Impacto da tecnologia na indústria de comércio eletrônico

Impacto da tecnologia na indústria de comércio eletrônico

838
0

A última década viu a evolução e a ascensão da indústria de comércio eletrônico. Não só testemunhou o aumento do interesse e da participação do consumidor, mas também registrou números enormes de vendas e aumentou a demanda. Seja B2B ou B2C, o papel da tecnologia é a base e o fator existencial quando se trata dessa área.

Vejamos como isso acontece na indústria de e-commerce e como isso vem influenciando na experiência de compra do cliente.

Redefinindo a experiência de compra do consumidor

A indústria de comércio eletrônico ficou aquém dos pontos de venda e transações em dinheiro – na experiência real de compra. Mas trouxe muitos fatores novos, inovadores e úteis para tornar a experiência de compra fácil e livre de problemas. Qualquer compra pode ser feita no toque de um botão e é entregue na porta. O que mais um comprador milennial pode pedir?

Fornecendo dados personalizados no setor B2B

Com as empresas migrando para o e-commerce B2B, mais e mais dados de aquisição em tempo real serão capturados. Esses dados ajudarão os players de comércio eletrônico B2B a entender melhor o comportamento do comprador de negócios e oferecer informações orientadas por dados. As empresas de comércio eletrônico B2B usarão esses dados para fornecer uma experiência personalizada a todos os compradores/empresas.

Confira: B2B é bom negócio para loja virtual

Inteligência Artificial impulsiona a indústria de comércio eletrônico

Avançando, a Inteligência Artificial encontrará um enorme plano nos seguintes setores: e-commerce B2B; Ao contrário do e-commerce B2C, em que há um grande número de usuários, o comércio eletrônico B2B terá menos usuários fazendo grandes transações de tickets em casos de uso limitado. Isso torna a aplicação e adoção da AI muito fácil, mas muito poderosa. Estamos prontos para trazer eficiência para as empresas em termos de tomada de decisão em torno de compras, automação de várias tarefas rotineiras, fornecer insights críticos, liberar várias horas de trabalho por trás de aquisições e compras de negócios inteligentes e de baixo custo.

Tomada de decisão durante o processo de aquisição

Normalmente, os gerentes ou executivos de compras que, para corporações, encontram dificuldades em tomar decisões durante o processo de aquisição, uma vez que terão impacto sobre o crescimento e os negócios da empresa em muitos níveis. A tecnologia também ajudará as equipes de compras das empresas a entender melhor as necessidades do negócio e a fornecer insights transparentes para tomar decisões complicadas com mais informação.

Confira: Saiba quais são as expectativas do mercado de e-commerce da próxima geração

Da mesma forma, as empresas de comércio eletrônico Business to Business continuarão a criar painéis personalizados para seus clientes, o que fornecerá pontos de dados e recomendações de compra muito necessários. Assim, um trabalho de um gerente de compras será simplificado e, dessa forma, agregará valor ao recurso humano.

As empresas de e-commerce B2B levarão a personalização ainda mais, construindo APIs de integração com as plataformas de ERP/CRM existentes dos compradores para tornar as compras mais estruturadas e perfeitas.

O e-commerce B2B também verá a aplicação de várias tecnologias profundas, como a IOT – internet das coisas, que ajudará as empresas B2B a fortalecer ainda mais sua presença Omni-channel. Muitos dos experimentos que falharam no comércio eletrônico B2C podem realmente ter sucesso no B2B – como vendas baseadas em quiosques, lojas IOT para grandes empresas, reordenamento acionado por IOT para produtos críticos, entre outros.

Processo de pagamento sem emenda

Se há outra coisa que tem sido notável na indústria de comércio eletrônico é o modo de pagamento que é completamente digital na maioria dos casos. Embora os indivíduos estejam se movendo gradualmente para pagamentos online, as empresas já estão nela. Os e-wallets e cartões de presente estão em alta nestes dias. Graças à evolução tecnológica, isso eliminou o medo da falta de transparência e da segurança do dinheiro.

Assim, o papel da tecnologia no comércio eletrônico é inevitável e transparente. É a raiz e a base do e-commerce, desde sua origem até todo e qualquer desenvolvimento que esteja acontecendo diariamente na indústria.Veja que  2019 será um ano revolucionário para as compras online. Saiba por que!

DEIXE UMA RESPOSTA