O modelo Canvas como parceiro em seu dia a dia

O modelo Canvas como parceiro em seu dia a dia

1844
0
Modelo Canvas: o que é e como funciona
Modelo Canvas: o que é e como funciona

Veja nesse artigo dicas de como utilizar o modelo Canvas como parceiro  em seu dia a dia. Quer saber mais como organizar e fazer um planejamento de negócio?

 

Para você que tem um negócio ou uma ideia de negócio aprenda com o modelo Canvas como seguir com o seu empreendimento rumo ao sucesso. O modelo Canvas é mais um auxiliar, além, claro, do essencial plano de negócios, para a formatação de sua empresa.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Se trata de uma ferramenta muito mais simples e visual, bem mais fácil para a compreensão, é um excelente auxiliar no dia a dia do empreendedor.

A palavra Canvas significa quadro, e nele você vai descrever a essência do negócio e todos os elementos necessários para o seu funcionamento.

O quadro é composto por nove blocos que se relacionam entre si e precisam estar em harmonia. O Canvas é dividido em duas partes, o lado direto corresponde aos aspectos emocionais do negócio, e o lado esquerdo que é composto pelas questões racionais.

Para garantir a harmonia entre os blocos, recomenda-se que o preenchimento seja feito em ordem lógica.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing

Baixe e-book para datas comemorativas

 

1º bloco – segmento de clientes

Defina qual o seu público-alvo, é importante que seja segmentado. Para quem você está criando valor? Quem são os meus principais clientes? Posso agrupa-los ou diferencia-los entre si?

2º bloco – proposta de valor

Defina o que você deseja entregar ao cliente. É a razão pela qual o cliente vai escolher o seu produto. Como irá se diferenciar da concorrência? Quais problemas está ajudando a resolver?

3º bloco – canais

Defina como será feita a distribuição dos seus produtos. Venda direta? Internet? Loja física?

4º bloco – relacionamento com os clientes

Defina as estratégias para conquistar e para manter boa relação com os seus clientes. Busque entender os hábitos deles para escolher certas estratégias.

5º bloco – fontes de receita

Defina como será a entrada de dinheiro, como e quanto os clientes pagarão pelo produto. Reflita sobre os valores que os seus clientes estão dispostos a pagar. Como eles pagam atualmente? E quanto?

6º bloco – recursos principais

Descreva todos os recursos necessários para que você possa entregar ao cliente o produto prometido. Considere:

– recursos físicos
– recursos intelectuais
– recursos humanos
– recursos financeiros

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Esses recursos será a soma do dinheiro que você conseguir levantar, como empréstimos, financiamentos, e sua poupança.

7º bloco – atividades principais

Descreva as ações fundamentais para o seu negócio, desde as relacionadas a produção até as tarefas administrativas.

8º bloco – parcerias principais

Descreva todos os fornecedores e parceiros dispostos a apoia-lo nessa empreitada.

9º bloco – estrutura de custos

Descreva todos os custos envolvidos na operação do seu negócio.

Ao final do preenchimento do Canvas vem uma etapa muito importante: uma revisão. Todos os blocos estão em harmonia? Sua proposta de valor atende esses clientes? Os canais que escolheu são capazes de entregar o produto? Tem parceiros e fornecedores capazes de entregar o produto? As receitas serão suficientes para cobrir seus custos?

E se algo não está se encaixando você tem a chance de completa-lo e abastece-lo de inovação.

Ainda que não tenha a ideia definida vale a pena preencher o Canvas e completa-lo depois. E claro, ao longo do tempo é fundamental que seja revisado ou refeito mesmo.

 

Modelos de Canvas

Canvas, modelo de negócios

Se tudo no mundo mudou, vem mudando e certamente continuará, a sua forma de fazer negócios não pode estar estagnada. E definir uma estratégia clara é o grande diferencial para quem quer alcançar o sucesso.

Além disso, saber qual é o modelo de negócios da sua empresa, quem é o seu cliente, qual o problema que o seu produto ajuda a resolver, e como se ganha dinheiro com isso, são ítens básicos em seu caminho para o sucesso.

O modelo Canvas atua exatamente assim, de forma bastante objetiva e pragmática.

Esse mapa criado por Alex Osterwalter e Yves Pigneur já auxiliou muitos empreendedores, e agora você. Oferecendo a possibilidade de conquistar mais clientes e aumentar os lucros, compreendendo os processos de criação, diferenciação e inovação de incontáveis negócios ao redor do mundo.

Esse modelo de negócios é a representação visual de como entregar valor ao cliente, mais do que o produto, mais do que o baixo preço. É da experiência que estamos falando. Especialmente os empreendedores iniciantes passam a ter contato com planejamento estratégico, afinal é uma maneira muito intuitiva e simples de planejar.

Use desenhos para gerar insights para o seu negócio, faça protótipos, experimente, e avalie criticamente o seu modelo para que tenha viabilidade.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Assim os seus investimentos serão aplicados depois que todo o processo já foi testado.

Portanto, tendo ou não se perguntado se a sua ideia de negócio é viável você precisa preencher o modelo Canvas e descobrir possíveis falhas, os seus grandes trunfos, enfim, fazer um diagnóstico do seu empreendimento.

E na Era em que o conceito vem tomando tamanha importância, apenas a sua ideia já poderá ser fonte de lucro e de bons negócios.

Artigo anteriorMercado Envios: o que é e como funciona
Próximo artigoAprenda os truques de como vender vinho
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA