Saiba como fazer a escolha certa!

Saiba como fazer a escolha certa!

1207
0
Saiba como fazer a escolha certa!

Saiba como fazer a escolha certa!Você consegue ver a relação direta que existe entre o nome da empresa e o sucesso de um empreendimento?

Dentre as várias decisões que um empreendedor precisa tomar ao decidir abrir um negócio, arrisco a dizer que nomeá-lo é o seu maior desafio.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceEscolher como a sua empresa irá se apresentar no mercado é muito mais do que uma questão burocrática. Trata-se de uma verdadeira estratégia de marketing, que deve receber a devida atenção do novo empresário.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

 

Diante disso, este post é especialmente voltado para você que tem um empreendimento em fase inicial e está em busca de conhecimento para colocar sua ideia em prática de maneira segura.

Esse um conteúdo que irá lhe ajudar a acertar na escolha do nome da sua empresa. Acompanhe!

1. Importância do processo de escolha do nome da empresa

Como dito, a escolha do nome de um empreendimento é uma das decisões mais relevantes a serem tomadas por um empreendedor. Mas, porque uma escolha feita quando a empresa sequer existe é capaz de ditar os rumos do negócio?

Pode parecer estranho ou difícil de acreditar, mas o nome de uma empresa exerce uma grande influência no modo como ela se desenvolve e se identifica no mercado. Uma escolha infeliz pode colocar tudo a perder.

Com certeza você já deve ter visto algumas empresas com nomes que em nada se conectam ao tipo de atividade desenvolvida ou até mesmo nomes que fazem referência a algum programa ou personagem de televisão.

Por mais que tais empresários se considerem criativos e ligados às tendências de mercado, posso lhe afirmar que fizeram uma escolha sem qualquer técnica ou procedimento estratégico.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Em um mercado tão competitivo, o sucesso empresarial depende não apenas da oferta de um produto ou serviço de qualidade, é preciso atrair o consumidor e associar a sua marca a um conceito de credibilidade e confiabilidade.

Muitos empreendedores estão atentos a isso, mas, ainda assim, se sentem inseguros ao escolherem o nome ideal para seus empreendimentos.

Portanto, de modo geral, o que se pode afirmar é que o empresário não pode tomar uma decisão tão importante como essa por impulso. O processo de escolha do nome deve ser realizado com bastante critério e estudo, a fim de adequar a marca à empresa.

2. Como saber se a escolha do nome é a escolha certa

Se você já iniciou o processo de escolha do nome de sua empresa, provavelmente deve ter se perguntado como saber se o nome escolhido é o mais adequado.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Essa é uma dúvida comum e totalmente de acordo com a importância da decisão a ser tomada. Na verdade, reflete a sua preocupação em estar fazendo a escolha certa.

É claro que nós tão temos uma bola de cristal, tampouco o poder de prever o futuro. Entretanto, a adoção de métodos pré-estabelecidos é capaz de tornar tal decisão muito mais segura e exitosa.

Podemos concluir que fazer um planejamento e utilizar as técnicas e informações adequadas é a maneira mais eficaz para saber se o nome escolhido é o certo. Qualquer nome escolhido sem a observância de tais critérios é um risco desnecessário.

Não estou me referindo apenas a um processo criativo, mas sim de um procedimento estratégico que visa, dentre outras coisas, adequar o nome ao público-alvo, com a missão de ser inovador e atrativo.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Quer saber como escolher o nome de seu empreendimento? Então, prepare-se! A partir de agora você terá acesso a dicas infalíveis!

3. O que deve ser levado em consideração na hora de criar um nome de empresa

Para iniciar nossas dicas, vamos falar um pouco acerca de algumas questões que você deve levar em consideração no processo de escolha do nome de seu negócio.

O nome de empresa é o responsável por identificar seu produto ou serviço entre os consumidores. Como ele irá diferenciá-la dos concorrentes, é preciso que seja marcante e de fácil memorização.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Diante disso, é muito importante que, antes mesmo de iniciar o processo de escolha, você tenha em mãos alguns dados:

3.1 Público-alvo de sua empresa

 

A primeira coisa que você deve levar em consideração é o público-alvo de seu empreendimento. Essa informação faz toda a diferença no processo criativo e deve ser observada a fim de se evitar que seu público não se sinta atraído pela marca.

3.2 Perfil do público-alvo

Após definir o público, analise características comuns entre seus consumidores em potencial. Para isso, pesquise a faixa etária, sexo e escolaridade predominantes.

Além disso, procure saber como se comportam, suas preferências e referências, observando de quais concorrentes eles consomem.

3.3 Diferenciais de seu negócio

Tenha em mente qual o diferencial do seu negócio. Saiba definir em que a sua empresa se diferencia das demais existentes no mercado. Essa informação também pode ser útil ao escolher o nome da empresa.

3.4 Nomes dos concorrentes

Ao iniciar o processo de escolha do nome, você deve listar todos seus concorrentes. Preste bastante atenção a isso, pois ter um nome igual ou parecido a um concorrente não é aconselhado.

Afinal, você não quer que sua empresa seja vista como uma cópia de outra, não é mesmo? Seja criativo e inovador, atraia o consumidor com algo realmente novo!

4. Dicas para ajudar na escolha do nome

Depois de todas essas informações iniciais, já podemos iniciar com as dicas sobre o processo de criação da marca. Preste bastante atenção para que você consiga colocá-las em prática e assegurar o sucesso de seu empreendimento.

4.1 Tenha ao seu lado uma boa equipe

Uma decisão tão importante como essa, não pode ser tomada por uma só pessoa. É importante reunir uma boa equipe, de preferência com 5 a 8 membros que possuam algum conhecimento em marketing.

Portanto, faça um Brainstorming e cuide para que essas pessoas saibam se comunicar bem e tenham perfil criativo e inovar. Para que o processo seja produtivo e eficiente, o diálogo deve fluir bem entre eles.

4.2 Comece pelo básico

Não tente iniciar o processo já imaginando nomes complexos e compostos. Comece fazendo associações mais simples, com o ramo de atividade da empresa e anote todas as sugestões.

Nesse momento alguns nomes parecerão ser inadequados, mas é importante anotar todos para que a equipe possa visualizá-los e trabalhar com eles.

4.3 Cuidado com associações inapropriadas

Algumas associações podem refletir negativamente na imagem da empresa. Portanto, fique bem atento ao selecionar os nomes e pesquise bastante antes de uma decisão final.

Observe se o nome selecionado apresenta alguma ambiguidade ou algum significado informal. Atente-se também a possíveis traduções para outros idiomas, evitando gafes.

4.4 Não escolha o nome com base em modismos

Nomear uma empresa com base em modismos é um dos erros mais recorrentes no mercado. Não é difícil encontrar empreendimentos com nomes que fazem referência a novelas, programas de televisão, músicas e jargões “da moda”.

Esse tipo de escolha deve ser evitado, pois o mundo está em constante evolução e o que é interessante e moderno hoje, amanhã não mais será.

Sendo assim, opte por nomes mais simples e universais. Algo que irá perdurar por muitos anos sem se tornar um problema no futuro.

4.5 Libere a sua criatividade

 

Já comentamos que um empreendimento deve ter um nome único e diferenciado. Copiar outras empresas não é uma boa estratégia de marketing, ao contrário, acarreta falta de credibilidade e de identificação com o público.

Os consumidores contemporâneos são exigentes e dão valor ao que é realmente novo e diferente dos demais. Portanto, avalie a possibilidade de se criar uma marca totalmente nova, sem qualquer associação aparente.

Um bom caso de sucesso que exemplifica o que estamos falando é o Google; a marca se tornou mundialmente famosa, conquistando uma enorme identificação corporativa.

4.6 Conheça o gerador de nome para empresa

Já pensou em contar com um aplicativo capaz de gerar um nome de empresa com base no ramo de atuação e de suas preferências? Ele existe!

O Guru PME facilita o processo de escolha do nome da empresa, além de conferir se ele já está registrado e protegido por direitos autorais. Experimente!

4.7 Crie um logotipo para acompanhar o nome da empresa

Nossa próxima dica faz referência a um dos elementos mais importantes para o marketing empresarial: a logomarca ou logotipo.

Tenho certeza de que você é capaz de identificar diversas empresas apenas pelo logotipo que possuem. Aliás, se eu lhe disser alguns nomes como Nike e Apple, você será capaz de visualizar mentalmente os símbolos de tais empresas.

A identificação visual e gráfica é tão importante quanto o próprio nome da empresa e igualmente eficiente ao divulgar seu empreendimento.

4.8 Confirme a disponibilidade do nome escolhido

Por fim, após todo o processo criativo é importante verificar se o nome escolhido está disponível e patentear a sua marca.

Apure se o nome selecionado já se encontra registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão que regulamenta o registro de marcas e patentes. Caso esteja disponível, não deixe de fazer o registro. Esse procedimento protege a sua empresa e marca contra plágios.

Chegamos ao fim do post de hoje. Espero que as dicas e informações aqui apresentadas possam tornar o processo de escolha do nome da empresa mais simples e eficiente. Com isso você estará ampliando as chances de se tornar um empreendedor de sucesso! Boa sorte e mãos à obra!

Quer aprender um pouco mais? Saiba como impulsionar o sucesso do seu negócio usando o Marketing Viral!

Artigo produzido pela equipe do Saia do Lugar.

Artigo anteriorResultados do Black Friday Brasil 2016
Próximo artigoComo registrar uma marca: quatro perguntas e cinco passos
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA