(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como usar Stories e Destaques do Instagram pra vender mais

Por Matheus Luvier | 05/06/2020
1573
|
0
Como usar Stories e Destaques do Instagram pra vender mais

O Instagram é uma das maiores redes sociais, com mais de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo. Com a possibilidade de atingir muitas pessoas em um único lugar, ter um contato direto com seu público-alvo e clientes, é também uma ótima ferramenta para empresas divulgarem seus negócios, marcas, e até mesmo venderem pela rede social. 

Você já sabe como essa rede social pode ser uma grande aliada pras todos os tipos de negócios. Nós já falamos sobre alguns aspectos sobre a rede: como criar uma conta para empresa, como investir em marketing no Instagram, sobre o Instagram Checkout, e outros temas. 

Mas hoje, nós vamos falar de dois elementos que podem ser ótimas ferramentas para fazer com que sua loja venda mais: os stories e os destaques do Instagram. 

Stories

Os Stories do Instagram são conteúdos que você disponibiliza e que ficam no ar por apenas 24 horas. Por ser exibido por um curto período de tempo, é apropriado para conteúdos passageiros, momentâneos. Pode ser uma notícia interessante que faça sentido pro seu público ou negócio, um comunicado, uma promoção, etc.

Mas uma dica importante: não crie conteúdo nos stories – e no Instagram, de modo geral – apenas mostrando seus produtos. Essa divulgação é necessária, mas você também deve criar conteúdos diversos, que sejam interessantes para o seu público, que faça com que ele se identifique com a marca, não apenas para tentar vender.

Algumas dicas de conteúdos e ações que pode aplicar nos stories:

Mostre os Bastidores

Mostrar os bastidores da sua loja é uma ideia interessante. Mostrar sua equipe, o dia-a-dia da sua loja, o processo de trabalho, etc. Esse tipo de conteúdo aumenta a proximidade com o seu cliente, fazendo com que ele se sinta “dentro da empresa”. Você ainda pode usar gatilhos mentais de antecipação, mostrando os bastidores de alguma novidade que virá, deixando os clientes curiosos e ansiosos. 

Interaja com o Público

É importantíssimo interagir com o público sempre que possível. Isso gera grande engajamento, pois as pessoas querem ser reconhecidas e ouvidas pelas marcas que gostam. Compartilhe depoimentos, responda dúvidas, deixe oportunidades para que eles deixem perguntas – e as responda.

O Instagram ainda oferece a possibilidade de fazer enquetes nos stories. Você pode usar essa funcionalidade para engajar ainda mais o público. Pode perguntar tipos de conteúdo que a audiência prefere, quais produtos preferidos, quais produtos eles gostariam que entrassem em promoção, etc. Isso reforça ainda mais a conexão com o público, faz com que o cliente se sinta especial, e que está fazendo parte das decisões da empresa. E você ainda consegue usar as respostas e interações para entender melhor os gostos e preferências dos clientes. 

Divulgue Promoções

Por ficar pouco tempo no ar, apenas 24 horas, é um meio excelente para fazer promoções relâmpago. Pode ser uma oferta especial apenas para quem viu o storie, algum cupom de desconto limitado, etc. Assim, você consegue ter informações sobre a quantidade de público do seu Instagram que tem potencial de compra, e criar novas estratégias baseado nisso.

Como já falamos, é um meio muito bom para aplicar estratégias baseadas em gatilhos mentais. Pode ser o da novidade, mostrando bastidores, informando a data de lançamento de algum produto novo, criando expectativa. Podem ser gatilhos de urgência, com a promoção tendo poucos dias ou poucas horas de duração. Ou ainda, de escassez, informando uma pequena quantidade de peças em promoção, um estoque limitado, etc.

Isso gera maior propensão de compra em quem estiver assistindo, e caso dê bons resultados, pode ser repetido pouco tempo depois, devido à curta duração do conteúdo. 

Anúncios

Outra possibilidade, é a de criar anúncios nos stories. Você tem uma segmentação tão boa quanto de anúncios no feed, podendo alcançar um público muito qualificado, e com boas chances de capturar a atenção dos usuários – pelo menos por alguns segundos. Seja criativo, e crie anúncios que chamam a atenção e atraem a curiosidade dos usuários. E não se esqueça de uma boa Call to Action, indicando uma ação desejada (clicar no link, arrastar pra cima, seguir o perfil, etc). 

Destaques

Os destaques são basicamente stories que você salva, e ficam no seu perfil, acima dos posts. Eles ajudam a deixar seu perfil mais completo e organizado, facilitando a sua vida e do seu cliente. 

Pela posição privilegiada, chamam bastante atenção do público, e não têm duração pré-definida, podendo ficar no seu perfil por tempo indeterminado. Por essas características, é uma boa forma de expor informações mais relevantes, que não tenham necessariamente um prazo de duração, ou que durem por mais tempo. 

Algumas ideias de conteúdos para destacar nos seu perfil:

Contato/Quem somos

Informações de contato são uma das principais que podem ser usadas nos destaques. Telefone, e-mail, site, e outras formas que os clientes possam entrar em contato com sua empresa. Nos casos de negócios locais, também é importante destacar endereço e horário de atendimento, local de cobertura da tele-entrega, etc. Com essas informações facilmente acessíveis, você esclarece dúvidas comuns quando a localização e atendimento, facilita caso alguém precise de um contato direto, e ainda passa maior credibilidade ao cliente.

Outra possibilidade, é acrescentar um tópico de Quem Somos. Contar uma breve história da sua empresa, mostrar a equipe, comentar sobre os valores, missão e visão da marca. Esse tipo de informação aproxima o público da sua marca, e também reforça a credibilidade do seu negócio. 

Depoimentos

Você pode destacar depoimento de clientes sobre sua empresa ou seu produto. Falas, fotos, stories ou outros materiais que destaquem as qualidades do produto, seu atendimento, agilidade, disposição. Pode solicitar esses materiais aos seus clientes, ou – idealmente – usar aqueles feitos de maneira espontânea pelo público. 

Caso tenha feito algum trabalho de divulgação com influencers, modelos ou famosos, use esses materiais também. Mas é importante diferenciar as opiniões genuínas dos clientes das falas de influencers, que o público sabe que são normalmente remunerados. Crie dois tópicos, um para opiniões dos clientes, e um para campanhas com influencers. 

Isso passa maior segurança e confiança para o público que talvez esteja em dúvida sobre comprar de você. Ao ver outras pessoas que já compraram, gostaram e têm coisas boas a falar sobre o produto, os usuários sentem-se mais seguros e inclinados a finalizarem a compra. 

Produtos

O espaço dos destaques também pode ser usado como uma espécie de vitrine virtual, na qual você pode expor seus principais produtos. Caso tenha um catálogo pequeno, pode até mesmo exibir todos os seus produtos. Caso tenha uma variedade maior, destaque os produtos principais, com maior saída, ou as principais categorias da sua loja. Mostre os detalhes dos produtos, diferentes ângulos, principais características. Você até pode exibir o preço, mas tome muito cuidado com valores desatualizados. 

FAQ/ Perguntas Frequentes

Você também pode aproveitar esse espaço para esclarecer dúvidas comuns dos clientes. Tamanho dos produtos, se aceita troca, quais formas de pagamento, locais de entrega, valores, os tipos de perguntas que seus clientes e potenciais clientes costumam fazer com maior frequência. Você pode responder com textos, imagens ou vídeos, e juntar todas as respostas em um tópico. Isso pode esclarecer várias dúvidas dos usuários sem que eles tenham que falar com alguém da sua equipe, poupando tempo das duas partes. 

As duas estratégias não são excludentes, e em muitas vezes precisam ser usadas de forma conjunta: para criar um destaque, você precisa antes criar um storie.

Você não precisa aplicar todas as táticas e dicas mostradas no texto. Estude seu mercado e seu público, e adote aquelas que fazem mais sentido para sua empresa, e que tem maiores chances de levar sua empresa ao objetivo desejado. 

Com as estratégias certas, você conseguirá aumentar sua visibilidade e seu engajamento com o público, e estará mais perto de converter essa audiência em vendas.

Caso queira uma análise e estratégias personalizadas para sua empresa, entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre nossos serviços de consultoria.

Até a próxima, e partiu vender!

Matheus Luvier

Posts relacionados