(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Pastelaria Dicas de Conteúdos

Por Alanis Barcellos | 19/06/2020
471
|
0
Pastelaria Dicas de Conteúdos

O pastel é um dos lanches mais tradicionais do Brasil. Simples e delicioso, pode ser feito em diversos formatos e com diferentes recheios. Mais do que um lanche rápido para ser comido na feira, o pastel ganha renome e espaço em diversos restaurantes, e até versões gourmet. 

 

As pastelarias têm feito bastante sucesso em todo o país, com estabelecimentos lotados, diversos e inovadores sabores e formatos. E também fazem sucesso nos aplicativos como iFood, com alta procura por parte dos consumidores. Se você tem uma pastelaria, essa é uma ótima maneira de levar seus produtos pra mais pessoas.

 

Mas, além de um bom produto, você precisa de uma boa divulgação para alcançar novos públicos e conquistar mais clientes. Uma maneira fácil e relativamente barata de fazer isso,  é através das redes sociais. Porém, nem sempre as empresas sabem como usá-las da melhor maneira possível, e têm dificuldades em produzir conteúdos que engaje as pessoas, e as incentive a conhecer seu restaurante e seus lanches. 

 

No texto de hoje, nós vamos dar algumas dicas de conteúdos que você pode fazer nas redes sociais para promover a sua pastelaria.

 

Fotos e Vídeos

É um fato: nós comemos com os olhos. Ver uma comida – ou foto de comida, nesse caso – ativa partes do nosso cérebro ligadas à fome, e podemos “imaginar” como é o sabor daquela comida. E você pode (deve!) aproveitar isso. 

 

Poste fotos de um jeito que mostre a qualidade dos seus pastéis, de um jeito que pareçam deliciosos. Tire fotos dos pastéis cortados ao meio, mostrando os diferentes formatos e recheios, doces e salgados, focando nos detalhes, nas bordas crocantes, na massa dourada, deixe-os irresistíveis! Você também pode usar vídeos ou gifs. Mostrar os pastéis sendo abertos e exibindo o recheio, ou sendo servidos, enfeitados, decorados. 

 

Esse tipo de conteúdo faz com que os usuários fiquem com água na boca, e tenham ainda mais vontade de comer. E é um tipo de conteúdo que as pessoas gostam de ver; mesmo que não façam o pedido hoje, se gostarem das fotos, vão seguir seu perfil e podem vir a virarem clientes no futuro.

 

Mas atenção: não use fotos de banco! Além de ser muito difícil encontrar fotos de pastéis iguais aos seus, com as mesmas formas, mesma massa e recheios, feitos do mesmo jeito, o público consegue perceber que as fotos não representam os produtos reais, e podem até mesmo se sentirem enganados. 

 

Use fotos reais dos seus produtos, que sejam de qualidade, tiradas com cuidado e profissionalismo. Se puder contratar um fotógrafo, seria o ideal. Porém, caso não consiga, você pode tirar ótimas fotos usando câmeras digitais ou o seu celular, utilizando algumas técnicas simples.

 

Fotos com Qualidade e Personalidade

Crie uma ambientação para a foto. Crie um cenário para as fotos que representem a identidade da sua marca, que passam não apenas a qualidade dos pastéis, as a personalidade da empresa. Se você tem combos de produtos, ou ofertas de mais de um item, fotografe-os juntos. Caso tenha embalagens personalizadas, ou outros elementos que fazem parte da apresentação, a inclua nas fotos.

 

Você também pode criar cenários e temas diferentes para cada forma ou sabor de pastel. Um exemplo é incluir no cenário elementos que remetam ao recheio – um pastel de chocolate, por exemplo, pode estar cercado por barras de chocolate. 

 

A ideia é tentar imprimir a identidade da sua empresa nas fotos, de um modo que o produto continue sendo o principal, mas que também comunique a identidade da sua marca. Você cria um banco de imagens diverso dos seus próprios produtos, e deixa seu feed atrativo.

 

IGTV’s com os Bastidores

 

Faça IGTV’s que mostram o preparo dos pastéis. Mostre como é a preparação da massa, a criação do formato, o preparo do recheio, a hora da fritura, a preparação do prato. Foque no cuidado com a preparação, na dedicação da equipe em criar um produto de alta qualidade. 

 

Também pode mostrar cenas do cotidiano da empresa, como o dia-a-dia na cozinha, a preocupação com um bom atendimento, a preparação dos produtos e embalagens para a entrega, ou até mesmo os bastidores das fotos que são postadas no seu perfil. 

 

Esse tipo de conteúdo reforça a atenção à qualidade que você dedica aos seus produtos, e aproxima os clientes da marca, fazendo com que se sinta mais próximo da empresa. 

 

Interaja com o Público

 

Converse com seus clientes, busque as opiniões deles. Faça enquetes sobre promoções, novos sabores, itens preferidos. o que gostariam que você vendesse, peça opiniões sobre os produtos e a empresa. Faça “batalhas” de sabores, de tipos de pastéis, recheios, enfim, solte a criatividade!

 

Você gera conteúdo para sua rede social, e se aproxima ainda mais do seu público, fortalecendo a conexão com os clientes. E você ainda tem muitas informações sobre o perfil do seu público, e o que pensa sobre sua empresa e produtos, podendo adaptar estratégias futuras com base nesse conhecimento.

Use Memes

Memes são uma ótima maneira de interagir com o público e deixar seu feed mais descontraído. Além das fotos com as delícias, memes costumam gerar bastante engajamento, e são uma razão a mais que o público pode escolher seguir seu perfil. Há também boas chances de uma pessoa mostrar o meme para outra, o que pode apresentar sua marca para um novo público. 

Mas tome cuidado. Procure usar memes que façam sentido com o seu negócio. Sempre busque usar memes que remetem a pastéis, guloseimas, comida. Seu perfil não é uma página de humor, e você deve usar esse recurso para atrair mais público para seu perfil, para que vejam seus produtos e queiram comprar de você. 

 

A ideia do conteúdo nas redes sociais é apresentar seus produtos ao público, e instigá-los a comprar de você. Com um marketing de dar água na boca, e pastéis deliciosos que atendem as expectativas criadas pelas imagens, você pode conquistar e fidelizar muitos clientes.

 

Caso queira uma análise e estratégias personalizadas para o seu negócio, fale com um de nossos especialistas e saiba mais sobre nossos serviços de consultoria. 

 

Até a próxima, e partiu vender!

Alanis Barcellos

Posts relacionados