Como escolher a plataforma para e-commerce: dicas para o seu negócio

Como escolher a plataforma para e-commerce: dicas para o seu negócio

1820
1

Qualquer proprietário de negócio atual ou potencial que deseje oferecer seus produtos e serviços online precisará criar sua própria loja virtual. Felizmente, a internet está repleta de plataformas de e-commerce que podem ajudá-los a fazer exatamente isso. 

O problema que os comerciantes enfrentam aqui não é encontrar um, mas encontrar aquele que melhor se adapte às suas necessidades. Veja neste artigo, alguns conselhos sobre como restringir sua pesquisa e escolher a plataforma de comércio eletrônico certa para sua empresa.

Neste artigo vamos mostrar a você Como escolher plataforma para e-commerce? Veja as opções disponíveis e escolha a melhor plataforma para o seu negócio online!

Uma plataforma de e-commerce abrange muitas coisas além do layout de uma loja digital, na área de tecnologia da informação podemos definir as plataformas em dois cenários que são:

FRONT END DE UMA PLATAFORMA

É a parte que o consumidor enxerga, por onde ele navega, compara, compra é a parte da frente de uma página.

BACK END DE UMA PLATAFORMA

A parte de traz do site, aquela que não se vê, mas é importante pois é de lá que se gerencia o e- commerce.

Não se pode definir o tipo de plataforma sem conhecer a loja e seu segmento, sem saber como ela trabalha, para isso quem tem ou vai abrir um e-commerce deve colocar no planejamento de sua loja qual opção seguir, vamos mostrar os tipos de plataformas assim você saberá qual escolher e adaptar seu projeto ou no caso de já ter seu e-commerce pode fazer a opção de mudar a plataforma para um melhor desempenho.

PLATAFORMAS DE E-COMMERCE E SUAS VARIAÇÕES

Para saber qual caminho tomar na escolha da Plataforma de e-commerce, você precisa avaliar seu negócio pensar nele a médio e longo prazo, às vezes limitamos nossas escolhas pelo preço baixo, investir pouco para não perder muito caso algo de errado, nem sempre é uma boa saída, obtenha uma margem boa para avaliar seu negócio, faça estimativas para dois ou três anos obtendo um prazo maior para poder evoluir e aumentar as oportunidades de crescimento de seu negócio.

SEU NEGÓCIO X PLATAFORMAS

Após você realizar o planejamento de sua loja, está na hora de você conhecer os tipos de plataforma e como elas funcionam, existe também a opção de contratar empresas que vendem essas plataformas e através de um orçamento feito, você pode optar por qual cabe no orçamento de sua loja. Abaixo vou mostrar as opções de plataformas e suas funções e aí você observa quais são as que combinam com a sua loja do e-commerce.

OS TIPOS DE PLATAFORMA

SUPORTE

Quais são os canais que a plataforma disponibiliza para o suporte técnico? Esses canais vão ser suficientes para o dia a dia do negócio? Qual o tempo de resposta de cada chamado ou correção técnica? As suas opções serão redes sociais, uma página própria você pode terceirizar, a plataforma lhe dará um apoio 24 horas em caso de problemas com sua loja? Com seus clientes e se a página de pagamento ficar com problemas avalie todas as possibilidades.

FLEXIBILIDADE

Quais são as camadas que podem ser alteradas na plataforma?

Você pode mudar a estrutura de HTML e CSS ou pode apenas efetuar customizações de layout? O modelo de negócio da plataforma permite que agências executem todo o trabalho de customização da plataforma ou você terá sempre que contar com a equipe técnica da plataforma para ter suas demandas atendidas?

FUNCIONALIDADES DA PLATAFORMA

Quais são as funcionalidades disponíveis nesta plataforma? Existe alguma otimização que permitirá que sua loja tenha um melhor resultado em conversão?

INTEGRAÇÕES

A plataforma que você escolheu já tem ERP integrado a mesma solução? Caso não tenha, essa plataforma tem cases de lojas que já estejam funcionando com essa integração entre plataforma e o ERP de sua preferência?

PAGAMENTO

A plataforma possui gateway próprio para pagamento? Caso não tenha, ela integra bem com o gateway de pagamento de sua preferência?

SLA HOSTING E LIBERAÇÃO DE AMBIENTE

Qual a infraestrutura disponível para o seu e-commerce? Qual o SLA do Hosting? As lojas clientes dessa plataforma possuem um bom tempo de carregamento de suas lojas?

CUSTOMIZAÇÃO DA PLATAFORMA

Após a liberação do ambiente, qual o prazo médio dos projetos de implantação dessa plataforma?

CUSTO COM SETUP

Qual o custo de setup da plataforma? Quais as condições de pagamento?

MENSALIDADE DA PLATAFORMA

Qual será o seu custo fixo com mensalidade? Caso tenha inicialmente um baixo número de vendas, qual o valor mínimo da mensalidade? Implantação do layout:

Caso a plataforma utilize o modelo de agências parceiras para implantação do e-commerce, qual o custo médio com a implantação do layout?

Essas e muitas outras perguntas chaves podem lhe ajudar a definir sua escolha de plataforma, aquela que se identifica mais com seu e-commerce, pense também a longo prazo dando um prazo de 2 a 3 anos para o desenvolvimento de seu negócio.

AS PLATAFORMAS E SUAS CARACTERÍSTICAS

SAAS (SOFTWARE AS A SERVICE)

É o modelo mais utilizado pela maioria dos fornecedores de plataforma do mercado, onde o software é o mesmo para todos os clientes. É a utilização de uma plataforma desenvolvida e mantida por um terceiro mediante pagamento de uma mensalidade. Geralmente a solução é disponibilizada na “nuvem”.

Permite uma média flexibilidade de atuação no front-end devido a eventuais dependências do back- end, que é gerenciado exclusivamente pelo fornecedor da plataforma. Os fornecedores costumam liberar atualizações constantes, garantindo maior flexibilidade e novas funcionalidades.

Toda a responsabilidade de hospedagem do site e manutenção da infraestrutura fica por conta do fornecedor da plataforma. O custo dessa administração está incluso na mensalidade cobrada, e a disponibilização do serviço é garantida por contrato.

LICENCIAMENTO

Aquisição de uma licença para uso do código fonte de uma plataforma desenvolvida por um terceiro. Pode-se optar por renovar ou não a licença, garantindo acesso a eventuais atualizações no software.

TODA A MANUTENÇÃO É REALIZADA INTERNAMENTE

Nesse modelo há o pagamento de uma quantia para aquisição da licença e posteriormente uma taxa de renovação anual. Mesmo que a plataforma tenha sido adquirida de um terceiro, deve ser considerado o esforço da equipe de TI na implantação da solução e todos os custos com a manutenção e infraestrutura.

Mesmo com a compra de uma solução de plataforma pronta de um fornecedor, ainda se considera um prazo de pelo menos 1 ano para realizar todos os ajustes às necessidades do negócio. Ambos os modelos permitem uma flexibilidade total de atuação, tanto no front-end quanto no back-end já que todo o desenvolvimento é realizado pelo próprio varejista.

DESENVOLVIMENTO INTERNO

Uma plataforma desenvolvida internamente sob medida para o negócio. Como o nome diz, toda a manutenção é realizada por uma equipe interna de desenvolvedores. Por não apresentar custos de aquisição esse modelo parece ser o mais em conta, porém deve ser considerado todo tempo e o esforço da equipe de TI para desenvolver e manter a plataforma.

Via de regra, os custos com a equipe de TI ao longo de todo o desenvolvimento acabam sendo superiores do que os outros dois modelos. Com certeza é o modelo que exige o maior prazo de implantação, variando de acordo com o tamanho e o conhecimento da equipe de TI.

Não é o indicado para empresas que precisam de agilidade na implementação, mas sim para empresas com uma visão mais de longo prazo. Em ambos os modelos o varejista assume todas as responsabilidades envolvidas na manutenção da hospedagem do site, desde a compra ou contratação dos servidores, até o acompanhamento de picos de acessos para evitar que o site saia do ar.

MELHORES PLATAFORMAS DE E-COMMERCE: O QUE CONSIDERAR ANTES DE ESCOLHER

Sendo assim, depois de fazer uma pesquisa de mercado sobre plataformas, e definir fatores como público-alvo e abrangência, chega a hora de lidar com essas questões técnicas. Como elas podem não estar relacionadas a sua área de atuação, é fundamental analisar bastante.

FAÇA UM ORÇAMENTO COMPLETO

O primeiro passo, obviamente, é fazer uma boa pesquisa de preços. A plataforma precisa estar dentro da sua possibilidade de pagamento e oferecer todos os recursos necessários.

Contudo, o orçamento também é importante para conferir se as vantagens oferecidas correspondem ao valor. Afinal, uma plataforma mais em conta pode acabar não valendo a pena.

OPTE POR UMA PLATAFORMA DE E-COMMERCE COM DESIGN RESPONSIVO

Não sabe o que isso significa? Bom, você já deve ter se deparado com algum site que funcionava bem no seu computador, só que não era fácil de ler ou navegar pelo celular.

Pois bem, ser responsivo consiste na capacidade do seu site se adaptar aos diversos formatos e tamanhos de dispositivos, como tablets, computadores, laptops e smartphones. A sua plataforma precisa ser compatível com todos eles.

VEJA SE EXISTEM FERRAMENTAS PARA OTIMIZAÇÃO

Esse detalhe pode ser negligenciado pelos menos entendidos, mas é muito importante. A sua loja precisa ser otimizada para os mecanismos de busca, de modo que mais clientes a encontrem de maneira orgânica.

Portanto, é bom verificar se a plataforma de e-commerce possui ferramentas de Search Engine Optimization (SEO). Não entraremos em detalhes sobre essas técnicas, apenas destacamos a relevância delas.

CONFIRA AS OPÇÕES DE PAGAMENTO COMPATÍVEIS

Esse detalhe é mais simples de entender. Caso sua loja virtual não ofereça diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito e débito, boleto bancário, gateways, entre outras, você pode perder vendas.

Portanto, a plataforma de e-commerce que você escolher precisa ser compatível com diferentes opções de pagamento. Quanto mais ela oferecer, melhor — ainda que sua loja virtual não seja capaz de processar todos no início.

QUESTIONE SE É POSSÍVEL INTEGRAR COM OUTRAS FERRAMENTAS

No seu dia a dia você ainda usará outras ferramentas, como softwares de gestão e de Business Intelligence, de disparo de e-mails, entre tantas outras. Quanto mais a sua loja crescer, mais eles devem ganhar espaço no seu cotidiano.

Sendo assim, a plataforma deve ser compatível com essas outras ferramentas, sendo capaz de se adaptar ao crescimento e a evolução da sua loja virtual.

PREFIRA UMA NAVEGAÇÃO SIMPLIFICADA

Independentemente da forma como o cliente chegou a sua loja, é fundamental que ele possa ter uma boa experiência no seu site. Para tanto, a navegação deve ser simplificada, com menus bem categorizados e sistemas de busca eficientes, por exemplo.

Enfim, também é importante que a empresa ofereça um bom suporte e manutenção e, de preferência, possa acompanhá-lo nas diferentes etapas de implantação. Também não exite em solicitar uma versão de teste, uma vez que a plataforma de e-commerce é tão relevante para o sucesso do seu negócio.

Gostou de saber como escolher uma plataforma de e-commerce? O que você acha que pode influenciar mais na sua decisão? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

Depois de todas essas dicas e diretrizes para ajudá-lo a encontrar a melhor plataforma de e-commerce para seu website, você encontrará potencialmente centenas de plataformas para e-commerce, e qualquer método para facilitar sua seleção é valioso. A escolha da plataforma é um investimento não um gasto, sabedoria nessas horas é uma vantagem ao escolher qual estrutura é a melhor no seu caso.

Artigo anteriorComo comprar pelo mercado pago: solucionamos TODAS as dúvidas
Próximo artigoO que é um investidor-anjo e como conseguir um para o seu negócio
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA