Como cadastrar produtos na loja virtual com 5 técnicas infalíveis de SEO

Como cadastrar produtos na loja virtual com 5 técnicas infalíveis de SEO

3464
0
Como cadastrar um produto na sua loja virtual
Como cadastrar um produto na sua loja virtual

Como cadastrar produtos na loja virtual? Você já ouviu falar em Search Engine Optimization? Esta é uma técnica muito utilizada pelos gestores de loja virtual, uma vez que permite que o comércio eletrônico apareça de forma orgânica em buscadores como o Google. Desta forma, o e-commerce aumenta a sua divulgação e atrai mais consumidores em potencial.

Se você tem um comércio eletrônico, mas ainda não usa essas estratégias, pare tudo e dedique-se a aprendê-las. Com certeza verá bons resultados no fluxo da sua loja e no resultado das suas vendas. Pensando em ajudá-lo, criamos esse conteúdo bem completo ensinando como cadastrar produtos na loja virtual usando as técnicas de SEO. 

COMO O SEO PODE AJUDAR NO CADASTRO DE PRODUTOS NO E-COMMERCE?

Dominar as técnicas de SEO é muito importante para cadastrar de forma otimizada os produtos no e-commerce. O SEO se baseia nas palavras-chaves mais pesquisadas nos buscadores pelos usuários, por isso é essencial traçar uma estratégia neste âmbito para incluir os produtos com os termos mais atrativos.

Associar um produto cadastrado no seu comércio eletrônico com as palavras mais pesquisadas aumenta as possibilidades da sua loja virtual aparecer entre os primeiros resultados da busca. Por isso, na hora de incluir os itens em seu e-commerce, é interessante pensar nos termos mais adequados para usar. 

Por exemplo, se você tem um e-commerce de roupas femininas, deve pensar nas palavras mais utilizadas pelo seu público-alvo para encontrar produtos do seu interesse. Baseado nisso, ao invés de cadastrar uma camiseta como “blusa branca”, poderá colocá-la no e-commerce como “blusa branca de algodão e gola redonda”. 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE BARRAS NO CADASTRO DE PRODUTOS?

O uso do código de barras é facilita muito o controle da entrada e das saída dos produtos na loja virtual. Através do cadastro do código, é possível deixar a logística automatizada, uma vez que o próprio sistema do comércio eletrônico realiza a atualização sobre a venda de cada tipo de produto.

Desta forma, o gestor do comércio eletrônico tem uma visão mais ampla das movimentações de estoque, sem precisar se envolver diretamente com a baixa manual de cada item. Além disso, a automatização do estoque através do código de barras reduz muito o risco de erro de cálculos. 

Em resumo, o cadastro do código de barras no e-commerce confere assertividade e agilidade às transações. Assim, a loja virtual não corre o risco de vender produtos que, na verdade, já saíram do estoque ou de demorar para fazer pedidos de determinados itens aos fornecedores.

COMO CADASTRAR PRODUTOS NA LOJA VIRTUAL COM 5 TÉCNICAS DE SEO

Muitos empreendedores têm pressa na hora de cadastrar os produtos na loja virtual, porque acreditam que quanto antes estiverem disponíveis no site, antes começarão a vende e a recuperar o investimento do negócio. A lógica não está completamente errada, no entanto a forma como os produtos são incluídos no e-commerce tem impacto direto nas vendas.

Pensando nisso, o cadastro dos produtos no comércio eletrônico deve ser feito com estratégia e com calma. Se você nunca fez isso antes e quer descobrir como cadastrar produtos na loja virtual de forma otimizada, confira essas 5 técnicas de SEO:

1- ORGANIZE OS SEUS PRODUTOS POR CATEGORIAS

A sua loja tem um estoque variado, correto? Então você deve organizar os produtos de uma maneira que os clientes consigam encontrá-los com rapidez. Coloque camisetas com camisetas, calças com calças, etc. Para isso, pense na lógica do cliente na hora de ir em busca do produto.

2- FAÇA BOAS DESCRIÇÕES DOS PRODUTOS

Dedique-se a descrever cada produto com precisão. Fale da cor, dos detalhes, do tecido, etc. Essa descrição assertiva é bem importante para que o seu produto apareça nas buscas e também para que os clientes entendam exatamente como é o produto que eles estão pensando em comprar. 

3- UTILIZE A PALAVRA-CHAVE CERTA

Essa é uma dica de ouro: a palavra-chave certa é muito importante para conduzir os usuários dos buscadores até o seu comércio eletrônico. Mas como saber qual é a palavra-chave exata? Pensando em quais termos o seu público-alvo usa para pesquisar no Google. 

4- FAÇA BONS TÍTULOS DOS PRODUTOS

Os títulos dos produtos também têm muita importância para deixar o seu e-commerce melhor ranqueado nos motores de busca. Além disso, também deixa os itens mais atrativos para os seus clientes. Por isso, decida o título antes de cadastrar no site, porque ele deve comunicar em poucas palavras a essência do artigo que você vende.

5- INVISTA EM IMAGENS E VÍDEOS

Existem muitos motivos que justificam que você use imagens e vídeos em seu e-commerce. Um deles é simples: os buscadores dão preferência para posicionar nos primeiros lugares aqueles sites que utilizam texto, fotos e vídeos em conjunto. Vale lembrar que esse tipo de mídia também serve para explicar detalhadamente as características dos seus produtos.

Quando incluir fotografias e vídeos em seu comércio eletrônico, lembre-se de usar as palavras-chaves nos nomes dos arquivos e nas descrições desses conteúdos. Assim o seu e-commerce ficará ainda mais otimizado. Evite salvar a foto como IMG_01, por exemplo. 

Com a aplicação correta dessas técnicas, você verá um resultado positivo no número de acessos que o seu e-commerce receberá e também nas vendas concretizadas. Lembre-se que as técnicas de SEO são um conjunto de estratégias e, por isso, devem ser aplicadas de forma combinada. 

O que achou desse conteúdo? Se você quer aprofundar os seus conhecimentos em SEO, confira mais ideias para chegar ao topo e vender sem gastar nada!

 

Artigo anteriorIdeias para loja virtual: 7 opções LUCRATIVAS para vender na internet
Próximo artigoComo criar um código de barras para um produto: GUIA COMPLETO
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA