Melhore seus vídeos no YouTube usando SEO

Melhore seus vídeos no YouTube usando SEO

306
0

Você já fez seu canal no YouTube, produziu seus vídeos e agora quer que seu conteúdo atinja mais pessoas. O que você usará para isso? Técnicas de SEO.

Muitos não entendem que o YouTube é, ao mesmo tempo, uma rede social e um mecanismo de busca – específico para vídeos, mas um mecanismo de busca – portanto é possível usar os fundamentos do SEO para melhorar suas visualizações.

Trazer mais visualizações para seus vídeos no YouTube significa mais pessoas que ainda não tinham contato com seu trabalho impactadas. São clientes em potencial, que você pode fisgar.

A seleção das palavras-chave

Palavras-chave são os termos que resumem do que o vídeo se trata. Elas são fundamentais quando se trata de SEO, e seguem importantes no YouTube. Quando o usuário pesquisa o assunto para os vídeos, são as palavras-chave que ele acaba pesquisando. Você precisa selecionar com cuidado as palavras-chave que quer em seu conteúdo, sob o risco de ninguém visualizar.

Uma boa dica é fazer uma pesquisa com os seus concorrentes, com quem está fazendo conteúdo no YouTube semelhante ao seu, ver o que estão usando e saber o que funciona ou não.

Esse é um trabalho que não termina. É importante que você saiba quais são as palavras-chave que mais trazem visualizações para seu canal, para usar em suas estratégias de conteúdo.

Depois de selecionadas as palavras-chave, você vai fazer a otimização do vídeo. De maneira bem semelhante a que faria em seu site ou blog. Seguem aqui algumas dicas para isso.

Altere o nome do arquivo antes de subir

Essa estratégia é só uma pequena alteração, mas que pode fazer a diferença em relação ao seu conteúdo. Ao invés de subir seu arquivo para o YouTube com um nome diferente ou incompreensível, suba usando as palavras-chave que você selecionou, separadas por um underline “_”. Isso faz diferença quando o buscador pesquisar seu conteúdo.

Otimize o Título

O fundamento aqui é o mesmo que se usa em seu conteúdo de texto. O YouTube lê o título do seu texto para saber sobre o que ele se trata. Portanto, você deve sempre garantir que as palavras-chave estejam cadastradas no título. As primeiras palavras têm um peso maior do que as últimas, então garante que as palavras-chave estejam no início do título.

Além do aspecto de SEO, um título que não esteja correto vai afugentar os usuários ocasionais. Evite erros de português, use letras maiúsculas e minúsculas. Se for inserir o nome de sua empresa, ou o seu (que o usuário também pode ver como o nome do canal), deixe para o final do texto.

Use Tags

No YouTube, as tags são as palavras-chave que o buscador vai usar para saber do que se trata seu vídeo. Diferente de outros sites – como o WordPress, por exemplo – aqui as tags tem bastante relevância na busca, então cuide quais serão as escolhidas.

O YouTube recomenda até 120 caracteres para as tags, com espaço. Isso resultaria em cerca de 15 tags. O ideal, entretanto, seria o uso de até umas cinco.

Para descobrir quais tags usar, use as palavras-chave principais e também outras que você julgar condizentes com o conteúdo. Investigue quais seus concorrentes estão usando, de maneira semelhante a que explicamos para as palavras-chave.

Faça uma boa descrição

Outro recurso que muitos não utilizam corretamente, a descrição também é usada pelos robôs do YouTube para descobrir sobre o que é o vídeo postado. Use isso com sabedoria.

O YouTube disponibiliza cerca de cinco mil caracteres para as descrições, mas só 150 ficam visíveis durante a pesquisa. Como no título, as primeiras palavras têm peso maior que as últimas.

Insira seu site e suas redes sociais na descrição, de preferência em uma posição de destaque. Também um link para o usuário se inscrever em seu site.

Nunca esqueça também da qualidade da visualização de seu cliente. Faça um bom texto e atrativo, explicando sobre o que é o conteúdo que ele pretende acessar.

Use legendas

Outro fator que pode permitir a melhora do rankeamento de seus vídeos é se você inserir legendas. Como o YouTube não consegue ouvir e definir sobre o que é o assunto abordado, ao inserir legendas você permite que os robôs saibam sobre o que se trata.

As legendas permitem que pessoas com deficiência auditiva aproveitem seu conteúdo, ou que seja mais fácil traduzir o conteúdo para outras línguas. Ambos também contam pontos com o YouTube, o que vai ajudar seu vídeo a subir posições.

Outros Fatores

Essa foi uma seleção de dicas para melhorar o rankeamento, mas existem outros fatores que fazem a diferença. Quanto mais inscritos e visualizações você tem em seu canal, mais provável que o YouTube vai melhorar seu rankeamento nas pesquisas.

Então faça seu conteúdo fazer sucesso. Faça vídeos de qualidade, peça inscrições, incentive comentários e curtidas. O YouTube é uma rede social, trate-a como tal.

Compartilhe seus vídeos e seu canal em suas outras redes sociais, fazendo sua marca ser conhecida na internet como um todo. Se alguém segue sua página no Facebook, precisa pelo menos conhecer seu blog e seu canal de YouTube.

Use outros meios que o YouTube oferece para se que seus vídeos sejam tocados. Faça playlists com assuntos semelhantes, use miniaturas atraentes para chamar atenção.

Com um canal de qualidade, será mais fácil se firmar como uma autoridade em sua área, aumentando sua credibilidade, atraindo uma audiência qualificada e melhorando suas chances de conversões.

Com o tempo você vai poder trabalhar em outras estratégias usando seu YouTube, como participar de campanhas, aparecer em outros vídeos, fazer parcerias. Mas um SEO de qualidade em seu canal é o primeiro passo para que seu canal faça sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA