Aluguel de loja virtual é uma boa escolha?

Aluguel de loja virtual é uma boa escolha?

3333
0

Quando se está abrindo um e-commerce, depois de fazer a escolha de quais produtos quer vender, começa a busca por plataformas. Existem basicamente 4 tipos que podem ser escolhidos: marketplace, plataforma própria, plataforma de código livre e aluguel de loja virtual. Cada opção tem seus prós e contras, para facilitar o entendimento vamos comparar cada tipo de plataforma com lojas físicas.

Marketplace

Os marketplaces, são como shopings, a sua loja vai estar junto com várias outras lojas virtuais, no mesmo lugar. A parte boa é que você paga bem menos do que em qualquer um dos outros tipos de plataforma, a parte ruim é que você apenas usa a plataforma quem administra é o marketplace, e você tem vários concorrentes dentro do mesmo lugar que você.

O marketplace mais conhecido é o Mercado Livre, mas existem muitos outros. Buscando por tênis Adidas feminino, apareceram 2 resultados com o mesmo modelo, porém de fornecedores diferentes, é como um concorrente dentro de casa.

aluguel-de-loja-virtual
o mesmo produto, 2 vendedores e 1 plataforma

Plataforma própria

Existem também as plataformas próprias, quando você contrata alguém para desenvolver uma plataforma para o seu e-commerce, a vantagem aqui é que você pode pedir especificações que dificilmente terá em outras plataformas. Seria como construir o prédio da loja física do 0. Se você vende um produto muito específico que requer alguma funcionalidade incomum para outras lojas essa é a melhor opção para você.

A parte ruim é que você sempre vai depender de alguém para cuidar da parte de programação do seu e-commerce e nem sempre o cara que desenvolveu para você vai estar livre, mas só ele vai saber mexer na sua loja. Por exemplo, a Insecta Shoes, que vende sapatos veganos, optou por uma plataforma própria, como você pode ver na imagem abaixo.

aluguel-de-loja-virtual-01
Você não encontra outra loja com esse design

Código livre

Outro tipo de plataforma que existe são as plataforma de código livre, esse é o tipo mais difícil de relacionar com uma loja física, é como se fosse um estande numa feira, onde todas as lojas recebem o mesmo espaço, mas cada uma organiza do seu jeito. Assim são as plataformas de código livre, cada um usa as funcionalidades que lhe convém, e é justamente esse o problema, toda essa mobilidade e possibilidade de configurar acaba deixando a plataforma um pouco lenta.

Sem contar que você precisa de alguém que saiba como configurá-la. Geralmente os lojistas acabam contratando uma empresa só para ajudar a gerenciar essa plataforma, o código livre mais conhecido é o Magento. Veja o exemplo abaixo da Mil Grãos, ali bem no canto inferior direito você pode observar que além de usar o código livre, foi necessário outra empresa para ajustar 0 e-commerce.

aluguel-de-loja-virtual-02
Veja ali no cantinho, além do código livre, foi necessário um empresa só para configurá-lo

Aluguel de loja virtual

Por último, mas não menos importante, você pode optar por aluguel de loja virtual, que é a mesma coisa que alugar uma sala ou um espaço comercial para ter a sua loja. Assim como nas lojas físicas a responsabilidade de colocar os produtos na loja são do lojista. A vantagem desse formato é que você sempre tem gente que entende da plataforma pronta para dar suporte em qualquer situação. A parte ruim, é que se você precisar de algo que seja necessário apenas para o seu e-commerce, e não algo que possa ser utilizado por todos, dificilmente essa funcionalidade será implantada.

aluguel-de-loja-virtual-02
Alguns clientes da D Loja Virtual

Esse tipo de empresa, que faz aluguel de loja de virtual é o mais encontrado no momento atual. Fazendo uma breve busca você encontra vários tipos disponíveis no mercado. Aqueles que preferem as plataformas de código livre pela gratuidade do serviço, na grande maioria das vezes acabam migrando para aluguel de loja virtual, porque o mesmo preço que se paga para alguém configurar uma plataforma editável, se paga para uma plataforma mais sólida.

➜ Veja se o seu site é otimizado

Quando você aluga uma loja virtual você faz um pagamento mensal, que dependendo da empresa que fornece o serviço pode ser um custo fixo, ou pode ser variável, quando é cobrada uma porcentagem das suas vendas. Existem preços para todos os bolsos, na hora de buscar por uma plataforma para alugar, pesquise o nome de alguns clientes da empresa que você está pensando em contratar, fale com eles e peça uma avaliação da plataforma.

A vantagem de optar por aluguel de loja de virtual é que você não paga o preço de um serviço exclusivo como uma plataforma própria, que costuma ser bem carinha, afinal, foi feita só para você. Também não fica fazendo vizinhança com a concorrência como nos marketplaces. As plataformas de aluguel de loja virtual tem pessoas especializadas, pois já tem outros clientes de e-commerces, e se tiverem algum cliente que vende o mesmo produto que você, isso vai agregar experiência na hora de atender a sua loja e não aumentar a concorrência como na imagem no início do texto.

➜ Planilha Para Análise De Concorrência

Analisando todas as vantagens e desvantagens, o aluguel de loja virtual parece ser a melhor opção para quem quer entrar no ramo do e-commerce. Não é o menor custo, mas também não é o mais elevado e você ainda tem o suporte para te auxiliar sempre que possível. Seja na hora de cadastrar um produto ou de corrigir um bug. Procure uma plataforma que atenda suas necessidades e alugue sem medo, com certeza você escolheu o caminho com menos dor de cabeça por causa de plataforma.