Aprenda como vender na OLX

Aprenda como vender na OLX

13402
0
Aprenda como vender na OLX
Aprenda como vender na OLX

Você sabe como vender produtos na internet sem precisar montar um e­commerce? Existem vários sites de anúncio online que podem te ajudar a alcançar seu objetivo. O mais conhecido e usado atualmente é a OLX. Trata­se de uma empresa que atua em 119 países publicando anúncios em sites de classificados na internet. Na rede, que é mundial, é possível vender e comprar de tudo. Podem ser encontrados pequenos objetos usados como um skate, por exemplo, e até mesmo carros novos anunciados por concessionárias.

8 dicas para montar um loja virtual

Por isso, o site se tornou uma referência para quem quer comprar os mais diversos produtos e até mesmo ter uma base de preço, pois serve para comparar o valor cobrado por vários vendedores. Embarcando nessa ideia, muitos vendedores deixam de abrir lojas online e ficam apenas com esses anúncios, ou até mesmo usam os classificados para chamar atenção para sua loja própria. Quer aprender como vender na OLX? O processo é bem simples.

Webnário para montar loja virtual

O primeiro passo a ser realizado é acessar o site e abrir uma solicitação de anúncio. Basta digitar o endereço www.olx.com.br e clicar no botão “inserir anúncio”, que se encontra no topo da página à esquerda, na cor laranja. Em seguida, se você ainda não possuir um cadastro, é só preencher a ficha básica para criar um login e senha de acesso. Feito isso, comece a descrever o produto que quer anunciar imediatamente, sem grandes burocracias. Aprender como vender na OLX é bem fácil e rápido.

Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME

Sobre o anúncio

É importante que todas as informações sobre o produto ou serviço estejam bastante claras, e elas devem estar definidas antes de iniciar o processo de criação do anúncio. O primeiro passo é selecionar a categoria na qual o produto a ser vendido está inserido. Quem não estiver procurando algo específico, mas estiver em uma busca mais geral pelo assunto também poderá visualizar a sua oferta. Em seguida, selecione também a subcategoria, para segmentar ainda mais o seu produto e gerar facilidade na busca. Por exemplo, se você está vendendo um terno, selecione a categoria “Moda e Beleza” e em seguida escolha a subcategoria “Roupas e Calçados”.

Em seguida, é hora de selecionar o título do seu anúncio. Esta é uma parte crucial para aprender como vender na OLX, pois é nesse momento em que muitas pessoas decidem clicar ou não no produto anunciado. É necessário que o título tenha o máximo de informações possíveis, entretanto ele precisa ser pequeno. O aconselhado é que sejam usadas palavras que chamem atenção e que sejam diretas sobre o produto, como por exemplo: “terno (marca) novo tamanho 44”. Quanto mais informativo e curto, mais atraente será o produto.

Baixe planilha de análise de concorrência

Em seguida, coloque a descrição completa do produto. É nesse momento em que deve­se colocar o máximo de informações possíveis. Tente deixar essa parte de forma organizada, pois o cliente precisa entender do que se trata e as especificações referentes ao produto. Quanto mais informações, mais confiança será passada ao comprador. Descreva os detalhes, se é novo ou não, se é possível oferecer a nota fiscal, quais são as formas de entrega e pagamento.

Algumas dicas preciosas

Há algumas questões que devem ser observadas para se obter o máximo aproveitamento no site. Uma das principais dicas de como vender na OLX é abusar das fotos do produto que será comercializado. Não se trata de algo obrigatório, mas todo cliente gosta de ver o que está adquirindo para ter certeza de que não está sendo enganado e o produto está em perfeitas condições, conforme as ditas na descrição. Seja honesto e disponibilize imagens do produto, de preferência sendo utilizado por alguém, como se fosse um modelo, se for possível. Caso ele seja novo, publique uma foto da embalagem e procure fotos de divulgação no site da marca. Se for demarca própria, tudo fica mais fácil.

Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios

Assim como as fotos, os preços não são obrigatórios, mas esse é um fator determinante no momento de fechar negócio. Então, por que não divulgar essa informação? É possível também colocar um valor e deixar a informação de que o vendedor está aberto à negociação. São pequenos detalhes que chamam a atenção do comprador. Além disso, sempre existem aqueles clientes “chorões”, que irão tentar diminuir o preço até que o valor esteja dentro do que cabe em seu bolso. Por isso, uma dica é colocar uma quantia que esteja um pouco acima do que você pretende receber pelo produto. Assim, depois da negociação, sua pretensão ainda será alcançada e todos saem satisfeitos.

Sobre as taxas e cobranças

No que diz respeito às burocracias de pagamento, anunciar um produto na OLX tem um processo bem simples e barato aos vendedores. As cobranças feitas aos clientes são feitas como ficar combinado entre as partes. No caso de parcelamento, que pode ser feito em até 12 vezes, o anunciante recebe o valor à vista. O dinheiro é liberado em até 14 dias após a confirmação do pagamento e é possível sacá­lo a qualquer momento, retirando tudo ou parte do saldo no site. O valor também pode ser utilizado para realizar outras compras na página, caso o usuário deseje.

Baixe e-book de como capturar e-mail

Em nenhuma dessas transações cobra taxas no site são cobradas taxas ou pagamentos extras. A única cobrança é feita caso a pessoa deseje que o dinheiro seja depositado em uma conta bancária. Nesse caso, é cobrada a taxa única de 5% do valor transferido.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto