Como trabalhar em casa: como organizar + benefícios do home office

Como trabalhar em casa: como organizar + benefícios do home office

2540
0
Quero trabalhar em casa como faço
Quero trabalhar em casa como faço

Existem muitas vantagens em ter o próprio negócio e, por isso, a cada dia mais pessoas decidem abrir a sua empresa. A motivação destes empreendedores é de trabalhar com algo que os satisfaça profissionalmente e de ganhar mais um dinheiro no final do mês.

Outra vantagem de ter uma empresa própria é a flexibilidade em relação ao local de trabalho. Algumas pessoas preferem alugar uma sala comercial, enquanto outras decidem trabalhar em casa, o que reduz os custos com aluguel. 

Embora trabalhar de casa seja uma boa alternativa e, inclusive, o desejo de muitas pessoas, exige a criação de um ambiente organizado. Caso o contrário, a flexibilidade de horários poderá atrapalhar o seu desempenho. 

Quer saber mais como preparar o ambiente para morar e trabalhar no mesmo lugar? Vamos explicar como trabalhar em casa sem prejudicar sua vida pessoal e profissional:

QUERO TRABALHAR EM CASA, POR ONDE COMEÇAR?

Com certeza, “quero trabalhar em casa” é uma das frases mais repetidas pelos trabalhadores. De fato, não ter que perder tempo e dinheiro com deslocamento é uma vantagem muito grande. 

No entanto, no momento em que as pessoas têm a possibilidade de trabalhar no mesmo local onde moram, se deparam com dúvidas sobre como adequar o ambiente. Vale saber que mesmo quem não tem muito espaço em casa pode criar um home office.

É claro que se a residência possui um cômodo que possa ser transformado em escritório, melhor. Porém, como isso nem sempre é possível, o primeiro passo é definir o local mais apropriado. Essa sugestão é válida inclusive para quem mora sozinho e que, em um primeiro olhar, pode pensar que tem todo o ambiente disponível para si.

Quer trabalhar com loja virtual direto da sua casa? Veja essas dicas:

LOCAL ADEQUADO É IMPORTANTE

Dependendo da atividade que você desempenhar, o canto da sala pode ser o suficiente, ainda mais se você está apostando em um empreendimento na internet e, por isso, precisa apenas do seu computador. Nesse caso, você vai precisar de uma mesa adequada e uma cadeira confortável.

Não se esqueça de levar em conta o fator ergonômico dos móveis, pois é bem provável que você fique sentado em frente ao seu computador por horas e, desse modo, nada mais adequado do que uma mesa e uma cadeira que mantenham a sua boa postura. O segundo passo é reunir tudo o que você vai precisar.

CRIE UMA ROTINA

Quem decide trabalhar de casa deve cuidar para não misturar os horários e as tarefas da vida pessoal e da vida profissional. Faz parte da organização de loja on-line definir uma rotina de trabalho, com uma lista de tarefas e uma estimativa de tempo para a execução delas. 

Assim será possível estimar quantas horas por dia você precisará trabalhar. Feito isso, você poderá definir um horário de trabalho, o que evitará que você interrompa a sua dedicação à loja online para resolver assuntos pessoais ou, ao contrário, se pegue trabalhando em pleno domingo à noite.

O QUE MAIS É PRECISO PARA TRABALHAR EM CASA

Mesmo que trabalhe basicamente com o computador, pode ser ainda importante contar com agenda, calendário, caneta, bloco de notas e outros acessórios. Além disso, na hora de escolher onde acomodar o seu home office, pode ser preciso contar com uma extensão ou instalar novas tomadas para o seu computador, telefone, luminária e demais itens. 

É importante que a instalação seja feita com cuidado, sem sobrecarregar tomadas com muitos adaptadores de tomada do tipo T, por exemplo, o que pode prejudicar um dos equipamentos. Outra dica para quem quer trabalhar em casa é que o local escolhido seja silencioso e bem iluminado. Se a luz natural não chega a você, use luminárias auxiliares. 

AFASTE-SE DAS DISTRAÇÕES

Se você trabalhar em casa, terá ao seu redor muitas distrações. Elas podem ser a louça do café da manhã, os livros que lê nas horas vagas e até mesmo o seu celular. Por isso, dedique-se a organizar o ambiente de trabalho e a combinar com você mesmo sobre os horários de intervalo.

Da mesma forma, se você mora junto com outras pessoas, cuide para que a convivência não atrapalhe o seu trabalho e vice-versa. A melhor estratégia é conversar com essas pessoas e explicar sobre a sua necessidade de concentração. 

COMO SABER SE CONSIGO TRABALHAR EM CASA?

De fato, trabalhar em casa não é para qualquer um. A melhor maneira de saber se você consegue aderir a este método de trabalho é testando. Antes de investir em uma mesa e em uma cadeira especiais para trabalhar, faça o teste por uma ou duas semanas e veja como se sente trabalhando no mesmo ambiente onde mora.

Antes de começar a trabalhar, tome café da manhã e troque de roupa. Ao tirar o pijama, você estará comunicando ao seu corpo e à sua mente que saiu do estado de relaxamento. Além disso, cuide para trabalhar em um ambiente organizado. Se decidir usar a mesa da sala para testar a experiência, tire todas as coisas desnecessárias de cima da mesa.

Durante essa experiência, veja como se sente em relação ao foco, à concentração e à ansiedade. Se a experiência não for positiva, não significa que você não conseguirá trabalhar em casa, mas que terá que trabalhar aspectos pessoais para chegar lá.

VANTAGENS DE TRABALHAR EM CASA

Quem quer trabalhar de casa procura funções que permitam isso, como trabalhar com loja virtual, por exemplo. Abrir um comércio eletrônico é uma ótima maneira de poder usufruir das vantagens de viver e de trabalhar em um mesmo ambiente. Confira quais são os principais benefícios:

FLEXIBILIDADE DE HORÁRIO

Ao ser dono do seu próprio negócio e trabalhar de casa, você pode definir que vai trabalhar só pela tarde ou separar parte da manhã e parte da tarde para se dedicar à sua nova atividade profissional. 

Essa flexibilidade é muito boa, especialmente para quem tem filhos pequenos ou outra situação semelhante. No entanto, vale lembrar que é importante criar uma rotina, tanto para que seus afazeres pessoais não demandem atenção excessiva, quanto para que você não foque somente nas atividades profissionais e esqueça, inclusive, de fazer as refeições.

Lembre-se que existe um tempo de adaptação e que aos poucos você vai avaliar como consegue trabalhar em casa de forma mais eficiente. Por isso, não se frustre se no início trabalhar de casa parecer um grande desafio. Com o tempo você conseguirá conciliar sua vida pessoal e profissional. 

ECONOMIA DE TEMPO E DE DINHEIRO

Outro fator bem relevante para quem decide trabalhar em casa é a economia de tempo e de dinheiro. Quem trabalha em um ambiente externo tem que acordar com antecedência e se arrumar para sair. Além disso, esses trabalhadores dependem de transporte público ou têm a necessidade de dirigir e de encontrar lugar para estacionar próximo ao trabalho.

Ao ter a base do seu comércio eletrônico localizada em casa, você aumenta o tempo que pode se dedicar a você mesmo e também tem aquela sobrinha de dinheiro que gastaria com o transporte. Isso se reflete em qualidade de vida. 

QUAIS SÃO OS SEGREDOS DA BOA ORGANIZAÇÃO PESSOAL?

Se você está iniciando a organização de loja online e tem o objetivo de trabalhar em casa, lembre-se que nem tudo será fácil. Para não se frustrar com o novo trabalho e com a condição de home office, dedique-se a alinhar as suas expectativas com a realidade. 

1- TENHA COMPROMETIMENTO

Claro que existem muitas vantagens de trabalhar em casa, como a possibilidade de trabalhar apenas online, sem precisar alugar um espaço comercial. No entanto, o comprometimento é o mesmo que qualquer outro negócio exige.

Ou seja, trabalhar de casa não significa trabalhar menos. Se você quer que o seu negócio dê certo, terá que dedicar boas horas do seu dia. Veja essas três dicas de ações que você pode trabalhar em si mesmo para prosperar:

2- RESPEITO PRÓPRIO

Parece estranho que a gente fale sobre respeito próprio em um texto que explica como trabalhar em casa, né? Porém, isso está muito mais relacionado do que parece. A lógica é simples: respeitar a si mesmo gera um forte desejo de produzir bem e cada vez mais. 

Por que? Quem quer trabalhar em casa de forma organizada, produz com qualidade porque sabe que “bocas dependem dele”, que clientes se satisfazem mais quando são bem tratados e que lojas virtuais de alta qualidade trazem junto de si uma forte lição de vida.

Ao pensar em como se organizar para trabalhar em casa, respeite seus valores, princípios e objetivos e os coloque em prática na maneira como você trabalha. Não seja relapso demais e nem se cobre demais. Estabeleça metas paralelas às suas metas pessoais e dedique-se para cumpri-las, mesmo que precise se esforçar mais do que imaginava.

3- PONTUALIDADE

Quando os clientes de lojas virtuais na internet percebem que as empresas respeitam os prazos determinados na negociação, a tendência do aumento das conversões gera uma corrente do bem no sentido financeiro.

Mais confiança gera mais engajamento e, por consequência, gera mais vendas. Por outro lado, desrespeitar prazos, deixando de lado a pontualidade, pode trazer sérias consequências ao e-commerce. Seja sempre pontual!

4- BOM SENSO

Para todas as regras existem exceções. Frase conhecida, não? Com certeza! Assim, na hora de se organizar para trabalhar em casa, pense em tratar os negócios com o maior bom senso possível.

A maioria dos seus clientes gostará de um tratamento pessoal, digno e respeitoso. Uma combinação de bom senso com essas outras qualidades aumentará seu efetivo de conversões e de seguidores na internet. Assim, trabalhar em casa se tornará parte efetiva de sua vida.

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA TRABALHAR EM CASA

Depois de falarmos sobre a parte humana do trabalho em casa, vamos falar um pouco sobre os mecanismos que podem ajudá-lo a despontar no seu negócio virtual. Que ferramentas podem ajudá-lo a se organizar melhor para trabalhar em casa?

INTERNET

Hoje em dia a internet é uma ferramenta básica para praticamente qualquer trabalho. Por isso, o sinal dela precisa ser o melhor possível. Ainda mais se você pensa em ter uma loja virtual, que deve ter atualizações frequentes de imagens e de vídeos.

FERRAMENTAS DE ORGANIZAÇÃO DE DADOS

Planilhas e mais planilhas serão necessárias para organizar melhor o que você precisa fazer. Assim, ferramentas no estilo ‘Excel” são fundamentais para essa vibe de seu processo de organização pessoal.

ESCRITÓRIO FUNCIONAL

A ideia de trabalhar na mesa da cozinha ou no sofá não produz uma consciência profissional e, muito menos, empresarial. Não é necessário muito investimento para definir onde ficará seu escritório, sua escrivaninha e os pertences que usará para organizar e executar seu trabalho, como papel, caneta, notebook, etc.

FERRAMENTAS VIRTUAIS

A organização pessoal é o forte do sistema in cloud (ou em nuvem). Ou seja, há muitos aplicativos online que podem ser usados em seu computador pessoal ou em seu smartphone para ajudá-lo na hora de se organizar para trabalhar em casa. 

Pesquise no Google ou na sua loja de aplicativos quais são as ferramentas virtuais que podem otimizar seu tempo. Muitas pessoas que buscaram essas tecnologias para trabalhar em casa se deram bem adotando uma postura profissional.

COMO FAZER ORGANIZAÇÃO DE LOJA ONLINE?

Agora que você já sabe como se organizar para trabalhar em casa, deve estar se perguntando o que deve fazer para organizar a sua loja online. Se você decidiu que quer trabalhar com comércio eletrônico, deve pensar no produto ou no serviço que quer vender. No caso de produtos, terá que dedicar um espaço da sua casa para guardar o estoque. 

Além disso, antes de iniciar a montagem de seu comércio eletrônico, é importante definir qual será o seu público-alvo e o seu posicionamento no mercado. Por exemplo, se você decidiu que quer fazer colares artesanais, terá que pensar para quem pretende vendê-los. Para senhoras aposentadas? Para jovens com estilo casual?

Cada produto tem muitas possibilidades, mas esta definição ajuda a conduzir o negócio por um caminho mais seguro. Tendo isso determinado, você poderá entender quem são os seus concorrentes, ver os pontos que você se diferencia deles e criar a identidade visual da sua empresa. 

Antes de colocar o comércio eletrônico no ar você ainda precisará pensar nesses pontos:

  • Embalagem
  • Formas de envio (Correios, fornecedores ou os dois)
  • Métodos de pagamento
  • Redes sociais
  • Divulgação e anúncios

Como é possível observar, um comércio eletrônico é trabalho de verdade, independente se é gerido de casa ou de um escritório. Por isso, é importante que você reflita se quer mesmo abrir uma loja virtual ou se essa é só uma estratégia para trabalhar em casa.

COMO TRABALHAR COM LOJA VIRTUAL EM CASA?

Gerir uma loja virtual envolve múltiplas tarefas. Algumas delas são na frente do computador, como a atualização do comércio eletrônico, o contato com os clientes e a promoção de anúncios nos buscadores e nas redes sociais. Porém, outras atividades são mais dinâmicas, como:

  • Ter contato com fornecedores para comprar os insumos
  • Criar os produtos
  • Fotografar os produtos
  • Providenciar as embalagens para envio
  • Levar as encomendas aos Correios (ou receber a transportadora)

Assim, trabalhar com loja virtual em casa exige organização para dar conta de todas estas atividades, sem que a ansiedade predomine. Em alguns momentos, o foco principal deverá ser na divulgação dos lançamentos do seu e-commerce. Em outros, deverá ser na busca de insumos mais baratos. 

Antes de bater o martelo sobre um determinado serviço ou produto, avalie quais tarefas ele envolve e veja se os compromissos estão de acordo com a sua disponibilidade de trabalho. Lembre-se que trabalhar em casa também é trabalho!

Gostou de saber mais sobre como trabalhar em casa? Se você está se preparando para criar um negócio online e quer entender como pode divulgar a sua loja na rede, conheça nossas dicas sobre SEO.

Artigo anteriorComo escolher nome para loja virtual: dicas para criar e lista de nomes
Próximo artigoComo funciona o Canvas? Entenda o que é e como usar o modelo
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA