(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como usar SnapChat: Tutorial Completo + Dicas Profissionais

Por Marcio Eugênio | 20/03/2020
2837
|
0
Como usar SnapChat: Tutorial Completo + Dicas Profissionais

Você já ouviu falar em Snapchat? Esse aplicativo foi criado por três estudantes da Universidade Stanford para promover a troca de mensagens instantâneas a partir de celulares. A rede social fez bastante sucesso, mas desde que o Instagram incorporou alguns recursos semelhantes, o seu uso diminuiu um pouco.

Mesmo assim, é válido conhecer o Snapchat, uma vez que o aplicativo pode guardar boas oportunidades para as marcas que queiram promover o seu produto e se aproximar do seu público-alvo. A seguir, explicaremos como usar Snapchat para publicidade. 

O QUE É SNAPCHAT?

Antes de mais nada, vamos explicar o que é Snapchat. O aplicativo foi criado em 2011 por três colegas da Universidade Stanford com o objetivo de promover a interação dos usuários de uma maneira mais dinâmica. O que diferencia essa plataforma de todas as demais é a possibilidade de divulgar fotografias e vídeos que desaparecem em 24 horas.

Posteriormente, esse recurso foi adotado pelo Instagram, que permite a divulgação dos Stories, ou seja, de um conteúdo na forma de imagem e vídeo que fica no ar durante apenas um dia. Mas, na época em que os estudantes criaram o Snapchat, a ideia foi absolutamente pioneira e inovadora. 

Por esta razão, o aplicativo foi rapidamente aceito pelos adolescente e jovens adultos que se identificaram com essa forma lúdica de interagir. Atualmente o Snapchat não está tão na moda quanto esteve há alguns anos, mas segue sendo usado por seguidores que se identificam a proposta da plataforma. 

COMO FUNCIONA O SNAPCHAT?

O Snapchat funciona como um aplicativo de interação social, no entanto guarda uma diferença crucial em relação a todas as outras plataformas: seu conteúdo some em 24 horas. Isso significa que os usuários que não verem o conteúdo divulgado neste intervalo de tempo, não poderão vê-lo depois. 

Cada usuário pode escolher se quer compartilhar fotos e vídeos para seus amigos ou se prefere ter a sua conta aberta, de modo que todo mundo consiga visualizar o conteúdo apresentado. Outro ponto interessante do Snapchat é em relação ao grande número de filtros animados para fotografias.

Atualmente, o Instagram é conhecido pela variedade de filtros dos Stories, mas o recurso foi inspirado no Snapchat, que oferece uma série de ilustrações e edições sobre as fotografias e vídeos, aumentando o desejo dos usuários de compartilhar o conteúdo. A seguir, explicaremos como usar Snapchat, aproveitando seu potencial para promover a marca. 

QUAIS AS FUNÇÕES DO SNAPCHAT?

Sem dúvidas, a principal função do Snapchat é o registro e o compartilhamento de fotografias e de vídeos. Mas sozinho, isso não o diferencia dos demais aplicativos que existem por aí. O que torna o Snapchat vanguardista é sua capacidade de agregar recursos lúdicos e divertidos na interação social. 

Um dos destaques desse aplicativo foi agregar um caráter de gamificação à plataforma. Conforme os usuários usam os recursos disponíveis, conseguem desbloquear cadeados e ganhar troféus como recompensa. Esse tipo de iniciativa serve para envolver os usuários, tornando-os ainda mais ativos na rede. Veja as principais funções do Snapchat: 

  • Publicar fotos e vídeos
  • Interagir com amigos e influenciadores
  • Usar filtros animados
  • Fazer chat em vídeo
  • Descobrir novas contas
  • Receber recompensas pela atividade

COMO CRIAR UMA CONTA NO SNAPCHAT?

Pois bem, agora que você já entendeu a proposta do aplicativo, vamos explicar como usar Snapchat. A sua estrutura é bem intuitiva e é possível que você não tenha dificuldades na hora de acessar a plataforma. Mesmo assim, apresentamos aqui um passo a passo bem completo. Confira:

  1. Faça o download do aplicativo em seu aparelho iOS ou Android. 
  2. Crie uma conta informando seu e-mail, data de nascimento e senha.
  3. Configure seu perfil. Escolha seu nome de usuário, coloque uma foto de perfil, etc.
  4. Adicione amigos a partir da sua lista de contatos ou pelo campo de busca. 
  5. Pronto, seu perfil está ativo! Agora é só começar a usar seu Snapchat!

COMO CRIAR NOMES PARA SNAPCHAT?

Viu como criar uma conta no Snapchat é bem fácil? Talvez a parte mais complexa seja a escolha do nome de usuário, principalmente quando se trata do perfil de uma marca. Nesse caso, recomenda-se que os nomes para Snapchat sejam semelhantes aos nomes que a empresa assume em seus canais de comunicação.

No caso de o nome desejado já estar sendo usado, poderá ser necessário colocar uma palavra a mais, como, por exemplo, “oficial”. Outra ideia é reduzir o nome, principalmente no caso de nomes compostos. Cuide, no entanto, para não escolher um usuário tão diferente da sua marca a ponto de dificultar o reconhecimento de seus clientes

COMO USAR SNAPCHAT?

Agora que já falamos bastante sobre a teoria do Snapchat, vamos à parte prática? Esse aplicativo tem uso bem intuitivo e é provável que você consiga usá-lo bem desde o início. Porém, para facilitar a sua navegação, preparamos um tópico bem completo explicando como usar Snapchat. Veja: 

1. CONFIGURAÇÃO DO PERFIL DO USUÁRIO

O perfil do Snapchat é simples e conta com poucas informações: apenas nome, foto e número de imagens que já foram compartilhadas. Para ser visualizado por alguém, é necessário que você seja aceito como amigo da pessoa, assim poderá ver suas fotos e enviar mensagens ou vídeos para ela.

2. ADICIONAR CONTATOS

Ao fazer uma busca no aplicativo, não se espante se não encontrar a pessoa com seu nome real, já que às vezes o nome de usuário não está disponível, sendo necessário usar um nome alternativo. De acordo com seu nível de amizade com o usuário, surgirá alguns emojis indicando a relação. São eles:

  • Estrela dourada: o usuário visualizou um snap duas vezes nas últimas 24 horas
  • Coração amarelo: é seu melhor amigo (a maioria dos snaps que você enviou foi para ele)
  • Coração vermelho: melhores amigos por duas semanas seguidas.
  • Coração rosa: melhores amigos por dois meses seguidos.
  • Carinha sorridente: você e essa pessoa são bons amigos (muitos snaps trocados entre vocês dois), mas não são melhores amigos.
  • Fogo: você e essa pessoa estão interagindo muito recentemente.
  • Coroa: o usuário é verificado, uma celebridade ou uma figura pública.

3. MANDAR SNAPS

Para mandar um snap para algum amigo seu, você terá que capturar a imagem que deseja, editá-la e escolher o contato para quem fará o envio. Você tem a opção de enviar o conteúdo para apenas uma pessoa, para mais de uma pessoa ou para toda a sua lista de amigos.

4. RECEBER SNAPS

Da mesma forma como é possível enviar snaps aos amigos, também é possível que eles enviem para você. Nesse caso, você receberá uma notificação quando tiver algum novo conteúdo para visualizar. É possível ver os snaps enviados só para você, bem como aquelas imagens que seus amigos compartilharam com toda a lista.

5. EDITAR FOTOS E VÍDEOS

É aqui que entra uma das grandes inovações do Snapchat. O recurso de edição de fotos e de vídeos é o que tornou a rede social tão conhecida. É possível usar algumas ferramentas de desenhos e alguns filtros divertidos para interagir com a imagem captada, deixando-a mais dinâmica e divertida. 

6. BLOQUEAR PESSOAS NO SNAPCHAT

Essa opção não poderia deixar de existir em um aplicativo, pois sempre encontramos alguém inconveniente. Para bloqueá-la, basta entrar em sua lista de contatos e clicar na engrenagem ao lado do nome. Depois, é só escolher a opção remover ou bloquear e pronto, seu nome desaparece da lista da pessoa.

FERRAMENTAS DO APLICATIVO SNAPCHAT

Sem dúvidas, você conseguirá mexer no Snapchat com facilidade, pois o aplicativo foi pensado para oferecer um uso bem simples e intuitivo. Mesmo assim, vamos falar um pouquinho sobre como mexer no Snapchat, deixando a sua experiência na rede social ainda mais fácil: 

PARA REGISTRAR UMA FOTOGRAFIA OU UM VÍDEO

Depois de fazer a configuração da sua conta no Snapchat, você já poderá fazer vídeos curtos no formato GIF. Essa função abre de forma automática assim que você acessa o aplicativo. Na tela no canto superior direito está a imagem de um raio, que possibilita o uso do flash se precisar. 

Por sua vez, no canto superior esquerdo está a imagem de uma câmera, onde você pode optar pela câmera traseira ou dianteira. Já no canto inferior direito da tela aparece o número de fotos e vídeos que você tem pendentes. No meio aparece o botão de captura das imagens e no canto do lado esquerdo está o número de amigos presentes no Snapchat.

PARA EDITAR UMA FOTOGRAFIA OU UM VÍDEO

Após tirar uma foto ou vídeo, a tela seguinte terá um lápis no canto superior. Com ele, você pode alterar a cor e escrever ou desenhar na tela. No canto inferior direito há um número que informa quantos segundos a postagem terá. Já no canto inferior esquerdo estará uma flecha que publica o snap.

Além disso, há várias opções de efeitos visuais para fazer em suas fotos. Você pode inserir textos através do teclado, escrever com o dedo ou com uma caneta touch, alterar a cor, inserir emojis e usar vários tipos de filtros interativos e divertidos.

PARA RECEBER UMA FOTOGRAFIA OU UM VÍDEO

Ao receber um snap, você ouvirá um aviso sonoro, que pode ser habilitado ou desabilitado nas configurações do aplicativo. Ao abrir seu aplicativo, verá um ícone (vermelho se for foto ou roxo se for vídeo) ao lado do nome de quem enviou. 

Vale saber que o remetente consegue saber quando você vê a imagem que ele enviou e, inclusive, é avisado quando você tira print screen da tela. São questões como essa que fizeram esse aplicativo se tornar tão popular entre os jovens, que usaram esse tipo de recurso para paquerar. 

COMO USAR SNAPCHAT PARA PUBLICIDADE?

No mundo das vendas, o Snapchat pode ser usado de forma estratégica, aproximando a marca de seu público-alvo. Porém, é importante cuidar para a imagem da empresa não ficar insistente demais na rede social, que tem a leveza como uma de suas premissas. Conteúdos diretos e atrativos podem ser bacanas para esse aplicativo.

1. LANÇAMENTOS

Qualquer marca de qualquer segmento consegue se beneficiar do Snapchat ou de aplicativos semelhantes. Para participar, basta tirar uma foto ou criar um pequeno vídeo do produto ou serviço que será lançado e compartilhar com sua lista de contatos. Rapidamente seu lançamento será divulgado entre seus seguidores. 

2. CONCURSOS E PROMOÇÕES

A criação de concursos e de promoções são uma opção fácil e rápida para a divulgação de produtos no aplicativo. Muitas marcas usam esse recurso para incentivar o engajamento de seus seguidores, fazendo com que eles compartilhem imagens ou enviem o conteúdo para amigos que podem se interessar pela oferta. 

3. EXCLUSIVIDADE DE EVENTOS E BASTIDORES

Usando a criatividade, você pode promover eventos, como o lançamento de lojas, de produtos ou de serviços. Também pode publicar fotos breves do coquetel de lançamento, mostrar a interação das pessoas no evento e até mesmo apresentar os novos produtos, etc. Os usuários gostam de se sentir participando do dia a dia da marca. 

4. DIVULGAÇÃO DE MARCAS

Redes sociais interativas são excelentes para mostrar um produto e para fazer sua marca aparecer. Assim, você consegue ser lembrado até mesmo quando as pessoas estão curtindo um momento de lazer. Lembre-se de criar publicações leves e divertidas, que atraiam os usuários e tenham potencial para transformá-los em clientes.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre como usar Snapchat e aproveitar as oportunidades para divulgar o seu negócio. Assim como esse aplicativo, existem outros que também são interessantes para o crescimento das marcas. Nesse universo, o Instagram tem se destacado cada vez mais.

Quer conhecer mais sobre ele? Descubra aqui como criar uma conta no Instagram para sua empresa. Sem dúvidas, ao ter uma presença ativa nessa rede social, você conseguirá dialogar com seu público-alvo, fortalecer seu negócio e vender mais. Mas, para isso, é fundamental criar uma estratégia bem consolidada. Boa leitura!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados