Iniciar um negócio online é o sonho de muitas pessoas, mas para ter sucesso é necessário conhecer como esse mundo funciona para criar as estratégias certas que posicionem e façam seu negócio crescer.
Para isso, muitos empreendedores vêm contratando planos de consultoria especializadas no seu nicho de atuação, para assim ter a orientação de profissionais experientes no mercado que vão ajudar no crescimento do seu e-commerce.
Mas antes de você contratar um plano de consultoria de e-commerce, é fundamental conhecer mais sobre como ele funciona na prática, para assim saber se está contratando o melhor para o seu negócio. Para conhecer isso e muito mais, é só continuar lendo este artigo!
As consultorias trabalham fornecendo um serviço de aconselhamento que ajuda a atingir os objetivos do negócio. Para fazer isso, elas criam planos, que são pacotes com soluções personalizadas para as dificuldades mais comuns que o mercado costuma ter.
Por exemplo, se você é um empreendedor iniciante e quer lançar o seu negócio, a consultoria pode ter um plano específico para essa necessidade, com um conjunto de soluções que vão ajudá-lo a colocar seu negócio no ar.
Agora, se você é um empreendedor experiente, mas busca aumentar seu faturamento, a consultoria vai poder indicar outro plano que tenha as soluções ideais para atender esse objetivo.
Os planos de consultoria suprem necessidades específicas das empresas, para que assim elas tenham a oportunidade de trabalhar somente com as soluções que atendam o seu negócio.
Depois que você analisa um plano de consultoria disponível no mercado e escolhe aquele que melhor atende os seus desafios, a consultoria vai então criar um projeto com você para atingir o objetivo que foi estabelecido.
Esse projeto é separado em algumas etapas para ajudar a visualizar melhor as atividades a serem feitas e ver em qual estágio de crescimento está o seu negócio. Em geral, uma consultoria pode trabalhar com as seguintes etapas.
Nessa primeira etapa, a consultoria vai analisar como está o seu negócio atualmente para procurar pontos de melhoria e oportunidade de crescimento.
A consultoria vai verificar o seu nicho e produtos, como o seu negócio está posicionado no mercado e qual a relação que você mantém com o seu público. Ela também vai analisar os seus procedimentos atuais e como eles são feitos, a forma que seus clientes são atendidos, como ocorre a logística dos pedidos e quais ações de marketing e vendas estão em funcionamento.
Após feita a análise, a consultoria vai ter levantado diversos dados sobre o seu negócio, que ela usará para criar estratégias de melhorias visando atingir o seu objetivo.
Aqui vai ser definido quais estratégias serão implementadas, quando elas serão executadas, quais serão os responsáveis por ela e qual metodologia vai ser utilizada para fazê-la dar certo.
Quando as estratégias de melhorias já estão definidas, e com uma ordem certa de execução, vem a etapa mais esperada de todas, que é a de implementação das estratégias.
Aqui será o momento em que o empreendedor vai agir e colocar no ar as ações que a consultoria planejou para melhorar o seu negócio e trazer os resultados que você espera.
Com as estratégias implantadas, chega o momento de monitorar o desempenho delas para conferir se estão trazendo os resultados esperados, e caso não esteja, realizar as mudanças necessárias para fazer com que o projeto se encaminhe para o sucesso.
O projeto que as consultorias estratégicas fazem possuem começo, meio e fim, pois elas estão aqui para resolver de vez um problema recorrente do seu negócio. Nessa última etapa de finalização, é quando a consultoria vai mensurar os resultados que obtiveram no decorrer do projeto para avaliar seu nível de sucesso.
Após isso, o projeto será concluído e o contrato será finalizado, mas muitas vezes você pode optar por renovar o contrato e continuar com a consultoria do seu lado para fazer o seu negócio crescer cada vez mais.
Se você for fazer uma pesquisa vai perceber que existem diversos tipos de consultorias no mercado que fornecem soluções para questões bem específicas, como:
Além dessas existem outros tipos de consultoria no mercado que são bem segmentadas, pois dessa forma elas conseguem adquirir bastante experiência em um setor específico e assim fornecer orientações, planejamentos e estratégias assertivas para resolver problemas que empresas e empreendedores podem ter em seu caminho.
Após conhecer melhor sobre como um plano de consultoria e suas etapas funcionam, chegou o momento de escolher o melhor plano para o seu negócio, que vai ajudá-lo a atingir os seus objetivos.
Para isso, você pode contar com os planos que a consultoria da D Loja Virtual fornece e que já ajudaram a alavancar diversos negócios de e-commerce pelo país! Com mais de 10 anos de atuação no mercado, conseguimos desenvolver 5 planos de consultoria que ajudam desde empreendedores iniciantes até lojistas mais avançados no mercado a estar sempre melhorando seu negócio e se superando a cada dia!
Cada plano possui soluções personalizadas que ajudam desde a definição inicial do negócio e abertura da empresa, até a melhorar o seu posicionamento na internet e transformar o seu e-commerce em uma verdadeira máquina de vendas! Conheça mais detalhes deles abaixo.
Esse plano foi feito para quem está iniciando no meio digital e precisa de orientações sólidas para começar de vez o seu negócio. Aqui, os empreendedores recebem orientações em duas etapas principais.
Na primeira etapa, o empreendedor vai saber como escolher o seu nicho, produto a ser vendido, nome e identidade visual da marca que deseja criar. Além disso, o futuro lojista também é direcionado para saber como buscar fornecedores, definir meios de pagamento e formas de realizar a entrega dos seus pedidos.
Por fim, na segunda etapa, o empreendedor vai realizar um treinamento para poder sair da consultoria com a loja virtual no ar e com seus produtos cadastrados.
O plano Standard é indicado para quem já possui loja virtual e não consegue vender muito bem. Para isso, o plano é composto por 4 quinzenas de reuniões e acompanhamentos para estruturar a loja virtual de modo a melhorar a forma que seus produtos são posicionados.
Na primeira quinzena, o empreendedor recebe orientações para analisar os produtos que estão sendo vendidos, onde ele vai analisar a concorrência e selecionar seus melhores produtos para definir se ele é competitivo e se tem mercado para ele.
Já na segunda quinzena ele vai aprender a definir o perfil de cliente de cada um dos seus melhores produtos para assim criar ofertas que sejam realmente atrativas para eles.
Na terceira quinzena o empreendedor é orientado acerca do cadastro dos seus produtos, recebendo dicas sobre como tirar fotos de qualidade e melhorar a descrição deles.
E na quarta e última quinzena, será analisado o seu histórico de vendas, custo por aquisição e margem de contribuição para que assim no último encontro a consultoria possa fornecer um material com estratégias iniciais de campanhas para colocar em prática.
O plano estratégico é indicado para empreendedores que já possuem uma loja virtual, mas querem ajuda para escalar o negócio. Para atingir esse objetivo, esse plano é dividido em duas etapas.
Na primeira etapa, o empreendedor analisa seus principais concorrentes, produtos e clientes ideais para assim melhorar a estrutura da loja virtual otimizando suas fotos, páginas e descrições de produtos. Depois é realizada uma análise do histórico de vendas e alguns números importantes para o negócio.
Durante a segunda etapa, o empreendedor também recebe um material com estratégias personalizadas de marketing, mas nesse plano ele pode receber o acompanhamento da equipe de consultoria na implantação dessas estratégias.
Esse plano de consultoria foi feito especialmente para os empreendedores que querem começar as vendas nos principais marketplaces, mas precisam de orientações para ter sucesso nessa empreitada.
Para isso, a D Loja Virtual fornece uma consultoria para abrir um negócio no marketplace, onde o empreendedor é orientado acerca de como criar a base do seu negócio, compreender as regras aplicadas nesse canal, integrar o marketplace com sistemas internos de organização e desenvolver fluxos para atingir suas metas.
Esse plano de consultoria foi feito para os lojistas que querem criar o branding da sua loja virtual nas redes sociais. Para isso o M5S é dividido em dois planos.
O primeiro plano é o M5S 1.0 indicado para quem está começando a gerir as redes sociais e precisa de ajuda para criar estratégias assertivas.
E o segundo plano é o M5S 2.0 que foi criado para quem já possui uma certa experiência na gestão das redes sociais, mas deseja melhorar o seu trabalho e investir em anúncios.
Quer saber qual desses planos de consultoria é o ideal para você? Então converse com um de nossos consultores para eles poderem passar mais detalhes!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário