Consultoria para Marketplace: Alavanque as suas Vendas Online

Por Marcio Eugênio | 22/07/2021 (Atualizado em 30/11/2021)
788
|
0
Consultoria para Marketplace: Alavanque as suas Vendas Online

Comprar na internet é um hábito comum aos brasileiros. O que nem todos percebem é que, muitas vezes, estão em marketplaces em vez de lojas virtuais. Só o que muda é que há um intermediário entre fornecedor e cliente. Para quem é empresário, vender nessas plataformas é ótimo. Por isso, um bom início no mercado pode vir por meio de uma consultoria para marketplace.

O processo de gestão logístico e comercial é um pouco diferente, afinal você estará vendendo por meio de um canal ao qual não tem controle. Por mais que tenha seu painel de gestão, é o marketplace que faz todo o intermédio. Para ter sucesso, é necessário também conhecer algumas técnicas que ajudam a impulsionar sua loja nessa plataforma.

Marketplaces representam um cenário diferente das lojas virtuais, mas altamente convidativos e com potencial de gerar grandes resultados. Por isso, este conteúdo mostrará a importância de se preparar para eles e como contar com uma consultoria de e-commerce para isso. Acompanhe e aprenda mais!

O marketplace está mudando o mercado brasileiro

Consumidores mais atentos já devem ter percebido que alguns sites vendem mais produtos do que costumavam oferecer antigamente. Em alguns casos, alguns dos itens vendidos nunca foram encontrados nesse tipo de e-commerce. Essa percepção tem ficado ainda mais forte quando falamos de grandes varejistas.

Essa mudança notável é fruto da adesão cada vez maior de lojas online ao modelo de marketplace. Para esses negócios, essa transição foi extremamente vantajosa em três pontos principais: número de vendas, tráfego potencializado e logística facilitada. Esses são os três motivos principais pelos quais novos marketplaces estão surgindo.

No Brasil, esse modelo de negócio online tem avançado muito e os números comprovam com precisão: da população que compra online, 95% faz isso em marketplaces. Alguns desses consumidores sabem disso, outros pensam estar comprando diretamente da loja em questão. Esse ponto não é um problema, desde que o marketplace se comprometa com a chegada do produto ao consumidor.

Essa adesão do público consumidor aos marketplaces é uma resposta direta ao avanço do modelo de negócios. É uma relação praticamente natural. Se surgem mais marketplaces, então há mais pessoas comprando neles. Por isso, em 2020, os primeiros seis meses do ano foram suficientes para impulsionar R$ 30 bilhões em vendas.

De um ponto de vista geral, os marketplaces ficaram com uma parcela significativa do faturamento total do e-commerce em 2020. Os R$ 30 bilhões que citamos significaram 78% de tudo que as lojas virtuais embolsaram no período. É uma fatia grande e que mostra como o marketplace está mudando o e-commerce brasileiro.

Integrar loja virtual ao marketplace é um bom negócio

Uma das principais dúvidas de quem tem um negócio online é sobre como fazer uma transição para marketplace. Afinal, empreendedores têm percebido que, em alguns casos, pode ser mais vantajoso gerir esses modelos, uma vez que eles têm uma captação de tráfego muito maior, o que é ótimo.

Agora, é importante pensar também em outra possibilidade: posicionar a sua loja virtual dentro de um marketplace. Isso é o que milhares de empresas têm feito, mesmo já tendo suas próprias lojas online e conseguindo um bom volume de vendas com ela. Nesses casos, o ponto principal é conseguir oferecer seus produtos para um número maior de pessoas.

Já imaginou ter sua loja dentro de um marketplace gigantesco, como o da Americanas? Ou então da Leroy Merlin? Os consumidores estão muito acostumados a visitarem esses marketplaces quando precisam de algo. Ou seja, se sua loja online posiciona produtos ali naquele ambiente, então suas chances de vendas aumentam muito.

Portanto, se você tem alguma dúvida, saiba: é sim um ótimo negócio integrar sua loja virtual a um marketplace. Para sua operação, nada muda. Pode ser que apenas seja necessário otimizar a logística de despacho e ter mais produtos em estoque. Isso acontece porque marketplaces têm um grande alcance.

No entanto, otimizar esses pontos significa que você está vendendo muito mais, graças ao marketplace. Então, é um cenário totalmente positivo!

Técnicas necessárias para vender no marketplace

Se você deseja vender em marketplace, saiba que é um processo que requer algumas análises e estudos. Em meio a tantos outros concorrentes que você terá, muitas vezes dentro do mesmo marketplace, é preciso saber como se destacar e captar consumidores. Mostramos a seguir algumas técnicas necessárias para vender mais!

Escolha o marketplace certo

Um bom marketplace é o primeiro ponto a ser avaliado. Se você está posicionando sua loja virtual dentro de outro site, tem que valer a pena, certo? Então, o que você precisará avaliar é se esse marketplace tem um bom potencial de atrair pessoas interessadas no que você vende. Assim, suas chances de ter bons resultados crescem.

É também necessário avaliar alguns outros pontos para ter certeza de que sua loja estará no marketplace certo. Entre essas questões estão pontos como:

  • escolha um marketplace com uma boa reputação;
  • pesquise sobre o atendimento do marketplace;
  • busque sites que tenham um grande alcance na web;
  • posicione sua loja em marketplaces do seu segmento.

Ofereça preços competitivos

A precificação é sempre um ponto de grande destaque em qualquer negócio. Se falamos do marketplace, há uma questão a mais que é justamente a competitividade interba. Se seu preço é mais alto do que os de lojas que vendem no mesmo ambiente que você, porque seu consumidor optaria por comprar com você?

Portanto, faça seu processo de precificação normal, decidindo qual seria o preço ideal deste produto. Depois disso, avalie os preços praticados dentro do e-commerce. O ideal é que você não fique acima dos concorrentes, claro, se isso não representar prejuízo. Esse é o ponto de partida para competir em igualdade e, dependendo do seu volume de vendas, passar até mesmo a vender mais barato que os outros.

Faça descrições e anúncios atrativos

Na possibilidade de anúncios similares, nesse caso, dos mesmos produtos, se destaca aquele que oferece mais informações ao consumidor. É preciso ter algo que chame atenção, o que pode ser conquistado com as descrições melhoradas. Elas trazem profundidade tanto no ponto de vista técnico do produto, quanto publicitário.

É fundamental aplicar parâmetros de SEO na hora de fazer essas descrições. Assim, você garante que esse texto tenha palavras-chave que são utilizadas na busca por determinado produto. Desse modo, ficará mais fácil encontrar o que sua loja vende, seja a partir de uma busca no Google, seja dentro da própria pesquisa do marketplace. 

Use a publicidade

Publicidade é fundamental para que um negócio se destaque em qualquer ocasião e isso não seria diferente quando falamos de marketplace. É necessário investir em divulgação para que as pessoas saibam que você está vendendo em outros ambientes, além da sua loja online. Portanto, fale sobre isso, postando nas suas redes sociais e enviando e-mails.

Muitas vezes, consumidores podem ficar inseguros sobre comprar um produto da sua marca, mas em um site que não seja o seu. Isso é comum, especialmente para quem não entende o que é o marketplace. Por isso, sempre trabalhe com ações de publicidade que reforcem a confiança da compra nesses ambientes, divulgando seu trabalho.

Tenha uma boa reputação

Reputação se constrói na relação com o consumidor. Toda vez que você vende, sua reputação estará à prova. O mesmo vale para quando você atende, por exemplo. O seu consumidor tem expectativas sobre seu negócio e precisa que elas sejam cumpridas. uando isso acontece, ele se mostra satisfeito e a reputação da empresa sobe.

Portanto, não é difícil construir uma imagem positiva para a sua empresa. Apenas faça o que essas pessoas esperam de uma loja online. Entregue no tempo certo, ofereça todo suporte no atendimento, seja honesto com o que vende, entre outros pontos. Assim, sua loja aumenta a reputação e venderá muito mais no marketplace.

Utilize uma plataforma que faça integração para o marketplace

A parte operacional do negócio também precisa de atenção extra. Você pode controlar todas as suas vendas no marketplace sem precisar sair do ambiente atual de gestão da sua loja online. Para isso, é necessário contar com uma plataforma de loja virtual que permita integração com o marketplace em que seus produtos são vendidos.

Isso é bastante comum e depende, basicamente, do fato de a plataforma utilizada se integrar com os sites de marketplace. Assim, não é necessário controlar pedidos em dois ambientes distintos. Os erros são reduzidos e ainda há muito mais dinamismo na gestão de pedidos e despacho, reduzindo o tempo de chegada da compra.

Consultoria pode ajudar a alavancar o negócio

O trabalho de consultoria é sempre uma ótima opção para quem, em algum ponto, sente dificuldades de prosperar com o negócio. Portanto, o caminho mais seguro é contar com o suporte de especialistas do mercado. Essas pessoas construíram grandes cases de sucesso com sua expertise, ajudando empresas a atingirem seus potenciais máximos.

A consultoria consiste em avaliar as questões da empresa, como seus recursos, mercado e necessidade de crescimento, para então traçar um plano estratégico. Consultores somente prestam suporte e definem um plano de crescimento para a empresa. Quem executa tudo isso é o empreendedor, junto de sua equipe de trabalho.

Consultoria de empresa especializada em e-commerce

A consultoria especializada em e-commerce é uma categoria em crescimento nos últimos anos. O motivo do avanço desse negócio, naturalmente, é o cenário atual do comércio online, que está em franco crescimento mundialmente, sobretudo no Brasil. Por isso, ótimas consultorias surgiram para ajudar empresários a conquistarem sucesso.

Em e-commerce, uma série de pontos são abordados no trabalho de consultoria. Ela pode ser mais completa, abrangendo todos os pontos essenciais de gestão e operação de uma loja online, ou mais pontual. Nessa segunda opção, a consultoria foca em uma campo específico do trabalho em que o negócio precisa de ajuda, como:

  • marketing para e-commerce;
  • logística da loja virtual;
  • criação de loja virtual;
  • criação de marca de e-commerce;
  • consultoria para marketplace.

Entenda como funciona uma consultoria para marketplace

Para alguns empreendedores, pode ser difícil iniciar as vendas no marketplace. É uma nova realidade no sentido de operação e gestão, o que realmente requer aprendizado. Portanto, contar com uma consultoria é o melhor caminho para garantir o posicionamento correto, atrair mais pessoas, cuidar da operação e gerar bons resultados em vendas.

Uma consultoria em marketplace pode ter objetivos como ajudar seus clientes a escalar suas vendas nesses sites. É comum ver que empreendedores se colocam nos marketplaces, mas não conseguem se destacar em meio a tantos concorrentes. A consultoria traça uma estratégia para que esse problema seja, então, superado.

O trabalho dos consultores consiste, em qualquer que seja o objetivo, em analisar o marketplace e então, começar a criar a base do negócio. Para isso, a consultoria se integra sobre regras, integrações, sistemas de gestão e o que mais for necessário. A partir disso, é definido o plano adequado para cada cenário.

Benefícios de contratar uma consultoria para marketplace

Recorrer a uma consultoria para marketplace pode ser a melhor saída para empreendedores que querem expandir seus negócios, mas não conseguem sozinhos. Esse serviço é capaz de colocar uma loja online em destaque, mesmo em meio a muitos outros concorrentes. Veja a seguir os benefícios da consultoria para marketplace!

Potencializa o alcance de resultados

É comum que empreendedores sintam dificuldades em alcançar resultados de destaque quando iniciam suas vendas no marketplace. Afinal, é um novo ambiente, com funcionalidade distinta e uma dinâmica nunca antes vista pela loja online. Portanto, pode ser que o início dos resultados seja bastante tímido, mas nada que não possa ser melhorado.

O papel da consultoria é traçar um plano de vendas sustentável e que possa ser seguido a longo prazo. Isso demandará um entendimento mais detalhado do cenário do marketplaces, concorrentes, entre outros pontos. Depois de fazer esse estudo, a equipe da consultoria poderá direcionar mais adequadamente a loja online para vender mais.

Possibilita novos conhecimentos

Quando entra em um marketplace, tudo é novidade e estranho para a loja online. É um caminho que requer aprendizado, entendimento de como funciona o ambiente de operação, entre muitos outros pontos. Por isso, a consultoria é também um “intensivão” para que empreendedores aprendam coisas novas durante a consultoria.

É importante destacar que consultores passam apenas um período dando o suporte aos seus clientes, portanto, tudo que puder ser aprendido nesse tempo será útil. Assim, a longo prazo, a experiência obtida na consultoria servirá como aprendizado para que o negócio consiga manter bons resultados na continuidade da gestão.

Melhora o desempenho do negócio

Não tem jeito, se falamos de vantagens de uma consultoria, precisamos citar a melhora do desempenho do negócio! Esse sempre será o melhor benefício que se pode obter, simplesmente porque é por essa razão que empreendedores pedem ajuda. O papel da consultoria é realmente potencializar o negócio e fazer com que ele gere melhores resultados.

Essa melhora de desempenho vem de diversas formas, entre elas:

  • melhor avaliação por parte do público;
  • logística mais organizada e com redução do tempo de entrega;
  • aumento do número de vendas;
  • aumento do faturamento da empresa;
  • crescimento da marca, de modo geral.

Auxilia em tomadas de decisão mais acertadas

Em qualquer negócio, a tomada de decisão é uma das etapas mais importantes do trabalho. Saber por quais caminhos seguir ajuda empreendedores a acertar mais na hora de investir em um novo produto ou rodar uma campanha de marketing.

Por isso, a consultoria para marketpalce é super importante, já que ajuda a tomar decisões mais acertadas na gestão desse canal de vendas. Isso cria maior expertise em gestores e dá mais autonomia para que, a longo prazo, ouras boas decisões sejam tomadas.

Estratégias que levaram a Lojas Lutex crescer 4.843% do faturamento em 7 meses

As lojas Lutex são um ótimo case de sucesso de empresa que já estava há algum tempo no mercado (desde 1995) e que precisou de ajuda de uma consultoria para alcançar resultados de destaque. O negócio do setor de cama, mesa e banho, precisava de ajuda para potencializar suas vendas nos marketplaces em que estava.

Eles procuraram a D Loja Virtual para iniciar nessa nova modalidade e iniciamos a consultoria. 

Familiarização com os canais utilizados e identificação do mais adequado

De primeira, conversamos sobre as bases de informações das estratégias utilizadas até o momento por eles, como quais sistemas a Lojas Lutex já utilizava e quais eram os canais de Marketplace utilizados, que eram B2W, Magalu e Mercado Livre. 

Logo de início, já identificamos que o melhor canal para o cliente começar e focar seria o Mercado Livre.

Sugerimos ao cliente que realizasse uma compra e pedisse devolução nos 3 canais utilizados. Dessa forma, é possível se familiarizar com cada um e entender a mecânica de cada canal para ajudar melhor os clientes, além de também analisar a concorrência.

Criação de anúncios eficientes

Após a familiarização com os canais utilizados, ensinamos ao cliente como montar um anúncio campeão, conhecido aqui na D Loja Virtual como o padrão Turby. Portanto, depois de entendermos qual era a Curva A, começamos a criar os anúncios desses produtos, sempre nesse nosso padrão.

Estratégias nos marketplaces

Como identificamos que o melhor canal para a Lojas Lutex focar era o Mercado Livre, seguimos algumas estratégias importantes para alavancar as vendas nesse marketplace:

  • Fizemos estratégias iniciais para forçar as primeiras vendas e ativar o termômetro do Mercado Livre;
  • Começamos a trabalhar com Mercado Ads para maximizar as vendas que já estavam acontecendo;
  • Estabelecemos algumas rotinas diárias para aumentar a relevância da conta e consequentemente as vendas.

Quanto à B2W e a Magalu, começamos a participar de algumas promoções disponibilizadas pelos dois canais.

Voltando para o Mercado Livre, estudamos de forma mais específica e avançada as palavras-chave, proporcionando mais acessos e consequentemente mais vendas. Além disso, também fizemos ações de Black Friday.

Após todas essas estratégias, realizamos também as seguintes ações:

  • Criamos uma 2º conta no Mercado Livre;
  • Em relação à B2W, ajudamos o cliente a entender a Buybox e consequentemente ganhar mais com isso. Também sugerimos a utilização da B2W Ads;
  • No Mercado Livre, apresentamos técnicas estruturadas de como identificar novas oportunidades e poder explorá-las com 100% de chance de dar certo;

Utilização de um novo canal

Por fim, já com os resultados positivos aparecendo, começamos com um novo canal, a Shopee. 

Os resultados

Por fim, a consultoria traçou planejamentos específicos dentro de cada marketplace que as Lojas Lutex estavam, explorando aqueles que já tinham bons resultados e crescendo dentro dos que tinham alto potencial. Foi assim que, em sete meses, o faturamento cresceu 4.843% em apenas 7 meses! 

Contrate nossa consultoria

Os incríveis resultados conquistados pelas Lojas Lutex e por tantas outras que estão nos marketplaces também estão ao alcance do seu negócio. Para isso, você pode contar com a metodologia Turby, criada pela nossa equipe de consultoria especialista para negócios online.

A partir do cenário da sua empresa, nossos consultores traçam uma estratégia para que seu negócio cresça de acordo com o potencial e suas necessidades. Isso é possível tanto em lojas virtuais quanto em marketplaces. Qualquer que seja o objetivo do negócio online, a D Loja Virtual consegue ajudar você a alcançá-lo.

A consultoria para marketplace é um serviço incrível que pode estar ao alcance da sua empresa. Pare de perder tempo com ações que não estão dando certo e deixe que especialistas ajudem o seu  negócio.

Entre em contato com os nossos consultores agora mesmo e potencialize suas vendas!

Categorias

consultoria

aula online

material gratuito

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *