O que é Event Tracking no Google Analytics

O que é Event Tracking no Google Analytics

1452
0
O que é Event Tracking no Google Analytics
O que é Event Tracking no Google Analytics

Você sabe o que é Event Tracking no Google Analytics? Leia nesse artigo sobre esse importante assunto e como ele capaz de ajudar a vender mais em sua loja virtual


Que o Google é um dos sites mais conhecidos no mundo isso todo mundo sabe. Agora ele apresenta muitas funcionalidades que poucas pessoas conhecem. Uma delas é o Google Analytics e o seu
Event Traking.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceSe você nunca ouviu falar nesses termos e deseja saber mais sobre o assunto, continue lendo esse post e descubra o que são esses termos e como eles podem ser úteis para o seu negócio online.

Google Analytics: O que é?

O Google Analytics nada mais é do que um relatório gerado pelo Google e que contém diversos dados sobre o acesso do seu site, ou seja, sobre quais pessoas visitaram o seu site e da onde elas vieram.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

O Analytics, como também é conhecido, mostra a trajetória do seu visitante, como por exemplo quanto tempo ele passou logado no seu site, quais páginas ele visitou, dentre outras informações.

É importante saber o que fazer com esses dados, uma vez que você corre o risco de não obter resultados satisfatórios a partir do seu banco de dados, ou seja, você tem que entender para que serve cada uma das leituras que a ferramenta faz.

Os profissionais de marketing utilizam esses dados para saber se uma campanha está dando certo e se a resposta foi a esperada.

Caso não seja, normalmente se revê a estratégia e a aplica novamente para se chegar ao resultado esperado.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

O que é o Evente Traking do Google Analytics?

O Event Traking por sua vez, é o analisador de eventos do Google Analytics, já que as vezes apenas esta ferramenta não responde todas as suas perguntas como quais vídeos foram vistos, quais downloads foram feitos, dentre outros dados.

Estas informações ajudam a entender o comportamento do visitante do site, e também auxilia na verificação de campanhas online, como por exemplo o sucesso de uma campanha oferecendo um ebook sobre determinado assunto ou um vídeo explicativo.

Por meio do Event Traking também é possível verificar como os visitantes interagem no site, quais páginas são vistas e quais não apresentam um bom percentual de visualização.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

As vezes só com essa observação já é possível avaliar se uma página apresenta um conteúdo relevante para o consumidor ou não e assim é possível verificar a viabilidade do seu site e se ele alcançará ou não o sucesso esperado.

 

Trabalhar com Event Tranking requer conhecimento na área

Fazer a verificação do Event Traking no Google Analytics nem sempre é algo fácil, uma vez que é necessário a inserção de um código dentro do código fonte do seu site. Esse código corresponde a uma série de palavras que ajudam a construir a estrutura da sua página na internet.

Para configurar isso, é necessário um profissional com conhecimento técnico, para “ler” a estrutura e entender o que está ali e o que deve ser feito para que você possa verificar os eventos e o comportamento do seu visitante dentro do seu site.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Vemos que esse rastreamento é necessário e útil para muitas coisas, porém é sempre bom buscar um profissional habilitado para entender melhor as funções e ajudar você a ter melhores resultados na sua empresa.

 

Cuidados que você deve tomar antes de usar o Event Traking

 

Antes mesmo de iniciar a implementação do monitoramento de um determinado evento no Analytics, é importante que você tenha cuidado e cheque alguns pontos para garantir que está seguindo pelo caminho certo. Dentre os principais pontos que deve verificar, estão:

  • Verifique a versão do Google Analytics que está usando atualmente;
  • Identifique quais são os elementos do seu site que deseja monitorar;
  • Defina a convenção da categorização e nomenclatura que você vai usar para gerar relatórios organizados.

Caso tenha dúvida sobre algum dos pontos citados acima, procure o profissional que trata das questões técnicas do seu site, pois ele pode lhe dar um suporte nessa questão e melhorar o trabalho de implementação desta ferramenta do Analytics.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Portanto, agora que já sabe o que é o Event Traking, procure se familiarizar mais com esta ferramenta para poder aplica-la no seu site e com isso garantir um acompanhamento mais completo sobre o movimento dos seus leads para gerar campanhas ainda mais promissoras e lucrativas.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas
Artigo anteriorInvestir em imagens free é ideal para loja virtual
Próximo artigoDica de negócio: loja de games online
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.