Como vender no Mercado Livre

Como vender no Mercado Livre

396
0

Se você é empresário e ainda não tem uma loja virtual, é bem provável que em algum momento, tenha passado pela sua cabeça a ideia de vender produtos na internet e ganhar dinheiro com isso. Talvez esteja faltando coragem, o capital necessário para investir ou apenas tempo para se dedicar. Diante do medo, uma boa alternativa pode ser anunciar no Mercado Livre. Esse tem sido um meio interessante de começar a vender online.

A verdade é que muitas pessoas ainda têm medo de se aventurar pelas vendas na internet, e isso é totalmente compreensível. No entanto, o receio não pode impedir o seu negócio de crescer e você de ir adiante. A nossa sugestão é que crie coragem e dê o pontapé inicial para a sua loja virtual.

Quer saber como fazer isso? É muito simples. Neste post, explicamos como você pode anunciar no Mercado Livre e dar início aos seus negócios na internet. Continue a leitura para saber mais!

Afinal, o que é o Mercado Livre?

É quase impossível que alguém hoje em dia não conheça o Mercado Livre. Pois mesmo que ainda não tenha vendido nada ou comprado na plataforma, deve saber do que se trata. 

Mas supondo que não saiba nada sobre o site, vamos esclarecer. O Mercado Livre é uma empresa multinacional de tecnologia (de origem argentina) que opera em mais de 20 países. Atualmente, é uma das plataformas mais populares da internet, principalmente na América Latina.

Por meio desse site, pessoas e empresas podem anunciar e comprar produtos, de maneira bem simples. A principal vantagem é a garantia de pagamento pelo próprio Mercado Livre, o que assegura a maioria das transações entre negociadores desconhecidos, mesmo que ainda existam problemas relacionados à entrega.

Por sinal, uma das razões que justificam o sucesso da plataforma é a atribuição de um sistema de reputação dos vendedores em função das reclamações e do sucesso nas vendas, além da qualidade dos produtos e na entrega. Ou seja, uma empresa que decide começar a vender na internet pode contar com todo o aparato de uma empresa gigante, tendo apenas que cuidar para manter uma boa reputação.

Ainda está indeciso quanto a começar a fazer negócios na web? É aí que entra o famoso site de ofertas na internet. Pense primeiro em fazer um teste de como seria ter um e-commerce, vendendo por meio do Mercado Livre. A seguir, veja como é fácil criar um bom anúncio.

Como anunciar no Mercado Livre?

Antes de investir de fato num canal de vendas no Mercado Livre, que tal testar a plataforma? Não é necessário investir pesado em algo sem nem saber como funciona direito, não é mesmo?

Para começar, como ainda é apenas um teste, primeiro você pode vender algo que não vai mais usar, mas que esteja em boas condições de uso, ou pode vender algo que comprou ou ganhou e acabou nunca usando. Pode ser, por exemplo, aquele presente do amigo-secreto de fim de ano que não gostou.

O mais importante nesse momento é fazer uma experiência de como é ser um vendedor na internet. Então, você ainda deve estar se perguntando, como anunciar no Mercado Livre? Saiba que é bem mais fácil do que parece. A plataforma é bastante intuitiva, feita mesmo para quem não tem muita experiência com as ferramentas digitais.

No Mercado Livre as ofertas funcionam por meio de anúncios. Então, toda vez que visitar o site, você não vai cadastrar um produto, mas sim um anúncio. A partir daí, a primeira coisa que precisa fazer para anunciar no Mercado Livre é especificar que tipo de produto ou serviço você está vendendo.

Em seguida, é necessário colocar um título no seu anúncio, que pode ser igual ao nome ou o tipo do produto. Use algo que descreva o que você quer vender, da mesma forma que escreveria se estivesse procurando num site de busca para comprar. Por exemplo, vestido longo verde-claro ou churrasqueira de inox a gás.

Inclusive, uma característica marcante do Mercado Livre é ter de tudo, de tudo mesmo! Qualquer vendedor ou pessoa e de qualquer lugar pode vender os seus produtos. 

Mas voltando ao anúncio, logo após colocar o título do produto, o Mercado Livre sugere uma lista de categorias para você escolher. Dessa forma, basta escolher uma entre as diversas opções, lembrando também de acrescentar outras informações, como a cor do produto. É possível até mesmo escolher uma cor principal e uma cor secundária.

Termine de fazer o anúncio informando os tamanhos disponíveis (caso tenha mais de uma unidade), a quantidade disponível que você tem para vender, colocando algumas fotos do produto, acrescentando também uma descrição um pouco mais detalhada. Lá no final da página dá para informar se o produto é novo ou usado.

Por fim, é hora de colocar o preço no produto e finalizar seu anúncio. O Mercado Livre oferece a opção de anúncio grátis, avisando sobre a baixa visibilidade nas buscas. Outra modalidade é o anúncio clássico, que custa R$5 por tempo limitado. Em ambas as opções, é possível receber o pagamento por meio do Mercado Pago, uma ferramenta de pagamento da própria plataforma.

Somente depois de realizar todo o cadastro do anúncio é que devem ser inseridos os seus dados, como nome, telefone, e-mail, CPF e endereço. Lembrando que o anúncio do exemplo não é real, então, vamos parar por aqui. Mas depois de fazer esse teste, vai poder entender como vender no Mercado Livre. Perceba que não se parece em nada com aquele bicho de sete cabeças que você talvez tenha imaginado.

De qualquer forma, algumas práticas são recomendadas, como:

  • verificar a qualidade das imagens e fazer ajustes, se necessário;
  • oferecer um bom atendimento ao comprador;
  • tentar agilizar o processo de entrega;
  • escolher a categoria adequada ao produto, para ajudar na localização da busca;
  • gerenciar com muito cuidado a sua reputação como vendedor.

Por que usar essa plataforma?

Talvez você não venda seu produto do anúncio de teste nos primeiros dias, mas isso é totalmente normal. É bom lembrar que, caso tenha escolhido a opção grátis, é provável que a visibilidade será bem baixa. O produto anunciado pode ter inúmeros concorrentes dentro do Mercado Livre. Pode ser que muitas pessoas estejam vendendo a mesma coisa, pagando um pouco mais pelo anúncio.

No entanto, não desanime. A Netshoes, aquele e-commerce gigante de calçados, demorou 3 meses para ter o seu primeiro pedido fechado. Por falar em grandes marcas, você sabia que algumas bem famosas (e outras nem tanto assim) têm suas lojas oficiais dentro do Mercado Livre? Ou seja, se esse negócio de anunciar no Mercado Livre não desse certo, elas certamente não estariam lá.

Não estamos dizendo que agora que você descobriu como vender no Mercado Livre, descobriu aquilo que faltava para ficar muito rico. Porém, é uma plataforma no qual, de fato, pessoas conseguem comprar e vender pela internet.

A parte inconveniente é que você sempre terá concorrentes, vendendo produtos semelhantes ou até mesmo iguais. Consequentemente, quem paga mais caro para anunciar sempre vai aparecer mais do que quem paga pouco ou nada. Ou seja, é provável que você vá precisar se familiarizar com a plataforma, observando quais formas de anúncio são mais rentáveis e viáveis de acordo com o seu tipo de produto.

Muitos donos de e-commerce ainda anunciam seus produtos no Mercado Livre, já que os próprios clientes sabem que podem encontrar tudo no site e fazem pesquisas diretamente nele.

Outra vantagem é a possibilidade da plataforma atrair clientes para o e-commerce. Por exemplo, pode-se colocar apenas um ou dois produtos da loja virtual no Mercado Livre, assim as pessoas vão ter o primeiro contato com a sua loja e quando elas quiserem comprar produtos diferentes, provavelmente recorrerão ao seu site.

De qualquer forma, antes de anunciar no Mercado Livre, de fato, faça mesmo um ou mais testes. Assim, você vai saber como é a experiência de ser um vendedor na internet, algo que pode ser muito válido. Não desista no primeiro sinal de problemas, pois a plataforma é mesmo bem diversificada. Faça quantos testes julgar necessário e, quem sabe, você não toma gosto pelo mundo do e-commerce?

Gostou de aprender como anunciar no Mercado Livre? Quer saber mais sobre como funciona as vendas na internet ou um e-commerce? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!