Veja 5 marketplaces no Brasil que são sucesso

Veja 5 marketplaces no Brasil que são sucesso

959
0

O mercado de marketplace no Brasil é crescente e uma excelente oportunidade para diferentes empreendedores se iniciarem dentro do mundo do E-commerce.

Pensando nisso, e também no fato de que o conceito de marketplace, apesar de ser amplamente utilizado, é pouco difundido, separamos 5 exemplos que têm feito muito sucesso e vêm crescendo nos últimos anos.

Ainda, você entenderá como o mercado suporta cada um deles, continue a leitura e saiba mais!

O mercado de marketplace no Brasil

A melhor definição é a de um shopping virtual, onde diversas lojas e empresas divulgam os seus produtos e serviços dentro de um mesmo endereço eletrônico.

Podemos citar a Amazon, como exemplo, que é a pioneira nesse setor (surgida ainda em 1995). Recentemente, ela entrou no marketplace no Brasil, vendo o potencial de crescimento desse mercado, que até então era quase exclusivo de outra empresa do mesmo gênero: o Mercado Livre.

Mas não pense que só de vendas de produtos vivem os marketplaces: como você verá a seguir, existem empresas que oferecem serviços dos mais variados e existe espaço para cada uma delas.

A maior prova disso é que, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, mesmo com uma crise alarmante, o E-commerce brasileiro, em 2017 teve uma alta de 12%. Logo, a previsão é que em 2018 este crescimento seja ainda maior, na taxa de, pelo menos, 15%.

Marketplaces de sucesso

Agora que você já sabe o que é um marketplace e que esses espaços são ótimos para pequenos investidores que querem adentrar no E-commerce, conhecerá 5 exemplos de sucesso que para seguir.

1. Uber

Uber existe desde 2009 e, menos de 10 anos após o seu surgimento, tem o seu patrimônio avaliado em mais de US$ 60 bi.

Tudo isso é possível graças ao modelo Marketplace adotado pela empresa que, apesar de ser conhecida pelo serviço de corridas de táxi, também oferece entrega de comida, conhecido como Uber Eats.

Hoje, a Uber está em mais de 570 cidades no mundo e no Brasil foi pioneira no gênero, abrindo espaço para outras empresas oferecerem o mesmo tipo de serviço.

2. OLX

OLX é uma empresa norte-americana que foi lançada, primeiramente, na Índia, como meio de concorrer com a Craighlist e, de lá para cá, se mostrou um verdadeiro sucesso em todo o mundo.

No Brasil, começou adquirindo a BomNegócio.com e só cresceu. Para empresas que querem divulgar os seus produtos, por exemplo, é uma excelente via de acesso.

3. iFood

iFood, que oferece serviços de delivery, atualmente, é referência no assunto.

Aliás, é uma empresa nacional, fundada em 2011, que antes oferecia apenas um elo entre seus usuários e os restaurantes e lanchonetes, mas, agora, também conecta esses locais aos seus fornecedores (de laticínios, embalagens etc.).

Para se ter uma ideia, a empresa, que surgiu revolucionando esse mercado, pretende ampliar o seu crescimento para chegar ao ano de 2020 valendo R$ 1 bi.

4. Netshoes

Quando se fala em tênis ou artigos esportivos, é impossível não associar esse nicho à Netshoes.

A empresa brasileira, assim como o iFood, surgiu ainda nos primórdios da internet, em 2000 e passou a ter seu nome amplamente associado ao mercado de artigos esportivos. Recentemente a empresa passou por uma grande mudança que ampliou seu alcance, além de ter outra voltada para moda em geral: a Zattini.

5. Enjoei

A linguagem descolada e um público-alvo muito específico foi o que fez o sucesso da brasileira Enjoei, fundada em 2009.

Tendo começado como uma maneira das pessoas se livrarem de peças de roupas, calçados, artigos e acessórios, a empresa recebeu um enorme porte de investimento em 2016 e, desde então, só tem crescido, apostando em seu público-alvo e no relacionamento diferenciado, o que a torna única no mercado de marketplace no Brasil.

Gostou do post? Quer saber mais sobre como turbinar a sua loja virtual? Então, continue no nosso blog e entenda como criar uma estratégia de marketing digital!