Você sabe qual é importância de planejar campanhas especiais com antecedência?

Você sabe qual é importância de planejar campanhas especiais com antecedência?

500
0

Comemorar datas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal pode ser uma boa estratégia para quem trabalha com vendas. Em momentos festivos, as pessoas se sentem mais motivadas para comprar. Se o comércio eletrônico oferecer boas promoções, terá grandes chances de vender bastante.

Veja aqui qual é a importância de planejar campanhas especiais com antecedência:

Quando o empreendedor pensa com antecedência em uma promoção, tem mais possibilidade de criar ações realmente criativas e interessantes para os clientes. Muitas vezes é necessário entrar em contato com fornecedores para garantir parcerias, bons preços e reforço de estoque, e para isso é preciso de um tempo hábil.

Além disso, para que uma campanha faça sucesso, é necessário planejar a parte de comunicação, mesmo quando se trata de marcas pequenas. Haverá algum banner para o site? Qual será o texto do e-mail marketing? Em que redes sociais será feita a divulgação?

Planejar com antecedência não significa que a marca vai começar a falar em Natal durante o mês de setembro. Significa que vai dar início ao processo criativo: vai pensar no desejo do público e definir as prioridades para que a campanha de Natal seja eficiente. Tudo isso demanda tempo e num instante já será dezembro, quando a ação poderá ser divulgada para os clientes.

Apesar de as épocas de festas serem propícias para vender, praticamente todas as lojas aproveitam a oportunidade para aumentar as vendas. Para não ser só mais uma marca entre tantas, é fundamental que a campanha seja criativa. Se não, os clientes partirão para outros comércios eletrônicos mais vantajosos.

Veja aqui algumas ideias para colocar em prática em datas especiais:

  • Frete grátis
  • Cupom de desconto
  • Compre 1, leve 2
  • Descontos no segundo produto
  • Brindes para compras acima de determinado valor
  • Parcerias com influenciadores digitais

É importante mensurar os resultados

Depois que a campanha tiver sido realizada, é fundamental mensurar os resultados. Só existe um jeito de fazer isso: com números. É necessário analisar quanto dinheiro foi investido na campanha, quantas vendas foram realizadas e qual foi o lucro. Assim será possível saber se a ação foi vantajosa ou se, no próximo ano, uma nova estratégia terá que ser traçada.

Além do ganho financeiro, uma ação criativa pode ter outros ganhos como, por exemplo, aumentar o número de seguidores e taxa de engajamento das suas redes sociais. Se a campanha tiver sido realizada através de algum influenciador, mesmo que o resultado não seja convertido em vendas instantâneas, poderá aparecer nos meses seguintes.

É necessário otimizar o fluxo de trabalho

Ao criar uma campanha focada nas vendas, é essencial que o empreendedor trace estratégias para otimizar o fluxo de trabalho. Se a ação alcançar o resultado esperado, haverá maior demanda para conferir pagamentos, empacotar os produtos e fazer o envio das embalagens.

Tudo isso deve ser planejado durante a criação da campanha, para que a iniciativa seja eficiente do início ao fim e não decepcione os consumidores. Cada nova venda deve ser vista como uma nova oportunidade de encantar um cliente.

Se você tem um comércio eletrônico e quer começar a fazer campanhas em momentos especiais, veja aqui as principais datas de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA