(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Golpes no Mercado Livre e Mercado Pago: O que é e como proteger sua conta

Por Marcio Eugênio | 05/11/2020
198
|
0
Golpes no Mercado Livre e Mercado Pago: O que é e como proteger sua conta

Diversas pessoas entraram em contato conosco referente a uma fraude na plataforma Mercado Pago e Mercado Livre, nesse artigo iremos mostrar para vocês como evitar cair nesses golpes e proteger sua conta.

Como funciona o golpe?

Esses golpes duplicam uma página de um grande site buscando roubar seus dados alegando uma tentativa de acesso suspeito, promoção exclusiva e até mesmo ameaças.

E-mail

Os usuários relatam que tudo se inicia com um e-mail, com o título: URGENTE: Novo acesso em sua conta do Mercado Livre

Após o usuário acessar a página, caso esteja sem um software de segurança(antivírus e derivados) o mesmo irá encaminha-lo para uma página idêntica ao mercado livre.

Ao preencher seus dados(login e senha) seus dados são ROUBADOS e enviados para o hacker.

Como identificar o golpe?

Fique atento ao URL que você acessar sempre, normalmente esses golpes ocorrem em links temporários e suspeitos.

Verifique SEMPRE o link  na barra de navegação

Além disso, caso receba um e-mail de notificação entre diretamente na sua conta do MercadoLivre para verificar alguma anormalidade:

https://www.mercadolivre.com.br/

https://www.mercadopago.com.br/

Aconteceu comigo, e agora?

1.Recupere sua conta

Acesse o Mercado Livre ou Mercado Pago e utilize dos recursos “esqueci a senha” e escolha o melhor método de recuperação para você, é possível recuperar a sua conta enviando um SMS para o seu celular ou uma mensagem via e-mail.

2.Ative a verificação de 2 etapas

No seu perfil, encontra no menu a categoria configurações, dentro dela selecione a opção segurança 

3.Atualize seus dados

Mantenha seus dados atualizados e seguros. Evite utilizar a mesma senha em diversos sites e tente utilizar senhas com combinações de números, letras e até sinais(!@#$) se possível.

Segurança é prioridade.

4.Encerre as sessões em todos os dispositivos

Ainda nas configurações de segurança, você encontra a opção dispositivos vinculados

Ao seguir os passos acima, você irá se deparar com a seguinte tela, apresentando todos os dispositivos conectados na sua conta:

Caso algum dos dispositivos não seja o seu ou seja suspeito, altere a senha imediatamente e encerre todas as sessões conectadas.

5.Verifique a normalidade em Compras e venda

O hacker pode ter efetuado compras ou anunciados na sua conta, verifique todas as suas compras e vendas em busca de algo suspeito.

Em casos de Venda:

Caso tenha produtos que você não cadastrou na sua conta do MercadoLivre, cancele TODOS os itens e entre em contato com os compradores sinalizando que você foi vitima de um golpe e solicitando que os mesmos cancelem os pedidos.

Em caso de Compra:

Caso encontre qualquer anormalidade, entre em contato com o vendedor IMEDIATAMENTE e cancele sua compra. Logo após, faça contato com o Mercado Livre Informado o ocorrido.

https://www.mercadolivre.com.br/ajuda

Além disso, entre em contato com seu banco/cartão de crédito imediatamente.

6.Fique atento a e-mails e mensagens suspeitas.

Desconfie de TUDO que você recebe por e-mail, verifique quem está enviando o e-mail e principalmente para onde ele está te levando. É preciso ficar ter extremo cuidado com nossa segurança e dados, especialmente os sensíveis e que envolvem plataformas de pagamento.

Atenção:

A D Loja Virtual, não tem quaisquer envolvimentos com a empresa Mercado Pago ou Mercado Livre, esse artigo tem como o objetivo prevenir e proteger nossos clientes e as demais vítimas do golpe. 

Se você encontrar algo de errado, entre em contato com o suporte do Mercado Livre imediatamente.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados