(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Ferramentas para calendário de postagens

Por Alanis Barcellos | 26/06/2020
252
|
0
Ferramentas para calendário de postagens

Hoje em dia, a presença nas redes sociais é muito importante para as marcas, especialmente para lojas virtuais. Através das redes, é possível atingir milhares de pessoas, expor seus produtos, anunciar, e manter uma comunicação aberta com seus clientes e público-alvo. Muitas vezes, pode ser o primeiro contato que uma pessoa tem com sua marca. 

 

Por isso, é preciso caprichar no seu perfil, seja no Instagram, Facebook, Twitter, ou qualquer que seja sua rede de escolha. Deve criar o perfil pra refletir a identidade da sua marca, e entregar um conteúdo de qualidade, que seja interessante para o público. Pode (e deve) usar esse espaço para anunciar e expor seus produtos, mas não exagere na dose: focar apenas no seu produto pode afastar o público. 

 

Outro elemento importante pro sucesso da sua rede social, é a frequência de postagens. Quando você faz poucas postagens, com bastante tempo entre elas, as plataformas costumam limitar ainda mais o alcance de suas publicações. Postando com frequência, você consegue alcançar o público desejado, e caso tenha bom engajamento, pode expandir seu alcance. 

 

Pra garantir uma boa frequência de publicações, com conteúdos relevantes e de qualidade, você precisa desenvolver um planejamento de postagens. Pensar previamente em conteúdos a serem publicados, e se manter organizado com datas e horários é muito importante, e muitas vezes um desafio. 

 

No texto de hoje, vamos apresentar 3 ferramentas que vão te ajudar a criar um calendário de postagens para o seu planejamento das Redes Sociais.

 

Por que usar?

 

Manter a frequência das publicações no seu perfil nas redes sociais é importante. Você aumenta a quantidade de vezes que o cliente entra em contato com seu conteúdo, o fazendo lembrar constantemente da sua empresa. Além disso, com número maior de postagens, e com engajamento do público, as plataformas tendem a entender seu conteúdo como relevante, e vai entregá-lo para uma parcela (ligeiramente) maior de pessoas. 

 

Não existe um número ideal de posts, depende bastante da rede, do seu perfil, número de seguidores e objetivo. Mas postar a cada 2 ou 3 dias, ou fazer um post “quando se lembra”, sem uma frequência consistente, atrapalha o engajamento e faz a plataforma limitar o número de visualizações. 

 

Pra manter uma boa frequência, é necessário um bom planejamento, detalhando a quantidade, as datas e horários, e os assuntos das publicações. As ferramentas que vamos apresentar ajuda a manter essas informações organizadas de forma simples, fácil de visualizar, e facilmente acessíveis por outras pessoas, caso seja necessário, como um freelancer ou social media externo, por exemplo. Também pode acompanhar as etapas do desenvolvimento de cada conteúdo, e tem uma visão completa tanto do planejamento futuro, quanto das peças já publicadas

 

Vamos conhecer três dessas ferramentas.

 

Trello

#PraCegoVer

Ferramentas para calendário de postagens

 

O Trello está disponível em aplicativo para Android e iOS, e na Web. Nele, você pode criar quadros e cartões, elencando as tarefas por prioridade ou por diferentes projetos. Você ainda pode atribuir responsáveis pelas tarefas, criar subtarefas, definir data e horário de entrega, adicionar imagens e links.

 

Você pode visualizar as tarefas e projetos em lista ou em forma de calendário, o que facilita a visualização e organização do planejamento de postagens. Você pode mover as tarefas pra diferentes listas de forma simples (com o chamado “click and drag”, clicar e arrastar), adicionar etiquetas e supervisionar o andamento de cada projeto. Você pode criar diversos grupos, quadros, cartões e tarefas, com diferentes equipes pra cada um.

 

A ferramenta é gratuita, mas possui uma versão “premium”, na qual você pode adicionar diferentes funcionalidades.

#PraCegoVer

Ferramentas para calendário de postagens

Asana

#PraCegoVer

Ferramentas para calendário de postagens

 

Pode criar tarefas e subtarefas, e atribuir cada uma a pessoas diferentes. Também pode criar diferentes grupos, projetos e equipes. Pode atribuir uma mesma tarefa a mais de um projeto, ou usar etiquetas para organizar diferentes etapas ou tipos de tarefas (por exemplo, criação de imagem ou de texto). Pode ainda atribuir diferentes graus de prioridade para as tarefas. Assim, é fácil identificar qual tarefa deve ser priorizada, caso mais de uma tenham a mesma data de entrega. 

 

Você pode visualizar os projetos em lista, quadros ou calendário. Consegue ter uma visão completa do andamento do projeto, das etapas de conclusão, dos colaboradores responsáveis, das datas de entrega. Também pode visualizar os calendários de outros colegas da sua equipe, facilitando a comunicação e organização.

 

É gratuita, mas possui uma versão premium, na qual pode aumentar o número de funcionalidades. Uma das possíveis novas funcionalidades é a criação de regras. Por exemplo, alterar automaticamente a prioridade de uma tarefa caso ela passe da data de entrega sem ser concluída, entre outras possibilidades. 

 

Disponível para Android e iOS

 

Evernote

#PraCegoVer

Ferramentas para calendário de postagens

Também disponível para Android e iOs

 

Um aplicativo muito completo. Pode criar e organizar diversos projetos, tarefas e blocos de anotações. Pode organizar diversas coisas: tarefas, contas a pagar, listas de compras, calendário de postagens, etc. 

 

Você separa os projetos em “cadernos”, definir datas, lembretes. Nas notas, você ainda pode inserir imagens, vídeos, arquivos, além de tabelas e códigos-fonte.

 

É um dos apps de organização pessoal mais utilizados, mas sua versão gratuita é relativamente limitada. Funciona bem para as anotações e tarefas de uma pessoa, mas para compartilhar com outras pessoas da sua equipe, é necessário contratar uma conta premium. 

 

Com essas ferramentas, você poderá organizar seu planejamento de postagens para todas as redes sociais, compartilhar com sua equipe, definir as etapas de criação e supervisionar o andamento dos projetos. 

 

Caso queira ajuda para criar o planejamento da sua loja, ou queira uma análise e estratégias personalizadas para sua empresa, fale com nossos especialistas e saiba mais sobre nossos serviços de consultoria. 

 

Até a próxima, e partiu vender!

Alanis Barcellos

Posts relacionados