Consultoria para Instagram: Alavanque as suas Vendas Online

Por Marcio Eugênio | 29/07/2021 (Atualizado em 30/11/2021)
814
|
0
Consultoria para Instagram: Alavanque as suas Vendas Online

O Instagram é hoje a principal rede social à disposição do público. Com novos recursos chegando a todo momento, a plataforma se torna cada vez mais interessante. Quem também aproveita isso são as empresas de todos os tamanhos. Mas, para mandar bem usando a rede, pode ser necessária uma consultoria para Instagram.

A presença online requer qualidade. Não é só criar uma conta nessas plataformas e fazer posts esporádicos, com um grande espaço entre eles. Isso não gera impacto no consumidor, ou seja, é um esforço pouco útil. O Instagram é uma ferramenta de imenso potencial, mas é preciso saber extrair o máximo dessa oportunidade diariamente.

Neste post vamos falar um pouco mais sobre como uma consultoria para Instagram pode ajudar a dominar a rede social a longo prazo. Entenda melhor na sequência!

Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo

Você certamente está no Instagram, seus amigos também, além da sua família. Muito provavelmente a marca que você gosta e acompanha também está. O motivo para essa presença em massa de pessoas na rede pode ser explicada de diversas formas. Um ponto marcante atualmente é que o Instagram é a rede social mais completa.

Os recursos de mídia são variados: stories, fotos no feed, vídeos, reels, IGTV e formatos que surgem a todo momento. Além disso, no Instagram há a interação com curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo os chats na DM. Basicamente, tudo que você pode fazer em outras redes sociais, se concentra nas funções do Instagram.

Não à toa, a rede social ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo todo. Essas pessoas estão bem distribuídas e, consequentemente, vêm de diferentes culturas, práticas e costumes. Isso significa que o Instagram é também um terreno fértil para que empresas possam explorar. A ideia é divulgar marcas, fazer branding e se relacionar com o público.

Todos esses objetivos são possíveis, principalmente, pela forma como as empresas podem explorar conteúdos dentro da plataforma. Não importa o segmento, nicho e tom de voz da marca, há sempre uma forma de se comunicar precisamente. Isso potencializa o alcance das pessoas e proporciona o aumento do engajamento com o público.

Relação entre usuários e marcas é fato estabilizado

Marcas não podem perder tempo se questionando se suas presenças no Instagram são realmente valiosas ao público. As pessoas não entram mais na rede social apenas para ver fotos de amigos e de celebridades. O relacionamento com as marcas por meio dessas plataformas já é algo esperado e até mesmo buscado pelo usuário comum.

É preciso analisar a perspectiva do consumidor moderno e seus hábitos. O Instagram é para essas pessoas uma plataforma informativa e de aproximação com as marcas. Essas pessoas querem estar mais envolvidas com as empresas na qual são fãs e consumidoras. Por isso, sentem que o Instagram é o lugar mais adequado para isso.

Uma estatística interessante prova este ponto: diariamente, cerca de 200 milhões de usuários do Instagram visitam perfis de empresas na plataforma. Sua empresa, definitivamente, pode receber parte desse tráfego. Isso depende, no entanto, de um trabalho de qualidade, sobretudo no posicionamento e criação de conteúdo.

Instagram é plataforma de busca para produtos e serviços

Outro importante ponto na relação do consumidor moderno com o Instagram é o fato de a plataforma ser um local de busca e validação de marcas. Para explicar isso, vamos imaginar uma situação hipotética. Você passa de carro em frente a uma pizzaria, consegue ler o nome dela no letreiro, mas não tem mais nenhuma informação adicional.

Imediatamente, o instinto de muitas pessoas é realizar buscas na internet sobre o estabelecimento. Essas buscas serão no Google e também no Instagram. A rede social, hoje, conta com muitos perfis de empresa e, certamente, essa pizzaria estará lá. Ao acessar o perfil, o consumidor consegue ter mais informações sobre o estabelecimento.

Nesse exemplo dado, o consumidor espera acessar o Instagram da pizzaria e ver as pizzas, o clima do local, preços, o serviço, o trabalho de divulgação, entre outros pontos. Se esse perfil está pouco movimentado, ou não faz um bom trabalho, pode haver a rejeição por parte do consumidor. Nesse caso, a validação não aconteceu.

Atualmente, 81% das pessoas que usam a rede social admitem acessar o Instagram para buscar empresas. Ou seja, se sua apresentação nesta plataforma é boa, o impacto causado no consumidor é positivo e imediato. No mínimo, você ganha um seguidor. Com o tempo, se trabalhar bem os conteúdos, essa pessoa vai querer ir no seu estabelecimento, ou pedir um delivery.

Marcas precisam entender que, atualmente, as redes sociais são o cartão de visitas de negócios. Quando falamos de Instagram, isso é ainda mais concreto. Portanto, começar a vender e se comunicar por meio dessa rede social é uma obrigação de sobrevivência no mercado.

Criar uma página no Instagram e começar a vender é muito simples

O primeiro passo para ter uma presença sólida no Instagram é criar uma página na plataforma. Assim, a empresa já pode começar a publicar seus conteúdos, divulgar sua marca, criar conexão com consumidores e, claro, vender. Por isso, vamos em um passo a passo simples que vai ajudar a dar vida ao seu perfil no Instagram!

Se você já tem uma conta no Instagram, o processo é simples. Basta acessar seu perfil, tocar em “Configurações” (ícone da engrenagem), depois vá em “Conta” e selecione a opção “Mudar para perfil profissional”. Pronto, você agora tem uma conta profissional, ou seja, de uma empresa no Instagram.

Agora, se você quer criar uma conta do zero, basta seguir todo o caminho já mostrado até o menu “Conta”. Depois disso, você deve selecionar a opção “Adicionar nova conta profissional”.

Técnicas necessárias para ter um Instagram comercial

Gerenciar uma página comercial no Instagram é um trabalho que requer conhecimentos de diversos campos. Eles precisam estar alinhados para que haja não só a captação de seguidores, mas que esse movimento positivo seja transformado em vendas. Veja quais são as técnicas e conhecimentos necessários para isso.

Marketing

O trabalho de marketing é o que vai garantir que você ganhe mais oportunidades de vendas. Nesses esforços, a ideia é conseguir captar mais pessoas, além de trabalhar em conteúdos que vão transformar seu perfil em um local online interessante. O marketing trabalha na gestão da marca, a tornando mais interessante, além da geração das vendas.

Marketing também traz a necessidade do entendimento de métricas e indicadores. Esse campo de conhecimento é importante para que haja uma gestão que permita trabalhar com base nos números. Assim, fica mais fácil entender o desempenho das estratégias de marketing utilizadas, fazendo ajustes, otimizações ou mudanças se necessário.

Vendas

As vendas são só o resultado de um processo amplo e complexo. No entanto, saber como gerá-las é uma das principais exigências para quem vai gerenciar uma conta comercial no Instagram. Por isso, o ponto de partida essencial é o entendimento de como criar estratégias de vendas e colocá-las em execução da maneira mais adequada.

Não se vende simplesmente só por vender. As vendas têm impacto direto nos resultados da empresa e é necessário ter objetivos bem claros. Assim, você projeta preços e volumes de venda de um modo que seja possível alcançar metas e chegar a resultados específicos. Logo, o negócio se torna lucrativo e financeiramente sustentável.

Relacionamento

O trabalho de relacionamento é fundamental também para garantir que a marca esteja mais próxima de seu consumidor. As pessoas querem fazer parte da rotina das empresas, o que pode ser oferecido por meio de conteúdos nos stories, feed e em todas as outras opções do Instagram. Assim, você chama o seguidor para o cotidiano da sua empresa.

Relacionamento é um trabalho que também depende de interações. Se sua empresa só publica conteúdo e não interage, essa relação com o público fica robotizada e artificial. Ou seja, a dedicação precisa ser realmente intensa e constante. Esse ponto pode ser o grande diferencial para ter um público mais engajado no Instagram, mas que também gere compras.

Consultoria para Instagram pode ajudar a vender

Empreendedores nem sempre sabem como gerenciar o Instagram de suas marcas. Isso é muito comum, principalmente, quando essas pessoas têm pouca experiência. Outro caso comum são pequenas empresas que não têm um time de marketing. Isso pode ser um problema, mas é possível resolver graças ao suporte de pessoas qualificadas.

A consultoria para Instagram é um serviço de apoio aos empreendedores. O processo é simples: pessoas qualificadas e que ajudaram a construir cases de sucesso mostram o caminho para conseguir grandes resultados. É um serviço totalmente personalizado e dedicado a cada cliente, com uma avaliação e plano de execução específico.

Entenda como funciona uma consultoria para Instagram

A consultoria para Instagram é um trabalho que pode ter dois tipos de foco específicos. Primeiramente, a dedicação aos negócios que ainda não têm uma estratégia na rede social. É um trabalho focado em começar do zero, com a conquista da presença online e a definição de práticas que vão manter esse perfil movimentado e gerando resultados

A outra abordagem é mais pontual, voltada para quem deseja conquistar resultados a partir de uma presença online que já existe. É que muitos empreendedores começam esses perfis, mas simplesmente não sabem como mantê-los gerando resultados satisfatórios. Nesse caso, a consultoria chega para resolver o problema.

É importante entender que a consultoria não vai fazer nada na sua empresa. Por exemplo, você não dará a conta da sua empresa no Instagram e entregará nas mãos de pessoas da consultoria. O trabalho é uma espécie de direcionamento e aconselhamento, ambos baseados no acompanhamento dos seus problemas, resultados e demandas.

A consultoria para Instagram é um serviço que passa por algumas etapas essenciais e você conhece a seguir cada uma delas, e no que consistem!

Análise

O ponto inicial é a análise. Nesse momento, a consultoria precisa entender o que está ocorrendo com o negócio em questão e por quais motivos ele precisa de ajuda. Se estamos falando de um negócio que está iniciando, a estratégia parte do zero. Nessa fase, é preciso entender público, mercado, nicho, produtos e tom de voz da empresa.

Empresas que enfrentam um problema específico requerem uma atenção direcionada para entender essa questão. Se o problema é engajamento, por exemplo, a consultoria trata de entender o que está havendo, fazendo análises e coletando dados. O momento inicial é onde o diagnóstico é feito, para então as soluções serem propostas.

Planejamento

Com o diagnóstico do cenário definido, é hora de pensar nos melhores caminhos para encontrar a solução certa para o negócio. A consultoria faz um estudo detalhado do caso, a partir dos dados coletados, e se prepara para executar uma estratégia de consultoria que faça sentido. Nesse momento, toda expertise de quem presta o serviço serve como base do trabalho.

O planejamento considera o objetivo central que motivou a contratação da consultoria. Todo o trabalho é pensado para que o perfil do Instagram consiga alcançar os resultados que são necessários para essa empresa.  Depois disso, o restante do trabalho fica melhor direcionado, de maneira estratégica.

Execução

Quem executa, na verdade, é o próprio empreendedor ou sua equipe de marketing. Essa etapa consiste nos direcionamentos da consultoria. É quando, de fato, consultores dizem o que deve ser feito para chegar a um resultado. Seguir essas recomendações é fundamental para que os resultados prometidos sejam realmente alcançados.

Um ponto importante e que deve ser citado é o fato de que os resultados só chegam se houver um trabalho intenso e levando em consideração o que a consultoria recomenda. Do contrário, empreendedores não conseguirão o desenvolvimento que desejam. Por isso, o sucesso de uma consultoria depende da dedicação e cumprimento de etapas por parte de quem a contrata.

Benefícios de contratar uma consultoria para Instagram

Contratar uma consultoria para Instagram é o caminho que empreendedores encontram para elevar a presença nestas plataformas. Por lá, é possível conquistar muita coisa, então, vale a pena investir nesse serviço. A seguir, mostraremos os benefícios da consultoria!

Trabalho estratégico

A consultoria para Instagram não segue uma fórmula única e imutável. Fazer isso seria deixar de considerar questões específicas que cada negócio tem. Nesse trabalho, consultores analisam o contexto e a situação atual da empresa. A partir disso, consegue desenvolver uma estratégia de crescimento, otimização e desenvolvimento.

Uma das principais consequências positivas disso é a sustentabilidade a longo prazo. Mesmo após o fim da consultoria, o negócio continua com bons resultados na gestão do Instagram e cresce ainda mais. Ou seja, ganha autoridade.

Suporte especializado

A certeza de lidar com pessoas que sabem o que estão fazendo é um ponto de segurança incrível que a consultoria especializada oferece. Profissionais de consultoria já têm uma expertise adquirida na construção de vários outros cases de sucesso. Ou seja, outras empresas como a sua já aproveitaram esse direcionamento.

O e-commerce é um setor muito específico e que tem exigências pontuais sobre como as ações devem ser feitas, sobretudo o marketing. Portanto, ter sucesso em um projeto comercial no Instagram requer entendimento desse cenário. Sem dúvidas, a consultoria proporciona isso da melhor maneira possível.

Estratégias que levaram a Cia da Fórmula Multiplicar seguidores no instagram e aumentar as vendas

O setor de cosméticos é um dos que apresentam maior potencial no e-commerce brasileiro. Pessoas que fazem uso desses produtos têm uma tendência maior em se envolver com marcas, uma vez que criam conexões com os produtos que funcionam bem para eles. Isso abre espaço para explorar a comunicação de maneira mais ampla e nessa relação de aproximação.

Esse foi o fundamento explorado com a Cia da Fórmula, uma empresa de cosméticos feitos sob encomenda, no processo de manipulação. A marca tem uma grande operação comercial presencial espalhada por todo o país, mas em certo momento, precisou investir em avanços no online. Isso precisava começar, certamente, no marketing.

Foi então que a empresa decidiu direcionar a sua demanda para uma consultoria especializada. A ideia era potencializar a presença no Instagram, para então captar mais pessoas e mostrar a elas onde poderiam encontrar lojas, como era o processo de fabricação e, de maneira geral, conhecer melhor a marca.

Apoiada em uma estratégia traçada pela consultoria, a Cia da Fórmula conquistou resultados animadores nos primeiros meses do suporte. O crescimento no número de seguidores foi de 50%, algo que animou muito os gestores da empresa. Esse trabalho foi feito graças a uma dedicação intensa na criação de conteúdos para a rede social, focando também no aumento do engajamento.

Com consumidores mais envolvidos com a empresa, sendo mais do que números, os resultados também vieram nas vendas. Nas mais de 20 lojas espalhadas pelo Brasil, a Cia da Fórmula detectou um aumento animador nos resultados.

Contrate nossa consultoria

A Cia da Fórmula conseguiu chegar a esses incríveis resultados com o trabalho dedicado que a D Loja Virtual oferece, através da metodologia Turby! A consultoria de e-commerce é especializada em negócios online, atuando desde a criação de lojas virtuais até as estratégias de redes sociais. O foco é tornar empresas sólidas nesse ambiente e garantir que elas tenham sustentabilidade a longo prazo.

Uma boa consultoria para Instagram pode transformar negócios com bom potencial em empresas lucrativas e de sucesso. Para isso, basta contar com o suporte de quem conhece do mercado.

Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Categorias

consultoria

aula online

material gratuito

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *