Como escolher uma plataforma de e-commerce?

Como escolher uma plataforma de e-commerce?

181
0

Se você está pensando em começar a vender pela internet, uma das suas primeiras preocupações deve ser a aquisição ou contratação de uma plataforma de e-commerce. Ela será decisiva para a gestão da sua loja e para a experiência do cliente no seu site.

Sendo assim, depois de fazer uma pesquisa de mercado e definir fatores como público-alvo e abrangência, chega a hora de lidar com essas questões técnicas. Como elas podem não estar relacionadas a sua área de atuação, é fundamental analisar bastante.

Neste post mostraremos alguns pontos determinantes para a escolha da sua plataforma de e-commerce. Acompanhe!

Faça um orçamento completo

O primeiro passo, obviamente, é fazer uma boa pesquisa de preços. A plataforma precisa estar dentro da sua possibilidade de pagamento e oferecer todos os recursos necessários.

Contudo, o orçamento também é importante para conferir se as vantagens oferecidas correspondem ao valor. Afinal, uma plataforma mais em conta pode acabar não valendo a pena.

Opte por uma plataforma de e-commerce com design responsivo

Não sabe o que isso significa? Bom, você já deve ter se deparado com algum site que funcionava bem no seu computador, só que não era fácil de ler ou navegar pelo celular.

Pois bem, ser responsivo consiste na capacidade do seu site se adaptar aos diversos formatos e tamanhos de dispositivos, como tablets, computadores, laptops e smartphones. A sua plataforma precisa ser compatível com todos eles.

Veja se existem ferramentas para otimização

Esse detalhe pode ser negligenciado pelos menos entendidos, mas é muito importante. A sua loja precisa ser otimizada para os mecanismos de busca, de modo que mais clientes a encontrem de maneira orgânica.

Portanto, é bom verificar se a plataforma de e-commerce possui ferramentas de Search Engine Optimization (SEO). Não entraremos em detalhes sobre essas técnicas, apenas destacamos a relevância delas.

Confira as opções de pagamento compatíveis

Esse detalhe é mais simples de entender. Caso sua loja virtual não ofereça diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito e débito, boleto bancário, gateways, entre outras, você pode perder vendas.

Portanto, a plataforma de e-commerce que você escolher precisa ser compatível com diferentes opções de pagamento. Quanto mais ela oferecer, melhor — ainda que sua loja virtual não seja capaz de processar todos no início.

Questione se é possível integrar com outras ferramentas

No seu dia a dia você ainda usará outras ferramentas, como softwares de gestão e de Business Intelligence, de disparo de e-mails, entre tantas outras. Quanto mais a sua loja crescer, mais eles devem ganhar espaço no seu cotidiano.

Sendo assim, a plataforma deve ser compatível com essas outras ferramentas, sendo capaz de se adaptar ao crescimento e a evolução da sua loja virtual.

Prefira uma navegação simplificada

Independentemente da forma como o cliente chegou a sua loja, é fundamental que ele possa ter uma boa experiência no seu site. Para tanto, a navegação deve ser simplificada, com menus bem categorizados e sistemas de busca eficientes, por exemplo.

Enfim, também é importante que a empresa ofereça um bom suporte e manutenção e, de preferência, possa acompanhá-lo nas diferentes etapas de implantação. Também não exite em solicitar uma versão de teste, uma vez que a plataforma de e-commerce é tão relevante para o sucesso do seu negócio.

Gostou de saber como escolher uma plataforma de e-commerce? O que você acha que pode influenciar mais na sua decisão? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!