Ferramentas para vender no instagram: 7 melhores para vender mais

Ferramentas para vender no instagram: 7 melhores para vender mais

16946
4
5 ferramentas para vender mais no Instagram
5 ferramentas para vender mais no Instagram

O Instagram está crescendo cada vez mais no país e alcançando resultados significativos para negócios de diversos segmentos. Em outubro de 2018, a rede social contabilizou 1 bilhão de usuários ativos. Destes, 60 milhões são brasileiros. 

Não é à toa que muitas empresas, principalmente as que trabalham diretamente com vendas pela internet, estão apostando na rede social como um forte canal de divulgação e até mesmo de relacionamento com o público-alvo.

O aplicativo deixou de ser apenas entretenimento entre os jovens e passou a ser ferramenta de trabalho para muitos profissionais. Com um público cada vez mais fiel e com a possibilidade de segmentá-lo, os pequenos empreendedores encontraram uma nova forma de fazer negócio sem sair da internet. 

Para que o Instagram funcione de maneira efetiva na sua estratégia de vendas, primeiro é necessário estar atento a alguns detalhes simples, como, por exemplo, manter o perfil atualizado, dar preferência para fotos produzidas pela sua marca e buscar meios de envolver a sua audiência na história que você deseja contar através das fotografias.

Para turbinar a sua conta e ter resultados cada vez mais expressivos, separamos 7 ferramentas que irão alavancar o seu negócio na internet e fortalecer a sua imagem perante o seu público utilizando o aplicativo.

O QUE VENDER NO INSTAGRAM?

Antes de falarmos sobre as ferramentas para vender no Instagram, é interessante pensarmos no que é possível vender através da rede social. E a resposta é simples: praticamente tudo. 

Se você criar uma rede de contatos consolidada, poderá vender produtos como roupas, bijuterias, eletrônicos, artesanato e até mesmo comidas, como doces ou salgados por encomenda. 

Além disso, muitos profissionais autônomos usam a rede para divulgar os seus serviços. Assim, mesmo que um advogado não faça vendas no Instagram, aproveita a rede para mostrar as áreas que domina e a motivar as pessoas a procurarem o seu escritório. Profissionais como dentistas, nutricionistas e médicos também fazem bom proveito da rede. 

COMO AUMENTAR AS VENDAS PELO INSTAGRAM?

Se você quer aumentar as vendas pelo Instagram, deve definir uma estratégia de divulgação eficiente. Ou seja: saber quem é o seu público-alvo e trabalhar para que essas pessoas conheçam a sua página na rede social.

Também faz parte desta estratégia definir como você apresentará os seus produtos. Por exemplo, se você vende camisetas, terá que decidir se irá fotografá-las esticadas sobre uma base lisa ou no corpo de um manequim.

Como o Instagram é muito visual, a composição das fotografias importa muito. Mas é claro que as informações das legendas também são fundamentais. Por isso, não esqueça de falar sobre a cor do produto, o material, o tamanho e tudo mais que for importante para quem cogita comprar.

Muitos empreendedores perguntam como turbinar as vendas pelo Instagram, mas não dedicam tempo suficiente para a rede. Quer descobrir como vender pelo Instagram? A principal dica é: dedique um tempo diário para acessar o aplicativo, interagir com os usuários e responder as mensagens. 

Estar ativo no Instagram é o melhor caminho para alcançar o seu público-alvo na rede social e para poder traçar estratégias eficientes, que possam se refletir nas vendas. Algumas pessoas acham que automatizar o Instagram é a única solução, quando, na verdade, o sucesso também está no contato humanizado com o público. 

COMO VENDER NO INSTAGRAM?

Se você quer usar o Instagram como ferramenta de vendas para o seu negócio, veja essas dicas para criar um perfil atrativo e chamar a atenção dos usuários:

1. Crie um perfil comercial

Para isso, sincronize a sua conta do Instagram com a página do seu negócio no Facebook. Se a sua página no Facebook tem a função de vendas ativada, essa sincronização o permitirá usar a ferramenta para vender direto pelo Instagram;

2. Faça uma boa descrição 

Apresente a sua empresa, crie uma frase de impacto e inclua seus contatos como e-mail e telefone. Se tiver um e-commerce ou participar de um marketplace, coloque o link aqui;

3. Utilize uma foto de perfil profissional 

Nada de usar uma foto improvisada, ok? Se você quer fazer boas vendas na rede, deve colocar uma imagem que passe confiança. 

4. Crie um conteúdo interessante 

Dedique-se a anunciar os produtos que vende, mas também a contar sobre as suas motivações enquanto empreendedor. Cada vez mais as pessoas procuram por marcas humanas. Também vale pensar em parcerias com influenciadores ou micro influenciadores. 

5. Responda com agilidade 

Quando alguém entrar em contato com você. Nada de demorar cinco dias. O tempo máximo recomendado para responder uma interação é 24 horas. Claro que você não precisa dar retorno para ninguém durante a noite ou no final de semana, mas nas horas úteis procure ser ágil. 

6. Observe os resultados 

Avalie se a sua estratégia está sendo eficiente. Marketing não é matemática. O que funciona para uma marca não funciona para outra. Por isso, vá adequando as suas ações conforme sentir necessidade. 

AUMENTE AS SUAS VENDAS: 7 FERRAMENTAS PARA VENDER NO INSTAGRAM

Agora que você já sabe quais pontos são importantes para ter uma presença ativa na rede social, vamos falar sobre as ferramentas para vender no Instagram. Veja quais aplicativos podem facilitar a sua rotina como empreendedor online:

1. INSTAROCKET

O Instarocket é um gerenciador de contas completo e de fácil utilização. Através dele é possível agendar publicações, conquistar até 3 mil seguidores qualificados por mês e interagir com eles, acompanhar e analisar o desempenho do seu perfil através de um painel de controle e automatizar todas as suas ações por tempo integral.

Para muitos, esse é o melhor aplicativo para ganhar seguidores no Instagram. Não é necessário fazer nenhum tipo de download, sendo possível acessar a plataforma através de smartphone, tablet ou PC. Aproveite o teste grátis de 24 horas.

2. GROWSOCIAL

Desenvolvida por empreendedores brasileiros, a Growsocial é a ferramenta mais segura quando o seu objetivo é aumentar o número de seguidores no Instagram. Ela oferece tutoriais de utilização em português e um suporte rápido para tirar todas as dúvidas.

Além de ser excelente para ganhar mais seguidores, a ferramenta também funciona como um gerenciador de Instagram, possibilitando que você gerencie as suas publicações, faça agendamentos e tenha acesso a relatórios com resultados. 

3. SNAPSEED

O Snapseed é um editor de fotos que permite uma interação mais aprofundada com as imagens. Enquanto o filtro do Instagram padroniza toda a fotografia, este aplicativo permite que você mexa apenas em algumas partes da imagem. 

Apesar de parecer complexo, o aplicativo é bastante intuitivo e facilita muito a rotina de quem publica muitas fotos na rede. Por isso, é uma das ferramentas para Instagram mais usadas pelos usuários. É gratuito e está disponível para Android e iOS. 

4. REPOST

Para quem sente falta da função compartilhar no Instagram, o aplicativo Repost poderá suprir essa ausência muito bem. Com ele, é possível repostar aquelas publicações relevantes para o seu público e que foram feitas por outros perfis. Através do aplicativo, você dá os devidos créditos para a postagem original.

A ferramenta também pode ser usada para compartilhar com a sua audiência o que outras pessoas estão falando da sua marca, intensificando ainda mais a percepção que você deseja causar em seus seguidores. Esse aplicativo também é gratuito e está disponível para iOS e Android.

5. InShot

O InShot é outro aplicativo interessante para quem quer vender pelo Instagram. Ele é um editor de vídeo com os recursos ideais para unir as melhores fotos dos seus produtos com boas trilhas sonoras.

Através dele é possível cortar vídeos e adicionar textos sobre as imagens. É uma boa alternativa para explorar novos formatos, realçar seus produtos e envolver os seus seguidores com a sua marca. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

6. SOCIALBUY

O Instagram é um poderoso aliado para o e-commerce, porém possui alguns recursos limitados que podem dificultar a venda final. A principal função do SocialBuy é justamente converter vendas pelo Instagram. 

Com o aplicativo, é possível publicar seus produtos e apresentá-los para os seus seguidores com imagens clicáveis, fazendo de sua página uma galeria direcionada para a venda, sem que o seu cliente tenha que acessar o seu site e procurar pelo produto desejado novamente para realizar a compra.

A plataforma encurta o caminho entre a loja e o comprador e facilita o processo de transformar o seguidor em cliente real. Pode ser acessada por qualquer dispositivo via login, sem a necessidade de download.

7. AutoHash

O AutoHash é uma das ferramentas de vendas mais interessantes para quem quer otimizar o tempo no Instagram. O aplicativo é focado em encontrar as melhores hashtags para a sua imagem. Para isso, conta com um recurso de inteligência artificial que reconhece a imagem e sugere as hashtags ideais para incluir na hora da publicação. 

Além disso, o aplicativo cuida para que a legenda não supere o limite de 30 hashtags e permite que o usuário salve as suas hashtags preferidas. É gratuito e está disponível para Android. 

Gostou de conhecer essas ferramentas do Instagram para empresas? Lembre-se que o uso delas não deve substituir o seu envolvimento com a sua página. A intenção é que você deixe algumas funções automatizadas e tenha mais tempo para investir no contato com o seu público-alvo. 

Quer saber mais sobre o Instagram? Conheça 7 dicas de marketing que podem ajudá-lo a fortalecer a sua marca na rede social. 

Artigo anteriorLeitor de código de barras online: boleto USB
Próximo artigoImagens para postar no facebook da empresa: o que postar?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

4 COMENTÁRIOS

  1. […] Ao se cadastrar no Instagram explore todas as funções que ele possa te dar, não ficando só no básico aproveite tudo o que ele tiver para oferecer, não só no Instagram, mas em outras redes sociais também. Tem opções de filtrar fotos, analisar o desempenho de seu perfil, visitando o Business além de avaliar a suas postagens você pode obter análise de dados da sua página podendo melhorar o desempenho dela, também mostra ao seu público que você tem domínio total sobre o aplicativo. […]

  2. Excelente artigo. Não conhecia muitas das ferramentas sugeridas aqui. Atualmente, na hora de agendar publicações no Instagram, eu uso a versão profissional de Postcron e estou bem satisfeita, funciona muito bem. Realmente, recomendo.

DEIXE UMA RESPOSTA