Vídeos para loja virtual: por que e como fazer? Passo a Passo

Vídeos para loja virtual: por que e como fazer? Passo a Passo

1663
0

Não é difícil ver por que o vídeo é tão popular hoje em dia – por um lado, é um formato fácil de digerir que dá aos nossos olhos um descanso da superabundância de informações textuais online. É por isso que o mundo assiste a  um bilhão de horas de vídeo social do YouTube por dia.

E aqueles que estão voltados para carreiras de marketing digital devem ter um entendimento completo do poder do vídeo para loja virtual como ferramenta de marketing. 

Isso não é apenas porque eles podem estar interessados ​​em criar vídeos incríveis, mas também porque provavelmente terão que aprender a incorporar o vídeo em seu conteúdo para permanecer competitivos.

Aqui, descreveremos algumas práticas de por que e como fazer vídeos para loja virtual? Confira aqui a importância dos vídeos para e-commerce, veja os tipos e aprenda o Passo a Passo!

POR QUE FAZER VÍDEOS PARA LOJA VIRTUAL?

Que os vídeos são importantes para incrementar a presença online nós já sabemos, mas como eles podem ser benéficos numericamente para um site? Listamos o que você é capaz de conseguir se valendo dessa ferramenta. Veja:

1. AUMENTAR O TRÁFEGO DO SEU SITE, ATRAINDO NOVOS CONSUMIDORES

Vídeos para loja virtual são uma ótima forma de chamar atenção de possíveis clientes. Com isso, o aumento do tráfego no seu site pode ser beneficiado, o que trará maior possibilidade de conversão. Um sonho, não é mesmo?!

2. ELEVAR A TAXA DE CONVERSÃO DE CLIENTES

Fazer a taxa conversão crescer é uma tarefa que necessita esforço na maior parte do tempo, uma vez que há falta do contato físico com o consumidor. Entretanto, com a utilização de vídeos para e-commerce, a oportunidade de mostrar o seu produto com mais detalhes é muito maior, conseguindo, de certo modo, reduzir o “problema” de relacionamento e feedback.

3. TRANSMITIR AUTORIDADE NO ASSUNTO ABORDADO

Vídeos para loja virtual servem também para mostrar além dos produtos. Transmitir autoridade sobre o assunto abordado impacta positivamente na maneira como os clientes avaliam o seu negócio, uma vez que sentem mais segurança na marca. Portanto, mostre todo o seu know how para cativar ainda mais a confiança do público!

Além de compreender todas as vantagens, saber o que falar nos vídeos é de extrema importância. Então, vamos aprender mais sobre os tipos de assunto que você pode abordar nos conteúdos. Continue lendo!

TIPOS DE VÍDEOS PARA LOJA VIRTUAL 

Falar sobre o seu produto? Sobre a sua empresa? A respeito de uma área? Deixe a criatividade levar! Aqui, elaboramos uma lista com alguns exemplos para adequar à sua corporação.

1. REVIEWS

Reviews são uma ótima forma de se conectar com o público e conseguir atingir novos espectadores. Além disso, figuram como oportunidade de mostrar as funcionalidades dos produtos. Portanto, veicule detalhes e informações relevantes aos consumidores. Dica: se possível, pergunte ao seu público que tipo de review ele quer ver!

2. DICAS/TUTORIAIS

Ao fazer um vídeo para loja virtual sobre dicas, não deve ser abordado um produto em específico, mas sim indicações e insights que ajudem o consumidor a resolver algum problema do dia a dia. 

Com isso, você tem a chance de mostrar sua expertise em diferentes temas e se tornar mais presente na vida dos compradores. Faça um mapa de empatia para entender as necessidades e dores dos seus clientes.

3. LIVES

Lives no Facebook, Instagram ou YouTube sempre chamam atenção do público e fazem com que você se torne mais presente e visto nas redes sociais. Nas lives, você pode falar sobre um tema específico ou trazer algum especialista da área. O importante é engajar o público!

4. DEPOIMENTO DE CLIENTES

Gravar um vídeo para loja virtual com depoimento de clientes é uma opção de fazer publicidade com opiniões reais. Esse tipo de depoimento atrai atenção de potenciais clientes, uma vez que os novos consumidores acreditam mais na opinião de outros do que em anúncios publicitários de agência. Ou seja, faça de tudo para que seus clientes propaguem o chamado ”marketing de boca a boca”!

Agora que você já tem ideias de vídeos para produzir, daremos algumas dicas de como organizá-los. Vamos conferir?

DICAS PARA NÃO ERRAR NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA E-COMMERCE

Para que pequenas e médias empresas concorram no mercado dinâmico de hoje, você precisa pensar em conteúdo de vídeo para loja virtual de alta qualidade. 

Um ótimo conteúdo de vídeo pode funcionar como um anúncio para seus produtos ou serviço, ser compartilhado em várias plataformas de mídia social e muito mais.

Felizmente, você não precisa de um estúdio de vídeo profissional para criar vídeos e conteúdo de vídeo de alta qualidade para as mídias sociais ou para o seu site. Existem práticas recomendadas que você pode seguir para garantir proveito ao máximo – e se você seguir algumas das regras principais da produção de vídeo (como boa iluminação, preparação da qualidade, estabilidade), poderá criar vídeos com aparência profissional e com um orçamento apertado.

Continue lendo para aprender a aproveitar ao máximo os vídeos gravados.

1. FIQUE ATENTO AO PÚBLICO ALVO 

O vídeo é uma ótima ferramenta para aprender, mas também é super fácil de consumir. A vida de hoje é muito ocupada para ter tempo para ler longas descrições de produtos ou aprofundar os serviços. 

O cliente moderno quer ver o produto em ação. A preferência por vídeo é uma das forças motrizes mais importantes do uso de vídeo no seu marketing de conteúdo.

O marketing de vídeo pode capturar um grande público e funciona em vários níveis. Até os mais preguiçosos. Certifique-se de direcionar não apenas aos olhos, mas também aos ouvidos do cliente em potencial. 

2. FAÇA VÍDEOS CURTOS

Atualmente, os períodos de atenção são curtos e os feeds das mídias sociais estão mais lotados do que nunca. Se você deseja que as pessoas nas mídias sociais assistam aos seus vídeos, elas precisam transmitir sua mensagem antes que os espectadores se cansem e se afastem.

Para a maioria dos vídeos online, uma boa regra geral é menos de dois minutos. Pesquisas mostram que o engajamento cai significativamente depois disso. Mas para as mídias sociais, você deve procurar ainda menos. Menos de um minuto é bom – menos de 30 ou até 15 segundos é o ideal.

Isso não quer dizer que não há lugar para vídeos mais longos – a popularidade de vlogs, TED Talks e outros vídeos de formato mais longo são a prova disso. 

Mas esse lugar geralmente não está nas mídias sociais, onde os vídeos tendem a ser descobertos por acaso (ou talvez por um algoritmo), em vez de serem procurados intencionalmente.

Portanto, enquanto o YouTube ou seu site são ótimos lugares para se aprofundar em um tópico com tutoriais, vlogs, entrevistas ou seminários online detalhados, em redes de mídia social como Facebook, Instagram e Twitter, seus vídeos devem ser diferentes.

3. PREZE PELA QUALIDADE

Felizmente, você não precisa de um estúdio de vídeo profissional para criar vídeos e conteúdo de vídeo de alta qualidade para as mídias sociais ou para o seu site. Existem práticas recomendadas que você pode seguir para garantir proveito ao máximo – e se você seguir algumas das regras principais da produção de vídeo (como boa iluminação, preparação da qualidade, estabilidade), poderá criar vídeos com aparência profissional e com um orçamento apertado.

Ter uma produção de vídeo melhor não apenas torna seus vídeos mais interessantes e atraentes, mas também dá confiança ao seu público. Ninguém quer comprar um item que parece ter sido filmado em um porão assustador!

4.TENHA UM BOM CALL-TO-ACTION 

Uma das últimas (e mais importantes) etapas a serem incluídas em qualquer vídeo é a chamada à ação. É aqui que você fecha o negócio, por assim dizer, e solicita ao espectador que efetue alguma coisa. 

É o aperto de mão virtual com o visualizador, se você preferir. Se eles assistiram ao seu vídeo até a conclusão, demonstraram um interesse claro (ou teriam entrado dez segundos no vídeo). 

Portanto, agora, você precisa solicitar “a pergunta” ou a chamada à ação.

Uma chamada à ação ou CTA é a ação que você deseja que um espectador execute depois de assistir ao seu vídeo. O objetivo do CTA é, em última análise, fazer com que os visitantes de um site forneçam informações de contato ou se convertam em um líder qualificado em marketing, engajando-se com mais de seu conteúdo – aumentando sua pontuação de leads.

COMO CRIAR VÍDEOS PARA LOJA VIRTUAL?

Pegue papel, caneta e câmera. Preste atenção nas dicas e comece a gravar! Montamos outra lista explicativa abaixo com dicas importantes.

1. PLANEJE UM ROTEIRO

Roteiros são extremamente funcionais para deixar os vídeos mais objetivos e assertivos. Além disso, caso sejam vídeos narrados, scripts caem como luvas na hora de dar maior fluência à fala. Então, antes de começar a gravar, escreva em tópicos os principais temas a serem comentados.

2. SINTETIZE O QUE QUER FALAR

Nada pior do que vídeos extremamente longos, não é mesmo? Os consumidores atuais ficam entediados com conteúdos muito extensos e pouco objetivos, portanto seja direto no tema a ser abordado. No entanto, lembre-se: não perca a simpatia!

3. GRAVE VÁRIOS VÍDEOS DE UMA VEZ

Poupe você e sua equipe de retrabalhos! Ao gravar vídeos, você precisa selecionar tripé, local silencioso, materiais para dublagem, organização de cenário, roteiros… Se fizer tudo de uma única vez, economiza tempo (e tempo é dinheiro, verdade?!). 

4. TOME CUIDADO COM O ÁUDIO

Pode confessar: quantas vezes você já deixou de ver um vídeo porque o áudio era incômodo? Baixo demais, com ruídos, barulho de fundo… Então, reserve um local isolado e faça testes de som para que não haja influência de fatores externos, a fim de garantir maior qualidade aos consumidores. 

5. COMPARTILHE EM TODAS AS REDES SOCIAIS POSSÍVEIS!

Deixe o seu público saber dos seus conteúdos e os alcance em todas as redes sociais possíveis! Além de aumentar as visualizações, você pode fomentar compartilhamentos e até mesmo geração de buzz!

Além de melhorar o tráfego, ajudar na conversão e mostrar sua autoridade no assunto, vídeos são uma ótima ferramenta de vendas. Mas não esqueça: esteja disposto a fazer os melhores vídeos que puder! Invista na produção, no conteúdo e na divulgação, para colher bons frutos a favor do negócio!

ONDE ALOCAR OS VÍDEOS NA LOJA VIRTUAL?

Segundo a Forrester, um minuto de vídeo vale 1,8 milhão de palavras quando se trata de desempenho nas mídias sociais e nos resultados de pesquisa. Devido ao valor que o vídeo apresenta às marcas, juntamente com o poder de computação adicional necessário para hospedar os arquivos corretamente, muitos serviços especializados surgiram. 

As opções incluem serviços de streaming dedicados, sites de compartilhamento de vídeo, plataformas de hospedagem específicas para vídeo e hosts da web tradicionais que oferecem suporte para vídeo.

Nem todos os planos de hospedagem suportam as necessidades dos telespectadores. Verifique se o seu plano de hospedagem na Web tem amplo armazenamento, memória e largura de banda disponíveis, além de suporte e opções úteis para expandir para um plano maior, se necessário. Seguem algumas das principais plataformas de hospedagem de vídeos:

Ter vídeos atraentes em suas mídias sociais é uma ótima maneira de atrair novos clientes (e manter os fãs atuais entretidos). Vivemos em uma sociedade com foco visual e, quanto mais conteúdo de vídeo você puder produzir, mais pessoas se envolverão com sua marca. 

Esperamos que essas dicas tenham lhe dado alguns insights sobre como filmar conteúdo fantástico! Veja: Loja virtual ou mercado livre: qual o melhor canal de vendas?

Artigo anteriorMarketing de conteúdo: Guia completo para uma estratégia rentável
Próximo artigoComo saber se um site é seguro? Dicas para compras seguras
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA