Domínio grátis é uma boa ideia para loja virtual?

Domínio grátis é uma boa ideia para loja virtual?

2183
0
Close Up view of Male Hand Touching Yellow Domain Name Registration Computer Keypad. 3D.

Domínio grátis é uma boa ideia para loja virtual que esteja iniciando as suas operações, veja as dicas na hora de escolher uma opção

Engana-se quem pensa que para abrir o seu próprio negócio na internet é preciso contar com capital inicial. Mesmo com investimento zero é possível ter um domínio na web e vender o seu produto. No entanto, é importante entender que nesse caso o mais comum é que o seu e-commerce tenha alguma limitações, as quais podem não representar problemas em um primeiro momento.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceNo entanto, no médio prazo você pode ter que começar a investir financeiramente para que a sua loja virtual possa se expandir, o que é o objetivo de todos os lojistas que investem na internet como meio para ter o seu próprio negócio. Mesmo assim, o domínio grátis é uma boa ideia para loja virtual que está dando os primeiros passos, já que as empresas que oferecem planos gratuitos também dispõem de planos pagos com mais funcionalidades.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Desse modo, quando você quiser ampliar o seu e-commerce deve apenas migrar para outro plano e começar a pagar pelo serviço. Por isso, ao buscar por uma opção gratuita é importante não apenas verificar quais as suas vantagens, como também os benefícios que os planos pagos oferecem. Assim, você não corre o risco de ter que trocar de plataforma de e-commerce quando o seu empreendimento expandir. Isso pode causar muita dor de cabeça e você não quer isso, não é mesmo?

Além disso, quando se fala em domínio grátis, é importante estar atento ao que isso pode significar. Em alguns casos, as empresas de hospedagem de sites oferecem um domínio grátis para a sua loja virtual porque, na realidade, o seu empreendimento vai levar consigo o domínio da empresa contratada. Com isso, o seu domínio vai ficar algo do tipo nomedasualoja.nomedaempresacontratada.com.br.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

No entanto, hoje em dia, já existem serviços gratuitos para abrir loja virtual que possibilita que o seu domínio fique apenas nomedasualoja.com.br. Há também os serviços de hospedagem de site que divulgam a oferta de domínio grátis, isso porque eles mesmos providenciam o registro do seu e-commerce, sem que cobrem especificamente por isso.

Porém, existe uma mensalidade para manter a sua loja virtual hospedada em seu servidor.

Como escolher domínio grátis para loja virtual

Você como empreendedor virtual deve saber que a “propaganda é a alma de negócio” e, por isso mesmo, ao pesquisar nos buscadores por “domínio gratuito” pode se deparar com essas palavras, mas sem que necessariamente se refira a um serviço para abrir a sua loja virtual totalmente gratuita. Existem algumas empresas que realmente não cobram nada para quem está iniciando o seu empreendimento na internet e mesmo com algumas limitações são opções bastante vantajosas.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Há também as empresas que mesmo dispondo de planos gratuitos para e-commerce fazem algum tipo de cobrança. Em alguns casos, elas cobram uma porcentagem sobre as vendas do seu negócio e existem as que cobram taxas quando dentro do mês nada é vendido.

A explicação é bastante simples, elas também são empresas que, assim como você, precisam se sustentar e, por isso, mesmo oferecendo um serviço gratuito precisam receber algum valor para se manterem.

Em geral, as taxas cobradas são bastante acessíveis e, assim, vantajosas para quem está iniciando do zero. De qualquer forma, é importante estar atento a todos os detalhes do contrato para não levar “gato por lebre”. Existem empresas com planos que mesmo gratuitos são bastante prósperos, uma vez que oferecem os mecanismos de segurança para a sua loja virtual fazer as transações. Isso é bastante importante e um dos itens para ser encarado com prioridade.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

É preciso ainda escolher um serviço gratuito de domínio e hospedagem de loja virtual que supra as suas necessidades. Em geral, essas opções contam com um número limitado de produtos que podem ser cadastrados, os quais costuma ficar na casa das dezenas. Essa quantidade pode ser suficiente para pequenos artesões que fabricam os produtos que vendem quanto aos de empreendedores que revendem diferentes mercadorias.

Dicas para escolher domínio grátis para loja virtual

Outro aspecto a ser avaliado é o número de visitantes que a loja virtual suporta por mês, nesse caso, é preciso fazer estimativas para definir se o número oferecido é suficiente. Quem já vende produtos fora da internet e está migrando para o mundo virtual pode ter mais facilidade em estimar quantas visitas terá por mês.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Existem ainda as plataformas com planos grátis que permitem a integração com o Facebook, por onde também é possível divulgar os seus artigos e realizar vendas. Para alguns segmentos de mercado, essa integração com as redes sociais pode ser muito benéfica, inclusive, se o seu público alvo usa esses sites com frequência.

Nesse sentido, mesmo quem pretende abrir uma pequena loja virtual deve fazer um levantamento completo para identificar quem é o público alvo do seu negócio.

A partir disso, é possível apostar em ações de marketing direcionadas aos consumidores em potencial para os seus produtos, o que é essencial para a conversão de vendas. Na hora de escolher domínio grátis para loja virtual é importante ainda verificar se existe a opção de suporte técnico.

Quem não possui muito conhecimento sobre o funcionamento de um e-commerce pode ser prejudicado se contratar um serviço que é gratuito, mas não dispõe de suporte técnico. Desse modo, se houver algum problema ou dúvida o empreendedor online pode ficar sem apoio e terá que buscar ajuda junto a terceiros, o que vai gerar um custo e que poderia ser convertido para o pagamento de um plano com atendimento ao cliente.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Outro aspecto importante para avaliar ao definir qual o domínio grátis mais vantajoso para o seu empreendimento virtual é considerar quais as formas de pagamento oferecidas. Hoje em dia, dispor ou não de uma forma de pagamento para os seus clientes pode ter grande influência na decisão deles de comprar ou não em seu e-commerce. Alguns métodos estão entre os preferidos pelos consumidores virtuais, como com o cartão de crédito.

Isso também depende muito de quem é o seu público alvo, sendo mais uma vez importante conhecê-lo bem, inclusive, os seus hábitos na hora de comprar pela internet. Desse modo, é mais fácil de tomar algumas decisões e saber se os recursos disponíveis nos planos gratuitos vão ao encontro das necessidades do seu negócio na web.