Como ganhar seguidores no Instagram de maneira estratégica?

Como ganhar seguidores no Instagram de maneira estratégica?

988
0

Com apenas 7 anos passados desde o seu lançamento, o Instagram, mesmo tão jovem, já conseguiu se mostrar mais do que uma simples rede social. Afinal, além da edição de fotos, que consagrou o app, as novas funções incorporadas fazem dele uma importante ferramenta para o marketing digital. O que leva os gestores a se perguntarem: como ganhar seguidores no Instagram?

Adotando novas funcionalidades, como os Stories e os Ads, a aplicação comprada pelo Facebook viu decolar suas ações: 700 milhões de usuários em escala global, segundo um levantamento de abril de 2017. Assim, o Insta, como frequentemente é apelidado pelos users, se aproxima das redes com 1 bilhão de cadastrados — o ranking atualmente engloba o Messenger, o WhatsApp e o próprio Facebook.

Dessa forma, o gestor que quer apostar em estratégias de marketing na web deve considerar a plataforma como diferencial e utilizá-la para ganhar visibilidade, atrair seus consumidores e gerar autoridade para sua marca.

Pensando nisso, listamos as melhores dicas para potencializar seu alcance no Instagram. Aqui você encontrará medidas para ganhar seguidores de maneira orgânica, ou seja, sem compras de followers. Acompanhe!

Como ganhar seguidores no Instagram?

1. Migre para um perfil de negócios

Apesar de a dica parecer óbvia para alguns, muitos gestores ainda não apostam em um perfil comercial. Então, se você ainda não gerencia um perfil de empresa, migre para um perfil desse modelo o quanto antes. A medida é simples e rápida e, assim, você pode acessar uma série de funcionalidades que não são disponibilizadas para perfis pessoais.

Para começar, é preciso ter uma página no Facebook. O próximo passo é ir às configurações do Instagram e alternar para um perfil de comércio. Realize a vinculação à página do Facebook e informe os dados requeridos. Não deixe de colocar nenhum contato, para que seus clientes consigam falar facilmente com a sua marca.

Para escolher o nome de usuário, opte por um que seja curto e de fácil assimilação. Evite números, muitas palavras e termos que não estejam diretamente ligados à sua empresa. Não se esqueça, também, de preencher o campo do nome da empresa, que fica negritado abaixo da foto de perfil.

Escolha um tipo de empresa na hora de optar por uma categoria e coloque na Bio uma frase que chame a atenção do internauta.

2. Preze pelo visual

Para ganhar seguidores no Instagram, é preciso ter uma página convidativa. Por isso, gerencie bem as imagens, já que é esse o foco da rede social, de forma que o usuário saiba imediatamente do que se trata o seu perfil.

Como você já tem uma página no Facebook, o ideal é padronizá-la de acordo com o seu Instagram. Para isso, escolha a mesma foto de perfil, publique imagens semelhantes e aposte na homogeneidade das informações visuais. O mesmo vale para as demais redes sociais gerenciadas pela sua marca.

No Insta, dê valor à seção da biografia. Ali é possível realizar a inserção de links, permitindo divulgar seu site e outros links úteis ao seu seguidor. Para melhorar a escaneabilidade, utilize um encurtador de links. Pode ser o do Google, por exemplo.

Mas, antes de divulgar seu perfil, preocupe-se em postar algumas imagens interessantes. E não se esqueça: nessa rede social, a qualidade das fotos é de extrema importância. Nada de baixa resolução! E não deixe de escolher um time de designers imbatível.

3. Interaja com os seguidores

Quer ganhar seguidores no Instagram? Então não deixe seus followers sem resposta. Preocupe-se em criar uma interação orgânica, em vez de comprar seguidores que não estão de fato atraídos pelo seu conteúdo.

Siga contas de empresas parceiras e outras entidades e pessoas que são referência em seu mercado. Siga-as e procure interagir com elas, curta suas publicações e deixe comentários. Faça o mesmo com os seus seguidores, criando uma relação afetiva com os potenciais clientes.

Não perca as oportunidades de atrair seu público, realizar câmbios de ideias e de se inspirar com os conteúdos compartilhados por ele. Porém nada de spam! Não basta comentar o conhecido “segue de volta”, o que pode gerar um efeito contrário, afastando seus seguidores.

Mostre que você se importa com seus seguidores e abuse das respostas aos comentários, siga de volta perfis que tenham a ver com seu conteúdo e esteja engajado nas publicações dos followers.

4. Aposte nas melhores hashtags

As hashtags são fundamentais no Instagram, pois elas organizam em uma única página todas as publicações centradas no mesmo tema. Além disso, se a sua empresa aplica hashtags relevantes, os posts são expostos a uma audiência ainda maior, que está movida pelos mesmos temas que a sua marca.

Dentre as temáticas que se relacionam com sua empresa, escolha aquelas que têm mais popularidade na rede. Digite uma palavra depois do símbolo de hashtag no Insta e avalie o número de publicações. Quando você faz isso, o próprio app sugere outras hashtags associadas.

Além das hashtags que se relacionam com seu negócio, aproveite aquelas que são populares nos perfis pessoais, como #tbt.

5. Utilize os Stories

A ferramenta lançada em meados de 2016 pode ser uma boa pedida para ganhar seguidores no Instagram. O Stories é perfeito para divulgar posts e materiais gratuitos, além de celebrar ocasiões efêmeras, que não necessitam de uma postagem fixa na sua rede social.

No Stories, geralmente se aposta em imagens menos editadas. Portanto, é um recurso interessante para mostrar os bastidores da empresa, novidades e acontecimentos do dia a dia. Postar as imagens de uma palestra, por exemplo, casa muito bem com a ferramenta.

Por isso, se a sua empresa é um negócio local, as novas funções do Stories são uma aposta perfeita. Com elas, o aplicativo reúne todos os Stories em uma só página, de acordo com as hashtags que foram utilizadas ou com o local marcado nas publicações.

Apostar nas redes sociais é de extrema relevância para alcançar seu público e desenvolver com ele uma relação afetiva. Ganhar seguidores no Instagram é seu objetivo? Então comece a aplicar hoje mesmo nossas dicas e adote o aplicativo como ferramenta estratégica da sua marca.

Aproveite para seguir a DLoja Virtual e ficar por dentro de mais conteúdos que vão transformar sua empresa! Estamos no Instagram, no Facebook , no Youtube e também no Twitter!