A importância do link building em sua estratégia de SEO

A importância do link building em sua estratégia de SEO

510
0

Se você está pesquisando ou iniciando esse mundo do SEO, já deve ter ouvido falar no termo: link building. É possível, porém, que ainda não saiba o que é, ou a sua importância na hora de ranquear um site.

Link building é o trabalho de conseguir que links de diversos sites apontem para a sua página. Através dele os robôs dos mecanismos de busca da Internet – Google, por exemplo – medem a credibilidade de seu site.

A Autoridade e o link building

Cada link que aponta para seu site é como se fosse um voto, que atesta para os mecanismos de busca sua importância no tema. Ou seja, para cada link que aponta para seu site, mais você tem “autoridade” no assunto, assim pensam os buscadores.

Claro que não é tão fácil. Há muito tempo, esse era o único fator que os buscadores consideravam na hora de medir a importância de seu site. Muitos então aproveitavam-se disso e conseguiram diversos links de sites pequenos ou recém criados que apontavam para seu site, buscando subir de maneira mais rápida.

Com o tempo o Google e os outros buscadores começaram a combater essas práticas desonestas – chamadas black hat – a favor de estratégias mais honestas de melhorias de SEO.

Hoje, muito mais importante que o número de sites que apontam para o seu, é a própria autoridade deles. Um site recém criado apontando significa pouco mais que nada, enquanto um site conceituado representa muito mais.

Mas a autoridade ainda é o principal fator na hora de ranquear um site. Você pode ter tudo de acordo com o que pedem as normas de SEO, se não conseguir criar autoridade para o seu site, não vai conseguir subir.

A importância do link

Hoje os mecanismos de busca se importam não só com o link, mas até mesmo com a âncora. Um texto com a palavra-chave como âncora tem mais relevância que um com uma âncora genérica.

É preciso ter um bom número de links que apontem para seu domínio, mas é preciso também que eles sejam de domínios diferentes e de tipos diferentes de sites. Empresas, sites de notícias, blogs, etc. São necessários vários links de vários sites diferentes.

Também é preciso qualidade. Quanto maior a autoridade dos sites que estão linkando para você, melhor. É difícil, mas os sites com mais autoridade, e os com mais acessos, são os links mais valiosos.

Cuidados com os links

Existem diversos fatores a serem considerados na página que o links está localizado. Os mecanismos de busca avaliam até mesmo como está o link, se a página tem muito links apontando para outros domínios. Cada página possui um valor, quanto mais links apontados para fora, menor o valor de cada link.

Os mecanismos de busca também avaliam outros fatores, como a qualidade da página que está o link, se o site não tem procedência duvidosa, se os mecanismos de busca podem indexá-la e até mesmo a idade do site.

A criação de um link building é bastante difícil, porque os mecanismos de busca monitoram tudo e se um link for suspeito, seja de compra ou troca de links, seja por outro motivo, eles não vão hesitar penalizar seu site. Porém, se feito com sucesso, o link building pode fazer seu site subir para as primeiras colocações. Boas vendas!

DEIXE UMA RESPOSTA