Conheça 5 segredos de comércio eletrônico que ‘especialistas’ não compartilham

Conheça 5 segredos de comércio eletrônico que ‘especialistas’ não compartilham

378
0


Imaginem aqueles dias em que todos compravam produtos de uma loja na mesma rua. Isso está desaparecendo. Em vez disso, o comércio eletrônico cresce e se transforma em um impressionante rolo compressor, experimentando um aumento mundial de 24,8% em 2017, com a Amazon sozinha registrando uma receita líquida de US $ 177,87 bilhões .

Apesar desse crescimento e da enorme oportunidade que representa para os empresários do comércio eletrônico, muitos que entram nesse espaço cometem erros caros que os impedem de construir um negócio lucrativo.

Como especialista com mais de 12 anos de experiência neste nicho, aprendi em primeira mão que o sucesso de sua loja não depende apenas de um produto de qualidade e um website de boa aparência. Essas noções básicas são essenciais – mas todas as outras lojas online farão exatamente a mesma coisa.

Segredos importantes do comércio eletrônico

Com essa noção em mente, vamos destacar aqui estão alguns dos itens essenciais e que podem fazer toda a diferença para sua loja. Conheça:

1. Construa um público de pré-lançamento

Muitos empresários cometem o erro de instalar sua loja e só começam seu marketing após o lançamento. O problema, no entanto, é que os esforços de marketing digital, muitas vezes exigem um pouco de tempo antes de começar a entregar os resultados de vendas desejados. Enquanto isso, você pagará taxas de hospedagem na web e outras despesas sem a receita de vendas para cobri-las.

Em vez disso, você precisa iniciar seu marketing cedo, criando um público de pré-lançamento. Vemos isso acontecer o tempo todo com campanhas do Kickstarter que coletam fundos e geram buzz antes que o projeto esteja pronto.

Mesmo se você não estiver criando um produto completamente novo ou original, ainda precisará divulgar a marca. Concursos de mídia social, brindes de produtos e inscrições em listas de e-mail podem ajudar você a criar um público para que sua loja possa fazer vendas no dia da inauguração.

2. Concentre-se no valor da vida útil do cliente

Converter clientes é difícil. De fato, a maioria das estimativas coloca a taxa de conversão média em torno de 1 a 3%. Por causa disso, você precisa fazer valer cada venda. Você não estará no negócio por muito tempo se o seu cliente médio gastar apenas alguns dólares.

Para ter sucesso nessa área, você precisa se concentrar no valor da vida útil do cliente (CLV) e não apenas na venda inicial. Naturalmente, isso exige que você ofereça uma experiência de qualidade para essa venda inicial. Mas também significa que você precisa fazer algum acompanhamento.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é através do email marketing. Uma campanha de e-mail de qualidade permite que você acompanhe os clientes sobre sua compra inicial e, ao mesmo tempo, alcance feriados e outras temporadas de compras especiais. Aumentar seu CLV reduzirá seu custo por conversão e ajudará você a gerar resultados de vendas duradouros.

3. Aproveite o poder do remarketing

A maioria dos profissionais de comércio eletrônico investem uma quantia justa de seu orçamento em marketing, com o objetivo de fazer com que novos clientes visitem o site e façam uma compra.

Mas e as pessoas que você já convenceu? Se você não estiver segmentando por meio de campanhas de remarketing, poderá estar perdendo um lucro significativo.

Os clientes repetidos não são apenas mais propensos a comprar de você novamente no futuro – eles também tendem a gastar mais dinheiro. Estudos descobriram que esses clientes têm uma chance de 60% a 70% de fazer outra compra no futuro – números que superam em muito a taxa de conversão típica do comércio eletrônico.

Certifique-se de que suas campanhas do Facebook e do Google AdWords segmentam especificamente as pessoas que já acessaram seu site para garantir um ROI de marketing mais forte.

4. Deixe seus clientes falarem

Construir uma forte identidade de marca  é uma necessidade absoluta, pois permite que você forme uma conexão emocional com seu público-alvo. Quando você é capaz de cultivar relacionamentos sólidos com seus clientes mais apaixonados, você pode aproveitar o entusiasmo deles para divulgar de boca em boca a sua loja.

Como os estudos constataram consistentemente, poucos métodos de marketing são mais confiáveis ​​ou eficazes.

O problema é que eles nem sempre fazem esse marketing boca-a-boca por conta própria. Você frequentemente precisa fornecer alguma motivação extra. Não tenha medo de entrar em contato com seus principais clientes com mensagens personalizadas pedindo um depoimento ou simplesmente para obter informações sobre seus produtos e serviços.

Use os concursos de mídia social para criar entusiasmo e espalhar sua marca.

Quanto mais você personalizar essas interações, maior será a probabilidade de seus clientes se tornarem verdadeiros “embaixadores da marca” que impulsionam novos negócios para sua loja.

5. Se você optar por fazer dropshipping, não estrague tudo

A Dropshipping – o processo de ter seu produto enviado diretamente do fabricante para o consumidor – simplificou as vendas para muitos profissionais de comércio eletrônico. No entanto, não é sem suas próprias armadilhas potenciais.

Os problemas mais comuns que eu vi com dropshipping incluem tempos de envio lentos, sem números de rastreamento para seus clientes e produtos de baixa qualidade.

Tudo isso pode acabar completamente com sua reputação junto de seus clientes. Por isso, é essencial que você faça uma verificação de qualidade dos produtos de seu fornecedor antes de começar a usar o dropshipping. Dessa forma, você pode ter confiança de que seus produtos atendem à sua promessa de marca.

Para remessa, selecione uma empresa de atendimento de qualidade que ofereça uma solução de courier rastreável. Dessa forma, os clientes não terão que esperar longos atrasos e sempre saberão quando o pedido chegará.

Portanto, como vimos, construir uma marca de comércio eletrônico de sucesso nem sempre é fácil. Mas, ao incorporar esses conhecimentos é possível lançar várias lojas de sucesso e gerar receita real e duradoura – você também pode. Acesse nosso instagram e obtenha vídeos com conteúdo exclusivo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA