Aproveite o Carnaval para otimizar as vendas

Aproveite o Carnaval para otimizar as vendas

994
0

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Quem trabalha com vendas sabe que os primeiros meses do ano costumam mesmo ser mais contidos nos resultados, principalmente porque as pessoas ainda estão comprometidas com alguns gastos do Natal e, na virada do ano, já têm custos fixos como impostos, matrículas em escolas e renovação de seguros. Além disso, nesse período estão usufruindo as esperadas férias e acabam deixando as pesquisas e compras online de lado.

Mas isso não significa que as vendas em e-commerce tenham que parar! Pelo contrário, indica apenas que é necessário colocar em práticas algumas estratégias que, se bem planejadas, podem ajudar seu negócio. Veja aqui algumas ideias para otimizar as vendas durante o Carnaval:

Veja o que os seus clientes compraram nos anos anteriores

Para saber o que divulgar neste período, primeiro você deve conferir quais foram os produtos mais comprados em seu e-commerce na mesma época em anos anteriores. Com essa informação, potencialize sua comunicação nesses itens. Coloque-os como destaque no site, envie e-mail marketing, faça boas fotos e publique-as nas redes sociais ou pense sobre a possibilidade de criar algum código de desconto que atraia os clientes. O próprio código pode fazer alguma brincadeirinha com o feriado. Por exemplo, que tal usar o refrão de uma marchinha de Carnaval?

Aposte em itens sazonais

Se o seu e-commerce tem itens sazonais, esta é a hora de pensar numa boa estratégia de vendas. Neste ano, o Carnaval cairá em março e será uma ótima época para divulgar os produtos de Verão e para oferecer bons descontos sobre eles. Lembre-se que toda promoção exige um cálculo: você tem que garantir que, mesmo com o desconto, a venda ainda fica lucrativa para você.

Divulgue com antecedência

Nem todo mundo vai para a folia no Carnaval, mas muita gente aproveita os dias de folga para relaxar. Isso significa que muitas pessoas acabam ficando mais desconectadas do celular e das redes sociais. Por isso, comece a divulgar a sua ação com alguns dias de antecedência. Assim, seus clientes ficarão atentos e poderão acompanhar as oportunidades.

Da mesma forma, se você quer aproveitar o Carnaval para aumentar as suas vendas, deve ficar disponível em todos os seus canais para conversar com seus clientes e responder suas dúvidas em tempo. Nada de tirar férias do e-commerce e das redes sociais durante os cinco dias e deixar as vendas irem para o ar.

Não mude sua identidade

Vale lembrar que se seu e-commerce não tem muita relação com o clima festivo da data, você não precisa alterar a linguagem e nem a identidade visual dele. Aliás, nem deve fazer isso! Procure por uma frase de impacto que se encaixe com o seu propósito, dê uma leve descontraída e pronto. Forçar a comunicação traz mais perdas do que ganhos, e isso vale para qualquer data!

Gostou das ideias? Então comece a planejar desde já. Quando as ações são pensadas com antecedência, a possibilidade de sucesso e de bons frutos é maior!

DEIXE UMA RESPOSTA