(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Fidelizar Clientes Delivery

Por Alanis Barcellos | 21/06/2020
206
|
0

Quem trabalha com delivery como iFood, assim como quem tem loja virtual, sabe que uma das coisas mais importantes pro sucesso é fidelizar clientes. Embora seja muito importante sempre buscar novos públicos, costuma ser mais fácil (e mais barato) vender novamente para alguém, do que fazer uma pessoa realizar a primeira compra. 

 

Porém, muitas vezes alguns restaurantes focam todos seus esforços de marketing e de operação na conquista de novos clientes, deixando de lado uma ótima oportunidade de aumentar as vendas e a reputação do seu negócio. Apesar de boa parte dos seus esforços devem continuar focados na aquisição de novos clientes, existem algumas ações simples que você pode aplicar para aumentar as chances de seus clientes voltarem a comprar de você.

 

O principal motivo pelo qual um cliente volta a comprar de você é a qualidade da sua comida. Isso deve ser a prioridade. Todas as estratégias para incentivar os clientes a realizarem novos pedidos no seu restaurante são apenas complementos para a qualidade dos seus pratos. Se você conquista o paladar do cliente, é meio caminho andado para fidelizá-lo. 

 

Hoje, vamos conhecer 4 dicas para fidelizar os clientes do seu restaurante de delivery.

 

Dê micro-bônus aos clientes

 

Uma ótima estratégia para surpreender e conquistar a simpatia dos clientes. Enviar um “mimo”, um brinde que o cliente não estava esperando, geralmente deixa uma boa impressão. Comunica ao cliente que ele é especial, e que seu restaurante se importa com a experiência e satisfação. 

 

Pode ser uma sobremesa, uma lembrança (ímã de geladeira, chaveiro, caneta, etc), um cartão escrito a mão agradecendo a compra, higienizador, uma embalagem que possa ser utilizada pra outros fins, etc. Pode ser algo simples, mas com carinho e planejamento. Existem inúmeras possibilidades. Imagine algo que seu cliente gostaria de receber, e seja criativo!

 

Ofereça Vantagens pra Próxima Compra

 

Uma das melhores e mais eficazes maneiras de incentivar os clientes a comprarem novamente, é oferecer algum tipo de vantagem. Um desconto na próxima compra, frete grátis, alguma promoção especial. 

 

Outra opção é um programa de fidelidade: após um certo número de pedidos (cerca de 5 a 10, geralmente), o cliente pode ganhar um pedido de graça, ou um determinado valor a ser gasto no seu restaurante. 

 

É como se você estivesse recompensando o cliente por comprar de você, e oferecendo mais recompensas pra voltar a comprar. Assim, além de um lanche de qualidade, ele terá mais motivos para comprar novamente. 

 

Entrega Rápida

 

É essencial cumprir o prazo de entrega descrito no aplicativo. O ideal, na realidade, seria conseguir entregar a comida antes do prazo estipulado, para surpreender positivamente o cliente. 

 

Porém, não é boa ideia informar no aplicativo um prazo muito maior do que o que você calcula que seja o tempo real (exemplo: pra uma entrega cerca de 30 minutos, informar prazo de 60 minutos, apenas para o pedido chegar “adiantado”). Um prazo de entrega longo pode desencorajar o cliente de fazer o pedido. 

 

Ter um bom planejamento das entregas, e cumprir o prazo estipulado é uma estratégia melhor, pois o falso prazo longo pode afastar mais clientes do que a “surpresa” pode atrair. 

 

Responda Comentários Negativos

 

Caso seu restaurante receba alguma reclamação ou comentário negativo, não o ignore ou corra para apagar. Apesar de não ser agradável receber críticas (que nem sempre são ditas de modo gentil), são importantes maneiras de entender os gostos dos clientes, e saber quais áreas do seu restaurante podem ser melhoradas. 

 

Responda de forma cordial, entre em contato com a pessoa e procure entender melhor a situação. Caso seja algo que realmente possa ser melhorado na sua empresa, se comprometa a melhorar seu processo. Caso seja algum erro em pedido ou algo que possa ser corrigido, ofereça compensação ao cliente. Melhor ainda se pedir para ele avaliar novamente seu restaurante após resolver seu problema.

 

A reputação do seu restaurante é importante, e caso tenha algum comentário negativo, respondê-lo de maneira gentil e prestativa demonstra preocupação com a satisfação dos clientes. Caso alguém entre na área de avaliações, verá que você dá atenção e procura resolver possíveis problemas dos clientes, o que reforça a credibilidade da sua empresa. 

 

Com essas dicas, você terá mais chances de fazer com que aquele cliente ocasional torne-se um cliente habitual. 

 

Com pratos deliciosos, um processo de venda e entrega eficientes, e um marketing de dar água na boca, você conseguirá conquistar e fidelizar muitos clientes!

 

Caso queira uma análise e estratégias personalizadas, entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre nossos serviços de consultoria.

 

Até a próxima, e partiu vender!

Alanis Barcellos

Posts relacionados