Como registrar o domínio da loja virtual: faça em poucos minutos

Como registrar o domínio da loja virtual: faça em poucos minutos

2341
0
Como comprar um domínio para minha loja
Como comprar um domínio para minha loja

Descubra como funciona o passo a passo de como fazer o registro de domínio do seu site e entenda a sua importância. Montar uma loja virtual exige uma série de procedimentos, como identificar o público alvo, escolher exatamente quais produtos vender, procurar pelos melhores fornecedores, optar por uma hospedagem para sites de confiança, bem como uma plataforma de e-commerce eficiente, além de criar um plano de negócio com as estratégias de marketing. Vamos mostrar a você Como registrar o domínio da loja virtual: veja o jeito mais rápido, prático e fácil e faça em poucos minutos! Pronto?

PORQUE REGISTRAR DOMÍNIO PARA A SUA LOJA VIRTUAL

Outra vantagem de pagar por uma hospedagem para a sua loja virtual e, por consequência, ter um domínio é também o fato de você pode contar com e-mails que sigam a estrutura seunome@seudominio.com.br. 

Esse é um aspecto que confere muito profissionalismo a sua marca, sem contar que registros de domínios próprios ajudam o seu site a ficar melhor posicionado nos mecanismos de busca.

Registrar o domínio garante ainda que outros empreendimentos na web não façam uso do mesmo nome que você escolher para o seu negócio. 

Aliás, uma forma de garantir que não apareçam outras lojas virtuais nem mesmo com nomes parecidos com o seu é registrando não só o domínio que você vai usar, mas também outros parecidos.

MELHOR POSICIONAMENTO NO GOOGLE 

Já as vantagens de um melhor posicionamento no Google e credibilidade da sua marca estão melhores garantidas se você tiver alguns cuidados ao escolher o domínio que vai usar para o seu e-commerce. É importante que seja o nome da sua marca e mesmo se não for uma loja virtual indica-se que as palavras escolhidas tenham relação com o tema principal do seu site.

Outras dicas para ter um domínio de sucesso consistem em optar por nomes não muito longos e nem muitos curtos, a ponto de não deixar claro o que existe no seu site. Por isso, é importante usar palavras que consigam resumir o que você oferece ou qual é o tema do seu site. É importante ainda evitar termos confusos, lembre-se que é essencial que sejam fáceis de recordar.

Para evitar frustrações, outra dica é ter mais de uma opção de nome para o seu domínio na hora de registrá-lo, no caso do escolhido já existir. Além disso, o “www” não é mais obrigatório nos domínios, por isso, especialistas afirmam que é melhor não inclui-lo, o que vai deixar o seu URL mais clean.

Personalização do Domínio: como fazer

Os domínios que podem ser usados tanto para pessoas físicas quanto jurídicas que atuam em atividades comerciais e que são bem usados por serem genéricos são o “com.br” e o “net.br”. Porém, as pessoas físicas podem optar ainda pelos domínios blog.br, flog.br, nom.br, vlog.br, entre outros.

Já os profissionais liberais que possuem um site para divulgar os seus serviços podem personalizar o seu domínio para que sejam melhores identificados, como os administradores que podem usar o adm.br, os advogados o adv.br, os arquitetos o arq.br, os nutricionistas o tr.br e os dentistas o odo.br, apenas para dar alguns exemplos.

As pessoas jurídicas também possuem a possibilidade de customizar o seu domínio de acordo com a sua área de atuação. Nesse caso, as indústrias podem usar o ind.br, os meios de comunicação o inf.br, as entidades do poder judiciário o jus.br, as de ensino superior o edu.br, as do governo federal o gov.br e as não governamentais sem fins lucrativos o org.br. Para alguns desses casos é preciso apresentar documentos extras ao fazer o registro.

O que é registro de domínio?

Registrar domínio é bastante simples e você mesmo pode fazer. O registro deve ser sempre feito, no Brasil, por meio do site Registro.Br. O primeiro passo ao acessar o site é conferir se o domínio que você quer registrar está disponível. Logo na página inicial aparece um campo para digitar o nome desejado. Se a sua opção já foi escolhida por outra pessoa, são apresentadas alternativas pelas quais você pode optar.

Quando o nome escolhido estiver disponível, o próximo passo é fazer o cadastro no serviço, o que exige preencher um formulário com os seus principais dados pessoais, além de criar uma senha para acessar o site novamente. Agora chega a hora de efetivamente cadastrar o domínio, sendo que para tanto é preciso informar o CPF ou CNPJ, endereço e telefone válidos.

Como comprar dominio?

 

Nessa hora aparece o valor anual, que é bastante acessível, sendo que para os anos adicionais costuma haver um desconto. Durante o procedimento é preciso ainda informar o DNS do servidor do seu site, assim, ele poderá ser direcionamento para o endereço registrado.

Antes de pagar é aconselhado ler todo o contrato do serviço. Na sequência, na tela de pagamento, são oferecidos os redirecionadores de e-mail, o que dá direito a um endereço de e-mail próprio com o seu domínio.

COMO FAZER REGISTRO DE DOMÍNIO NA INTERNET: PASSO A PASSO

1 – VERIFIQUE A DISPONIBILIDADE DO ENDEREÇO DESEJADO

O primeiro passo para que você consiga registrar o seu endereço é entrar no site registro.br e checar se o nome que você deseja para o seu domínio já está sendo utilizado por outra pessoa. Isso é bem simples: basta adicionar no campo inicial o nome do site que você deseja cadastrar.

2 – EFETUE CADASTRO NO SERVIÇO

Caso tudo tenha corrido como foi planejado e o endereço esteja disponível para que você o registre, você pode se cadastrar no serviço. Insira seus dados e registre seu domínio.

3 – REGISTRE SEU DOMÍNIO

Para cadastrar o domínio, basta inserir os dados de CPF ou CNPJ, além de inserir os dados de telefone e de endereço válidos. Depois disso, basta efetuar o pagamento das taxas de R$ 30 por ano e R$ 27 por ano adicional.

4 – REALIZE O PAGAMENTO

O último passo é bem simples: efetue o pagamento. Assim que o pagamento tiver sido registrado, o seu site poderá ser redirecionado para o endereço que você adquiriu.

Domínio grátis é uma alternativa para quem está iniciando no e-commerce 

Como vimos, o registro de domínio web é uma das primeiras coisas a fazer ao optar por fazer um site. Por isso, a possibilidade de ter um registro de domínio grátis é tentadora, e não terá os custos de comprar um domínio.

Mas como nem tudo que é de graça é bom, um domínio grátis geralmente vem atrelado a outras condições, como planos de hospedagem e acaba sendo um recurso adicional de atração de cliente.  

Esperamos que este post tenha ajudado você a aprender como registrar um domínio para uma loja virtual. Se você gostou, por favor, assine o nosso canal de YouTube para tutoriais em vídeo. Você também pode nos encontrar no Instagram e no Facebook .

Artigo anteriorMétricas para e-commerce: 4 indicadores + 3 passos para analisar
Próximo artigoPalavras-chave para loja virtual: como usar? Encontre as ideais, aqui!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA