Consultoria para loja virtual: Alavanque as suas Vendas Online

Por Marcio Eugênio | 22/07/2021 (Atualizado em 30/11/2021)
708
|
0
Consultoria para loja virtual: Alavanque as suas Vendas Online

O aumento de empreendedores que querem vender na internet também expõe um problema importante: muitos deles não sabem como começar e gerir um negócio online. O mercado de e-commerce tem exigências específicas e um modelo de atuação que requer expertise. Por isso, uma consultoria para loja virtual é indispensável.

Contar com pessoas experientes e que já construíram alguns cases de sucesso é sempre uma ótima opção. Elas garantem que cada etapa do seu negócio online funcione adequadamente, dando autonomia para que sua empresa consiga colocar tudo em prática e manter a longo prazo. O suporte especializado é uma ótima forma de ter uma empresa sustentável e rentável.

Neste post, trataremos com maior detalhes o que é a consultoria para loja virtual, suas vantagens e como ela pode levar um negócio online a outro nível. Entenda melhor a seguir!

A loja virtual está mudando o mercado brasileiro

A última apuração até a produção deste e-book traz números surpreendentes: o e-commerce cresceu 57,4% em vendas só no primeiro trimestre de 2021, em comparação ao ano anterior. O número é realmente animador, apesar da pandemia que chegou no último mês desse período avaliado em 2020.

O ponto principal é que as vendas online estão a todo vapor e as lojas virtuais são uma realidade mais do que concreta no Brasil. Hoje, é impossível pensar em expansão ou domínio de mercado, enquanto marca, sem pensar em e-commerce. É por isso que os grandes varejistas também estão online e não devem recuar desse movimento.

Se no início dos anos 2000 as pessoas acessavam sites para comprar livros, CDs, DVDs e games, hoje elas fazem compras de supermercado, adquirem roupas e acessórios e  compram até mesmo decoração para festas. É difícil pensar em algum produto que não seja vendido online no momento em que vivemos atualmente.

O cenário é ainda mais animador porque as previsões não deixam de ser positivas nunca. Para 2021, a previsão é de que o e-commerce vai crescer 26% no Brasil. O faturamento já passa da casa das centenas de bilhões de Reais há algum tempo e uma parcela desse dinheiro também vai para os pequenos e médios negócios.

O hábito de compras online é uma realidade

Não podemos nunca vir aqui e dizer que absolutamente todo brasileiro compra na internet. O que pode ser dito é que em todos os segmentos e em muitos nichos isso é uma realidade. É preciso considerar que algumas pessoas ainda se sentem pouco seguras ou não estão habituadas ao ambiente digital.

Ainda assim, esse é um cenário que tem mudado positivamente. Recentemente, a pandemia da covid-19 foi uma espécie de fator de mudança forçada quanto a esse cenário. Com as restrições sociais, milhões de brasileiros se viram na obrigação de recorrer à internet para terem seus produtos, alimentos, medicamentos e o que mais fosse desejado e necessário.

Esse momento em questão gerou um avanço no surgimento de novos consumidores online. Pessoas que nunca tinham comprado antes, enfim, tiveram sua primeira experiência em e-commerce. A necessidade fez com que elas dessem uma chance às lojas virtuais para não deixarem de ter os produtos que precisavam.

O ponto positivo disso, além das vendas geradas, é o legado conquistado. Uma pesquisa apontou que 94% das pessoas que compraram online pela primeira vez admitem que vão continuar comprando mesmo após o fim da pandemia. Ou seja, são mais clientes online e maiores chances de oferecer uma experiência capaz de fidelizá-los.

Os diferentes públicos estão na internet

Outro ponto importante que molda o mercado de e-commerce no Brasil é a grande oferta de mercados que podem ser explorados. Há muitos grupos online que podem ser explorados, entre eles:

  • gamers;
  • geeks;
  • pessoas que praticam esportes;
  • pessoas que gostam de atividade físicas;
  • fashionistas.

A verdade é que há uma infinidade de tribos, grupos, enim, chame como o quiser. A verdade é que a maioria dos públicos-alvos podem ser explorados por quem posiciona um negócio online.

O desafio, no entanto, é saber como atrair e alcançar essas pessoas. Para cada público é importante adaptar a estratégia de marketing e gerar conteúdos que sejam interessantes a esses grupos. Por isso, é sempre relevante considerar entrar em um mercado no qual você conhece e tem domínio mínimo sobre ele.

Um erro de muitos empreendedores é investir em negócios de setores nos quais não têm experiência somente visando os lucros. A gestão em uma situação como essas pode ser difícil e o sucesso fica mais longe de ser alcançado.

