Como cadastrar um produto na sua loja virtual

Como cadastrar um produto na sua loja virtual

2454
0
Como cadastrar um produto na sua loja virtual
Como cadastrar um produto na sua loja virtual

Dicas de como cadastrar um produto na sua loja virtual. Quais os elementos ideais para se fazer um bom cadastro de produto

Você já parou para pensar como fará para cadastrar um produto na sua loja virtual? Qual método irá utilizar? Você irá cadastrar os produtos com Excel? Irá comprar um programa que facilite o cadastramento de produtos e preços? Um programa que cadastre produtos com códigos de barras?

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Como montar uma loja 
>Como fotografar e editar fotos em sua loja 
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

São inúmeras formas diferentes, todas precisando levar em conta o tipo do seu negócio e qual cliente você quer atingir. Então, aqui iremos tratar um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe.

Simplo 7- Plataforma de e-commerceHá programas que permitem fazer o cadastro de basicamente qualquer tipo de produto online, podendo assim, atender os mais diferentes tipos de atividades. Esses tipos de recursos de cadastro também costumam ser bem intuitos e completos.

Preciso de código de barras: o que faço?

O processo para cadastro de código de barras para um produto do seu site virtual é muito simples e fácil de realizar. Para tanto, basta saber qual é a quantidade de variações do seu produto, ou seja, qual o peso, o tamanho, a cor, entre outras informações.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Lá, você poderá encontrar a opção que preenche melhor o perfil da sua loja, bastando depois disso preencher os seus dados e fazer a compra. Depois de adquirir o produto, você o terá à disposição em, no máximo, 24 horas úteis. Ele será entregue via e-mail.

Mas afinal, o que é um código de barras

É comum que mesmo precisando ter um código de barras para sua loja virtual, você ainda não saiba exatamente para o que ele serve. Bem, os códigos de barras também são chamados de códigos EAN e UPC.

No geral, podemos resumir que códigos de barras são, simplesmente, números que tem entre 12 e 13 dígitos. Assim, quando eles são registrados por um varejista, isso irá gerar uma facilidade maior para que se possa fazer um rastreamento e um monitoramento dos seus produtos dentro de um catálogo de códigos de barras já montado.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Qual o motivo que tenho para utilizar os códigos de barras?

A necessidade para ter código de barras no seu produto é óbvia: inevitavelmente, no momento em que a sua loja virtual realizar uma compra, você irá ter que ter controle sobre o seu estoque. Assim, você precisará ter catalogado todos os seus produtos para saber o que saiu e o que precisa ser reposto.

Desse modo, todas as vezes que seu código de barras for escaneado e isso vale também, e muito, para lojas físicas, será creditado que houve uma venda de um produto seu. Desse modo, é possível afirmar que o código de barras serve apenas como uma forma de conectar o seu controle de estoque ao produto.

Ok, mas quantos códigos de barras preciso para a minha loja?

Será necessário um código de barras para cada tipo de cor, tamanho ou variação diferente de produto que você tenha a intenção de vender.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail 
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

Assim sendo, por exemplo, caso você esteja vendendo calças verdes e calças amarelas, cada uma com dois tipos de tamanhos, você irá ter que ter quatro códigos de barras diferentes. Isso fará com que você possa vir a acompanhar exatamente os dados de venda de cada um destes produtos, sabendo reagir de acordo com o vendido.

Caso a calça amarela esteja vendendo mais que as outras, você já sabe o que precisa encomendas deste produto.

Códigos de barras são para todos os produtos?

Quase isso. Os códigos de barras são vendidos para quase todos os produtos do varejo. A exceção fica por conta de livros e de revistas, que precisam de um código UPC e EAN para ficar prontos. Logo, todos os tipos de produtos, sejam chaleiras, Cds, produtos para saúde ou pedaços de carne, podem e devem ter um código de barras para facilitar o seu controle sobre as vendas.

O código de barras funciona só no Brasil?

Não, o código de barras irá servir em qualquer país que utilize o sistema EAN e UPC. Isso, hoje, inclui todo o Reino Unido, a América do Sul, os Estados Unidos, a Austrália, a Ásia e boa parte da África. Ou seja, já é presente em quase todo o mundo.

O código de barras de um produto meu pode expirar?

Isso nunca vai acontecer. Quando você adquire um código de barras, ele será sempre da sua empresa, sendo que ninguém irá registrar o mesmo código para outro produto.

BAIXE NOSSO 

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Código UPC e EAN: qual a diferença?

Embora usados por todo o globo, os dois códigos possuem uma pequena diferença. Nos Estados Unidos e no Canadá, os códigos possuem apenas doze dígitos cada e, por isso, são chamados de UPC. Por sua vez, em todos os outros lugares do mundo, incluindo nessa lista o Brasil, o sistema utilizado é conhecido como EAN.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

A diferença dele para o sistema utilizado na América do Norte é que possui treze dígitos para cada produto. Mas isso não irá causar qualquer problema para a sua loja, já que os scanners modernos leiem sem nenhum tipo de dificuldade tanto códigos EAN quanto códigos UPC. Então, você pode escolher qual código de barras entender que seja melhor para suprir a demanda de venda dos seus produtos.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Novo código de barras: 14 dígitos

Nos últimos anos, um novo tipo de código de barras, com 14 dígitos, vem sendo muito usado no Brasil. Ele é utilizado para caixas em depósito, as chamadas caixas de armazenamento, que também são chamadas de caixas máster. Esses códigos de barras, desse modo, servem para gerir um maior controle específico do lojista sobre os produtos mantidos em estoque para futura utilização.

Como você pode ver, os códigos de barras se constituem como uma importante ferramenta tecnológica que auxilia o lojista a ter mais controle sobre os seus produtos, suas vendas e suas necessidades de reposição.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

No geral, acabam sendo responsáveis pelo aumento de vendas, pelo controle mais preciso de cada loja e também por gerarem mais segurança e comodidade na relação entre o cliente e o lojista, seja este virtual ou físico.

Artigo anteriorDica de negócio: Venda de auto peças online
Próximo artigoCartão pré-pago acesso fácil para compras em sua loja virtual
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA