Como criar um nome para minha empresa?

Como criar um nome para minha empresa?

922
0

Entre todas as tarefas que fazem parte da abertura de uma loja virtual, já parou para pensar em como criar nome de uma empresa talvez seja uma das mais difíceis? Pois no meio dos milhões de negócios on-line e off-line que existem atualmente no Brasil, fica bem complicado ser original.

No entanto, essa etapa é muito importante, visto que o nome é o primeiro elemento para a construção e fixação de marca na cabeça dos consumidores. Se você vai abrir um e-commerce e está em dúvida sobre como escolher um nome, veja a seguir algumas dicas que podem ser úteis. Acompanhe!

Defina uma visão clara para a sua empresa

O primeiro ponto para saber como criar nome de uma empresa é ter uma visão de trabalho bem clara. É comum que muitos empreendedores queiram atuar em diferentes frentes para atender uma fatia maior de mercado, mas isso pode ser confuso para os clientes e a sua marca.

Nesta hora é que é importante definir um bom posicionamento de mercado, que inclui tanto a área de atuação quanto o mercado que se deseja atingir. Para uma loja virtual, isso é ainda mais importante, visto que o nome pode ajudar os mecanismos de busca a encontrarem o site.

Escolha algo relacionado com o segmento de mercado

Pelo mesmo motivo, é fundamental que o nome da empresa tenha relação com o mercado ao qual se destina. Ainda que você queira homenagear a sua filha ou esposa, o melhor é escolher um nome que tenha a ver com a sua área de atuação.

Por exemplo, se você deseja vender tênis infantis ou alimentos congelados saudáveis, o nome da sua loja precisa ter relação com esses temas especificamente. De preferência, que o consumidor já possa identificar qual é o escopo da empresa, ou, pelo menos, parte dele, apenas lendo o nome. 

Prefira nomes curtos e objetivos

É bem mais fácil lembrar nomes menores, se possível, que tenham uma palavra só. As pessoas conseguem fixar melhor marcas com no máximo três sílabas.

Além disso, o próprio domínio da empresa na web fica mais simples e fácil de ser lembrado e reproduzido. É necessário apenas ter o cuidado de não colocar um nome que remeta a algo ruim ou se pareça com outra marca.

Conheça bem a sua persona ou público-alvo

Ora, seu público ou, sendo ainda mais específico, a sua persona, precisa conseguir se identificar com a sua marca. Por isso, uma dica importante de como criar um nome de empresa é pensar em como os clientes em potencial compreendem e aprendem a palavra.

Para tanto, tente fazer uma pesquisa de mercado para saber a opinião do seu público. Selecione uma lista com até cinco nomes de sua preferência e envie para algumas pessoas analisarem e escolherem o preferido, de acordo com uma breve descrição da empresa.

Evite cair em modismos

Por fim, por mais que algum nome, palavra ou assunto esteja em alta, resista aos modismos. É bom lembrar que o objetivo é fazer a sua empresa durar, o que não combina com qualquer coisa que seja passageira.

Portanto, prefira nomes atemporais, que, independentemente das oscilações do mercado, podem permanecer na mente das pessoas.

Enfim, agora que você já viu como criar nome de uma empresa, é hora de colocar a cabeça para pensar. Esse é só um dos primeiros passos para a realização do seu sonho!

Gostou de saber como criar um nome para a sua empresa? Nessa etapa inicial é muito importante se informar bastante. Então, veja também como fazer o registro de domínio!

Artigo anteriorCanais que fazem a diferença em uma loja virtual
Próximo artigoVocê já usa as redes sociais para promover o seu e-commerce? Se ainda não o faz, está perdendo tempo
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.