(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como criar Instagram para empresa: 3 passos simples + dicas

Por Marcio Eugênio | 30/01/2020
3443
|
1
Como criar Instagram para empresa: 3 passos simples + dicas

As redes sociais são grandes aliadas dos comércios eletrônicos, uma vez que funcionam como vitrine e também como canal de comunicação da marca com os consumidores. Lá, a empresa pode publicar fotografias dos produtos, falar sobre temas relacionados ao segmento em que atua e estreitar o vínculo com o público-alvo.

O Instagram é uma das redes sociais que mais reúne usuários e, por isso, tem sido o lugar escolhido para as empresas marcarem presença. Se você quer entender como criar instagram para empresa, esse conteúdo é para você. Aqui explicaremos tudo para você aproveitar essa rede social! 

O QUE É O  INSTAGRAM PARA EMPRESAS?

Antes de falarmos sobre o Instagram para a empresas, vamos explicar rapidamente sobre a rede social. Pois bem, o Instagram é um aplicativo gratuito baseado no compartilhamento de fotografias. Assim, para participar, o usuário deve apenas se cadastrar. Depois disso, poderá começar a publicar imagens e, além disso, seguir pessoas de seu interesse.

O Instagram para empresas segue a mesma lógica do aplicativo tradicional, mas tem seu enfoque em marcas, oferecendo métricas que podem ser importantes para avaliar a presença digital da empresa. Ao criar um Instagram comercial, o usuário também tem a possibilidade de fazer anúncios, atraindo o público de interesse da marca. 

PARA QUE SERVE O INSTAGRAM PARA EMPRESA?

Em primeiro lugar, o Instagram para empresas serve para dar uma aparência mais profissional ao perfil da marca, já que algumas características da página são diferentes do perfil oferecido para usuários comuns – como o caso de disponibilizar botões com o site e o e-mail da marca. 

Além disso, o Instagram para empresas também serve para que o gestor da página possa ter acesso a diversas métricas interessantes e que vão além do número de seguidores, como visitas ao perfil, impressões e alcance. A partir disso, é possível entender se o conteúdo publicado vai de encontro com o interesse de quem acompanha o perfil.

Por fim, o Instagram para empresas também serve para que o perfil crie anúncios. Esse tipo de divulgação pode ser segmentada conforme o público-alvo e, além de ajudar o perfil a ganhar mais seguidores, também oferece a possibilidade de direcionar as pessoas impactadas para o site da marca, aumentando as chances de conversão. 

COMO FUNCIONA O INSTAGRAM PARA EMPRESAS?

O funcionamento do Instagram para empresas é semelhante ao funcionamento do Instagram tradicional, voltado para usuários comuns. A grande diferença é que para poder usar a modalidade profissional é necessário vincular o perfil do aplicativo ao de uma página do Facebook.

Ou seja, antes de criar um Instagram para a marca, é necessário criar uma página do Facebook para a marca. A boa notícia é que existe a possibilidade de deixar essa página invisível, de modo que o público em geral não tenha acesso. Da mesma forma, também é possível direcionar o conteúdo publicado no Instagram para a página do Facebook.

COMO CRIAR INSTAGRAM PARA EMPRESA?

Agora que já falamos bastante sobre a parte teórica do Instagram, vamos à parte prática. A seguir, veja como criar Instagram para empresa. Vale lembrar que o aplicativo é super intuitivo, então você pode mexer sem medo! Confira o passo a passo: 

1. BAIXE O APLICATIVO

O Instagram está disponível para Android, iOS e Windows, ou seja, todos podem baixá-lo sem problemas! Para isso, é preciso acessar a loja de aplicativos do seu celular e fazer o download.  

2. CRIE UMA CONTA

Depois de ter instalado o aplicativo no aparelho de celular, será hora de criar uma conta. Para isso, você deverá criar um nome de usuário e uma senha. Esse nome de usuário será o usado pela sua marca, portanto crie algo coerente. 

3. CONFIGURE O PERFIL PARA EMPRESA

Nesta etapa, você precisará configurar o seu perfil para empresa, vinculado à sua conta do Facebook e escolhendo a imagem de perfil. Também deverá criar um pequeno texto de descrição, preferencialmente falando sobre a sua marca. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO PERFIL EMPRESA NO INSTAGRAM?

É bem fácil de criar Instagram para empresa, né? Pois além desta vantagem, o aplicativo também oferece outros benefícios para a sua marca. Sem dúvidas, o primeiro deles é a imagem de profissionalismo que um perfil de empresas passa. Isso porque o Instagram para empresas permite que a marca adicione um botão com site, e-mail e telefone.

Desta maneira, logo de cara os consumidores interessados podem entrar em contato com a marca, sem nem ter que procurar muito pelos dados de contato. Além disso, a versão profissional do aplicativo também oferece uma série de métricas que facilitam a avaliação do gestor da loja virtual, dando a possibilidade de adequar os conteúdos publicados.

Confira aqui as métricas que essa modalidade do aplicativo oferece:

  • Curtidas
  • Comentários
  • Impressões
  • Alcance
  • Visitas ao perfil
  • Salvos
  • Cliques no e-mail
  • Cliques no site
  • Cliques em ligações

Desta maneira, as chances de um consumidor interessado entrar em contato com a marca ou visitar o site dela é muito maior do que se o perfil tradicional fosse usado. Além disso, a modalidade profissional é gratuita, sem representar nenhum custo extra para o empreendedor.

Por fim, o Instagram para empresas também permite que o perfil faça publicidade na rede social. Isso é realizado na forma de anúncios, que podem divulgar as fotografias publicadas no mural ou nos stories (uma categoria de conteúdo que fica no ar por apenas um dia). Qualquer modalidade permite a segmentação do público. 

O QUE AVALIAR ANTES DE CRIAR UM INSTAGRAM PARA A EMPRESA?

Ao incluir uma rede social no seu plano de marketing é necessário saber qual é o perfil dos seus usuários e se ele é o mesmo que integra o seu público-alvo. Hoje em dia, a maioria dos usuários do Instagram está na faixa etária entre os 18 e 29 anos, sendo que eles são proprietários de um smartphone.

Se esse perfil faz parte dos consumidores que você deseja atingir pode criar a sua conta. No entanto, é importante que exista uma pessoa responsável por divulgar a marca ou produto da sua empresa na rede social. As postagens no Instagram devem ser frequentes e periódicas, seguindo um roteiro.

Ou seja, não podem ser enviadas fotos à rede de maneira aleatória, sem critérios. É preciso definir que tipo de imagem deve ser enviada e designar um profissional para ser o responsável pela tarefa. Além disso, é necessário escolher um pequeno texto de legenda para acompanhar a imagem.

Enfim, mesmo que se refira apenas a uma rede social, como algumas pessoas erroneamente podem imaginar, é importante que ela integre um plano maior de ações e que receba a atenção que merece. Além disso, lembre-se que as redes sociais devem seguir a mesma identidade visual entre si, criando uma imagem única da marca. 

COMO CRIAR UMA PÁGINA EMPRESARIAL NO INSTAGRAM PARA VENDAS?

É simples criar um perfil no Instagram para a sua empresa. A primeira coisa que precisa ser feita é baixar o aplicativo no seu celular. Após essa etapa, você precisa instalar e abrir o aplicativo. Com isso feito, o aplicativo irá pedir seus dados cadastrais. Você pode utilizar os mesmos do Facebook, o que torna o processo muito rápido.

Depois, basta criar o nome do usuário do seu perfil. Escolha algo simples e reconhecível. Após esses passos, o próximo será escolher uma imagem de perfil de boa qualidade e que represente a marca da sua empresa. Por fim, você precisa definir sua bio (abreviação de biografia), que é um pequeno resumo que irá aparecer no seu perfil. Seja claro e direto. 

Um ponto importante sobre a biografia: é o único lugar no seu perfil que permite a inserção de um link clicável. Então, aqui insira o link de maior relevância para a sua marca, como, por exemplo, o endereço do seu e-commerce. Pronto, após cumprir essas etapas o seu perfil está criado!

Agora que está tudo pronto com a sua conta, basta saber o que fazer para torná-la um sucesso no mundo digital. Então, confira agora dicas importantes para ter um perfil de Instagram com grande potencial de crescimento: 

1. SAIBA QUAL É A BELEZA DA SUA MARCA

Nem todo mundo vende produtos bonitos. Isso torna mais complicado para algumas empresas saber como vender apropriadamente sua marca no Instagram. Toda marca tem algo que torna possível ser vendido como imagem. Imagine uma empresa de software.

Ao invés postar prints de páginas ou infográficos, é possível fazer uma foto da equipe em trabalho. Isso poderia humanizar sua empresa. Também é possível colocar foto de visitas de clientes, de eventos que a empresa está participando, de treinamentos, etc. Enfim, há várias possibilidades. Basta pensar como explorar.

2. MANTENHA-SE ATUALIZADO

O Instagram possui um blog voltado exclusivamente para empresas, o Instagram for Business. Ele é feito para as empresas se manterem atualizadas do que anda acontecendo na rede social. Então, é uma boa oportunidade para que você possa compreender as novidades e mudanças do aplicativo. 

O blog costuma reunir cases de sucesso de empresas no Instagram, o que pode ser ótimo para que você tenha uma boa inspiração. Assim poderá pensar em conteúdos diferentes e inovadores para o seu perfil, sempre priorizando o tipo de publicações que o seu público prefere. 

3. APRENDA A USAR TUDO

Não adianta ter um perfil numa rede social se não souber tirar proveito ao máximo dele. O Instagram, como qualquer outra rede social, está sempre se desenvolvendo. Então sempre se lembre que existem inúmeras possibilidades para que você deixe suas imagens cada vez mais bonitas.

Pesquise as diferenças entre os filtros e os efeitos especiais oferecidos, descubra como aproveitar as ferramentas dos stories, veja quais são as métricas disponibilizadas, etc. Assim você estará usando tudo aquilo que o aplicativo oferece e, da mesma maneira, aumentando as possibilidades de sucesso na rede.

4. COMPLETE O SEU PERFIL

Embora pareça simples, muitas empresas ainda não preencheram completamente o seu perfil no Instagram. E isso é algo fundamental para que não seja passada uma imagem de falta de profissionalismo e de desleixo.

O espaço que o Instagram disponibiliza para a biografia não é muito grande, mas é suficiente para incluir alguma frase de impacto sobre a empresa e o horário de funcionamento, bem como o site ou o e-mail. Assim quem acessa o perfil já tem uma imagem positiva da empresa em questão. 

5. ENGAJE O SEU PÚBLICO

Criar engajamento é fundamental para qualquer negócio. Somente assim você poderá humanizar sua empresa e mostrar aos seus clientes que realmente se importa com eles. Não deixe de curtir fotos que mencionem a sua marca, comente em posts dos consumidores e use hashtags populares e relevantes. 

Também aproveite para fazer posts sobre eventos da comunidade. Estabelecer diálogo é fundamental para se diferenciar. Lembre-se que todo esse empenho se reverterá na imagem da marca e, indiretamente, nos resultados das vendas. 

6. SEJA EQUILIBRADO

O Instagram é uma rede social que parece perfeita para fotos descontraídas. Mas sua empresa não pode ficar só nisso. Senão, parecerá que é a única coisa que ela faz. Então não exagere, já que esse perfil precisa ser profissional acima de tudo. 

Mantenha o equilíbrio entre os dois tipos de imagens, deixando as brincadeiras mais descontraídas para situações eventuais, como como Halloween, nas quais as publicações mais leves são permitidas. 

7. SE ALIE A UMA CAUSA SOCIAL

Atualmente, toda empresa precisa ser mais do que algo que entrega serviços e produtos. Ela precisa defender causas e ter pontos de vistas. Engaje-se! O Instagram pode facilitar e muito nesse processo.

Aliar sua empresa a um propósito irá ajudar a sua marca a se fortalecer institucionalmente. Além disso, os clientes poderão se identificar com a causa da sua marca, aumentando as chances de quererem comprar seus produtos.

8. TENHA UM PLANO DE POSTAGEM

Você não precisa publicar conteúdo no Instagram todos os dias. Ao postar demais, você corre o risco de perder seguidores, que ficaram saturados com sua presença exagerada. Então, decida quando e como você irá postar. 

Não coloque nada sem qualidade apenas para manter o perfil atualizado. Se for postar, que seja algo que fortaleça sua marca e que tenha conexão com sua audiência. No entanto, lembre-se de conferir as mensagens e comentários diariamente, mesmo que você não tenha publicado nada naquele dia. 

9. CRIE UM CONCURSO DE FOTOS

A rede social já é voltada para isso, então porque não criar um concurso de fotos? Várias empresas organizam esses eventos por meio de hashtags específicas. O legal é que essa iniciativa não apenas movimenta o seu perfil, mas também acaba trazendo mais seguidores e auxilia na divulgação em outras redes sociais.

Além disso, você também pode pensar em usar o conteúdo publicado pelos seus clientes no perfil da sua empresa. É só repostar as fotos que mencionam a sua marca dando os créditos para o perfil original. Assim você mostra que os consumidores estão satisfeitos com o produto que você oferece. 

10. Recompense seus seguidores

Essa é uma forma ótima de ganhar novos seguidores e de manter os atuais fiéis à sua página. Se tiver um produto sendo vendido, ofereça códigos exclusivos de desconto para quem te seguir. 

Outra ideia boa para aumentar o engajamento na rede é a criação de sorteios interessantes. Isso gera interesse sobre sua marca e dá a oportunidade de mais gente conhecer a sua empresa. 

QUAIS FERRAMENTAS DO INSTAGRAM PARA EMPRESAS USAR?

Já falamos sobre as inúmeras vantagens de ter um Instagram para empresas. Se você seguir nossas dicas, terá grandes chances de crescer na rede e fortalecer o vínculo com seus seguidores. Existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo a gerir melhor o seu perfil na rede social:

INSTAGRAM INSIGHTS

Essa ferramenta é oferecida pelo próprio Instagram para apresentar as métricas do perfil da empresa. O acesso não tem custo e deve ser realizado pelo celular, a partir da própria conta do usuário.

DISPLAY PURPOSES

A ferramenta  ajuda o gestor da conta empresarial a gerar as hashtags mais adequadas para o tipo de publicação que realiza no aplicativo. Para usar o recurso, é preciso apenas informar o nome do perfil e fazer um cadastro rápido. 

SQUARE LOVIN

Essa é uma ferramenta que ajuda na estratégia do perfil, apresentando as principais métricas da conta. O recurso também faz uma análise do público-alvo e mostra o melhor horário para postar.

COMO USAR INSTAGRAM PARA E-COMMERCE

Se para empresas físicas marcar presença nas redes sociais é opcional, para as lojas virtuais é obrigatório. Claro que não é preciso se cadastrar em todas as redes, mas o ideal é que o e-commerce eleja pelo menos três para participar, sempre levando em consideração o propósito e o segmento da empresa. 

Essa medida torna o uso das redes sociais mais eficiente, já que permite que a marca esteja apenas nos canais de comunicação que têm sintonia com o seu público. Além disso, viabiliza as publicações com maior periodicidade, uma vez que são só três redes para manter o perfil ativo. Veja aqui mais algumas dicas para fazer seu perfil crescer: 

  • Ser parceiro de uma causa social
  • Recompensar seguidores
  • Postar vídeos
  • Tirar proveito das hashtags
  • Lançar um concurso de fotos 

Além disso, é importante fazer com que o Instagram se comunique com as demais redes sociais e vice-versa, de forma que todos os conteúdos tenham sintonia. Apenas com um profissional destinado a esse trabalho é possível completar tarefas com excelência.

E já que o Instagram para empresas é uma rede baseada no compartilhamento de fotos, que tal aperfeiçoar as técnicas para registrar imagens de qualidade? Se quiser saber mais sobre o tema, descubra aqui como tirar boas fotos para e-commerce e redes sociais!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados