marketing de boca a boca”!

Agora que você já tem ideias de vídeos para produzir, daremos algumas dicas de como organizá-los. Vamos conferir?

Principais dicas para criar vídeos incríveis

Pegue papel, caneta e câmera. Preste atenção nas dicas e comece a gravar! Montamos outra lista explicativa abaixo com dicas importantes.

1. Planeje um roteiro

Roteiros são extremamente funcionais para deixar os vídeos mais objetivos e assertivos. Além disso, caso sejam vídeos narrados, scripts caem como luvas na hora de dar maior fluência à fala. Então, antes de começar a gravar, escreva em tópicos os principais temas a serem comentados.

2. Sintetize o que quer falar

Nada pior do que vídeos extremamente longos, não é mesmo? Os consumidores atuais ficam entendiados com conteúdos muito extensos e pouco objetivos, portanto seja direto no tema a ser abordado. No entanto, lembre-se: não perca a simpatia!

3. Grave vários vídeos de uma vez

Poupe você e sua equipe de retrabalhos! Ao gravar vídeos, você precisa selecionar tripé, local silencioso, materiais para dublagem, organização de cenário, roteiros… Se fizer tudo de uma única vez, economizará tempo (e tempo é dinheiro, verdade?!). 

4. Tome cuidado com o áudio

Pode confessar: quantas vezes você já deixou de ver um vídeo porque o áudio era incômodo? Baixo demais, com ruídos, barulho de fundo… Então, reserve um local isolado e faça testes de som para que não haja influência de fatores externos, a fim de garantir maior qualidade aos consumidores. 

5. Compartilhe em todas as redes sociais possíveis!

Deixe o seu público saber dos seus conteúdos e os alcance em todas as redes sociais possíveis! Além de aumentar as visualizações, você pode fomentar compartilhamentos e até mesmo geração de buzz!

Além de melhorar o tráfego, ajudar na conversão e mostrar sua autoridade no assunto, vídeos são uma ótima ferramenta de vendas. Mas não esqueça: esteja disposto a fazer os melhores vídeos que puder! Invista na produção, no conteúdo e na divulgação, para colher bons frutos a favor do negócio!

Pronto para colocar as idéias sobre vídeos para e-commerce em prática? Faça o teste gratuito do nosso software!

Artigo anteriorEntenda o Google meu Negócio e esteja lá
Próximo artigoComo vender artesanato pela Internet?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA