Rede de relacionamento: saiba como fazer um bom networking e gerar oportunidade...

Rede de relacionamento: saiba como fazer um bom networking e gerar oportunidade de negócios!

648
0

Você já parou para pensar em quantos pessoas conhece e como elas afetam a sua vida? A verdade é que nosso networking ajuda no aprendizado, nos negócios, além, é claro, de contribuir para a nossa vida social. Assim, não só é importante saber conquistar como manter uma boa rede de relacionamento.

E num mundo tão conectado, não é de se admirar que boa parte dos nossos contatos esteja no universo virtual. As redes sociais, principalmente o LinkedIn, se tornaram boas ferramentas para conhecer pessoas. Mas se você ainda não sabe como utilizá-las de maneira adequada, continue lendo o post e confira todas as nossas dicas!

Utilize as redes sociais a seu favor

Caso você ainda seja uma das poucas pessoas que ainda resistem a ter um perfil em uma rede social, é melhor reconsiderar isso. Elas se expandiram para muito mais do que simples publicações e interações com familiares e amigos, passando a ser uma forma legítima de conhecer novas pessoas, sobretudo da sua área profissional.

No LinkedIn, por exemplo, é possível pesquisar as pessoas próximas e do seu mercado de atuação para estabelecer contato. Assim, pode-se encontrar novos fornecedores, colaboradores e parceiros de negócios, ou mesmo pessoas que produzam conteúdo relevante para a sua área.

Mesmo o Facebook, que sempre foi tido como uma rede mais pessoal, cada vez mais se torna um espaço para páginas de empresas e pessoas interessadas em divulgar seus negócios. Isso também é válido para o Twitter e o Instagram.

Mantenha contato frequente

Então você criou um perfil, adicionou algumas pessoas, se apresentou, portanto, sua rede de relacionamento está feita, certo? Errado! Um bom networking depende de um contato frequente com as pessoas, de preferência, estreitando as relações com as pessoas cada vez mais.

Depois é hora de manter contato regularmente, trocar informações, interagir e, se possível, estender o relacionamento do mundo virtual para o real. As pessoas que você conhece na rede podem se tornar muito importantes para estabelecer parcerias, conseguir oportunidades e até conquistar novas amizades.

Produza conteúdo relevante

Uma das melhores formas de ser visto e se conectar com cada vez mais pessoas é produzindo conteúdo. No LinkedIn isso só foi possível mais recentemente, mas muita gente já é reconhecida pela qualidade dos textos que publicam e ganham muitos seguidores por isso.

Quando se fala em conteúdo relevante, é claro que não estamos falando de assuntos pessoais, como o passeio do fim de semana ou o aniversário da sua filha.

Para fazer uma rede de relacionamento profissional, é interessante criar e compartilhar conteúdos sobre a sua área de atuação, como novidades e discussões enriquecedoras. É bom apenas ter cuidado para não entrar em temas polêmicos, ficar reclamando demais ou ser desagradável.

Amplie sua rede de relacionamento

Com um bom número de conexões, uma produção de conteúdo frequente e interação com as pessoas, o seu trabalho de networking ainda não acabou. A melhor rede de relacionamento é aquela que não para de crescer!

Desta forma, convide mais pessoas, se apresente para os outros, participe de fóruns e grupos e não tenha vergonha de pedir indicações de outros membros da sua rede. É importante se manter aberto a conhecer novas pessoas.

Enfim, criar e manter uma rede de relacionamento no mundo virtual pode ser tão gratificante quanto no real. No entanto, é preciso se empenhar bastante e não ter medo de colocar o seu nome e a sua cara nas redes sociais.

Gostou do post? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados? Então assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações!

Artigo anteriorSaiba o que mais vende na internet!
Próximo artigo6 melhores práticas de gestão financeira no seu e-commerce
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA