Veja 5 formas de comércio eletrônico para criar comunidades fortes

Veja 5 formas de comércio eletrônico para criar comunidades fortes

215
0

Seu comércio assim como sua marca precisam criar uma base firme para os clientes céticos. Os consumidores mostram uma grande relutância em dar lealdade às empresas e as organizações online sem exceção.

Então, como os varejistas de comércio eletrônico podem gerar mais negócios nesta temporada que inicia? Marcas focadas em ganhar e influenciar clientes em potencial têm uma arma secreta: chama-se autenticidade, e isso pode fazer a diferença entre estar solidamente no preto ou se afogar em um mar de vermelho.

Que tal saber como criar comunidades fortes no comércio online? Neste artigo iremos trazer algumas dicas para você. Siga a leitura!!

Como construir uma comunidade de marca autêntica

Você é ágil. Ah, e você vende coisas boas. Você também está em todas as mídias sociais e entrega conteúdo. Então, por que seus números não estão disparando?

As chances são de que o seu negócio de comércio eletrônico não tenha uma comunidade de marca forte, um grupo de seguidores e influenciadores que se sintam unidos por suas mensagens, que tenham comprado sua cultura e desejem ser uma parte duradoura de sua tribo. Eles são o ingrediente que falta para levar sua empresa ao topo, especialmente no mercado virtual.

Como você pode ter esse diferencial? Gayle Teskey, CEO e fundadora da Membership Corporation of America, uma organização de serviços de consultoria e marketing, sugere que você comece cultivando o alinhamento emocional, ou empatia, com os consumidores. Essa empatia – quando criada de forma autêntica – leva a um nível de confiança que pode falar através da enxurrada de mensagens publicitárias que os consumidores recebem todos os dias. É claro que não é crime simplesmente oferecer um ótimo produto por meio de um modelo de assinatura, mas as marcas que querem aproveitar o poder das comunidades devem aprender como elas funcionam e prosperar, em vez de apenas falar com a ideia.

Qual é a melhor maneira de criar esse tipo de vínculo? Experimente estas cinco estratégias para fechar o negócio com novos compradores e solidificar sua conexão com clientes existentes e novos.

1. Ofereça a mensagem que desejam

Os erros são caros para qualquer empresa, mas especialmente para os varejistas online B2C. Afinal, os consumidores têm toneladas de opções e podem se mover facilmente entre os fornecedores. A melhor maneira de ganhar sua lealdade é encontrá-los onde estão, oferecendo as mensagens que eles querem ouvir. Um exemplo são os millennials, 91% dos quais trocariam marcas se isso significasse poder apoiar uma causa.

Seja como a empresa Hydro Flask, que vai muito além para construir comunidades. A empresa compartilha histórias emocionalmente motivadas com entusiastas amantes da aventura, situando seus produtos na aventura que seus personagens-alvo chamam de “vida”. Depois, há o seu programa de caridade Parks for All , que apoia grupos sem fins lucrativos que constroem e mantêm públicos espaços verdes para serem desfrutados por todos. Ambos os esforços promovem conexões que motivam seus clientes-alvo a fazer compras.

2. Use editorial para o engajamento

Comunidades fortes promovem engajamento e fidelidade para a sua marca

O conteúdo é crucial para criar uma comunidade. Tenha um blog e expanda o público, assim os fãs aceitarão a validade dos produtos sem questionar. Uma marca nasceu com uma comunidade já estabelecida e engajada.

Não escreva sobre o que seus produtos fazem, mas dê informações privilegiadas que seu público anseie. Seja como um amigo: honesto, autêntico e interessante.

3. Traga parceiros para o seu jogo

Sente-se como se você estivesse sozinho? Faça ao seu negócio um favor e una forças com um jogador com a mesma opinião. Em outras palavras, as parcerias de marca beneficiam os públicos já engajados para multiplicar o alcance individual. Juntos, é possível apoiar uma missão que atende a uma necessidade social e assim fará com que ambas as comunidades avancem.

4. Jogue para valer

Não coloque todas as suas esperanças no placar de hoje. Em vez disso, concentre-se no agora e no que virá. Toda interação com a marca deve ser uma chance de permanecer conectado. Forneça conteúdo regular a uma comunidade online exclusiva para seus membros, constantemente incorporando feedback e provocando com novas caixas, dessa forma você garante que seus clientes estejam sempre ansiosos para apertar o botão de renovação.

5. Compartilhe o estágio criativo

Em vez de ocupar os holofotes, compartilhe um pouco de espaço criativo com seus usuários e fãs leais, permitindo gerar conteúdo ao lado dos membros de sua equipe. Funciona de forma brilhante para o Airbnb, que conta com clientes para gerar mais de três quartos de seu conteúdo no Instagram.

Esqueça ser a estrela do show. Deixe as pessoas que compõem sua marca obterem um pouco de retorno para você. Eles merecem os elogios e atenção, e você merece o compromisso que vem com isso.

Portanto, veja onde você está perdendo? Preencha as lacunas da sua comunidade hoje e conquiste alguns entusiastas que não serão influenciados pela concorrência. Que tal saber mais novidades sobre e-commerce acessando nosso site aqui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA