Use o Twitter para melhorar suas vendas

Use o Twitter para melhorar suas vendas

180
0

O Twitter é uma das redes sociais mais usadas do mundo. Seu formato inovador atrai milhões de usuários com contas ativas, que tweetam seguidamente sobre os mais diversos assuntos. A questão é: como usar o Twitter para melhorar suas vendas?

O que é o Twitter

O Twitter é uma rede social criada em 2006 com o intuito de ser um blog em miniatura. Os usuários tinham uma quantidade limitada de caracteres que eles podiam postar em uma linha do tempo, que se atualizava em tempo real.

Ela se popularizou devido à instantaneidade. No Twitter é possível acompanhar em tempo real notícias e acontecimentos. As notícias se espalham com uma velocidade impressionante em sua linha do tempo.

O usuário segue perfis de pessoas e marcas, que julga interessantes, e é seguido também por pessoas que julgam seu conteúdo interessante.

O objetivo do Twitter, por assim dizer, é ser seguido pelo maior número possível de pessoas. Para isso é importante ser criativo e presente, sempre twittando bastante e com um conteúdo que interesse às pessoas que o seguem.

Como usar o Twitter no seu negócio

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing no Twitter para a sua empresa é saber o que você almeja com essa rede social. Uma empresa pode dar muitas funções para o Twitter. A utilidade lógica é o uso para anúncios e atualizações de seu negócio. Mas existem outras.

Você também pode usar o Twitter para promover seu conteúdo. Postagens de blogs, imagens e vídeos, todos podem ser postados no Twitter. Veja quais são os horários que têm um melhor resultado e replique algumas vezes. Ações e promoções de sua empresa também podem ser postadas com bastante sucesso.  

Devido à instantaneidade, o Twitter é uma excelente ferramenta para o relacionamento com o cliente. Como ele é rápido, e é bastante fácil a interação, é uma ferramenta ideal para tirar dúvidas de clientes ou sobre a empresa. Por isso é importante monitorar o que é dito dentro desta rede sobre sua companhia, para responder dúvidas e evitar uma possível crise de imagem.

Junto ao fato de monitorar sua marca, você também pode pesquisar sobre o mercado. Saber o impacto que um novo produto ou serviço teve, e coletar opiniões de seu público. E também monitorar a concorrência.

Por fim, outra opção é usar o Twitter para divulgar produtos e buscar realizar vendas. Postar os links e convencer seu público a comprar.

Dicas para melhorar a interação com o Twitter

O primeiro passo para ser bem sucedido no Twitter é o monitoramento. É preciso um acompanhamento diário, para saber tudo que falam a respeito de você e de sua marca. Demorar para responder, ou até mesmo não responder, é o mesmo que jogar sua credibilidade fora.

Quando se está nas redes sociais, e principalmente no Twitter, você vai encontrar todo tipo de opinião sobre você e sua empresa. Para aproveitar o melhor que a ferramenta oferece, será preciso saber conviver com as críticas e os elogios, ser honesto e procurando soluções e alternativas para os usuários. Reforçamos: os usuários do Twitter esperam atendimento quase instantâneo. Menos que isso e vão reclamar.

Oferecer vantagens aos usuários do Twitter é uma opção para expandir seus seguidores e ter uma rede relevante. Combinar conteúdo de qualidade com um bom relacionamento com os clientes, somando eventuais vendas de produtos, é um bom caminho para ter sua rede relevante e ativa.

Siga seus concorrentes, e importantes figuras do mercado. Veja o que eles falam, e o que falam. Aprenda com os erros e acertos dos outros também, não só os seus.

Como escrever um bom Tweet

Uma pesquisa realizada há alguns anos revelou as coisas que os usuários mais querem ver no Twitter:

  • Descontos e promoções;
  • Brindes e itens grátis;
  • Diversão e entretenimento;
  • Novidades sobre vendas futuras;
  • Acesso a conteúdo exclusivo;

Use essas informações na hora de pensar sua estratégia de Twitter. Material exclusivo é sempre interessante. Pode ser conteúdo que sai primeiro para os seguidores, pode ser ebooks ou outros que são disponíveis apenas para seus seguidores. Novidades e comentários sobre o mercado. Dependendo de sua área, as opções são vastas.

Quando escrever, tente manter um tom amigável e coloquial, mas evitando gírias. Seja simples e direto em suas frases. Evite jargões. Outras dicas para escrever um bom twitt é fazer perguntas para seus seguidores.

Use as ferramentas da rede social, dê retweets em conteúdos de outras pessoas, talvez comentando, talvez não. O importante é quebrar um pouco a monotonia de só ter sua voz. Isso pode atrair novos seguidores e, quem sabe, fazer contatos com outras figuras de seu nicho. Você pode aprender muito com os twitts de seus concorrentes, do que está funcionando para eles.

O Twitter Ads

Diferente de redes como o Google e o Facebook, muitos não usam a ferramenta de anúncio do Twitter, o Twitter Ads. E isso pode significar uma boa oportunidade para investir em uma rede com competição menor, e conseguir resultados interessantes por um preço mais baixo.

Com o Twitter Ads você pode realizar diversos tipos de anúncios, com os mais variados objetivos. Exemplos são seguidores, engajamento, cliques e conversões, leads e outros.

A ferramenta permite selecionar quem vai receber seu anúncio, entre as opções estão gênero, localização, idioma, plataforma de acesso. Poderá escolher o público alvo de sua campanha com bastante precisão.

Por isso, ao fazer uma campanha do Twitter Ads, é importante planejar bem o que você pretende com ela, o que almeja ganhar. E fazer testes para descobrir o que funciona e o que não funciona com seu público.

Com essas dicas esperamos que você consiga usar o Twitter para ter um melhor relacionamento com seus clientes, conseguir engajar os usuários e também dividir conhecimentos com outras autoridades. Existe um mundo de opções ao seu alcance nessa rede social. Faça bom uso dele.

DEIXE UMA RESPOSTA