Como saber se um site é seguro para realizar compras fora do...

Como saber se um site é seguro para realizar compras fora do país

2729
0
Como saber se um site é seguro para realizar compras fora do país
Como saber se um site é seguro para realizar compras fora do país

Leia nesse artigo dicas de como saber se um site é seguro para realizar compras fora do país e ganhar um bom dinheiro

É natural que antes de comprar qualquer produto, o cliente deseja saber se é seguro adquiri-lo. Essa segurança é ainda maior quando se trata de sites de e-commerce, categoria que cresce a cada dia no país.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Além disso, fica ainda maior o receio de indivíduos de comprarem de sites estrangeiros, principalmente por terem menos contato com indivíduos que já adquiriram produtos daquela loja.

Assim, neste texto passaremos algumas dicas que deverão lhe ajudar a saber quando é seguro comprar de um site estrangeiro.

É essencial ter confiança no site que você deseja realizar sua compra. Com inúmeras opções e com uma grande oferta de preços, é necessário ter certeza de que seu produto será entregue. Confira essas dicas:

1 – A primeira impressão importa muito: nada é mais importante do que verificar detalhadamente uma loja antes de efetuar uma compra pela internet. Embora não haja uma regra clara que diga que o layout torna uma página confiável, é importante se ater ao visual para saber se ela gera segurança. Assim, do mesmo modo que em lojas físicas, um site de visual mais caprichado irá chamar muito mais atenção do cliente e fará com que ele se sinta bem mais à vontade para fazer compras.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing

Baixe e-book para datas comemorativas

2 – Parece suspeito: aqui o ditado é simples. Se parece suspeito, fique longe. Pode parecer coisa simples, mas caso veja muitos erros de ortografia, links de propagandas estranhas abrindo quando você clica na página, então fique longe. Isso pode significar sinais de que a loja é clandestina e de que você pode levar um calote. Também se certifique de que a loja possa um canal de reclamações e uma política de troca correta.

Se não houver comunicação direta, fica a sensação de que não há comprometimento com o cliente.

3 – Boa reputação: muito mais importante do que a aparência, é a reputação da loja.

Assim, busque referências com quem já comprou naquele site e veja se a empresa entrega o que cumpre em relação ao produto entregue, aos prazos e a cobrança do pagamento. Geralmente, uma rápida pesquisada no Google evita maiores incômodos.

Caso ainda não tenha ficado satisfeito com as opiniões, busque mais informações em redes sociais como o Facebook. Ali é uma ótima fonte de informações.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

4 – Formas de pagamento: antes de comprar, tenha certeza de escolher uma forma de pagamento que seja confiável. Para compras no exterior, são recomendadas compras via PayPal e o Google Wallet. Isso deve evitar maiores gastos que vem com as taxas do cartão de crédito. Agora, caso o site não traga essas opções e seja apresentada somente uma forma de pagamento desconhecida, caía fora.

5 – Vendedor confiável: caso você for comprar de um site que traga vendedores, como o Ali Express e o Ebay (que são semelhantes ao Mercado Livre), se certifique de que o vendedor possui realmente o produto. Também vale checar se ele possui o mesmo produto ofertado por diferentes preços. Por fim, não esqueça de checar quantas estrelas ele recebeu e desconfie de preços muito baixos.

6 – Envio direto: lojas internacionais as vezes não enviam o produto diretamente. Isso, para muitos, pode ser um complicador. Para outros, é um impedimento, já que é possível contratar o serviço de um redirecionador de produtos (que irá receber seu produto no país de origem e depois enviar para o Brasil). Então, certifique-se muito bem sobre o envio e sobre quanto tempo levará para o produto chegar aqui.

7 – De olho no cadeado: isso é fundamental. Antes de comprar, cheque se o endereço do site em questão possui um cadeado no começo do endereço. O mesmo vale para o protocolo de segurança que é exibido na barra de endereço. Se o link começar com HTTPS, não há motivos para temer. Agora, caso não exista esse endereço, pense duas vezes antes de dar seus dados, já que eles podem vir a ser utilizados por terceiros.

8 – Pequenos espiões: além dos sites que possibilitam o roubo de seus dados, você deve ficar atento com aqueles que enviam arquivos espiões para o seu computador.

Esses arquivos podem ser spywares, keylogs e vírus. São apenas alguns exemplos de ameaças que podem infectar seu computador vindo de sites pouco confiáveis.

9 – Busca mais aprofundada: mesmo com tudo isso, você ainda possui dúvidas sobre comprar nesse site? Então, busque mais informações sobre a empresa. Busque saber quantos anos ela está no mercado, o nível de vendas e sem já vendeu para pessoas físicas no Brasil. Essas informações costumam ser facilmente encontradas em uma pesquisa rápida no Google. Caso não seja o caso, há algo estranho.

10 – Tem sistema de devolução de dinheiro?: isso é fundamental. Caso você não fique satisfeita com o produto recebido, tenha falhas ou problemas durante qualquer etapa da compra depois de já ter pago, você tem como receber seu dinheiro de volta?

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Essa informação é essencial para que você tenha segurança. Uma loja que devolve seu dinheiro em caso de insatisfação pelo produto gera muito mais confiança do que outra de que não promete nada. Então, cheque as informações de devolução de valores na página do ecommerce.

Dica extra: saiba o que fazer se for taxado pela Receita Federal. Sim, isso não é nada agradável, mas é algo que pode ocorrer caso você efetue uma compra do exterior. Seu produto pode acabar caindo na Receita. Nesses casos, você poderá pagar uma multa que equivale a cerca de 60% do valor final do produto – a título de imposto de importação.

Então, se possível, entre em contato com o vendedor e peça para que ele envie o produto sem embalagem, isso costuma facilitar a entrada de produtos em solo brasileiro.

Como se pode constatar, as compras pela internet geram preocupações bem semelhantes com as compras efetuadas em sites nacionais. O diferencial é a distância da onde o produto está gerado e a moeda diferente. Então, tomar algumas preocupações a mais pode ser uma excelente forma de conseguir comprar um produto com um bom preço a um baixo custo ou mesmo encontrar um produto que não há no Brasil. Então, pesquise bem, mas aproveite.

Artigo anteriorComo funciona o Mercado Pago
Próximo artigoSite de comparação de preços: como inserir sua loja virtual nesse canal
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA