Como fazer monitoramento de redes sociais

Como fazer monitoramento de redes sociais

1449
0
Como fazer monitoramento de redes sociais
Como fazer monitoramento de redes sociais

Leia nesse artigo dicas de como fazer o monitoramento de redes sociais de sua empresa

O que é monitoramento de redes sociais:

O monitoramento de redes sociais é utilizado pelo Marketing para se poder ter o controle do trafego das redes sociais e assim saber qual o efeito da campanha publicitaria, seus pontos a favor e seus pontos contra, é possível saber se a mensagem teve a ação e resultado esperado essa pesquisa não se limita a venda ou divulgação de produto.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceO compartilhamento de postagens em redes sociais, amplia a divulgação, as discussões nos comentários aumenta o interesse, debates e até troca de ofensas entre comentaristas das redes sociais fazem com que mais pessoas participem e a postagem ganha força na página publicada, quanto mais destaque na informação, mais divulgação, ao gerar likes não somente na própria postagem.

Mas na postagem de comentários o número de likes também faz com que a postagem seja multiplicadas, pois para cada pessoa que comenta seus conhecidos e amigos também terão acesso e assim, o marketing se alastra como pólvora, aproveitando a condição mental dos usuários de redes sociais que não se sentem satisfeitos até que a opinião contraria seja massacrada na sua brincadeira de ser Deus por alguns minutos garante ao marketing seu sucesso.

A finalidade do monitoramento das redes sociais:

Sua finalidade, não é somente comercial, pois algumas postagens têm muitas outras intenções além da de vender ou lançar algum produto, chamamos isso de métricas de monitoramento, para cada campanha um tipo de métrica é usada, vários caminhos para se monitorar uma rede social, vamos citar alguns exemplos:

 Monitorar a política para uma pesquisa de satisfação
 Monitorar a política para uma futura eleição
 Monitorar a visão das pessoas sobre assuntos variados.
 Monitorar o ibope de novelas
 Monitorar ibope de programas de televisão
 Monitorar a moda

 Monitorar o comportamento da sociedade
 Monitorar as preocupações da sociedade
 Monitorar a fama de um produto
 Monitorar a qualidade de algum produto
 Monitorar os valores da sociedade

Resumindo mostrando o comportamento das pessoas na sociedade, faz com que o marketing tenha uma visão mais detalhada do que as pessoas querem e precisam, utilizando os comentários e postagens que a pessoa expressa em suas redes sociais.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Por esse canal assustadoramente entregue pelos usuários livremente, as ferramentas, a abordagem, os meios e algumas vezes até os dados das pessoas podem ser de conhecimento de qualquer empresa de marketing que saberá a abordagem certa para fazer uma propaganda, uma campanha política, um lançamento de produto, uma divulgação de um acontecimento.

Em alguns casos acreditando serem inatingíveis algumas pessoas podem ser punidas e responder por seus atos, mas acabam trazendo mais marketing mais likes, mais oportunidades. Os likes do Facebook, são um exemplo de métrica.

Empresas fazem monitoramento de redes sociais:

Sim, claro que fazem, isso porque cada empresa procura divulgar seu produto, seu serviço, analisando as redes sociais elas terão claras pesquisas praticamente instantâneas, basta uma publicação e pronto é possível analisar o comportamento humano e fazer com que ele seja direcionado a compra de seu produto, divulgação e saber da satisfação ou não que seu produto ou serviço tem com os usuários.

O que a empresa deve saber é qual seu objetivo, por exemplo se ela quer saber sobre a aceitação de seu produto recém lançado, então o foco seria sobre o produto em questão e utilizar o tipo de monitoramento para a função, caso ela queira analisar a concorrência do produto em monitoramento.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Saber as necessidades dos consumidores também é uma forma de monitorar as redes sociais. Pode também, monitorar a concorrência para saber o que os consumidores pensam a respeito, o que eles dizem de pontos negativos e positivos dos produtos concorrentes, dentre outras tantas formas de monitoramento.

Como aprender a fazer monitoramento de redes sociais

Com diversas opções de cursos online ou presenciais a escolha por um curso de monitoramento de redes sociais não é muito difícil preços convidativos e até gratuitos fazem com que você mesmo tenha o conhecimento necessário para atuar nessa área sem precisar terceirizar ou até mesmo prestar serviços a outras empresas, seu conteúdo é simples e de fácil entendimento, a base do curso são lições fáceis e diretas nesse curso:

Pessoas Que Vendem

 

 

Programas e Aplicativos para monitorar redes sociais.

Vamos colocar alguns para que você conheça e teste, as funções variam e é testando que se conhece melhor. Alguns deles são:

Quintly

Função: benchmarking para redes sociais
Valor: Oferece uma opção paga e uma opção gratuita.

Ele pode ser utilizado para o desenvolvimento de novas campanhas analisando seus competidores.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

BuzzSumo

Função: monitorar os tópicos com mais buzz.
Valor: Gratuito.

Possui uma grande variedade de filtros de buscas, faz buscas variadas, consegue identificar quais assuntos estão em alta nas redes sociais, oferece um suporte mais completo nas buscas se o cliente optar por pagamento anual ou mensal.

HowSociable

Função: monitorar o nível social da sua marca.
Valor: Você pode usar a versão free da ferramenta, no entanto ela oferece recursos bastante limitados. Você pode investir em um dos planos mensais, trimestrais.

Foi criada para acompanhar a influência de uma marca em diferentes plataformas. Ela leva em consideração o número de interações nas redes sociais e citações, gerando um nível de social para seu esforço de marketing de conteúdo. É uma ótima ferramenta para descobrir qual tipo de conteúdo está grande mais engajamento e ajudar você a seguir o caminho certo nas redes sociais.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Outras opções uteis de monitoramento de redes sociais.

Buffer

O Buffer é um verdadeiro gerenciador de redes sociais. A plataforma permite agendar publicações no Facebook, Twitter e Linkedin. Com ele, é possível realizar todo o processo de publicação, desde a inserção de imagens até a legenda dos posts.

Trello

O Trello é um sistema de gerenciamento que pode ser usado de diversas formas. Desde o gerenciamento de equipe até no cronograma de publicações em redes sociais. A grande vantagem é que a ferramenta pode ser organizada na mesma sequência do processo utilizado, por meio de cards e listas distintas. Além disso, ele permite adicionar usuários, marcar etiquetas por categorias e colocar prazo para as tarefas.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Instamizer

Uma das melhores opções de gerenciador de contas do Instagram atualmente. A ferramenta permite agendar publicações, utilizar hashtags, publicar em primeiro comentário e além de tudo ainda gera relatórios para que você possa acompanhar o crescimento da sua conta, ou seja, faz o serviço completo.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Com essas e outras mais opções você poderá contar com ferramentas de auxílio para a monitoração das redes sociais, dessa forma poderá tanto gerenciar suas redes quanto as redes de outras pessoas podendo receber pagamento e tendo o conhecimento sobre um dos canais de informação, venda e propaganda que temos nos dias atuais.

Artigo anteriorProblema de compra com cliente
Próximo artigoComo tirar a empresa do vermelho
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA