Consultoria para negócio local: Alavanque as suas Vendas

Por Marcio Eugênio | 22/07/2021 (Atualizado em 30/11/2021)
734
|
0
Consultoria para negócio local: Alavanque as suas Vendas

Posicionar um negócio na internet é importante não só nas redes sociais, com sites corporativos ou até mesmo e-commerces. Marcas que têm seus estabelecimentos próprios precisam recorrer a uma consultoria para negócio local. Isso vai garantir que mais pessoas consigam chegar até a loja e tomem consciência da existência dela.

Nem todo consumidor vai fazer compras pela internet. Ainda que estejamos falando de pessoas ativas na web, em algum momento elas desejam comprar algo em um estabelecimento físico. Há muitos motivos que levam a isso, portanto, é fundamental que sua empresa esteja devidamente posicionada como um negócio local no Google.

Visibilidade e destaque nunca são demais quando falamos de negócios. A internet proporciona isso, mas nem sempre os empreendedores sabem como fazer o melhor uso dos recursos. É por isso que este post tratará em maiores detalhes de que modo uma consultoria para negócios locais pode ser útil. Acompanhe! 

É possível ser reconhecido na sua região

Se você tem um estabelecimento físico, certamente sabe da importância de pessoas que vivem ou frequentam o bairro em que você está saberem sobre seu negócio. Essa consciência permite que consumidores lembrem de uma empresa sempre que pensam em um serviço e produto específico.

Se sua empresa é uma farmácia, o ideal é que ela seja lembrada como referência quando alguém pensa em medicamentos, cosméticos e relacionados. Isso acontece quando um negócio está há anos no bairro, quando ele tem um bom atendimento, quando seus preços são baixos, entre muitas outras razões.

O boca a boca é indispensável para que negócios locais cresçam e ganhem reconhecimento, mas não dá mais para deixar apenas nesse campo. A internet é um ambiente incrível em que as pessoas podem conhecer um negócio do próprio bairro onde vivem sem nunca ter passado em frente ao local, por exemplo.

Portanto, ter reconhecimento em um negócio local não depende só do boca a boca ou da tradição. Você pode despertar no público a consciência sobre seu negócio se souber investir em posicionamento do estabelecimento na internet. Assim, uma simples pesquisa rápida sobre determinado negócio em um bairro específico pode levar à sua empresa.

Seu negócio local precisa estar na internet

Muitos donos de estabelecimentos locais acreditam que não precisam estar na internet se não vendem por esse ambiente. Bem, não vender não significa que as pessoas deixarão de pesquisar sobre a empresa na internet. A verdade é que empresas que não marcam presença no online tendem a perder espaço ou deixar de explorar potencial.

Não importa se você tem um açougue, uma farmácia ou uma loja de conserto de TVs. Se seu negócio é importante para alguém, sempre haverá pessoas procurando informações sobre ele na internet. Se você está lá, devidamente posicionado online, essas pessoas vão encontrar o seu negócio pelo computador, ou celular, e irão até ele. Hoje, online e offline estão cada vez em maior convergência, ou seja, perceber isso é fundamental.

Pesquisas locais são uma realidade

Imagine que você resolveu tirar alguns dias de férias em uma cidade do Brasil em que nunca esteve antes. Você está em uma casa de veraneio que alugou para passar suas férias e resolve fazer um churrasco, mas não sabe onde tem um próximo dessa casa. Se você é um usuário natural da internet, a primeira ação a fazer será pesquisar no Google.

Você fará pesquisas como:

  • “Mercados em Arraial do Cabo”;
  • “mercados perto de mim;”
  • “onde comprar carnes de churrasco em Arraial do Cabo?”

Essas e uma série de outras formas de pesquisar pelo mercado são bastante comuns e imediatamente você terá um retorno do Google. Nesses resultados, você visualiza nomes de mercados, endereçøs, telefones, avaliações sobre eles, rotas para chegar, entre outras informações. Fácil de saber onde comprar suas carnes depois disso, certo?

Seu Negócio nos Resultados de Busca

Agora, pensando como um empreendedor, o quanto você gostaria que o seu negócio local pudesse ser mostrado dessa forma para pessoas que precisam? Algumas nem mesmo sabem que você existe, mas encontrarão seu negócio ao pesquisar pelo segmento ao qual ele corresponde, ou até mesmo buscando por um produto.

Outra possibilidade comum é de consumidores que já estiveram no seu estabelecimento uma vez, mas não lembrar o endereço. Então, elas procuram no Google para saber e poder retornar. É ótimo poder ser encontrado rapidamente e saber que isso vai fazer com que uma pessoa retorne ao seu estabelecimento, certo?

Há também os casos em que pessoas querem simplesmente buscar uma informação, que pode ser os horários de funcionamento do local. Pode ser também que elas querem saber se há a disponibilidade de determinado produto. Para isso, elas precisam do seu telefone e, se o estabelecimento está posicionado como negócio local, é fácil conseguir essa informação no Google. Então, o consumidor vai ligar para tirar uma dúvida. 

Google Meu Negócio é a ferramenta certa

Google Meu Negócio é a ferramenta que permitirá que sua empresa esteja visível como um negócio local para qualquer pessoa que faça uma busca na web. A proposta do Google é rankear empresas para que, em buscas como as que demos como exemplo, o usuário consiga encontrar o que procura com precisão e qualidade.

O papel do Google Meu Negócio é colocar a sua empresa no banco de dados do Google. Ou seja, como um negócio de determinado segmento, que funciona em um horário específico e que está no bairro X. A ferramenta vai permitir que você cadastre todas essas informações essenciais para que elas apareçam na busca local.

O Google Meu Negócio, no entanto, não é um milagreiro que permitirá que sua empresa ganhe um destaque único e acima de todos os outros estabelecimentos. Ele apenas centraliza as informações da sua empresa e formaliza a presença do negócio em determinado bairro, por exemplo.

Há um extenso trabalho de posicionamento que precisará ser feito, o que inclui muitos parâmetros considerados pelos mecanismos de buscas locais do Google. O mesmo trabalho feito para que seu site esteja no topo das buscas de motores de busca se aplica para este caso, mas com alguns parâmetros um pouco diferentes.

Técnicas necessárias para o seu negócio local vender na internet

Vender na internet sendo um negócio local requer planejamento e ações precisas. Estamos falando de uma empresa que é nativamente física, mas sabe que a internet é fundamental para se posicionar para ser encontrada por consumidores. Esse cenário traz exigências mais específicas que precisam ser conduzidas da melhor forma.

A seguir, listamos as técnicas, estratégias e caminhos que podem ajudar seu negócio local a ganhar mais visibilidade online e, consequentemente, vender mais. Confira!

SEO local

SEO é certamente um conceito que você já conhece. São técnicas de otimização para que conteúdos, páginas da internet e tudo o que estiver online possa rankear melhor no Google. Você aplica os ajustes de SEO nos conteúdos que produz e publica, nas descrições e nomes de seus produtos e nos menus do seu site e loja virtual.

O Google tem uma série de algoritmos que classificam sites e conteúdos de acordo com sua otimização para SEO. Portanto, a matemática é a seguinte: quanto maior e mais qualificada a otimização, mais bem rankeado fica esse conteúdo. Isso, naturalmente, também se aplica a negócios locais, e é aí que começamos a falar de SEO local.

Essa técnica é tudo que explicamos até aqui neste tópico, mas com um direcionamento para negócios locais. Portanto, as otimizações serão aplicadas para que negócios locais consigam ter maior destaque quando alguém busca por uma pizzaria em determinado bairro, por exemplo.

A ideia é a mesma, mas os parâmetros considerados para rankear um negócio local mudam sensivelmente. A razão é que estamos falando de uma busca que vai resultar em uma ação física, então,a recomendação mostrada pelo Google, na hora de listar seus resultados, deve ser mais precisa possível.

Por exemplo, se você busca uma pizzaria perto de você, faz mais sentido mostrar uma que está em sua rua ou uma que está a 2km de distância? O Google considera a sua localização para garantir que a recomendação seja a melhor possível.

Entretanto, nesse mesmo exemplo, a pizza que está a 2km pode aparecer antes na lista. Isso acontece quando esse estabelecimento mais longe tem melhores avaliações de usuários, ou seja, é um outro parâmetro considerado mais importante que se leva em consideração para rankear negócios locais.

Fatores de rankeamento

Entre os principais fatores de rankeamento que o Google utiliza para mostrar os negócios em destaque, estão:

  • proximidade – Negócios mais próximos do usuário, ou do local pesquisado (bairro, rua, cidade, país), são exibidos nas primeiras posições dos resultados locais;
  • destaque – É um fator influenciado por questões como avaliações positivas, popularidades, cliques no link do negócio, citações à marca, entre outros;
  • relevância – Trata-se da precisão do resultado em relação à busca, ou seja, quanto mais o resultado é fiel ao que o usuário buscou, maior a relevância do mesmo.

Alguns desses fatores que você viu acima são naturais, como a posição geográfica do negócio. Já outras, têm ligação direta com a qualidade do trabalho que você faz na gestão da empresa, caso das avaliações positivas. Portanto, fazer SEO local é um trabalho menos complexo do que muitos empreendedores podem pensar.

Posicionar o seu negócio local

Para posicionar o seu negócio local com qualidade e destaque no Google, foque em ações como:

  • cadastre seu negócio no Google Meu Negócio;
  • incentive a avaliação dos serviços e produtos;
  • preste um bom atendimento no local;
  • cadastre o máximo de informações possíveis no Google Meu Negócio;
  • trabalhe em parceria com outras marcas para realizar guest posts e obter citações em links de terceiros;
  • garanta que o site da sua empresa é otimizado para SEO e tenha um ótimo desempenho;
  • use palavras-chave relevantes para o seu público-alvo e seu segmento de mercado.

E-commerce também é opção

Se você deseja que seu negócio local venda também na internet, não há melhor escolha que não seja uma loja virtual. Entrar no segmento de e-commerce é um movimento que muitas empresas estabilizadas como offline têm feito recentemente. O motivo? As vendas na internet crescem consideravelmente a cada período analisado.

Só no primeiro trimestre de 2021, as vendas no e-commerce aumentaram 57,4%. Esse percentual de avanço tão grande é um reflexo de como as pessoas estão cada vez melhor adaptadas ao ambiente digital. Sem dúvidas, a imposição de restrição social que a pandemia trouxe foi um fator que obrigou muita gente a fazer compras online.

O fator positivo é que há espaço para todos os segmentos e os mais exclusivos nichos de mercado na internet. De lojas de materiais de construção a sites que fazem lembranças e brindes personalizados, tudo pode ser vendido online. Há público que busca sobre essas coisas na internet e ele pode preferir comprar remotamente do que ir na loja.

Para negócios locais, ter um e-commerce é uma forma de dispor um canal a mais para que as vendas sejam realizadas. Isso cria um cenário de comodidade potencializada ao consumidor, ou seja, ele pode escolher onde deseja realizar suas compras. Isso aumenta o alcance do negócio e gera muito mais oportunidades de vendas.

Consultoria pode ajudar a alavancar o negócio local

Nem todo empreendedor sabe ao certo como levar seu negócio local ao próximo nível. É, de fato, um trabalho que requer dedicação, mas principalmente, conhecimento técnico. Por isso, muitos empresários estão recorrendo às consultorias especializadas. A ideia é dar todo suporte para que os melhores resultados sejam alcançados em menor tempo.

O modelo de consultoria não é nenhuma novidade. Em todas as áreas ele serve como uma base para otimizações, correções de problemas e potencialização de negócios. Partindo da análise da empresa e sua situação atual, consultores traçam um plano estratégico de melhorias, visando o objetivo central que a empresa tem.

Entenda como funciona uma consultoria para negócio local

Quando falamos de uma consultoria para negócio local, a estratégia é voltada para fazer com que um estabelecimento consiga se posicionar online. O processo conta com o cadastro no Google Meu Negócio, otimização de informações e direcionamento para que, a médio prazo, a empresa consiga desempenhar bem no rankeamento do Google.

É muito comum que esses negócios locais não tenham nenhuma atividade online, a não ser sites institucionais. Portanto, há sempre dúvidas sobre como se posicionar de maneira eficaz e que garanta ser encontrado facilmente. Portanto, o trabalho da consultoria foca em criar essa presença digital e dar a ela maior visibilidade e tráfego de consumidores.

Benefícios de contratar uma consultoria para negócio local

A consultoria para negócio local pode elevar os resultados de uma empresa pelos vários benefícios que esse serviço oferece. Empreendedores podem demorar a tomar decisões que os levem a contratar um serviço como esse, afinal, estamos falando de investimentos.

No entanto, há motivos concretos para não perder tempo. Entre os principais benefícios, podemos listar o seguintes:

  • posicionamento completo no Google Meu Negócio;
  • entendimento de estratégias de SEO local para aplicar a longo prazo;
  • posicionamento qualificado no rankeamento de negócios locais;
  • maior captação de pessoas para o estabelecimento;
  • aumento da consciência de marca no público-alvo.

Estratégias que levaram a Cia da Fórmula crescer 50% no Instagram e multiplicar os clientes locais

A Cia da Fórmula é uma empresa de cosméticos e uma farmácia de manipulação. O setor, por si próprio, tem grande potencial e sempre figura entre os com melhores resultados no e-commerce. Portanto, a empresa sabia que podia explorar todas as suas oportunidades e potencializar seus resultados, mas precisava de ajuda para isso. 

Estratégia e Resultados

No momento em que buscou a consultoria, a Cia da Fórmula já fazia um bom trabalho nas redes sociais, com postagens padronizadas, mas resultados estagnados. Da mesma forma, a empresa tinha um e-commerce estabilizado, mas sentia que precisava transformar seu potencial online em movimento para as lojas físicas.

Primeiramente, a estratégia foi direcionada para o Instagram. A ideia era potencializar a qualidade dos posts do perfil, conseguir interações e ter uma presença ainda mais marcante no Instagram, principal canal da loja. Foi assim que, só na rede social, a marca conseguiu ter um crescimento geral de 50% na rede social.

Naturalmente, esse maior tráfego de pessoas no online, aliado a uma estratégia de negócio local, resultou também em um aumento de público nas unidades da Cia da Fórmula. A empresa tem cerca de 20 lojas em todo o Brasil, e em todas elas detectou que o aumento de público nas unidades físicas era consequência do trabalho de atração nas redes sociais.

Portanto, neste case de sucesso, fica fácil perceber que integrar o trabalho online com a otimização para negócios locais é uma fórmula simples e que leva ao sucesso. Isso foi o que a consultoria propôs para a Cia da Fórmula!

Todo esse trabalho foi baseado no mercado da empresa, sem deixar de considerar seus produtos, o público-alvo e outras importantes características. Assim, a consultoria entrou com o know-how sobre como potencializar, enquanto a Cia da Fórmula executou a estratégia direcionada para sua audiência.

Estratégias que levaram a Mundo do Queijo a faturar 77 mil em 2 dias

A Mundo do Queijo fez todo o ciclo que uma empresa faz a partir do zero: partiu de uma boa oportunidade de mercado para um negócio estabilizado na internet. Depois de começar seu negócio, a empresa fez uma consultoria para desenvolver sua presença online. A ideia era sair somente do campo físico e então, integrar os dois ambientes.

Estratégia e Resultados

Nos três primeiros meses, o negócio tinha cerca de 10 a 15 pedidos, isso antes de começar a colocar em prática a consultoria. Os resultados eram baixos, mas esperados, afinal, sem otimizar e seguir um plano pensado por experts fica difícil. Com um trabalho de um ano de dedicação e seguindo uma estratégia, a Mundo do Queijo subiu esse número de pedidos para, em média 220 no mês.

Progressivamente, se as vendas aumentaram, o faturamento acompanhou o movimento. Os R$ 2 mil viraram R$ 51 mil mensais, em média. A empresa chegou, em um momento de pico, a vender R$ 77 mil em um dia. O mais importante é que, passando essas altas, a consultoria ajudou a Mundo do Queijo a alcançar lucratividade e estabilidade.

O excelente trabalho que a empresa coloca em prática atualmente é reflexo de disciplina e estratégia a longo prazo. Com ajuda da consultoria especializada, a Mundo do Queijo cresceu e, hoje, é uma empresa que gera frutos e tem grande perspectiva de continuar se desenvolvendo.

Contrate nossa consultoria

Os resultados da Cia da Fórmula e da Mundo Queijo não são casualidades. Empresas que investem em consultoria para negócio local e resultados online perceberam que, em algum momento, precisavam ir além do que já tinham conquistado. Em alguns casos, a ajuda da consultoria foi solicitada também para iniciar um negócio de sucesso.

Ambas conseguiram chegar longe e criar cases de sucesso também porque contaram com pessoas experientes e especializadas. Nesse caso, as duas empresas recorreram à D Loja Virtual, consultoria que trabalha com estratégias para que empresas tenham sucesso na web. Da presença à atuação, tudo passa pela análise e planejamento da D Loja Virtual.

Portanto, independentemente do momento em que seu negócio está, a metodologia Turby é a opção certa. Sabe por que? A companhia não tem uma fórmula mágica de sucesso. Ela apenas usa todo seu conhecimento e expertise para analisar o cenário de cada negócio e, a partir disso, traçar uma estratégia certeira que leve aos resultados pretendidos.

A consultoria da D Loja Virtual pode ajudar um empreendedor de pequeno porte que deseja entrar no mercado, assim como dá suporte a uma média empresa que quer potencializar seus resultados na web. Da mesma forma, a metodologia Turby consegue dar visibilidade a um estabelecimento tradicional que quer ser encontrado como um negócio local.

Metodologia Turby

Para atender cada negócio com um custo-benefício justo e uma estratégia precisa, a D Loja Virtual oferece diversos tipos de planos, todos com base na metodologia Turby. São eles:

  • First Step – Consultoria para empreendedores que estão iniciando um negócio na internet, independentemente se ele já existe fisicamente;
  • Standard – Voltado para negócios que já estão na web, mas que se encontram estagnados ou com resultados insatisfatórios;
  • Estratégica – Voltada para escalar negócios e alcançar objetivos específicos variados;
  • Marketplace – Para empresas que desejam começar a vender em marketplaces;
  • M5S – Consultoria de branding e marketing para empresas que desejam ter marcas sólidas e de sucesso.

Uma consultoria para negócio local pode ajudar empresas a terem seus pontos físicos mais movimentados e gerando vendas. Assim, tanto online quanto presencialmente, os resultados poderão ser potencializados.

Entre em contato com os nossos consultores e veja como uma consultoria de e-commerce pode solucionar seus problemas!

Categorias

consultoria

aula online

material gratuito

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *