Vender no meio digital tem sido uma das grandes oportunidades para muitas pessoas atualmente. O mercado digital movimentou, somente no ano de 2020, 87,4 bilhões de reais com mais de 194 milhões de pedidos feitos através da internet por consumidores brasileiros.
É claro que a pandemia contribuiu muito para o crescimento de 41% em relação à 2019, porém ela só potencializou um mercado que está há anos em constante crescimento, e que ano após ano tende a crescer mais e mais.
E um dos principais pilares de toda venda realizada pela internet e um dos grandes temas quando se fala de e-commerce é o canal de vendas online, que é a plataforma por onde o usuário irá realizar a sua compra.
Qual o melhor canal de venda? Pode-se vender somente por um canal ou trabalhar com vários? Para vender bem, preciso trabalhar com todos os canais?
Acompanhe conosco a resposta para algumas dessas perguntas, e ao final deste artigo, te garanto que você aprenderá um pouco mais sobre os canais de venda pela online.
Para vender bem na internet, você deve conhecer bem os seus produtos e públicos, para entender a forma como ele está habituado a comprar tais produtos na internet, saber o que o cliente espera daquela compra e como ele irá se comportar.
Isso é importante pois existem muitas formas de se vender online, e conforme as tecnologias vão evoluindo, novas formas de venda vão surgindo e os empreendedores precisam se adaptar.
Quem diria que a popularização das redes sociais, que sequer existiam há 30 anos atrás, iria potencializar tantas oportunidades de fazer negócios e vender pela internet? Pois é, as redes sociais são um ótimo exemplo desse avanço tecnológico que cria ótimas oportunidades de fazer dinheiro com vendas online.
Dito isto, os canais de vendas online é basicamente o meio pelo qual o usuário irá realizar sua compra na internet, seja através de um site de loja virtual, um marketplace ou até mesmo através das redes sociais enquanto ele trafega normalmente e se depara com um anúncio em sua timeline.
São os meios que as pessoas ou empresas utilizam para expor e levar seus produtos ou serviços até os clientes. Mais adiante, iremos tratar um pouco mais a fundo sobre cada um desses canais. Acompanhe.
Se tratando de vendas, sejam elas online ou offline, é importante definir como e por onde você irá concretizar a relação de troca entre você e seus possíveis clientes. Onde eles entram com o dinheiro e você com seus produtos ou serviços.
O meio que você irá utilizar, principalmente no mercado digital, é de extrema importância e com certeza vai impactar no seu negócio, seja positivamente ou negativamente.
Por isso, entender bem cada um dos canais disponíveis e fazer uma boa análise de seus pontos positivos e negativos, comparados ao seu tipo de produto e comportamento dos seus clientes, é primordial para o sucesso do seu negócio.
Abaixo, vamos discorrer sobre cada um dos canais de vendas online.
Este é um dos canais mais antigos e mais utilizados por quem opta por criar um e-commerce. A loja virtual é quase um sinônimo para das vendas na internet e é um canal muito importante que deve ser levado em consideração para todos que decidem empreender no mercado de vendas online.
A loja virtual é composta por um site de vendas na internet que será hospedado em uma plataforma específica, e ali, o empreendedor possibilitará ao usuário uma experiência completa de venda.
Dentro dessa experiência, será possível ao usuário navegar pela loja para escolher os produtos que são de seu interesse, ler as especificações de cada produto juntamente com fotos e vídeos, escolher tamanho, cor e modelo do produto, simular frete e realizar pagamentos.
A loja virtual precisa proporcionar toda a jornada de compra ao usuário com o menor número possível de cliques, mas sem deixar de ser intuitiva e esclarecedora ao seu cliente.
Veja abaixo alguns pontos importantes que uma loja virtual precisa ter:
Além dos pontos que destacamos aqui, é importante também estar atento aos modelos de loja virtual que existem, e qual será o que atenderá melhor a sua necessidade e realidade do seu negócio.
Diferentemente da loja virtual, onde é exposto somente os seus produtos da sua loja virtual, o marketplace é um canal de vendas online que reúne inúmeros produtos de vários fornecedores diferentes em um único lugar.
O marketplace se assemelha a um grande shopping center, onde há vários lojistas de diferentes tipos de negócios ofertando seus produtos aos clientes, inclusive concorrentes oferecendo os mesmos produtos.
A título de exemplo, citamos o Mercado Livre. Um dos maiores marketplaces da América Latina. No Mercado Livre é possível encontrar todos os tipos de produtos com uma infinidade de opções, preços e fornecedores diferentes.
O marketplace veio para resolver um dos grande problemas das lojas virtuais, o tráfego. Pense conosco: para vender em uma loja virtual, é preciso que você tenha pessoas trafegando em seu site para fechar possíveis vendas, caso contrário, as vendas não acontecerão.
É neste ponto que os marketplaces se destacam, o volume de acessos é gigantesco. O Mercado Livre, por exemplo, é um dos 10 sites mais acessados do Brasil. Além do Mercado Livre, citamos aqui a Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza como outros Marketplaces confiáveis no mercado.
Uma das várias vantagens de se vender através dos marketplaces, citamos:
Mas nem tudo são flores, precisamos citar aqui também alguns pontos para se ficar atento, caso opte por vender através dos marketplaces. São eles:
As redes sociais mudaram completamente a vida e a forma como as pessoas se relacionam nos últimos anos. Além de impactar no cotidiano das pessoas, as redes sociais acabaram também por interferir no mercado digital e nas vendas que ocorrem online.
Inicialmente, por definição, rede social é uma estrutura formada pela conexão entre pessoas que têm os mesmos interesses. Esses interesses podem variar desde relacionamentos amorosos, interesses econômicos, crenças religiosas, atividades esportivas e demais interesses em comum.
O avanço das tecnologias nos últimos anos proporcionou uma imensa popularização das redes sociais na internet. Essa popularização chegou a um alcance incrível de pessoas, onde atualmente 4,2 bilhões de pessoas estão ativas nas redes sociais, isso representa 54% da população mundial.
E é claro que esse número expressivo, e o seu aumento a cada ano, iria mudar completamente as relações comerciais que aconteciam na internet. As empresas do mercado digital começaram a perceber o enorme impacto das redes sociais no cotidiano das pessoas, e começaram a utilizá-las como mais um canal de vendas online.
Portanto, se você tem ou quer ter um e-commerce, deve considerar fortemente que seu negócio digital também esteja inserido nas redes sociais. Abaixo, iremos tratar das principais redes sociais e como utilizá-las como um canal de vendas online para o seu negócio.
O Facebook foi a primeira grande rede social que se preparou e evoluiu para criar um ambiente propício às vendas online, tanto para os usuários da rede quanto para os empreendedores que desejam utilizar sua plataforma.
Existem uma infinidade de recursos para quem opta por utilizar o Facebook para vender seus produtos online, e a cada nova atualização da plataforma, mais e mais recursos vão sendo criados para fomentar as vendas na no site da rede.
Pelo Facebook, você pode criar uma página para o seu e-commerce e montar uma loja dentro da própria plataforma da rede social. Além disso, após a criação da página, é possível vender dentro do Marketplace do Facebook. É isso mesmo que você leu, o Facebook tem o próprio marketplace dentro da rede social.
Outra opção interessante para fechar vendas no Facebook, são os Grupos do Facebook. Dentro da plataforma existem grupos específicos criados para a venda de produtos, e através desses grupos você pode anunciar também os produtos do seu e-commerce.
Outra rede social que pode ser utilizada como um canal de vendas é o Instagram, é uma das redes sociais mais acessadas em todo o mundo e está muito em alta atualmente. Ela se diferencia das outras redes por ser uma rede social mais visual, onde o usuário é atualizado através de fotos e vídeos.
Portanto, ao considerar o Instagram como um canal de venda online para o seu e-commerce, é preciso estar atento à produção de conteúdo que será necessário produzir para manter o seu público engajado no perfil da sua loja.
Uma ótima ferramenta disponibilizada recentemente foi o Instagram Shopping, através dessa funcionalidade, é possível visualizar os produtos do e-commerce dentro do próprio Instagram. É basicamente uma vitrine virtual para as lojas virtuais. Isso demonstra uma preocupação da rede em se adaptar para tornar a rede um ambiente propício para as vendas online.
Porém, ainda não é possível fechar vendas dentro da ferramenta, somente visualizá-las, inserir fotos, descrições e preços dos produtos. Caso o usuário queira fechar uma venda, ele é redirecionado para algum site. Mas tudo indica que num futuro próximo isso seja possível.
Por ser a rede social mais visual de todas, o Instagram requer certos cuidados por parte do e-commerce. Você deve produzir conteúdos com certa frequência, provocar interações com os seus seguidores na rede e dar toda a atenção requerida por eles.
Responder as mensagens por direct e comentários em publicações deve ser um mantra para o perfil do seu e-commerce. Mas toda essa interatividade que a rede requer não deve ser enxergada como um problema para o seu empreendimento. Na verdade você pode e deve utilizá-la a seu favor na rede social.
Esse tipo de interação pode ser uma importante ferramenta de divulgação e marketing do seu e-commerce. Ter destaques onde os clientes elogiam seus produtos e experiências de compra, ajudam a dar mais confiança e credibilidade para conquistar novos clientes para o seu negócio.
Apesar de ser diferente das outras duas redes sociais que citamos aqui, o WhatsApp pode ser sim um ótimo canal de vendas. Normalmente estamos habituados a utilizá-lo como simplesmente um canal de comunicação entre as pessoas.
Entretanto, além de poder ser um importante canal de comunicação entre seu e-commerce e os seus clientes, se você parar para pensar bem, o WhatsApp possui alguns recursos interessantes que podem potencializar e te ajudar a fechar vendas online.
Com o número do seu cliente, através do WhatsApp é possível que ele tire dúvidas relacionadas ao seu produto, realizar pagamentos através do próprio WhatsApp, você pode enviar fotos e vídeos dos produtos personalizados para o cliente. Você consegue imaginar o poder de conversão de vendas dessa ferramenta?
Além disso, também é possível utilizar-se de ferramentas de divulgação da plataforma, como listas de transmissão e status. Imagine toda vez que você lançar um produto novo, poder enviar uma mensagem personalizada para os seus clientes divulgando esse produto?
Porém, de todas as redes sociais, o WhatsApp é a mais privada de todas. Por isso, é muito importante que você tenha cuidado com o seu uso junto aos seus clientes. Sempre peça permissão para colocá-los em listas de transmissão, e também é preciso ter parcimônia com a frequência das mensagens.
Uma ótima dica para quem tem um e-commerce é utilizar o WhatsApp Business. A versão específica para quem tem negócios foi disponibilizada recentemente e traz recursos interessantíssimos para quem vende.
Dentro da plataforma é possível detalhar informações do negócio como endereço, e-mail, site, além da disponibilidade de cadastrar um catálogo com os seus produtos, podendo inserir fotos, descrição e preço de cada produto.
Um canal de venda que se popularizou nos últimos tempos e tem ganhado muitos adeptos, é o programa de afiliados. Sua popularização se deve principalmente pelas ótimas oportunidades de vendas e a capacidade de disseminação de conteúdos através da internet.
O programa de afiliados funciona basicamente da seguinte maneira: os e-commerces entram com os seus produtos para vender e as pessoas utilizam seus espaços na internet para divulgar tais produtos, se tornando basicamente vendedores.
Os espaços de divulgação podem ser os mais diversos possíveis, sejam eles as próprias redes sociais, blogs, vídeos no Youtube, e-mail marketing dentre outros. Muitas pessoas tornam-se afiliados por possuírem espaços de divulgação com grande alcance, e através de cada venda realizada pelo afiliado, ele ganha uma comissão.
Um ótimo exemplo de um programa de afiliados são as vendedoras de cosméticos por catálogos, como Avon e Natura. A diferença é que saem os catálogos e visitas físicas e entram os produtos vendidos pelo meio digital. É uma ótima opção para os afiliados pois não necessita o trabalho de criar um produto, somente divulgá-lo.
Para que esse processo ocorra, é preciso que o afiliado se associe a um produto ou serviço, e após isso ele ganha um link exclusivo para divulgar em seus espaços na internet. Com as vendas feitas através do seu link exclusivo, ele recebe as comissões pelas vendas realizadas conforme estabelecido em contrato prévio.
Após apresentarmos alguns canais, você deve estar se perguntando qual é o melhor para o seu negócio? Qual deve escolher para que suas vendas sejam maximizadas?
O primeiro ponto é que você não precisa escolher somente um canal para vender os seus produtos na internet. Outro ponto importante é que você não deve escolher todos eles também. Diversificar os canais de venda é uma ótima estratégia para atrair público para o seu e-commerce.
A resposta sobre os melhores canais de venda passa pela análise de dois fatores do seu negócio:
Escolha os canais em que seu público está. Esta é a maior das dicas. Você precisa conhecer o seu público a ponto de saber onde eles estão e o que esperam da experiência da compra dos produtos que você vende. Esse conhecimento do público trará respostas de quais os canais seu e-commerce deverá estar presente.
Além de entender seu público, é importante entender as características de compras e após isso, entender que certos canais são mais propícios para a venda de certos produtos.
Por exemplo, produtos que são vendidos como necessidades, ferramentas, lâmpadas, mangueiras, torneiras, etc, são mais propícios para serem vendidos em marketplaces. Já produtos vendidos por impulsos, roupas, sapatos, maquiagem, etc, são vendidos mais facilmente por redes sociais.
Dica importante para ter sucesso nas vendas online: se especialize em um nicho. Não tente vender todo tipo de produto, de roupas a ferramentas. Seja especialista em um nicho de produtos. Quanto mais conhecer os produtos do seu nicho, mais você entenderá suas características e público, tornando a venda cada vez mais fácil para o seu negócio.
E se tratando de canais de venda na internet, é importante que nesse processo de escolha do nicho de venda, também seja escolhido os canais que melhor se adeque ao seu nicho.
Neste ponto, é importante que na escolha do nicho em que você irá atuar, ter um conhecimento prévio sobre o nicho ou então escolher algum que você goste ou se identifique. Isso o ajudará a se empenhar a procurar mais conhecimento sobre a área para que se torne um especialista no nicho.
Para medir o sucesso dos canais de vendas escolhidos, algumas métricas são importantes e te darão um norte para investir mais no canal ou considerar sair dele. Acompanhe:
O volume de vendas é a quantidade de vendas que você conseguiu concretizar em determinado canal. Sugerimos que esse valor seja analisado mensalmente, para que você possa acompanhar de perto a evolução do número para tomar as medidas que forem necessárias.
Além de acompanhar o número total de vendas realizadas por mês, indicamos que esse número seja segmentado pela quantidade de vendas realizadas por produto, por região, por dias da semana, etc. Esses dados podem gerar informações importantes que irão nortear suas ações de marketing.
O valor total de vendas é quanto, em dinheiro, foi realizado no período. Esse número está intimamente atrelado ao volume de vendas que acabamos de citar, e os dois precisam ser analisados de forma complementar um ao outro.
Você pode ter um menor número em volume de vendas em um mês, mas ter um maior valor de vendas. Isso indicará ao seu e-commerce quais produtos estão dando maior retorno e fazendo mais sucesso com os seus clientes.
O ticket médio é importante pois indica quanto, em média, os clientes gastam em seu e-commerce na compra dos seus produtos. Neste caso, quanto maior melhor.
O ticket médio pode ser obtido através da seguinte equação:
FATURAMENTO NO PERÍODO |
—————————————————— |
NÚMERO DE CLIENTES NO PERÍODO |
A recorrência de compras é uma importante métrica para medir a satisfação dos clientes do seu negócio. Pois se um cliente compra mais de uma vez no seu e-commerce, significa que ele está satisfeito com a experiência que teve na sua loja.
Para medir a taxa calcule:
NÚMERO DE AQUISIÇÕES DO CLIENTE |
—————————————————— |
PERÍODO EM DIAS |
O período em dias pode ser a cada semestre ou anualmente, para se ter um panorama mais amplo da recorrência das compras.
Agora que você já sabe tudo o que é preciso a respeito de canal de vendas online, que tal saber mais sobre SEO? Veja Dicas de SEO para loja virtual!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário