Muitos empreendedores acreditam que ter uma loja virtual é suficiente para sair vendendo e ganhando dinheiro no mercado digital. Essa é uma ideia totalmente falaciosa, uma vez que, para fazer sucesso, um e-commerce precisa ser criado com estudo, planejamento e bom uso da tecnologia. Mas, como é possível usar a inovação da tecnologia no comércio eletrônico?
É simples: estando atento às invenções tecnológicas e mantendo-se alerta para entender que tipo de melhorias é possível implementar na sua loja. Afinal, há sempre novidades que facilitam o serviço dos empreendedores digitais e que contribuem para a satisfação dos clientes. Veja soluções para facilitar a sua jornada no mundo das vendas online!
Talvez você ache que qualquer e-commerce já faz um bom uso da tecnologia, uma vez que se encontra na internet – que nada mais é do que uma invenção tecnológica. A questão é que todos os avanços digitais acontecem muito rápido e que um e-commerce que era moderno há três, quatro ou cinco anos, hoje pode estar completamente defasado.
Conhecer as possibilidades que a tecnologia proporciona para as lojas virtuais e marketplaces deveria ser obrigação de qualquer pessoa que trabalha ou que quer começar a trabalhar com vendas online. É a partir dessas inovações que o e-commerce pode se destacar da concorrência e crescer no seu nicho, tendo relevância nacional.
Quer ter uma ideia do avanço tecnológico no comércio eletrônico? Tente lembrar de um site de vendas online que você acessava há dez anos. Talvez seja difícil trazer essa memória à tona, mas tenha certeza que se esse site não se modernizou, ele não é capaz de fazer nenhuma venda! É um legítimo dinossauro!
Em poucos anos, o universo digital percorreu um caminho imenso no que diz respeito às inovações e às facilidades de gestão de e-commerce. Quer um exemplo? Até pouco tempo, eram raros os comércios eletrônicos que tinham chatbots para atender os clientes. Hoje em dia, a maioria dos bons sites conta com essa inovação.
Com isso, os clientes não precisam mandar um e-mail quando estiverem navegando pelo site da loja virtual e surgir uma dúvida sobre um produto. Em poucos segundos, resolvem a questão pelo chat, podendo optar por comprar o item naquele mesmo instante. Do mesmo jeito, o gestor do e-commerce não fica sobrecarregado em responder esse tipo de questão.
Mas como a tecnologia ajuda no comércio? Simples: a tecnologia facilita absolutamente todos os processos que a venda online envolve, passando por controle de estoque, logística, confirmação de pagamentos e assim por diante! Cada vez mais, existem ERPs que ajudam o e-commerce a prestar um serviço de excelência.
E qual é a vantagem deles? Imagine que uma pessoa decide empreender sozinha criando uma loja virtual que vende para todo o Brasil. Ela terá que dar conta do cadastro dos produtos no site, atendimento de clientes, divulgação, contato com fornecedores, gestão das encomendas, logística, etc.
No entanto, se ela contar com um bom ERP, terá um braço direito tecnológico! Em outras palavras, essas ferramentas de integração desempenham tarefas que o próprio gestor da loja virtual teria que fazer. O resultado é que sobra tempo para que esta pessoa foque naquilo que realmente precisa da sua atenção.
Os ERPs são um bom exemplo de facilidade que a tecnologia no comércio eletrônico proporciona aos gestores de lojas virtuais. Esse tipo de sistema integra diversas ferramentas ao comércio eletrônico, deixando a gestão de todos os processos mais simples e organizada. Tudo isso impacta na rotina de trabalho e na própria experiência do consumidor.
Além disso, as próprias plataformas do e-commerce têm um papel importante para o bom uso da tecnologia no cenário digital. As melhores plataformas do mercado contam com sistemas de integração e recursos de pagamento, marketing e vendas que otimizam o trabalho de quem está por trás do e-commerce.
E já sabemos que um e-commerce organizado, que analisa os insights e que implementa a inovação a seu favor pode prestar um serviço de excelência, o que contribui muito para a fidelização dos consumidores. Sempre vale lembrar que manter os clientes é mais barato do que investir em divulgação para conquistar novos.
A última década viu a evolução e a ascensão da indústria de comércio eletrônico. Não só testemunhou o aumento do interesse e da participação do consumidor, mas também registrou números enormes de vendas e aumentou a demanda. Veja como isso influencia na experiência de compra do consumidor especialmente pelo olhar Business to Business:
A indústria de comércio eletrônico ficou aquém dos pontos de venda e transações em dinheiro na experiência real de compra. Mas trouxe muitos fatores inovadores para tornar a experiência fácil e livre de problemas. Qualquer compra pode ser feita com poucos cliques e entregue na porta de casa. O que mais um comprador millennial pode pedir?
Com as empresas migrando para o e-commerce Business to Business, mais dados de aquisição em tempo real são capturados. Isso ajuda os players de comércio eletrônico a entenderem melhor o comportamento do comprador e a oferecerem informações orientadas por dados, o que permite uma experiência de consumo personalizada.
Outro ponto relevante de tecnologia no comércio eletrônico diz respeito à inteligência artificial, que encontra espaço no e-commerce B2B. Esse avanço oferece eficiência para as empresas conhecerem o processo de tomada de decisão dos clientes e implementarem automações de várias tarefas de rotina, com aproveitamento dos insights gerados.
A tecnologia gera insights que ajudam profissionais de compras a entenderem as necessidades do negócio e a tomarem decisões. Os e-commerces B2B têm a possibilidade de usar APIs de integração com plataformas de ERP e CRM dos compradores para tornar as compras mais estruturadas. Além disso, podem usufruir da presença omni-channel.
Por fim, devemos falar do pagamento no e-commerce. Embora as pessoas estejam se movendo gradualmente para pagamentos online, as empresas já estão com os dois pés nesse conceito. Graças à evolução tecnológica, cada vez é menor o medo da falta de transparência e da insegurança do dinheiro.
Sem dúvidas, a tecnologia tem um papel fundamental para a consolidação do comércio eletrônico como uma modalidade de vendas forte, segura e eficiente. Além de permitir que os profissionais das lojas virtuais trabalhem com assertividade e autonomia, as inovações também oferecem transparência para os consumidores.
Por isso, recomenda-se que os gestores de e-commerce estejam sempre atentos às novidades do mercado. Afinal, vender online requer eficiência em todas as etapas do negócio, do pré ao pós-vendas, passando pela gestão de estoque, contato com fornecedores, cotação da logística e até mesmo divulgação!
Agora que você já entendeu como a tecnologia no comércio eletrônico eletrônico eletrônico pode ajudar seu negócio a crescer e a se consolidar na internet, sugerimos que leia sobre SEO para e-commerce. Sem dúvidas, essas dicas práticas para fazer SEO para conversão podem ajudar muito o trabalho da sua loja virtual. Boa sorte!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário