Gestão de compras eficiente para a empresa e para o cliente

Gestão de compras eficiente para a empresa e para o cliente

2803
0
Gestão de compras em sua loja virtual
Gestão de compras em sua loja virtual

Administrar as compras de uma loja virtual não é uma tarefa fácil. Para fazer isso com êxito, é fundamental ter controle sobre o desempenho da loja e ter conhecimento sobre o funcionamento de cada setor. Justamente pela necessidade de envolvimento, muitos empreendedores deixam isso de lado, o que é muito perigoso para a saúde do negócio. 

Se você tem um comércio eletrônico ou está planejando ter um, lembre-se de que a gestão de compras é uma peça muito importante para que a empresa funcione com equilíbrio. Se você quer entender mais sobre o tema, descubra aqui como fazer uma gestão eficiente da sua loja virtual!

O QUE É GESTÃO DE COMPRAS?

As compras são uma das ações mais importantes para uma empresa. Em resumo, podem ser definidas como a obtenção de produtos ou de serviços de um ou mais fornecedores. Tendo isso em vista, cabe à gestão de compras organizar o fluxo de aquisição desses materiais, considerando orçamentos, qualidade e outras variáveis.

Não é difícil de imaginar que quanto maior uma empresa é, mais complexo é o trabalho do setor de gestão de compras. No entanto, até pequenas empresas precisam ter esse controle, porque as aquisições da empresa se refletem nos outros processos e, é claro, no preço final do produto. 

COMO FUNCIONA A GESTÃO DE COMPRAS

Existem duas variáveis que devem ser consideradas na hora de estruturar a gestão de loja virtual. A primeira envolve a relação entre a empresa e o fornecedor, enquanto a segunda diz respeito ao fluxo entre os clientes e a empresa. Quanto mais alinhadas as duas práticas estiverem, mais fácil será o controle das compras. 

GESTÃO DE COMPRAS: EMPRESA COM FORNECEDOR

Esse caso envolve o controle de todos os produtos adquiridos pela empresa de um fornecedor. Ou seja, se uma loja virtual vende camisetas personalizadas, a sua gestão contemplará a compra de camisetas, de tintas e de etiquetas, além das caixas e das fitas usadas para embalar e enviar os produtos.

GESTÃO DE COMPRAS: CLIENTES COM EMPRESA

Por sua vez, essa situação se refere a todos os pedidos que os consumidores fizerem a partir da loja online. Ou seja, aqui não entra o registro dos insumos, mas sim dos produtos finais. Ao equilibrar as duas formas de gestão, é possível entender se a capacidade produtiva e o preço dos produtos são vantajosos para a empresa.

QUAL É A IMPORTÂNCIA E OS OBJETIVOS DA GESTÃO DE COMPRAS?

A gestão de compras tem como objetivo fornecer os insumos para que a empresa possa criar produtos a partir deles. O grande desafio desse setor é manter o equilíbrio dos itens oferecidos, de forma que não haja excesso e nem que falte matéria-prima para a produção. Confira aqui alguns objetivos da gestão: 

CONSEGUIR O PREÇO CERTO

Sem dúvidas, essa é uma das principais metas de um gestor de lojas virtuais. Encontrar um fornecedor que cobre um preço justo e que ofereça um produto ou serviço de qualidade é um grande desafio. Para achá-lo, é necessário ter uma gama de contatos e solicitar muitos orçamentos. 

COMPRAR A QUANTIDADE CERTA

Adquirir a quantidade certa de um produto significa não gerar excesso e nem escassez. Ou seja, o setor de compras de uma empresa deve conhecer profundamente as necessidades de produção, de forma que todos os insumos sejam usados em conjunto, sem que sobre ou falte algum deles. 

ENCONTRAR PRODUTOS COM A QUALIDADE CERTA

Muitos gestores preocupam-se em encontrar preços adequados de insumos e se esquecem de conferir a qualidade desses itens. É claro que o valor é muito importante para uma empresa, mas ele não garante a produção de um bom produto. Por isso, esteja atento à qualidade dos produtos de seus fornecedores. 

ESCOLHER O LUGAR CERTO PARA COMPRAR

A escolha do lugar adequado para comprar os insumos se reflete no tempo em que eles serão entregues e nos custos relacionados ao frete. Por isso, nem sempre é mais rentável comprar matéria-prima de fornecedores distantes do local de produção. Tudo isso deve ser avaliado pelo gestor do e-commerce. 

FECHAR A COMPRA NA HORA CERTA

Muitos vendedores oferecem bons descontos no final de mês, já que querem alcançar as metas propostas por suas empresas. Ao conhecer o funcionamento de cada empresa, o gestor de e-commerce poderá entender qual é o melhor momento de comprar as matérias-primas necessárias.

COMO FAZER UMA BOA GESTÃO DE COMPRAS COM FORNECEDORES?

Para fazer uma excelente gestão de compras, é recomendado estreitar o relacionamento com os seus fornecedores. Ou seja, criar um vínculo entre a sua marca e o serviço que eles oferecem. Desta forma, em troca da fidelidade, você terá acesso a melhores preços e a condições de pagamento que vão de encontro com as suas necessidades.

Lembre-se que uma loja virtual precisa muito dos clientes, mas, na mesma medida, também depende do trabalho de bons fornecedores. Por isso, empenhe-se em encontrar os prestadores de serviço ideais para o seu negócio e busque criar um relacionamento forte com eles. 

EXPERIÊNCIA DE COMPRA: GESTÃO EFICIENTE DA SUA LOJA VIRTUAL PARA ATRAIR CLIENTES

A experiência de compra dos consumidores varia conforme o perfil do público-alvo e o segmento da sua loja virtual. Conhecer o comportamento dos seus clientes é muito importante para que você possa criar um comércio eletrônico eficiente e que ofereça uma excelente experiência de consumo aos usuários. Confira essas dicas:

1- DESENVOLVER UM SITE CLEAN E BEM ORGANIZADO

Para criar um e-commerce visualmente atraente, você deve pensar nas cores que utilizará no layout da página e na disposição do conteúdo. É importante deixar claro para o consumidor os próximos passos que ele irá percorrer dentro da sua loja virtual, evitando que ele se sinta perdido dentro da página.

2- FACILIDADE PARA ENCONTRAR PRODUTOS NO SITE

Você deve facilitar ao máximo a vida do  seu consumidor para que ele se sinta confortável e confiante o suficiente para realizar as compras em seu comércio eletrônico. Isso inclui o filtro de busca do site, a organização dos produtos por categorias e até mesmo a qualidade das fotos disponíveis.

3- LOCALIZAÇÃO DOS BOTÕES DE AÇÃO

Os botões de ação são fundamentais para que os consumidores percorram as etapas e concretizem a compra no e-commerce. Por isso, devem estar em locais de fácil visualização. Além disso, os botões devem aparecer com uma cor que se sobressaia diante das outras informações da página.

4- CHECKOUT SIMPLES E RÁPIDO

Lembre-se de não tirar o foco do usuário no momento final de sua compra. Para isso, evite usar banners ou anunciar promoções de outros produtos nesta etapa. Essas ações podem levar o usuário para outra página, evitando que ele finalize a compra em seu comércio eletrônico. 

5- FORMA DE PAGAMENTO

Quanto mais formas de pagamento você disponibiliza em seu comércio eletrônico, maiores são as chances de os seus clientes concretizarem a compra. Dedique-se a buscar alternativas para oferecer meios de pagamento seguros, para que seu consumidor realize a compra com tranquilidade.

6- CONDIÇÕES DE ENTREGA

Essa é uma questão que interfere bastante na escolha do e-commerce. Cada vez mais, as pessoas querem que as compras online cheguem aos seus endereços com rapidez. Pensando nisso, procure oferecer um prazo de entrega curto. Isso será um fator diferencial para seu negócio.

7- CONTROLE SOBRE SUA LOJA EM UM DIA ÚTIL

Controle as suas compras e as catalogue das mais variadas formas. Desse modo, você poderá segmentar as informações, por exemplo, nas categorias abaixo:

 

  • O que é vendido
  • Para quem é vendido
  • Qual produto que se destaca mais
  • O que as pessoas digitam no buscador
  • O que as pessoas dizem da compra após receberem o produto

 

Esse controle oferece uma visão completa das compras feitas em sua loja e dá a possibilidade de você aprimorar pontos que não estejam indo tão bem. 

DICAS BÁSICAS PARA A GESTÃO DE SUAS COMPRAS

Vale lembrar que o gestor de comércio eletrônico deve estar em constante evolução, buscando novas abordagens nas vendas, novos produtos e novas formas de atrair seu público-alvo de acordo com seu segmento. Para isso, guarde estas dicas:

 

  • Atenda de forma cordial, rápido e educado;
  • Venda produtos de qualidade;
  • Pense um layout agradável para navegação e compra;
  • Ofereça várias formas de pagamento;
  • Disponibilize diversas opções de entrega;
  • Atenda em vários canais;
  • Tenha estoque pronto para atender a demanda de pedidos;
  • Realize contato pós-venda com o cliente.

O SUCESSO DA SUA GESTÃO DE COMPRAS ESTÁ NAS SUAS MÃOS

Qualquer segmento exige dedicação, estudo e conhecimento. Muitas pessoas abrem as suas lojas virtuais achando que ao serem donas do próprio negócio, poderão tomar decisões na hora em que as coisas acontecerem. No entanto, trabalhar na antecipação dos problemas e de suas soluções possibilita um futuro mais estável para a empresa. 

 

Por isso, dedique-se a estudar o mercado onde você está inserido e a conhecer o seu público-alvo com profundidade. Assim você poderá tomar as melhores decisões, aumentando as chances de sucesso do seu negócio. Além disso, evite colocar o dinheiro como objetivo a ser conquistado. Ele é consequência de uma gestão organizada.

 

Como você pode ver, a gestão de uma loja virtual tem um papel muito importante para a condução da empresa por um caminho mais seguro. Se você se interessa pelo tema e quer saber mais, leia esse texto sobre como calcular o estoque inicial para a sua loja. Esse conhecimento poderá agregar muito para a gestão do seu e-commerce!

 

Artigo anteriorCriação de loja virtual do zero com passo-a-passo simples e infalível!
Próximo artigoGestão de projetos: o que é e como fazer? [GUIA COMPLETO]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA