F-commerce: como funciona as vendas pelo facebook e como vender?

F-commerce: como funciona as vendas pelo facebook e como vender?

2649
0
F-commerce ainda funciona
F-commerce ainda funciona

Você já ouviu falar em F-Commerce? Essa é a abreviatura para Facebook Commerce e se refere às vendas que são feitas dentro da loja virtual da rede social. Afinal, se um número muito grande de pessoas acessa o Facebook nos horários de folga e de lazer, é lá que as marcas querem estar.

Se você trabalha com comércio eletrônico e tem vontade de começar a vender pelo F-Commerce, esse texto é para você! Aqui vamos falar muito sobre o tema e explicar todos os detalhes sobre este tipo de vendas. Vem com a gente! 

O QUE É F-COMMERCE?

O F-Commerce se refere às vendas que acontecem dentro do Facebook. A rede social tem uma ferramenta chamada Facebook Store, através da qual é possível divulgar os produtos e começar o processo de venda. A própria rede social direciona os consumidores para o e-commerce no momento de concluir a compra.

F-COMMERCE: O QUE SIGNIFICA ESTA MODALIDADE DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

Esta modalidade de comércio eletrônico é bastante inovadora. Em primeiro lugar, ela possibilita que o comércio eletrônico esteja na mesma rede que as pessoas acessam em suas horas de folga. Ou seja, mesmo que não estejam procurando produtos para comprar, as pessoas podem ser impactadas pelas lojas virtuais.

Além disso, o Facebook permite que os usuários montem as suas lojas na rede sem custo algum. Isso contraria a dinâmica das lojas online, que em geral, são pagas. Desta forma, a modalidade se torna muito atrativa tanto para quem já trabalha com vendas online quanto para quem pensa em iniciar um negócio na área. 

COMO FUNCIONA O F-COMMERCE?

O F-Commerce tem a proposta de unir as vendas online com a interação da rede social. Quando um usuário acessa a página de alguma marca, tem a opção de interagir com as publicações e de conhecer os produtos que a marca vende. Os itens ficam organizados na forma de catálogo. Caso haja interesse, o cliente pode concretizar a compra.

COMO CRIAR O F-COMMERCE?

Para criar um F-Commerce, primeiro é necessário criar uma página da loja virtual. Depois disso, é só fazer a configuração no menu de apresentação da página da empresa, onde ficam posicionadas as seções de fotos e eventos. 

É só clicar na aba “loja” para surgir na tela um pop up solicitando para concordar com os termos de uso. Depois disso será preciso escolher a moeda e incluir os produtos e as descrições. É tudo muito intuitivo e simples de ser feito.

O COMÉRCIO PELAS REDES SOCIAIS

Essa tendência de vender pelas redes sociais veio para cumprir uma regra básica do comércio: estar onde os clientes estão. Se fisicamente é interessante ter um ponto comercial em um shopping center, virtualmente o ideal é ter um e-commerce onde há uma grande concentração de pessoas: nas redes sociais.

E esse modelo vem modificando a forma como as lojas online fazem as suas vendas. Seja de grande, médio ou pequeno porte, as lojas tem espaço e capacidade competitiva, obviamente que dentro de parâmetros naturais do investimento em divulgação que cada uma é capaz de realizar.

A ADESÃO DAS LOJAS É CADA VEZ MAIOR

Para entender o sucesso do F-Commerce é preciso refletir sobre como os usuários da rede se portam. Basicamente, no momento de uso do Facebook as pessoas estão relaxadas, com tempo e altamente disponíveis. Assim, se algo lhes chama a atenção e com apenas um clique a compra é finalizada, esse público encontrou uma ótima zona de conforto.

Além disso, é através das redes sociais que as pessoas exibem o que consomem, mostram os seus desejos e compartilham as suas opiniões. Quem concorda com aquilo que está exposto vai considerar consumir também, porque serve como indicação de alguém muito próximo – de um amigo virtual.

BENEFÍCIOS DO F-COMMERCE PARA LOJAS VIRTUAIS

Ao escolherem estar no mesmo ambiente do seu público, as lojas virtuais colhem bons frutos. Além de existir a possibilidade de a compra se efetivar na própria rede social, também há a chance de impactar o consumidor em uma hora que ele está relaxado. Isso significa que a marca será associada a um bom momento do dia dele.

Confira aqui as vantagens do F-Commerce:

  • A loja é gratuita
  • A rede social tem grande alcance
  • O atendimento pela rede social é simples e rápido
  • A rede social oferece relatórios de desempenho

DICAS PARA A SUA LOJA VIRTUAL

Quem está diariamente batalhando por vendas em sua loja virtual dá muito valor a qualquer novidade que possa otimizar o seu trabalho. As redes sociais seguem exatamente por esse caminho: oferecem uma alternativa que pode se transformar em uma excelente fonte de renda.

É claro que no início você não alcançará resultados fantásticos. Tudo é uma construção. Mas lembre-se que o F-Commerce exige baixos investimentos e oferece bom retorno. Prova disso é que algumas empresas realmente grandes já estão faturando com vendas no Facebook. 

COMO SABER SE O F-COMMERCE É UMA BOA OPÇÃO DE NEGÓCIO?

Você trabalha com vendas online, mas tem dúvidas se as vendas pelo Facebook são uma boa escolha? A sua questão é compreensível e, para ajudá-lo nessa escolha, vamos compartilhar alguns pontos de atenção:

É IMPORTANTE CONSIDERAR SEUS RECURSOS E TODA A ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA A ATIVIDADE

Para montar um F-Commerce, você precisará de alguma ferramenta de apoio com suporte para aplicativos. Se você é usuário do Facebook, terá trabalho somente para divulgar e para empacotar os produtos, porque o sucesso de vendas é garantido.

PORQUE O F-COMMERCE FUNCIONA

Uma característica natural nas redes sociais que valem ouro para as lojas virtuais é a divulgação. Mesmo quem não quer ter a sua vitrine no F-Commerce precisa estar presente no maior número de redes sociais possível. Elas funcionam como incentivadores de vendas.

E já que você estará com a sua marca na rede, que tal ativar a sua loja por lá? Ela pode ser um complemento para o seu e-commerce, algo como um reforço para sua marca. Lembre-se de que no Facebook é possível criar relacionamentos duradouros, e isso aumenta as chances de conversão.

A FORÇA DO F-COMMERCE NO BRASIL

O Facebook é um excelente ambiente para as vendas online. Muitas informações das pessoas estão expostas na rede social e as lojas podem usufruir desse fácil acesso. Além disso, o usuário que utiliza a rede já está familiarizado com a compra online, o que é um ponto positivo. 

Vale lembrar que cada vez mais as pessoas compartilham sobre as suas motivações de compra e discutem sobre produtos e marcas com os amigos. No Facebook, a divulgação entre os grupos acaba sendo natural e orgânica, o que aumenta as possibilidades de a marca ter um bom resultado. 

Já está convencido de que participar do Facebook Commerce pode ser uma boa alternativa para o seu comércio eletrônico? Se você ainda está em dúvida, que tal saber sobre as vendas no Instagram? Essa é outra rede social que apresenta excelentes oportunidades!

Artigo anteriorLoja virtual: Como escolher os produtos para montar a sua
Próximo artigoTeste A/B para e-commerce: o que é, para que serve e como fazer?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA