Saiba como usar o atendimento como um diferencial

Saiba como usar o atendimento como um diferencial

262
0

Muita gente sabe que o produto e o preço são itens essenciais para um comércio eletrônico. O que nem todo mundo sabe é que o atendimento também é muito importante para potencializar as vendas e fidelizar os clientes.

Quando uma marca se comunica de forma eficiente com o seu público, passa confiança sobre o produto que vende e também sobre a segurança do negócio, que envolve prazo e pagamento. Veja aqui algumas formas de usar o atendimento como um diferencial:

Responda com agilidade e precisão

Quando receber perguntas de pessoas interessadas em algum produto, responda de forma ágil e clara. Cuide para dar atenção a todas as dúvidas. Muitas vezes, os clientes fazem diversas perguntas em uma única mensagem, e todas devem ser respondidas. Uma boa maneira de não se perder é categorizar as questões em números e responder em forma de lista.

Também é importante cuidar o prazo para dar as respostas. O ideal é dar retorno em no máximo 24 horas (se for em menos tempo, melhor ainda). Isso é sinal de interesse e demonstra que, assim como a resposta é feita de forma ágil, a entrega do produto também será. Se você precisa de uma confirmação de um fornecedor ou outro intermediário para responder ao cliente, explique para ele. Diga que recebeu o contato e que em breve terá um retorno.

Tenha seus canais de comunicação bem definidos

Existem muitos canais de comunicação pelos quais os clientes podem entrar em contato. Uma pessoa interessada em algum produto pode enviar mensagem pelo site, por e-mail ou por redes sociais como Instagram e Facebook. Por isso, faça um monitoramento diário de todos os canais por onde podem chegar mensagens e responda-as com a atenção que merecem.

Criar uma guia de perguntas e respostas frequentes também pode ajudá-lo a responder com mais rapidez. Faça uma lista com as perguntas constantes e escreva possíveis respostas para os clientes. Mas cuide para não responder igual a todos os clientes, isso é muito impessoal.

Saiba receber críticas

Muitas lojas físicas e digitais fazem um ótimo atendimento até a hora em que recebem alguma crítica. Ouvir o que o cliente tem a dizer pode ser uma boa oportunidade de compreender quais são os pontos do seu negócio que devem ser aperfeiçoados. Quando receber algum feedback negativo, responda com cordialidade e reflita se há alguma maneira de melhorar.

Use as “palavras mágicas”

Pode parecer bobagem, mas palavras como “olá”, “tudo bem?” e “obrigado” podem fazer a diferença em uma mensagem! Muitas pessoas que entram em contato não cumprimentam no início e no final, mas isso não significa que você não deve fazer isso. Pelo contrário, incluir estes cumprimentos mostra que o seu negócio é feito por pessoas e para pessoas.

Que tal experimentar escrever um “fico à disposição” ao final de um e-mail? Quem estiver do outro lado da tela lendo a mensagem se sentirá bem atendido. Outra ação que pode ajudar a tornar este contato mais afetivo é escrever o nome do cliente em algum momento da resposta. Isso mostra que você está com atenção total naquilo que está fazendo e que está se dedicando especificamente ao caso do cliente.

Seja transparente

Um bom atendimento ao cliente significa falar a verdade. Não prometa um prazo de entrega mais curto do que o que você pode garantir. Não fale que um produto pode ser lavado à máquina se ele não pode. Fatos como esse desgastam a relação com o cliente e são difíceis de reverter. Escolha ser transparente e, sempre que não souber uma resposta, diga que irá verificar e em breve dará retorno. Bem melhor do que criar expectativas que serão frustradas, não é mesmo?

Que tal começar a colocar em prática algumas dessas ideias? Elas podem proporcionar benefícios à sua relação com os clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA