(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Marketing no Facebook: como fazer? GUIA COMPLETO

Por Marcio Eugênio | 11/03/2020
2891
|
0
Marketing no Facebook: como fazer? GUIA COMPLETO

Quem trabalha com vendas já deve saber que o Facebook é um ótimo canal de divulgação. Afinal, se é lá que as pessoas ficam nas suas horas de folga, é lá que as empresas devem marcar presença! Porém, para aproveitar o máximo que essa rede social oferece, é fundamental ter uma estratégia de comunicação.

Mas como fazer isso? Se você trabalha com vendas e quer entender como pode melhorar seu marketing no Facebook, continue lendo esse texto! A seguir, explicaremos tudo o que deve ser feito para adequar a estratégia da sua empresa e colher bons frutos na rede social. Boa leitura! 

O QUE É MARKETING NO FACEBOOK?

Qualquer pessoa pode participar do Facebook. Para isso, basta criar um perfil na rede social e incluir imagens e textos. No entanto, isso não é nem um pouco suficiente para vender online. Assim, pode-se afirmar que ter uma conta é muito diferente de fazer marketing no Facebook.

Se o seu objetivo é fortalecer a imagem da sua empresa e dialogar com possíveis clientes, deverá criar uma estratégia de divulgação da sua empresa no Facebook. Para isso, o primeiro passo é conhecer as possibilidades de publicações e de anúncios que a plataforma oferece. 

Outro ponto importante é estruturar a linguagem da sua empresa na rede social. Ou seja, que tom ela usará para dialogar com consumidores? Para determinar isso, é fundamental ter um propósito bem conceituado e que vá de encontro com a essência da marca. Com essas definições, você poderá usar o Facebook para o marketing. 

POR QUE AS EMPRESAS ANUNCIAM NO FACEBOOK?

Mas, afinal, por que as empresas anunciam no Facebook? A resposta é simples: porque dá resultados. Ainda que o Instagram esteja crescendo muito no Brasil, o Facebook ainda é a rede social mais acessada pelos brasileiros. Ou seja: tudo acontece lá. Se as pessoas usam o tempo livre para navegar na rede, é lá que as marcas devem focar seus esforços.

Com o uso de anúncios no Facebook, as empresas conseguem aumentar o alcance das suas publicações, impactando pessoas que sequer conheciam a marca. E qual é o ganho disso? Ora, se a empresa vende um produto, ao aumentar a visualização da sua página, também aumentará as chances de venda. Simples, né? 

Mas é claro que para anunciar no Facebook é necessário traçar uma estratégia. Ou seja, não é só chegar na rede social, colocar uma imagem e passar o cartão de crédito. Para ter sucesso, é fundamental definir qual é o objetivo da divulgação e para qual público ela será direcionada. Assim o marketing no Facebook será o mais eficiente possível! 

IMPORTÂNCIA DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE MARKETING

Até o século passado, o marketing era feito a partir de anúncios em revista, jornal, rádio e televisão. Além disso, muitas vezes contava com a distribuição de folhetos nas ruas da cidade. Embora essa modalidade de divulgação ainda exista nos dias de hoje, está cada vez mais em desuso.  

Com a consolidação da tecnologia, a internet se transformou em um canal muito forte para a divulgação de marcas. E, dada a proporção de usuários do Facebook, a rede é, sem dúvidas, um excelente espaço para o crescimento de marcas. Afinal, estamos falando de um canal com 2,5 bilhões de usuários ativos mensais. É muita gente! 

Se, por um lado, o Facebook guarda excelentes oportunidades de negócios para as marcas, por outro, reúne todo o mercado em um mesmo lugar. Sim, assim como você enxerga essa rede como oportunidade para seu negócio, o seu concorrente também a vê assim. E é aí que entra o Facebook como ferramenta de marketing.

Para aproveitar os resultados da rede social, é fundamental conhecer seu funcionamento: entender quais são os melhores formatos de publicação, que tipos de anúncio oferece, como é possível personalizar o público e de que forma se pode avaliar as métricas. Desta forma, você estará aproveitando o melhor do marketing no Facebook!

VALE A PENA FAZER MARKETING DIGITAL FACEBOOK E INSTAGRAM?

Se você tem um comércio eletrônico ou está pensando em criar um, saiba que vale a pena fazer marketing digital em redes como Facebook e Instagram. Esse tipo de divulgação é muito mais eficiente do que as propagandas tradicionais, que usam meios como televisão e rádio para promover uma marca ou produto.

A partir de uma estratégia de marketing digital, você conseguirá promover a sua empresa diante de um público qualificado, ou seja, que tem verdadeiro interesse no tipo de produto ou de serviço que você oferece. Mas é claro que, para isso, você deverá pensar em alguns itens, como:

  • Conhecer seu público-alvo
  • Apresentar os pontos positivos de seu produto
  • Definir a linguagem adequada
  • Ter um orçamento 
  • Acompanhar os resultados
  • Atender o público com agilidade

Sabe aquela ideia de que para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve? Nas redes sociais ela funciona exatamente assim! O marketing digital só vale se você tem objetivos traçados. A partir deles, será possível construir uma comunicação adequada e com resultados consistentes. 

COMO USAR O FACEBOOK PARA DIVULGAR A EMPRESA?

O Facebook dispõe de uma série de recursos que ajudam o trabalho do gestor do e-commerce na hora de divulgar sua empresa na rede social. Em primeiro lugar, vale saber que é possível publicar conteúdo de duas formas: orgânica e paga. A primeira nada mais é do que as fotografias e vídeos divulgados no feed.

As curtidas e comentários que eles receberem será feita de forma espontânea, por pessoas que estavam navegando no Facebook e viram a publicação. No entanto, existe uma maneira de potencializar esse alcance, mostrando a publicação para pessoas que ainda não conhecem a sua página na rede.

Esse tipo de anúncio é pago e a sua grande vantagem é a possibilidade de aumentar o número de pessoas impactadas. Para uma empresa, o ideal é combinar as duas formas de publicação de conteúdos, sem nunca deixar de priorizar assuntos que são realmente relevantes para a empresa e para seu público. 

COMO FAZER UM BOM MARKETING NO FACEBOOK?

Mas, afinal, como é possível fazer um bom marketing no Facebook? Essa é uma pergunta muito coerente para as empresas que querem crescer a sua participação na rede social e desfrutar do resultado no comércio eletrônico. A seguir, apresentamos 5 dicas bem práticas para adequar seu marketing pelo Facebook: 

1. CRIE CONTEÚDO DE QUALIDADE

Criar um bom conteúdo é fundamental para atrair a atenção daquelas pessoas que poderão comprar da sua empresa. Não esqueça que todos os seus concorrentes também estão no Facebook em busca dessas mesmas pessoas. Use o conteúdo como forma de se diferenciar, oferecendo muito mais do que produtos ou serviços. 

2. USE BOAS IMAGENS

As imagens são responsáveis por atrair a atenção das pessoas nas redes sociais. Sem dúvidas, uma boa legenda é importante, mas ela só será lida se estiver acompanhada de uma imagem com qualidade. Lembre-se que todas as suas fotos devem seguir um padrão de edição, passando a ideia de unidade.

3. FAÇA LEGENDAS CRIATIVAS

Não caia na tentação de escrever qualquer texto na legenda apenas para publicar a foto mais rápido. Esse espaço pode agregar conteúdo à sua página. Por isso, use a legenda para destacar a qualidade do produto ou falar de alguma coisa que a imagem não mostra. Terminar o texto com perguntas é uma boa forma de estimular a interação dos usuários. 

4. EQUILIBRE PUBLICAÇÕES ORGÂNICAS E PAGAS

Se você fizer apenas publicações orgânicas, sua página poderá demorar muito para crescer. Porém, se você fizer só publicações pagas, terá que arcar com uma conta alta. Por isso, a melhor maneira de garantir um crescimento sólido é trabalhando com os dois tipos de conteúdo. 

5. RESPONDA RAPIDAMENTE

Não adianta promover as publicações se você não estiver disponível para responder às interações dos usuários. Para garantir que as pessoas não ficarão muito tempo sem resposta, guarde um horário de cada turno para checar o Facebook e ver se há novos contatos. 

ESTRATÉGIA DE MARKETING USADA POR EMPRESAS NO FACEBOOK

Se você está pensando em uma estratégia de marketing para a sua empresa, uma boa ideia é conferir como as grandes marcas fazem marketing no Facebook. Dedique um tempo para olhar suas páginas na rede social e para ver que tipo de conteúdo publicam, como constroem as legendas e como respondem os comentários.

A ideia aqui não é copiar. Pelo contrário! É buscar inspiração para que você possa encontrar formas de divulgar sua marca que ainda não tinha pensado antes. Até mesmo porque o que funciona para um segmento, pode precisar ser adequado para dar certo em outro ramo, né?

Mas é claro que existem algumas práticas que funcionam para todas marcas de absolutamente todas as áreas. A seguir, mostramos 3 exemplos de estratégias usadas por grandes empresas no Facebook. Depois de conhecê-las, veja como poderia aplicar no seu negócio:

VARIE O CONTEÚDO

Se um tipo de publicação se destacou, é provável que você queira repeti-lo muitas vezes. No entanto, é preciso ter cuidado para que ele não fique repetitivo, pois talvez seu sucesso seja justamente devido ao caráter de inovação. Sabendo disso, varie o conteúdo entre fotografias, vídeos, links, carrossel. Assim a página fica muito mais dinâmica.

ACOMPANHE AS MÉTRICAS

A página do Facebook apresenta alguns números com os resultados da publicação. Com eles, é possível avaliar o alcance que o conteúdo teve e analisar sua receptividade pelo público. Acompanhar esses dados permite que você alinhe a sua estratégia digital, fazendo com que cada vez se aproxime mais das necessidades do público. 

DIVULGUE O E-COMMERCE

Não cometa o erro de publicar conteúdo no Facebook sem usar seu comércio eletrônico como apoio. Se o seu objetivo é vender, divulgue seu e-commerce sempre que possível. Por exemplo: quando divulgar um certo produto no Facebook, finalize a legenda com o link da página onde o produto está. Veja aqui algumas ideias de call to action:

  • Saiba mais aqui: link
  • Veja mais detalhes do produto: link
  • Quer saber mais sobre o produto? Clique aqui: link
  • Descubra como você pode usar esse produto: link 
  • Confira mais fotos e aplicações do item: link
  • Compre já: link 

DICAS PARA AÇÕES DE MARKETING NO FACEBOOK

Deu para ver que o Facebook é um ótimo canal para divulgar a sua empresa e aumentar as vendas, não é mesmo? Agora que você já entendeu como fazer marketing no Facebook, vamos dar algumas dicas práticas com ações que podem fortalecer ainda mais a sua página na rede. Confira:

1. SAIBA COMO ATENDER O CLIENTE

Você pode ter uma página com muitas ou com poucas curtidas, mas nada adianta se você não souber como lidar com os usuários. Lembre-se que o atendimento é parte fundamental do negócio. Tenha um profissional treinado que saiba tirar qualquer dúvida em um tempo curto e com um atendimento cordial. 

2. VALORIZE O FEEDBACK DO CLIENTE

Como todo serviço, você irá receber críticas, elogios e sugestões. Em todos os casos, dê uma resposta apropriada, rápida e de qualidade. Entenda quais são as reclamações comuns dos clientes: a página pode ser um excelente local para perceber a necessidade de alterações no seu produto ou serviço que vocês ainda não identificaram.

3. INVISTA EM FACEBOOK ADS

O Facebook Ads é um instrumento que segmenta com grande eficiência a publicidade online. Essa ferramenta passou a ter ainda mais relevância depois que o Facebook limitou o alcance orgânico das publicações de cada página em menos de 2%. Gaste um pouco do seu orçamento de marketing para divulgação de campanhas que engajem os clientes.

4. MONTE UM PLANO DE RISCOS

Muitos ignoram, mas é necessário ter um plano de risco para evitar a geração de propaganda negativa na rede social. Com isso, você saberá o que fazer caso a reclamação de algum cliente alcance grandes proporções. Seu plano deve trazer uma estratégia clara do que deve ser feito, ou seja, quais medidas serão tomadas para sanar o problema.

Lembre-se que o uso do Facebook é bem simples, o que não significa que a sua estratégia de marketing também precisa ser. Quanto mais estruturado for seu plano de divulgação, mais chances você terá de dialogar com as pessoas certas, conduzindo-as para seu e-commerce e aumentando as vendas.

Justamente por isso é que o marketing no Facebook é tão importante. Se você tem interesse em criar uma excelente comunicação com seus clientes, primeiro deve conhecê-los com profundidade. Para isso, recomendamos que leia nosso conteúdo sobre público-alvo. Assim conseguirá criar um conteúdo relevante para esse grupo!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados