Imagens para postar no facebook da empresa: o que postar?

Imagens para postar no facebook da empresa: o que postar?

2065
0

O Facebook é uma das redes sociais que mais atrai a atenção das pessoas. O aplicativo é popular em todo o mundo e reúne usuários de diferentes nacionalidades, profissões e  faixas etárias, que usam a rede como entretenimento e espaço de interação. 

Com tanta gente no Facebook, não é à toa que ele passou a atrair as marcas, que criam páginas na rede social e divulgam o seu conteúdo por lá. A lógica de estar onde o público-alvo também está é corretíssima e pode dar bons frutos aos empreendedores.

Porém, tão importante quanto marcar presença na rede social é produzir conteúdo de qualidade. O Facebook utiliza algoritmos que direcionam a informação conforme o interesse dos usuários e é fácil que uma marca que não produza conteúdo relevante caia no esquecimento.

Uma boa maneira de nunca ser esquecido pelos usuários e de sempre atrair o interesse deles é usando imagens de qualidade. Você tem interesse no assunto? Siga lendo e descubra quais são as melhores imagens para postar no Facebook da empresa. 

O QUE POSTAR NO FACEBOOK DA EMPRESA?

Muitas vezes, o apelo visual do Facebook é o principal responsável pelos usuários acessarem o aplicativo com tanta frequência. Nem todas as pessoas param para ler um texto publicado na rede social, mas com certeza muitas conferem as imagens postadas pelos seus amigos e pelas marcas que curtem.

Ter uma página no Facebook é uma ótima estratégia para as empresas que querem ser lembradas. Mas tudo isso só funciona se as imagens escolhidas para publicar na rede social forem bem pensadas. 

O Facebook permite escolher fotos para colocar no perfil, na capa e nas postagens. Embora as duas primeiras sejam fixas, elas podem ser trocadas com alguma regularidade, o que dá mais dinamismo na comunicação com seus consumidores.

Além disso, mesmo que não seja uma regra, o mais comum é que na imagem de perfil esteja o logotipo da empresa e, na imagem de capa, uma fotografia que tenha relação com o seu negócio. Esse espaço também pode ser aproveitado para divulgar descontos, promoções, lançamentos e novidades da marca.

COMO ESCOLHER IMAGENS PARA POSTAR NO FACEBOOK DA EMPRESA?

Mas, afinal, como escolher as imagens para postar no Facebook da empresa? É só pensar nas fotografias que têm mais relação com o seu segmento e com o público-alvo que você se propõe a atender. 

Você pode publicar imagens do seu produto, detalhes sobre lançamentos, anúncios de promoções e outras informações relevantes que estejam associadas à empresa e que sejam de interesse dos seus clientes. Apenas lembre-se que essas imagens devem ter sintonia com a sua marca e com a legenda que acompanha o texto.

Isso se chama marketing de conteúdo e, para facilitar o entendimento, vamos dar um exemplo prático. Imagine que você abriu uma loja virtual de cosméticos. É claro que na sua página você pode falar individualmente sobre os produtos que vende, mas também pode transformar as informações em assuntos mais amplos.

Uma ideia é criar uma publicação compartilhando dicas sobre os produtos que mais combinam com cada tipo de pele. Nesse caso, a imagem que acompanhará a publicação não precisa ser a de um produto da empresa. Poderá ser de uma mulher na frente do espelho passando um creme no rosto. 

Um detalhe: quem deseja imagens de qualidade e as utiliza com frequência, até mesmo para as campanhas de publicidade da empresa, pode fazer uso dos sites que disponibilizam gratuitamente fotos para serem publicadas. Esses sites também têm planos pagos nos quais se pode ter acesso a uma maior variedade de imagens, todas com qualidade.

Outra alternativa é produzir as suas próprias fotos, o que é uma ideia viável quando a empresa já possui o costume de fotografar os seus produtos para divulgar em sua loja virtual. Isso pode ser feito tanto por um fotógrafo profissional quanto pela equipe. O mais importante é que essas fotografias tenham boa resolução, foco e fundo adequado.

COMO MELHORAR O ENGAJAMENTO DA EMPRESA NO FACEBOOK?

Pensar em boas imagens para postar no Facebook da empresa é uma ótima maneira de apostar no crescimento da página e no fortalecimento da marca na rede social. Além disso, existem outras estratégias que podem melhorar a interação dos usuários com a página da sua empresa. 

  • Publicar conteúdo com frequência
  • Responder os usuários com agilidade 
  • Terminar a legenda com uma pergunta, convidando as pessoas a responderem
  • Organizar sorteios e promoções
  • Publicar conteúdos do interesse do seu público-alvo
  • Divulgar conteúdos em primeira mão, como lançamentos e promoções

DICAS PARA PUBLICAR FOTOS DO FACEBOOK

Quer ativar a rede social do seu negócio, mas ainda não sabe bem por onde começar? Confira essas dicas de imagens para postar no Facebook da empresa. Esses tópicos o ajudarão a criar uma página sólida e interessante para seu público-alvo.

SEMPRE POSTE IMAGENS COM ALTA RESOLUÇÃO

As fotos da empresa sempre devem ter alta resolução, mesmo que sirvam somente para divulgar um produto ou uma promoção. Quando você utiliza uma imagem com boa qualidade, está indiretamente comunicando aos seus clientes que o produto que você vende também tem boa qualidade. 

TRABALHE NA ARTE E TEXTO DENTRO DA IMAGEM

Você não precisa colocar texto somente na legenda. Pode incluir o texto dentro da imagem, principalmente quando se trata de uma promoção ou desconto. No entanto, é preciso trabalhar a arte de forma que ela tenha um resultado final atrativo. Para tanto, é possível usar alguns softwares de tratamento de imagem.

COLOQUE UM TEXTO ATRATIVO FORA DA IMAGEM

A legenda serve para oferecer informações adicionais aos seus clientes. Ou seja, se você optou por incluir um texto dentro da imagem, cuide para que a legenda não fique redundante. Tendo este cuidado, o post fica mais inteligente e são maiores as chances de os internautas compartilharem ele com o seus amigos da rede social.

UTILIZE UMA BOA IMAGEM DE CAPA E DO PERFIL

Todos esses pontos devem ser levados em consideração também na hora de escolher a imagem de capa e do perfil. A de capa, a maior, além de ser trocada com alguma periodicidade, pode combinar com as datas comemorativas, como Páscoa e Natal, por exemplo. 

DICAS DE IMAGENS PARA POSTAR NO FACEBOOK DA EMPRESA

Como você já deve ter percebido, as imagens para postar no Facebook da sua empresa não devem ser escolhidas ao acaso. Pelo contrário, devem ser planejadas para potencializarem a comunicação entre você e seus clientes. Veja algumas ideias de como estabelecer um contato eficiente através da rede social.

PUBLICAR INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O SEU PRODUTO

O marketing de conteúdo é um tipo de marketing bastante utilizado, já que oferece informações relevantes para os usuários que acompanham a sua página no Facebook. Ao invés de ter uma abordagem direta, focada nas vendas, esse tipo de marketing se dedica a apresentar conteúdos relacionados com o segmento de atuação.

Se a sua empresa vende xampus e condicionadores, uma boa ação de marketing de conteúdo é publicar artigos com dicas para escolher os melhores produtos para cada tipo de cabelo. Outra campanha interessante é abordar o descarte correto das embalagens.

PUBLICAR ASPECTOS IMPORTANTES E RELEVANTES AO SEU PÚBLICO-ALVO

Ao divulgar essas informações, você não está oferecendo o seu produto diretamente, mas está associando a sua marca a aspectos que são relevantes para o seu público-alvo e agregando valor à sua empresa. 

Dessa forma, as fotos para postar no Facebook possuem uma função especial: podem trazer essas informações úteis, seja através de uma link chamando para a leitura de um artigo ou de uma imagem que já traga as informações que deseja passar aos consumidores. 

ATENÇÃO À QUALIDADE E AO CONTEÚDO DA IMAGEM

A qualidade é outro aspecto que deve ser pensado na hora de escolher as imagens que serão publicadas na rede social. Além de boa resolução, as fotografias devem ter contraste, foco e brilho bem elaborados.

Isso significa que as imagens devem ter unidade, ou seja, devem dialogar entre si. Não adianta publicar fotografias bonitas, mas que não tenham um padrão estético definido. O mural da sua empresa ficará um Carnaval.  

INTEGRAR IMAGEM DO FACEBOOK À CAMPANHA PUBLICITÁRIA

Pense nas postagens da sua rede social como uma integração de uma campanha publicitária. Ou seja, as publicações devem seguir uma ideia criativa e que pode receber uma continuação inusitada, surpreendente ou ousada. Com isso, os seus clientes atuais e futuros estarão sempre à espera da próxima publicação.

COMO INTEGRAR REDES SOCIAIS AO PLANO DE MARKETING

É importante ter claro que, embora as redes sociais devam ser usadas com frequência para manter o contato com o seu público-alvo, essas ações devem fazer parte de um plano maior. Ou seja, não adianta fazer postagens aleatórias sem estarem integradas a um plano de marketing. Veja algumas dicas para integrar suas redes com o propósito do seu negócio:

TER UM PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA POSTAGENS

Quando muita gente fica responsável por uma mesma coisa, ninguém fica responsável por nada. Por isso, o melhor é indicar um profissional da sua empresa que se responsabilize pelas postagens do Facebook e das demais redes sociais. 

A pessoa encarregada pode seguir um roteiro, em que seja definido quantas vezes por semana haverá postagens e em que horários serão feitas (existem estudos que indicam quais os melhores horários para postar em cada rede social).

ESTABELECER UMA ORDEM DE POSTAGENS

Nesse roteiro também pode ser escolhida uma ordem de postagens. Assim, por exemplo, a primeira postagem será sobre um produto, a segunda sobre uma dica de como usar o produto, a terceira a respeito da empresa com uma informação nova e a quarta sobre uma promoção. Assim o conteúdo fica equilibrado e atraente. 

FAZER UM CRONOGRAMA E EVITAR MUITAS POSTAGENS POR DIA

Ao definir o que será postado, fica mais fácil de evitar repetições ou de deixar de lado informações importantes. Vale lembrar que, para não cansar o seu público-alvo, é bom evitar muitas postagens por dia. 

Nesse roteiro, inclua um espaço especial para as imagens e sempre as escolha com alguma antecedência. Se você quer apostar para valer nas fotos para postar no Facebook, pense em contratar um fotógrafo e um designer para oferecer conteúdo inédito e exclusivo aos seus clientes. 

Gostou de descobrir o que postar no Facebook da sua empresa de forma séria e profissional? Se você quer entender como a rede social pode trazer bons frutos para o seu negócio, leia essas dicas sobre como vender no Facebook.

Artigo anteriorFerramentas para vender no instagram: 7 melhores para vender mais
Próximo artigoComo descrever meu produto para vender
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA