Aluguel de loja virtual é uma boa escolha? Vantagens e desvantagens

Aluguel de loja virtual é uma boa escolha? Vantagens e desvantagens

4159
0

Em tempos em que a economia do nosso país não apresenta boas perspectivas, a loja virtual aparece como uma solução para quem quer empreender e ganhar um dinheiro extra. Esse caminho envolve um investimento menor do que a abertura de uma loja de rua, mas, ainda assim, exige que o empreendedor faça boas escolhas.

Na hora de empreender online, a plataforma da loja virtual é um dos itens que mais precisa de atenção. Assim como uma loja de rua deve estar em um bom ponto de venda, com uma estrutura que possibilite que a marca se estabeleça, um comércio eletrônico também precisa pensar nesses temas. 

A forma de fazer isso é escolhendo uma boa plataforma para a loja virtual. Ela deve ser fácil de mexer e precisa oferecer uma experiência de compra positiva para os clientes. Nessa busca, muitos empreendedores optam pelo aluguel de loja virtual. Será que esta é mesmo uma boa opção? Vamos falar disso por aqui, acompanhe! 

TIPOS DE PLATAFORMA DE E-COMMERCE

Antes de buscar por uma boa plataforma para a sua loja virtual, você deve definir o produto que venderá nela. Assim saberá quais recursos são essenciais para o seu negócio. Existem quatro tipos de plataformas que podem ser escolhidos para você criar a sua loja. Para facilitar o entendimento, vamos apresentar cada tipo de plataforma:

1- MARKETPLACE

Os marketplaces são como shoppings. Neles, a sua loja estará junto com várias outras lojas virtuais – todas no mesmo lugar. A parte boa disso é que você paga bem menos do que pagaria em qualquer outro outro tipo de plataforma. 

A parte ruim é que você apenas usa a plataforma, mas quem a administra é o próprio marketplace. Isso significa que você terá vários concorrentes no mesmo lugar. O marketplace mais conhecido é o Mercado Livre, mas existem muitos outros. 

2- PLATAFORMA PRÓPRIA

A plataforma própria é uma modalidade bem específica para a criação de uma loja virtual. Se você optar por ela, terá que contratar alguém para desenvolvê-la. Comparando com uma loja física, seria como construir do zero o prédio da sua loja, ao invés de alugar algum espaço num centro comercial já existente. 

Essa alternativa é interessante somente se você vende um produto muito específico e que requer alguma funcionalidade incomum. A parte negativa é que você sempre vai depender de alguém para cuidar da programação do seu e-commerce. 

3- CÓDIGO LIVRE

Outro tipo de plataforma que existe é a de código livre. Esse modelo é construído por uma comunidade que disponibiliza os recursos a quem quiser e souber utilizar. O código livre exige um conhecimento específico bem aprofundado, portanto não é uma alternativa viável para leigos.

Em geral, os lojistas que escolhem este tipo de plataforma acabam contratando uma empresa especializada só para ajudar a gerenciar o e-commerce. Por isso, avalie bem se essa é uma boa opção para o seu negócio.

4- ALUGUEL DE LOJA VIRTUAL

Por último, mas não menos importante, você pode optar pelo aluguel de loja virtual, que é a mesma coisa que locar uma sala para ter a sua loja física. A responsabilidade de incluir os produtos em uma loja alugada é do lojista, mas este tipo de plataforma oferece suporte no caso de dúvidas ou de problemas. 

Grande parte dos empreendedores utilizam o aluguel de loja virtual justamente pela facilidade em configurar a estrutura conforme as necessidades da loja e pelo preço acessível. Analisando todas as alternativas, o aluguel de loja virtual parece mesmo ser a melhor opção para quem quer entrar no ramo do e-commerce. 

COMO FUNCIONA O ALUGUEL DE LOJA VIRTUAL?

A contratação de uma loja virtual alugada acontece de uma forma bem simples. Depois de olhar as diversas alternativas disponíveis no mercado e de escolher em qual você criará o seu site, deverá contratar o serviço através de compra online. Assim que o pagamento for confirmado, você poderá começar a personalizar o seu e-commerce e incluir os produtos.

Esse aluguel nada mais é do que o empréstimo dos recursos da loja para você estabelecer o seu negócio. Assim, enquanto fizer o pagamento do aluguel de loja virtual, poderá utilizar a estrutura para fazer vendas online. Embora pareça complexo, na prática esse sistema é fácil e dá bastante autonomia no trabalho dos empreendedores digitais. 

CUSTOS DO ALUGUEL DE LOJA VIRTUAL

Grande parte do aluguel de loja virtual funciona com pagamento mensal. Algumas plataformas também oferecem planos semestrais ou anuais, geralmente com algum desconto. O valor depende de cada empresa, assim como a cobrança ou não de porcentagem sobre as vendas. 

Existem preços de aluguel de loja virtual para todos os bolsos. Quando avaliar o investimento, também compare os recursos oferecidos por cada plataforma. Assim saberá exatamente o que está incluído no valor. Para ter uma ideia, a Simplo7 oferece uma infinidade de recursos e cobra R$ 48,75, sem exigir porcentagem sobre as vendas. 

COMO ESCOLHER A PLATAFORMA PARA LOJA VIRTUAL ALUGADA?

Existem alguns recursos que são essenciais para o bom funcionamento de um e-commerce e que devem ser considerados na hora de pesquisar pelo aluguel de loja virtual. Veja aqui quais são os principais itens que você deve avaliar:

  • Customização do layout
  • Integração com Google Analytics 
  • Automatização de notas fiscais e de controle financeiro
  • Chat online
  • Recuperação de carrinho
  • Newsletter
  • Cupom de desconto
  • Múltiplas formas de entrega
  • Múltiplos meios de pagamento

Esses recursos permitirão que você crie um e-commerce com boa estrutura e que contemple as necessidades do seu negócio. Mesmo que em um primeiro momento alguns desses itens não pareçam importantes, com o crescimento da sua loja eles poderão se tornar fundamentais.

Além disso, no momento de buscar uma plataforma para alugar, pesquise pelo nome de alguns clientes da empresa que você está pensando em contratar e fale com eles para saber se estão satisfeitos com o serviço da plataforma. Isso poderá evitar problemas depois que a sua loja já estiver no ar. 

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ALUGUEL DE LOJA VIRTUAL

Como todas as plataformas para e-commerce, o aluguel de loja virtual tem vantagens e desvantagens. Ainda que os pontos positivos sejam realmente superiores aos pontos negativos, vamos aprofundar um pouco nesse tema. Assim você não corre o risco de ter surpresas após o aluguel da plataforma. 

VANTAGENS DA LOJA VIRTUAL ALUGADA

A principal vantagem de alugar uma loja virtual é que você paga um preço acessível, uma vez que não está contratando um serviço exclusivo, como é o caso da loja própria. Além disso, com a loja virtual alugada você tem o seu espaço bem demarcado, sem dividir o ambiente virtual com a concorrência, como ocorre nos marketplaces. 

Vale lembrar que as plataformas de loja virtual contam com uma equipe especializada, que presta suporte no caso de qualquer problema. Da mesma forma, o sistema de aluguel de lojas virtuais tem todo o interesse em implementar novidades na plataforma, pois esse é um dos grandes diferenciais da modalidade.

DESVANTAGENS DA LOJA VIRTUAL ALUGADA

Alguns empreendedores dizem que a loja virtual alugada oferece pouca diferenciação, uma vez que o layout já está pronto e pode somente ser personalizado. De fato, marcas que têm produtos muito específicos podem sentir falta de alguns recursos ou de uma maior diferenciação. 

Porém, para a maioria das marcas do mercado, a loja virtual alugada oferece um número de recursos bem satisfatório, com certa possibilidade de personalização. Ainda que não se trate de uma loja própria, é possível deixar o e-commerce com a cara da sua marca. 

BENEFÍCIOS DE ALUGAR LOJA VIRTUAL

Quem escolhe alugar uma loja virtual está optando por um caminho seguro para marca. Isso porque terá acesso a uma plataforma atualizada, com os recursos necessários para a venda dos produtos e com apoio de suporte especializado no caso de problemas.

Assim, o gestor do e-commerce não precisa se preocupar caso o sistema de pagamento caia ou caso alguma página dê problema durante a navegação. A plataforma que realiza o aluguel é a responsável pela resolução dessas questões no menor tempo possível.

Além disso, ao escolher por uma plataforma que já tem os layouts pré-definidos, o gestor consegue visualizar com mais clareza o resultado final da sua loja virtual. A personalização deste modelo pode ser feita com facilidade, o que representa uma economia de tempo. 

ALUGUEL DE SITES E LOJAS VIRTUAIS

Deu para ver que o aluguel da plataforma de e-commerce é uma excelente opção tanto para quem está começando a vender pela internet quanto para quem já tem bastante experiência de mercado, né?

Provavelmente você já está convencido da facilidade de ter uma loja virtual alugada para o seu negócio e do quanto isso impacta positivamente no seu fluxo de trabalho. Para complementar esse tema, vamos falar sobre dois itens que podem ajudá-lo a fazer a melhor escolha para seu e-commerce.

LOJA VIRTUAL ANUAL

Se você está pensando em alugar uma loja virtual, nossa dica é conferir o preço para o período de um ano. Muitas plataformas oferecem vantagens quando a contratação não é mensal. Porém, antes de fazer essa escolha, estude profundamente sobre o seu produto, sobre o seu público-alvo e sobre a concorrência. 

LOJA INTEGRADA

Pensar na integração dos serviços é fundamental para reduzir o risco de erros. As melhores plataformas de lojas virtuais permitem que você vincule as suas vendas com a gestão de notas fiscais e o controle financeiro. Deixar esses processos automatizados economiza tempo e o deixa livre para pensar no que realmente importa. 

Deu para ter uma ideia dos pontos mais importantes na hora de procurar por uma plataforma para o seu negócio, né? Agora que você já sabe bastante sobre o aluguel de loja virtual, pode ser bom ler sobre atendimento ao cliente. Esse é outro item bem importante de pensar na hora de vender online!

Artigo anteriorSistema de e-commerce: qual é a melhor plataforma? Veja aqui!
Próximo artigoLegislação para abrir uma loja virtual e mantê-la em funcionamento
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA