Muitas pessoas que já trabalham com comércio eletrônico querem ampliar as possibilidades de venda e complementar a renda. Desta forma, começam a participar de marketplaces e a oferecer os seus produtos por lá. O contrário também acontece: pessoas que já vendem em marketplaces passam a gerenciar a sua própria loja virtual.
Se feitas com estratégia, as duas práticas podem trazer bons frutos aos empreendedores e aumentar a rentabilidade do negócio. O marketplace mais famoso é o Mercado Livre e, por isso, é um dos mais escolhidos pelos empreendedores digitais. Se você tem vontade de expandir a sua atuação nas vendas online, descubra aqui como integrar loja virtual com Mercado Livre e vender mais!
Existe a possibilidade de integrar loja virtual com Mercado Livre e, inclusive, isso é o ideal. No entanto, para que seja feito, é necessário que a sua plataforma de comércio eletrônico permita a ação. Por isso é que é tão importante escolher plataformas de e-commerce bem completas.
Muitas vezes, na hora de criar o negócio, o gestor pensa que não usará determinado recurso da plataforma, mas, com o tempo, vê que existe necessidade de utilizá-lo. Desta maneira, recomenda-se escolher por plataformas que tenham grande variedade de ferramentas disponíveis.
Embora à primeira vista possa parecer que não é necessário unir a atividade do marketplace com a do comércio eletrônico, integrar loja virtual com Mercado Livre é uma alternativa bastante interessante para o gestor do comércio eletrônico.
Administrar um e-commerce é uma tarefa bem trabalhosa e que exige muita dedicação. Da mesma forma, dar conta de um marketplace também não é fácil: é preciso estar disponível para responder dúvidas, organizar o estoque e fazer os envios aos clientes.
Ao fazer a junção com Mercado Livre, existe a possibilidade de centralizar todas as vendas em uma única plataforma. Desta maneira, o gestor tem a oportunidade de organizar melhor o tempo de cada tarefa que deve desempenhar.
Pode-se dizer que a integração entre a loja virtual e o Mercado Livre oferece muitas vantagens ao empreendedor, já que possibilita uma gestão mais assertiva para o negócio. Veja com detalhes os benefícios desta junção o com Mercado Livre :
Ao integrar o comércio eletrônico com o Mercado Livre, o gestor pode gerenciar os anúncios de forma vinculada, traçando estratégias que contemplem os dois tipos de vendas. Ou seja ao unificar o sistema de anúncios do Mercado Livre com os do e-commerce, é possível ter uma visão unificada sobre o negócio, colhendo frutos para os dois canais de vendas.
A gestão unificada do estoque é um dos pontos mais importantes da integração entre a loja virtual e o Mercado Livre. Ao fazer isso, o gestor passa a ter que controlar um único estoque, que é atualizado de forma automática de acordo com as vendas feitas em cada canal. Assim não existe o risco de fazer vendas duplicadas e ter que cancelar uma delas.
Ao unir o sistema de vendas do Mercado Livre com o do e-commerce, o empreendedor consegue controlar de forma mais assertiva as transações realizadas em cada canal. Assim, pode entender de que forma as vendas no comércio eletrônico e no marketplace impactam nos resultados do negócio.
Mas afinal, como juntar minha loja ao Mercado Livre? Se você tem a possibilidade de integrar o seu comércio eletrônico com a sua loja no Mercado Livre, não tenha dúvidas: providencie essa integração e colha os frutos de ter um estoque único e de poder controlar suas campanhas e vendas de forma unificada.
Caso a sua plataforma de e-commerce seja o Simplo 7, ponto para você. A plataforma tem dois tipos de integração: na básica, é possível enviar os produtos para o Mercado Livre com poucos cliques e, dessa forma, não é necessário cadastrar tudo duas vezes.
Já no módulo avançado, você consegue sincronizar o estoque aos pedidos. Dessa forma, consegue vender em dois lugares com um único estoque. Além disso, também reúne os pedidos do Mercado Livre direto na sua loja virtual, simplificando os processos internos.
Confira passo a passo a seguir, que é gratuito e acessível a todos os clientes da Simplo 7:
Agora que você já sabe de todas as vantagens de integrar loja virtual com mercado livre, que tal entender um pouco mais sobre como vender no Mercado Livre? Nesse texto, compartilhamos 11 ações de como expandir suas vendas por lá!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Olá, Bom dia. Estou montando minha loja virtual no Simplo7, estou adorando! Só tenho um mega problema… Eu tenho loja física e não consegui fazer a integração do meu sistema com a plataforma deles (do próprio sistema). Teria alguma forma de ser feita a integração com o Simplo7? Uso o sistema do TagPLus. Seria maravilhoso !!!! Adorei o Simplo e adoro oTag, se juntar os dois será perfeito! No momento estou escolhendo poucos produtos que eu tenho mais estoque para não dar tanto problema. Minha intenção é ter só loja virtual, mas no momento não posso largar a física pois é o meu sustento, e na virtual ainda terei que fazer meu público.
Olá Soraya, tudo bem? me manda um email para a gente falar sobre isso marcio.eugenio@dlojavirtual.com
fico no seu aguardo.