Abrir uma loja virtual é um bom negócio

Talvez não haja melhor momento para abrir uma loja virtual do que agora. A transformação digital não impactou só a rotina de empresas, mas também da população. Hoje, as pessoas estão muito mais acostumadas a fazer tudo online, o que também inclui compras. Ou seja, o e-commerce está em alta como nunca.

Juntar esse fator com o fato de poder explorar qualquer mercado é uma situação extremamente vantajosa e convidativa. As chances de um negócio dar errado ficam exclusivamente associadas à gestão ruim ou a falta de captação e alcance do público-alvo correto. Por isso, a consultoria para loja virtual é essencial.

Os hábitos do grande público também mudaram. As pessoas compram na web com maior recorrência aquilo que podiam ir a uma loja física e adquirir. Isso significa que é mais fácil ter clientes fidelizados que retornam à loja virtual regularmente. Do ponto de vista estratégico, uma situação como essa representa estabilidade de lucratividade.

Portanto, tudo que você precisa para ter sucesso na internet como empreendedor é planejamento e a estratégia certa. O resto ficará muito mais fácil se você priorizar esses dois pontos e garantir que eles serão cumpridos!

Técnicas necessárias para vender na loja virtual

Vender é o fim de um processo mais longo. Por mais que muitas vezes empreendedores tenham a atenção voltada apenas para a venda, ela só acontece se outros processos acontecem. Isso garante que a empresa tenha uma estratégia definida adequadamente, o que garante os resultados esperados a curto, médio e longo prazo.

Entender seu público-alvo e persona

Nenhum negócio pode vender produtos e serviços se não sabe ao certo quem são as pessoas que têm interesse neles. O entendimento do público-alvo é o ponto de partida para ter sucesso nas estratégias comerciais e, de fato, gerar vendas. Portanto, o primeiro passo é definir quem são essas pessoas, onde estão e o que elas desejam.

Depois disso, é necessário fazer um estudo mais aprofundado para descobrir quem é a persona do negócio. Essa representação fictícia do perfil do consumidor médio da empresa garante uma relação mais precisa com o público. Da comunicação ao mix de produtos, tudo pode ser otimizado se o negócio conhece sua persona.

Otimizar a loja para motores de busca

A alta competitividade por um lugar de destaque na web requer um trabalho de otimização. Investir em SEO é fundamental para que sua loja virtual esteja totalmente adaptada para os motores de busca. Assim, seus produtos, os conteúdos do seu blog e seu site, de maneira geral, estarão mais visíveis para o público geral.

Os ajustes de SEO compõem um trabalho extenso e, principalmente, contínuo. Otimizações nunca acabam e, toda vez que um novo conteúdo ou produto vai ao site, é preciso subir essas informações já adequadas aos parâmetros de SEO. Assim, sua empresa consegue alcançar a primeira página de resultados do Google.

Criar campanhas de marketing

Marketing é pilar indispensável para o sucesso de qualquer negócio online. Se você colocar um site no ar e não trabalhar na divulgação dele, dos produtos e da empresa, como um todo, como vai gerar vendas? A disputa é grande e vence quem consegue vender melhor o peixe. Por isso, é fundamental planejar e executar estratégias.

As campanhas de marketing podem explorar as principais estratégias, sempre pensando em como elas ajudarão seu negócio a vender mais. Entre as mais recomendadas estão;

  • marketing de conteúdo;
  • e-mail marketing;
  • campanhas de anúncios;
  • marketing com influenciadores.

Atrair seu público

Atrair é tão importante quanto veicular anúncios que vão de maneira ativa até seu público. O inbound é fundamental para que empresas consigam preparar-se para que mais pessoas sejam atraídas para sites, blogs e redes sociais. A ideia é justamente criar conteúdo que interessa para que o público vá até esses canais.

A atração também depende das otimizações em SEO. Isso faz com que tudo que você publique, inclusive suas páginas de produtos e loja virtual, seja mais facilmente detectável na internet. Portanto, inbound depende diretamente de um trabalho incansável e contínuo de SEO, do contrário, não há tráfego de usuários.

Fazer um bom pós-venda

O processo não termina em uma venda. Muitas empresas erram ao pensar que não precisam mais estar em contato com seus clientes depois que eles já receberam seus pedidos. Na verdade, essa etapa é uma das mais importantes para que negócios online continuem obtendo grandes resultados de vendas e, principalmente, de forma recorrente.

Esse trabalho consiste em manter contato com o consumidor para saber o que ele achou da experiência de compra com sua empresa. Além disso, o pós-venda é uma forma de aproximar a relação e mostrar que esse cliente pode sempre contar com sua empresa. Isso gera maior confiança e garante que haja mais compras recorrentes, graças a uma possível fidelização.

Consultoria pode ajudar a alavancar o negócio

A consultoria para loja virtual é o caminho para transformar todo o potencial de vendas da sua empresa em realidade. Mais do que isso, esse serviço vai ajudar sua empresa a se estabilizar como um competidor relevante e capaz de gerar clientes fiéis. A longo prazo, é isso que vai garantir um bom faturamento e, principalmente, lucratividade.

De um modo geral, consultorias traçam um plano estratégico para alcançar objetivos específicos que o negócio tenha. Pode ser tanto solucionar uma questão ou potencializar resultados que a empresa esteja conquistando. O mesmo se aplica na consultoria para loja virtual.

Consultoria de empresa especializada em loja virtual

A consultoria de e-commerce especializada trabalha identificando oportunidades de crescimento do seu negócio online. Com a expertise de quem já construiu muitos cases de sucesso, os consultores conseguem detectar problemas ou até mesmo pontos fortes. A partir disso, é traçado um plano de otimização, visando a melhora nos resultados.

Entenda como funciona uma consultoria para loja virtual

Uma boa consultoria é oferecida em diferentes planos. Essa apresentação ajuda o empreendedor a detectar quais dessas opções se encaixam melhor em suas necessidades e, dessa forma, o investimento realizado é muito mais preciso. Do mesmo modo, os resultados também são mais satisfatórios.

A seguir, conheça cada um dos plenos e veja o que eles trabalham no suporte à loja virtual!

First step

O First Step é o plano para iniciantes, seja aquele empreendedor que não começou um negócio, seja o que já está vendendo. Nesta opção, a consultoria vai ajudar a definir questões importantes, como o nicho, estratégia comercial, além de dar suporte a todo o processo de abertura de um CNPJ.

O trabalho é feito em duas etapas: a primeira consiste na criação da base da loja virtual, definindo ideias e estratégias do negócio. Já a segunda é treinamento para a gestão, garantindo autonomia ao empreendedor.

Standard

O plano standard é o básico, voltado para lojas virtuais que já estão funcionando e tem algum tempo de mercado, mas os resultados estão ruins. É muito comum chegar a determinado patamar e, depois disso, simplesmente estagnar.

Portanto, nesse plano a ideia é avaliar o negócio de maneira completa: público-alvo, ticket médio, faturamento, lucro e muito mais. A partir disso, é traçado um plano de correções e ajustes, além de outras ações de impulsionamento para que o negócio venda mais.

Estratégica

A consultoria estratégica é direcionada para empresas que querem alcançar mais nichos ou, de alguma forma, escalar o negócio que já tem. Isso requer uma análise, planejamento e ações muito mais bem trabalhadas, o que traz mais exigências à consultoria.

Nessa escolha, são vários tipos de pacotes, cada um deles com uma intensidade maior de trabalho. São eles:

  • Medium;
  • Full;
  • Premium;
  • Xperience. 

Marketplace

Como o nome deixa claro, é uma consultoria direcionada para empresas que desejam entrar em marketplaces ou melhorar o desempenho nesses sites. Portanto, há uma necessidade de analisar os resultados, cada marketplace que participa e, dessa forma, traçar estratégias de otimização para cada caso.

M5S

Esta categoria é voltada para o desenvolvimento da marca do negócio e de seu branding, ou seja, o trabalho contínuo de reforço e valorização de marca. Isso é fundamental para que a loja virtual seja cada vez mais reconhecida e valorizada.

Há duas categorias de M5S: a 1.0, que foca em criar uma estratégia de marketing para empresas que estão começando, e a 2.0, para quem já tem uma estratégia e deseja otimizá-la.

Benefícios de contratar a consultoria de loja virtual

Uma consultoria de loja virtual traz resultados que empresas nem mesmo acreditam que seria possível. Além disso, o serviço ajuda iniciantes e negócios já estabelecidos a conquistarem seus objetivos, independentemente de qual categoria forem. A seguir, entenda melhor os benefícios de contratar uma consultoria.

Crescimento em menor tempo

A consultoria não faz milagre. As pessoas que atenderão seu negócio não vão tomar conta dele ou assumir a gestão e a operação. Todo o trabalho consistirá em suportes e aconselhamentos a partir de estudos e análises. Ainda assim, essa participação ativa é fundamental para que o tempo de crescimento do negócio seja reduzido.

Muitos empreendedores acreditam que tudo vai mudar da noite para o dia. Evitar frustrações é entender que haverá muito trabalho a ser feito. A consultoria costuma projetar em quanto tempo esses resultados serão vistos. Portanto, siga o plano definido e veja como você chegará aos sucessos mais rapidamente, mas também, sem nenhum milagre!

Investimento em ações certeiras

Tempo e dinheiro são dois ativos que empreendedores não têm sobrando. O problema é que muitos os desperdiçam na hora de tentar ações sem a certeza de que elas são as mais adequadas. É isso que o desespero por crescimento e otimização dos resultados pode gerar. Mas essa não precisa ser a realidade da sua empresa!

A consultoria para loja virtual sabe exatamente como chegar nos objetivos por meio das ações certas. A extensa expertise dessas pessoas permite que elas liguem a situação atual da empresa à determinada ação que vai melhorar o cenário. Por já ter feito isso outras vezes, a consultoria tem maior precisão para definir o plano certo e conseguir bons resultados.

Expertise de quem já ajudou outros negócios

Conhecimento de causa é o ponto principal que leva a consultoria para loja virtual a se tornar um serviço indispensável. Ajudar outros negócios ao longo dos anos permite que os profissionais que oferecem esse serviço construam vários cases de sucesso. Em cada uma dessas histórias, diferentes realidades foram vistas, o que é positivo.

Para a consultoria, a vasta experiência é uma forma de conhecer cada um dos possíveis cenários em que uma empresa pode estar. Isso traz o know-how necessário para ajudar os próximos clientes, uma vez que eles certamente estão em um momento que outros negócios já passaram. Assim, a certeza de sucesso é inegável!

Autonomia a longo prazo

De maneira geral, a consultoria para loja virtual é um serviço que não tira a autonomia do gestor ou dono do negócio. Ele não é obrigado a fazer nada e não deixa de ter o controle da sua empresa no período. Seu papel é apenas contribuir para as análises e estudos e, se assim desejar, executar as ações propostas pelos consultores à disposição.

Esse modelo de serviço é focado em ensinar o empreendedor o que fazer diante da sua empresa e o que o cenário comercial pede. Esse aprendizado fica com o empreendedor para sempre, ou seja, ele conseguirá manter os bons resultados mesmo ao fim da consultoria. A autonomia segue a longo prazo e o negócio não deixa de ter sucesso.

Custo-benefício no serviço

Dinheiro é sempre uma questão e não deixa de ser ainda que estejamos falando de investimentos para que a loja virtual cresça. Portanto, é importante que faça sentido pagar por algo, o que é o caso da consultoria para loja virtual. Afinal, o serviço tem um retorno garantido, desde que as ações de ajustes e mudanças sejam devidamente executadas.

Muitos empreendedores recorrem a gurus e conteúdos que dizem entregar resultados que mais parecem milagres. A verdade é que só se pode superar problemas e melhorar o desempenho do negócio com orientação estratégica, feita por quem já construiu cases de sucesso. Por isso, vale muito a pena investir em uma consultoria 

Estratégias que levaram a Xique Xique Brasil crescer 266% e faturar R$20.000 por mês

A Xique Xique Brasil é uma loja virtual de enxovais para recém-nascidos e roupas infantis. Desde o surgimento a ideia era muito boa, mas os resultados não eram os esperados. Afinal, ninguém investe em um sonho para ficar abaixo do seu potencial. Por isso, as proprietárias do negócio buscaram uma consultoria para loja virtual.

O primeiro ponto de mudança proposto foi a plataforma de loja virtual. Isso permitiu que o negócio saísse de um site lento e com checkout ruim para um ambiente de carregamento ágil e dinâmico, incentivando o fechamento de compras. Só isso já foi um salto importante para uma nova realidade na Xique Xique Brasil.

Além da parte técnica, a consultoria também planejou uma nova estratégia comercial. A ideia era que a loja padronizasse os produtos que oferecia, ou seja, todo novo item deveria seguir alguns parâmetros definidos para dar uma identidade mais sólida ao negócio.

Os resultados animadores começaram a se mostrar em números para a Xique Xique Brasil: das habituais 30 vendas por mês, a empresa passou a ter 300 pedidos. Isso gerou aumento de ticket médio e o faturamento saltou de pouco mais de R$ 7 mil para R$ 20 mil. Foi uma mudança estrutural que, a longo prazo, pode gerar resultados ainda mais escaláveis.

Estratégias que levaram a Xique Xique Brasil ao topo dos rankings

De primeira, realizamos uma análise da concorrência para identificar quais são os sites e lojas que estavam ranqueando para as palavras-chave que iríamos trabalhar. É sempre importante olhar como está a concorrência. Com isso, você pode identificar:

  • Onde você pode chegar;
  • Quais fatores podem fazer você ser melhor;
  • O que você pode utilizar como a mesma estratégia;
  • Onde não será possível superar a concorrência. 

Quando identificar esses pontos, foque naqueles em que você pode conseguir resultados de SEO.

Escolha de palavras-chave

A palavra-chave escolhida por nós foi: vestido renda renascença. Esse não era o produto mais vendido da empresa, mas identificamos uma grande oportunidade de crescimento com a divulgação do produto. 

Ao olharmos para o site da Xique Xique, o título desse produto era: Vestido Renascença Três Ordens IV:

Um nome um pouco confuso, não é mesmo? Devido a isso, ele se encontrava na 3º página do Google quando a palavra-chave escolhida era buscada:

Você se lembra do que falamos alguns tópicos atrás? Menos de 10% dos usuários avançam para a 2ª página do Google. Agora imagine a 3º página. Não há dúvidas de que esse produto tinha quase zero chances de ser encontrado por mães que procuram por vestidos com renda renascença para seus bebês, mesmo que ele seja a solução da procura delas.

Para transformar esse cenário ruim, pesquisamos no Google Trend qual o termo mais buscado pelas mães na hora de comprar roupas para os seus bebês. Com isso, identificamos que o termo “vestido infantil” tem muito mais buscas do que “vestido de bebê”:

Contudo, não adianta colocar produtos com palavras-chave que não são condizentes com o que está sendo vendido. As estratégias de SEO não podem ser incoerentes, é preciso fazer sentido para atrair os usuários certos.

Correção da Meta Description

Por ser cliente da D Loja Virtual, a Xique Xique Brasil tem dentro do seu e-commerce uma aba para configuração de SEO na parte administrativa. Ao conferir o produto, o Vestido Renascença Três Ordens IV era conhecido por “mandrião renascença batizado bebê vestido batizado”. Sim, isso mesmo: mandrião. Você sabe o que é isso? Será que as pessoas procurariam por esse nome? Também não sabíamos o que era, mas descobrimos depois que é o vestido usado no batizado do bebê. Veja abaixo como estavam as configurações:

Ao identificarmos o problema, corrigimos as configurações de SEO, que nada mais é do que as palavras-chave que representam seu produto e a meta description. 

Colocamos as palavras-chave corretas, que são as relacionadas ao vestido renda renascença. Além disso, colocamos uma descrição condizente com o produto, que também contém as palavras-chave:

Mudança do título do produto

O próximo passo foi mudar o título do produto. Afinal, ficou claro que “vestido renascença três ordens iv” é um pouco confuso para quem está em busca de um vestido como esse. Inicialmente, trocamos apenas o título do produto. Já o nome e a URL continuaram os mesmos:

É preciso ir com calma para identificar se o caminho que está seguindo está realmente fazendo efeito. Conforme os resultados forem aparecendo, você vai avançando na caminhada para obter resultados melhores ainda.

Troca do nome do produto e URL

Analisando os resultados positivos do tópico anterior, o próximo passo foi trocar o nome do produto e a URL. O novo nome ganhou lugar: Vestido Renda Renascença Três Ordens IV. Devido à mudança de URL, foi necessário um redirecionamento para não perder a indexação. 

Os resultados

Essa com certeza é a parte mais esperada: os resultados. Primeiro, apenas com as mudanças de palavras-chave no SEO do site, meta description e título do produto, o vestido renda renascença pulou da 26º posição, para 13º posição.

Depois disso, após trocar o nome do produto e a URL, fomos subindo de posição em posição até chegar no 5º lugar nas buscas. Resultados surpreendentes, não é mesmo? Agora é preciso continuar trabalhando para subir cada vez mais.

Contrate nossa consultoria

A metodologia Turby foi usada para levar a Xique Xique Brasil a um novo patamar! Portanto, não se engane: você não precisa de cursos ou de dicas de quem nunca conquistou algo relevante no mercado de e-commerce. Tudo que sua empresa precisa é de uma consultoria dedicada, considerando todas as particularidades do negócio.

Em seu trabalho, a consultoria da D Loja Virtual faz um levantamento sobre a situação da sua loja virtual e traça um plano de desenvolvimento focado nas necessidades que ela tem. Essa é a melhor e maior garantia possível de que tudo dará certo!

A consultoria para loja virtual não faz milagres! É necessário que o empreendedor dedique tempo e esforços para as orientações que recebe. Feito isso, é certo de que os resultados vão melhorar, independentemente de quais forem os problemas e desafios.

Entre em contato com os nossos consultores agora mesmo e comece a impulsionar sua loja virtual!

Categorias

consultoria

aula online

material gratuito

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *