Como criar um programa de fidelidade em sua loja virtual

Como criar um programa de fidelidade em sua loja virtual

3157
0
Como criar um programa de fidelidade em sua loja virtual
Como criar um programa de fidelidade em sua loja virtual

Confira nesse artigo dicas de como criar um programa de fidelidade em sua loja virtual e aumentar a conversão de vendas

Os mais diversos segmentos de mercado estão, cada vez mais, investindo em um programa de fidelidade, já que os casos de sucesso são numerosos. Esse é um tipo de iniciativa que colabora em muito na conversão de vendas, uma vez que os consumidores que já são os seus clientes estão mais suscetíveis a comprar de novo com você em relação aos demais consumidores.

 

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

No entanto, não basta ter um programa de fidelidade, é preciso oferecer produtos e serviços que sejam relevantes para o seu público alvo, bem como oferecer um atendimento satisfatório, bom prazo de entrega, preços competitivos e um site fácil de usar.

Se em todos os requisitos o seu e-commerce estiver na média, então, o programa de fidelidade vai estimular ainda mais os seus clientes e adquirir a sua mercadoria novamente.

Existem diferentes formas de colocar em funcionamento um programa de fidelidade, tanto na maneira como os clientes serão recompensados quanto no modo que os pontos e recompensas serão controlados.

No caso das recompensas, em geral, os programas de fidelidade usam mais frequentemente os prêmios e os descontos. Assim, basicamente, à medida que um cliente adquire mais produtos da sua loja virtual mais pontos ele acumula e, quando chegar a um número mínimo de pontos, já é possível trocá-los.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Em relação aos prêmios, eles podem ser o que você comercializa em seu e-commerce ou produtos e serviços de parceiros. Também é possível reverter os pontos acumulados em descontos nos próprios itens que você vende. Não raro as empresas oferecem diversas formas de recompensar os seus clientes em um mesmo programa.

Dicas para criar programa de fidelidade

Independente de como você optar por presentear os seus clientes, entretanto, a questão é imprescindível contar com um jeito eficiente de controlar os pontos. Isso pode ser feito por meio de um cartão de fidelidade físico, software e outras maneiras. Existem empresas especializadas em oferecer ferramentas para desenvolver programas de fidelidade, o que pode ser preciso quando o número de usuários é grande e a variedade de recompensas também.

No entanto, quem possui ainda uma pequena empresa pode dispor de um programa mais simples. Empreendimentos com orçamento reduzido para promover ações de fidelização também devem criar uma estratégia que possa suportar. Nesse sentido, uma dica é contar com um programa no qual seja preciso reunir um maior número de pontos para então trocá-los.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Por outro lado, a quantidade de pontos não deve ser algo tão grande a ponto de fazer com que seja dificílimo reuni-los, o que vai causar o desinteresse dos clientes. Com isso, eles podem preferir comprar da concorrência. É preciso ainda fazer um programa que combine com o que você oferece.

Um mercado, por exemplo, pode contar com um plano de fidelidade no qual seja preciso reuniu muitos pontos, pois esse é um estabelecimento em que os clientes com frequência fazem compras. Porém, para uma loja de calçados, o melhor é que a quantia de pontos seja menor para conseguir a recompensa, já que esse item não é adquirido com tanta periodicidade.

Em alguns segmentos de mercado é possível ainda fazer um programa de fidelidade no qual o cliente ganhe o quarto ou quinto produto gratuitamente, isso funciona bem em escolas virtuais. Assim, dentro de um espaço de tempo, o cliente deve comprar um determinado número de cursos para receber como prêmio o seguinte.

Outra dica, aliás, é que os pontos possuam um prazo de validade, caso contrário, um cliente que permanecer meses sem comprar nada na sua loja pode trocar os pontos, mesmo que ele não tenha sido fiel a sua marca.

Como fazer programa de fidelidade

Quanto à maneira de controlar os pontos acumulados pelo cliente, é possível entregar a ele um cartão físico, mas a sua loja virtual pode ter um cartão virtual também, o que se trata de um custo a menos. Nesse caso, os pontos podem ser registrados na conta do cliente dentro do seu e-commerce.

Uma dica sugerida pelos especialistas é criar um site separado para o programa de fidelidade, assim, é possível que consumidores online o conheçam até mesmo antes de comprar com você. Se eles se interessarem pelo programa podem se cadastrar nele e a partir de então começar a adquirir os produtos da sua loja virtual.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Quanto ao programa de fidelidade em si, é importante que ele tenha um nome, mas que seja simples e esteja relacionando diretamente com o nome da sua marca. As palavras “clube” e “mais” são frequentemente usadas junto à marca para designarem os seus programas de fidelidade e são bastante eficientes por serem fáceis de lembrar e de associar.

Outro conselho de especialistas aos empreendedores que desejam criar um programa de fidelidade é fazer uma pesquisa de opinião com os seus clientes para avaliar qual o tipo de prêmio que eles gostariam de receber. Ao ter essa informação, as chances de criar um programa que realmente seja usado pelos seus clientes são maiores.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Porém, para evitar que eles mostrem interesse por um tipo de recompensa que não entra no orçamento destinado a isso, na pesquisa, indique um número limitado de opções, todas as quais você pode arcar. Depois de criar o programa de fidelidade, não se pode esquecer-se de divulgá-lo de modo eficiente, para que seja usado pelos seus clientes e mesmo estimule a obtenção de novos compradores.

Você pode eleger um local de destaque no site da sua loja virtual para promovê-lo, além de enviar e-mail marketing aos clientes informando a novidade. O mesmo pode ser feito em newsletter, nas redes sociais e demais canais de comunicação que você já tem com os seus clientes.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Outra dica para facilitar a estimular o cadastro dos clientes no programa é fazer com que os consumidores online sejam convidados a se inscreverem sempre que realizem compras no seu e-commerce, o que pode ser feito por meio de um link que leva até o formulário que deve ser preenchido para o cadastro.

Por fim, mas não menos importante, é estar sempre avaliando os resultados do programa de fidelidade para saber se ele está dando os resultados esperados e quando isso não ocorrer é necessário investigar as causas e buscar soluções.

Simplo 7- Plataforma de e-commerce

Artigo anteriorComo resolver a finalização do pagamento
Próximo artigoAprenda como fazer um e-mail marketing eficiente
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA