De que forma as cores do e-commerce podem influenciar na decisão de...

De que forma as cores do e-commerce podem influenciar na decisão de compra do consumidor

118
0

A estrutura visual de um comércio eletrônico depende muito dos objetivos e do segmento da marca. As cores usadas na página influenciam na experiência que os consumidores têm ao entrar no e-commerce, bem como no tempo em que navegam na loja e em que visualizam os produtos. Uma página com harmonia visual e organização tem maior potencial para despertar o interesse dos visitantes, transformando os acessos em vendas.

Cada cor tem o poder de gerar diferentes sensações e sentimentos. Saber disso é importante na hora de planejar um e-commerce. As cores escolhidas devem transparecer os sentimentos que despertam, além de estarem em sintonia com os tons já usados pela marca em seu logotipo e em outros canais de comunicação.

Veja as características das principais cores e descubra quais são as mais adequadas para o seu segmento:

Vermelho – É muito dinâmico e gera anseio de ação. Transmite a sensação de intensidade e geralmente está relacionado à paixão, raiva, perigo e impulsividade. Devido às suas características, trará bons resultados se for usado em situações pontuais, principalmente para destacar informações.

Amarelo – É estimulante e tem relação com o otimismo e com a energia. Seu uso pode trazer conforto e satisfação, já que desperta sentimentos como sabedoria e otimismo. Vale dizer que, como é um tom marcante, não deve dominar todo o layout do e-commerce.

Azul – É calmo e faz alusão ao profissionalismo, confiança e estabilidade. Eventualmente relaciona-se com a área da saúde. Marcas que usam este tom costumam ter a segurança como valor agregado, o que é um ponto importante para as lojas virtuais.

Verde – É utilizado por marcas cuja atuação é envolvida com a natureza e com o meio-ambiente. Representa sentimentos como juventude, esperança, criatividade e responsabilidade social. No e-commerce, pode despertar a sensação de confiança, por fazer alusão ao sinal verde do semáforo. Uma boa alternativa é utilizar a cor em botões como “avançar” e “finalizar pedido”.

Roxo – É muito usado para remeter à criatividade e inovação. Une o sentimento de mistério com o de sabedoria e de sensibilidade. Costuma ser usado em áreas como moda e cosmética.

Rosa – Está relacionado ao afeto, romantismo e amor. Dependendo do tom, pode ser mais delicado ou forte. Costuma ser usado em lojas de roupas íntimas, de artigos infantis e de acessórios femininos.

Laranja – Transmite sensações semelhantes ao vermelho, como dinamismo e ação. Está relacionado à alegria e animação.

Preto – Muitas vezes está relacionado à tristeza e luto. Porém, no mundo das marcas, também representa luxo e sofisticação. Pode ser utilizado de forma mais sutil, com tons de cinza.

Como você deve ter percebido, cada cor traz consigo um significado que pode agregar ou afastar a marca dos seus objetivos. Para que a loja virtual esteja estruturada de forma que transpareça a sua essência, deve ser planejada com harmonia, unindo diferentes cores e tons. O equilíbrio entre as cores é o segredo para criar uma loja virtual que ofereça uma boa experiência aos consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA